Depois da nossa extensiva cobertura do Oscar 2020, finalmente sabemos quais foram os profissionais da indústria do cinema que foram premiados na 92ª edição do prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Confira abaixo os vencedores Oscar 2020 e alguns highlights da cerimônia.
A cerimônia começou com uma excelente apresentação musical com a multi talentosa Janélle Monae, que cantou maravilhosamente bem, e teve a participação do sempre fabuloso Billy Porter.
Depois Steve Martin & Chris Rock deram alguns shades na Academia e os prêmios começaram a rolar.
Melhor Ator Coadjuvante: Brad Pitt – Era Uma Vez em… Hollywood
Melhor Animação: Toy Story 4
Melhor Curta – Animação: Hair Love
Melhor Curta – Live Action: The Neighbor’s Window
Idina Menzel, a voz de Elsa nos filmes “Frozen” cantou a música tema do filme “Frozen 2“, “Into the Unknown” e se juntaram a ela outras cantoras que fazem a voz de Elsa em outros países. Uma performance linda.
Melhor Roteiro Original: Parasita, escrito por Bong Joon-Ho & Jin Won Han
Melhor Roteiro Adaptado: Jojo Rabbit, escrito por Taika Waititi.
As atrizes Maya Rudolph & Kristen Wiig PRECISAM ser chamadas para ser as anfitriãs da próxima cerimônia! Elas foram absolutamente geniais quando apresentaram duas categorias.
Melhor Design de Produção: Era Uma Vez em… Hollywood
Melhor Figurino: Adoráveis Mulheres
A atriz Chrissy Metz (da série This is Us) veio ao palco para interpretar a música “I’m Standing With You”
As categorias de documentário eram as mais inclusivas em gênero do ano. Elas tinham o maior número de indicadas femininas! Ambos os prêmios foram para documentários co-dirigidos por mulheres.
Melhor Documentário: Indústria Americana
Melhor Documentário – Curta: Learning to Skateboard in a Warzone (If You’re a Girl)
Melhor Atriz Coadjuvante: Laura Dern por “História de um Casamento“
A cerimônia montou um emocionante clipe homenageando as grandes canções do cinema, que culminou na entrada do rapper Eminem, interpretando sua canção vencedora do Oscar “Lose Yourself” do filme “8 Mile: Rua das Ilusões” em 2003.
Foi um pouco estranho vê-lo no palco, afinal, ele nem foi na cerimônia em que foi premiado, em 2003.
Melhor Edição de Som: Ford vs Ferrari
Melhor Mixagem de Som: 1917
O lendário compositor Randy Newman veio ao palco e cantou sua música, “I Can’t Let You Throw Yourself Away” indicada a melhor canção. Uma canção tão feel good.
Julia Louis-Dreyfus & Will Ferrell apresentaram duas categorias e também foram ótimos alívios cômicos.
Melhor Fotografia: 1917 – o mestre da fotografia Roger Deakins em um dos filmes mais complicados de filmar. Merecidíssimo.
Melhor Edição: Ford Vs. Ferrari
A premiadíssima Cynthia Erivo interpretou a canção “Stand Up“, do filme “Harriet“, a melhor performance da noite, sem dúvidas.
Melhor Efeitos Visuais: 1917
Melhor Maquiagem & Cabelo: Bombshell – O Escândalo
Em uma belíssima introdução, Penélope Cruz apresentou a importância do prêmio de Filme Internacional. Infelizmente ela não pôde entregar para seu amigo Pedro Almodóvar, pois o prêmio foi para o aclamado Parasita.
Elton John veio ao palco, com uma divertida produção para cantar sua canção indicada ao Oscar “I’m Gonna Love Me Again” do filme Rocketman.
As trilhas sonoras indicadas foram apresentadas em um segmento, conduzidas pela 1ª vez por uma maestro feminina. E logo na sequência, a melhor trilha sonora foi para o filme “Coringa” (e para a compositora Finlandesa Hildur Gudnadottir) e a melhor canção original foi para “Rocketman“, premiando Elton John & Bernie Taupin.
Em uma das maiores supresas da noite, o prêmio de melhor direção foi para diretor Sul Coreano Bong Joon-Ho por “Parasita“.
A super premiada e jovem cantora Billie Eilish, e seu irmão Finneas, recém vencedores de 5 Grammys cada, cantaram uma emocionante versão de “Yesterday” na obrigatória seção In Memoriam.
Melhor Ator: Joaquin Phoenix por Coringa, que toda vez que recebeu um prêmio durante essa temporada, usou seus discursos para falar sobre uma causa diferente. Afinal, o Oscar é uma gigante plataforma, assistida por quase meio bilhão de pessoas cada ano.
Melhor Atriz: Renée Zellweger por Judy.
E o Melhor Filme no Oscar 2020, apresentado por ninguém menos que Jane Fonda, foi para “Parasita”, marcando uma vitória histórica. Nunca antes um filme falado em outro idioma venceu o Oscar de Melhor Filme.
Depois de uma temporada marcada pela falta de inclusividade em diversas categorias, especialmente a falta de mulheres na categoria de melhor direção e a presença de apenas um artista afro-americano entre os atores, a Academia fez a escolha mais acertada dos últimos anos.
Um marco histórico e necessário para a indústria do cinema.
A noite consagrou Bong Jon-Ho que saiu da cerimônia com nada menos que 4 Oscars, por Filme Internacional, Direção, Roteiro Original e Melhor Filme.
A Academia soube distribuir bem os prêmios da noite, e quase todos os 9 indicados a Melhor Filme saíram com algum prêmio.
Parasita – 4 prêmios: Filme Internacional, Direção, Roteiro Original e Melhor Filme.
1917 – 3 prêmios: Efeitos Visuais, Fotografia, Mixagem de Som.
Coringa – 2 prêmios: Ator (Joaquin Phoenix) e Trilha Sonora.
Era Uma Vez em Hollywood – 2 prêmios: Ator Coadjuvante (Brad Pitt) e Design de Produção.
Ford Vs Ferrari – 2 prêmios: Edição e Edição de Som.
Adoráveis Mulheres – 1 prêmio: Figurino.
História de um Casamento – 1 prêmio: Atriz Coadjuvante (Laura Dern)
Jojo Rabbit – 1 prêmio: Roteiro Adaptado (Taika Waititi)
O único filme a sair de mãos vazias, foi “O Irlandês“, que estava indicado a 10 Oscars. É a segunda vez que um filme de Martin Scorsese entra na cerimônia concorrendo a 10 prêmios e saiu de mãos vazias, aconteceu novamente com “Gangues de Nova York” em 2003.
E com isso concluimos nossa Cobertura Oscar 2020. Até 2021!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.