Imagem de persona 5 royal um dos melhores jrpgs para iniciantes.

Os melhores JRPGs para iniciantes

Avatar de ailton bueno
Com Chrono Trigger, Persona 5 Royal e muitos outros, confira nossas escolhas com os melhores JRPGs para iniciantes.

O ano de 2023 tem tudo para ser um dos melhores da história no que diz respeito aos jogos de JRPG. No decorrer do ano, teremos ótimos títulos com os mais variados estilos de combate e narrativa, o que pode acabar afastando quem não é iniciado no gênero. Então, para facilitar o começo da sua jornada, separamos aqui uma lista com alguns dos principais games. Só para lembrar, a lista está em ordem totalmente aleatória sendo considerados somente aqueles que estão disponíveis na maioria dos consoles, PC e mobile. Sem mais delongas, confira alguns dos melhores JRPGs para iniciantes.

O que é um JRPG?

Resumindo ao máximo possível, chamamos de JRPG um jogo de interpretação de personagens desenvolvido no Japão. A grande maioria pode ter gráficos similares aos vistos nos anime e mangás daquele país, e geralmente suas histórias trazem jovens protagonistas que começam suas jornadas e acabam salvando o mundo.

Traduzindo em miúdos, a estrutura do JRPG é mais pré-definida, com uma aventura a ser contada, geralmente linear, seguindo um arco ou contando uma história fechada. Um exemplo disso é o primeiro jogo da franquia Dragon Quest, cujo herói parte em uma jornada para salvar uma princesa. Basicamente, é essa a premissa seguida por muitos dos jogos listados abaixo.

Chrono Trigger

Para começar essa lista, precisamos colocar aquele considerado por muitos como o melhor título já feito. Lançado originalmente para o Super NES, Chrono Trigger traz consigo o feito de juntar os melhores desenvolvedores de sua geração para trabalhar nesse excelente jogo. Além do chamado Dream Team Hironobu Sakaguchi (Final Fantasy), Yuji Horii (Dragon Quest), Akira Toriyama (o mangá de Dragon Ball), temos também nomes como Yoshinori Kitase (Final Fantasy VI e muitos outros), Takashi Tokita (Parasite Eve e muitos outros), Yasunori Mitsuda (compositor estreante, mas que subiu de status rapidamente), o grande Nobuo Uematsu (compositor de Final Fantasy e muitos outros), além de outros nomes.

A história de Chrono nos mostra uma versão do que seria o apocalipse de 1999, mas com pitadas de magia, espadas, poderes especiais e, principalmente, viagem no tempo. Outro grande feito foi ter cunhado o termo New Game Plus, que permite que jogador leve todos os itens, equipamentos e dinheiro para uma nova jornada, e assim poder acompanhar outra característica do game: seus múltiplos finais.

O combate é praticamente o mesmo visto na franquia Final Fantasy, com o Active Time Battle, mas diferente do seu irmão mais velho, era possível ver e evitar os inimigos na tela. Outra coisa bacana era a possibilidade de efetuar golpes duplos ou triplos, dependendo do time. Os gráficos são excelentes e envelheceram muito bem, fora a história sensacional e trilha sonora fora de série. Chrono Trigger é reverenciado por muitos e, principalmente, por produtores de jogos indie, que criam suas obras o usando como inspiração.

Chrono Trigger está disponível para PC, Android e iOS.

Final Fantasy 7 Remake

Um dos remakes mais aguardados de todos os tempos, e também um dos títulos mais bonitos e divertidos já lançados. Em Final Fantasy 7 Remake vemos uma versão da história original, já que há algumas alterações. Ainda assim, é extremamente recomendado, principalmente para novatos no gênero.

Ao contrário dos turnos do jogo original, temos uma gameplay com ação intensa, em que podemos atacar com toda a vontade do mundo, e momentos em que podemos dar ordens para os parceiros, usar uma magia, um item e afins, graças à barra de ATB (Active Time Battle, Batalha de Tempo Ativo em tradução literal). A história nos mostra Cloud, um ex-SOLDIER que está trabalhando como mercenário para o grupo Avalanche em uma missão para explodir o reator Mako.

Há momentos excelentes no jogo e é um dos títulos com os gráficos mais sensacionais que já vi na vida. O jogo original, lançado em 1997, é um dos mais influentes da história, e foi um dos responsáveis por quebrar a resistência que havia com os JRPGs até então. E para inflamar mais ainda, a Square Enix produziu uma tech demo de como seria Final Fantasy 7 no PlayStation 3, o que fez com que muitos exigissem o remake. Agora ele é uma realidade, que terá sua história contada em 3 jogos.

Final Fantasy 7 Remake está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5 e PC.

Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition

Dragon Quest pode ser considerado uma das pedras fundamentais do JRPG. Foi graças a esse game que outros foram lançados, como Final Fantasy e todos os que vieram depois. Sempre que há lançamento de uma nova entrada da franquia, o Japão, quase que literalmente, paralisa para apreciar as primeiras horas do lançamento.

A versão recomendada traz o pacote completo do jogo, com a possibilidade de se jogar a mesma história, mas com gráficos em 2D, músicas orquestradas e muito mais. E diferente de Final Fantasy, Dragon Quest sempre se manteve extremamente fiel às suas raízes, trazendo batalhas em turnos, e o jogador pode ou não movimentar os personagens, basta escolher.

No game, nosso herói é o lendário Luminary, a reencarnação de um dos grandes protagonistas de títulos anteriores. Contudo, ele é tratado como um demônio, e precisa sair em uma jornada para descobrir suas verdadeiras origens e, de quebra, salvar o mundo.

Para aquelas pessoas interessadas em começar nos JRPGs de turnos, Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition é a melhor opção de todas. A história é excelente e muito bem contada, fora o mundo belamente construído.

Dragon Quest XI está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC.

Octopath Traveler

Um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, Octopath Traveler traz um estilo de arte batizado de 2D-HD, que é absolutamente maravilhoso. Diversos outros estúdios estão usando como base o mesmo estilo, já que funciona maravilhosamente para JRPGs.

No game podemos escolher um entre os oito protagonistas diferentes e acompanhar suas histórias e dramas pessoais. Algumas jornadas são mais interessantes que as outras, e tudo acaba culminando em uma batalha final. Mas além da história, o combate é um dos grandes destaques.

Aqui a luta também é por turnos e é possível ver a sequência de ações em uma barra na tela, além do próximo turno. Contudo, podemos “quebrar” o adversário, fazendo com que ele não ataque, isso é importante principalmente contra os chefes. Podemos, ainda, “guardar” ou “adiantar” turnos, e assim atacar múltiplas vezes, tudo depende da sua estratégia. Por fim, a trilha sonora também é maravilhosa, e é um dos grandes acertos do game.

Octopath Traveler é excelente. Apesar de os combates serem aleatórios, ele nos mostra que há diversos tipos de jogos que usam o sistema de turnos no combate, e todos eles possuem variações. Particularmente, dessa lista toda, considero esse um dos grandes jogos que já tive o prazer de jogar, e felizmente uma sequência será lançada em 2023.

Octopath Traveler está disponível para Nintendo Switch, Xbox One e PC.

Pokémon Scarlet e Violet

Temos uma análise completa de Pokémon Violet aqui no Showmetech, mas para facilitar tudo, deixe-me resumir o texto em uma frase: esse é o jogo que todo fã de Pokémon sempre sonhou. Simples assim, afinal, temos um mundo aberto gigante para explorar, e podemos ver os Pokémon em seus habitats. O que é mágico.

À história, as três disponíveis: Team Star, do Arden e a coleta das 8 insígnias são excelentes, e nos levam para um desfecho que não me anima desde os eventos vistos em Pokémon Black and White 2. O combate continua o mesmo, por turnos, e capturar os Pokémon selvagens é muito fácil, fora a facilidade de subir de nível.

Sim, eu sei que há problemas de performance, mas uma vez sanados, esse é o jogo da vida para todos os fãs da franquia. Além disso, como um JRPG, ele é extremamente competente e fortemente ligado às raízes, o que é ótimo. Caso queira, é possível ainda jogar os outros títulos disponíveis para o Nintendo Switch, mas nenhum deles é tão bem feito quanto esse.

Pokémon Violet e Scarlet estão disponível para Nintendo Switch.

Trails of Mana

Lançado originalmente para o Super Nintendo, Trials of Mana é o remake do game que durante muitos anos ficou exclusivo para o oriente. Na história nós podemos escolher o protagonista, e também selecionar quem serão os acompanhantes. Cada uma das escolhas altera o desenrolar da jornada.

Na trama, uma deusa conhecida como Goddess of Mana utilizou a poderosa Sword of Mana para destruir os Benevodons e aprisioná-los nas Mana Stone. Contudo, com o passar das eras, o selo está se enfraquecendo, e a Árvore de Mana está morrendo. O lado sombrio vê uma chance e assim uma guerra é iniciada, e cabe a você descobrir o que está acontecendo e salvar o mundo.

Trails of Mana é ideal para quem quer aprender mais sobre os JRPGs de ação, já que seus gráficos são bons, a jogabilidade é divertida e o nível de rejogabilidade é alto. Isso acontece pois logo no começo montamos nosso time, e a história se altera dependendo do trio selecionado. Ou seja, é possível passar muitas horas se aventurando no game.

Trails of Mana está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PC, Android e iOS.

Persona 5 Royal Edition

Imagem de persona 5 royal um dos melhores jrpgs para iniciantes.
Os melhores JRPGs para iniciantes

Uma grande quantidade de jogadores considera Persona 5 Royal como um dos melhores JRPGs já produzidos na história, e com certeza o melhor da geração passada de consoles (apesar de ter saído também para o PlayStation 3). A edição Royal traz todo o conteúdo lançado via DLC para o jogo base.

Na história, nosso protagonista se vê obrigado a se mudar para Tóquio, mas nada acontece da forma que ele gostaria, já que passa a ter sonhos que dizem que ele é o “prisioneiro do destino” e acaba tendo que usar uma máscara de Phantom Thief para realizar proezas e salvar os outros. Além de travar combates em turnos em masmorras pra lá de sinistras, o jogador deverá acompanhar o cotidiano de um estudante do ensino médio. Isso tudo enquanto desvenda segredos.

Como dito acima, Persona 5 Royal é considerado um dos melhores do gênero. Sua história pode ser um pouco obscura para quem está procurando um game para começar, porém, seus outros atributos fazem dele uma excelente escolha.

Persona 5 Royal está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series S|X, Nintendo Switch e PC.

Fire Emblem Three Houses

O universo dos JRPGs táticos é bastante variado e único. Fire Emblem foi um dos primeiros a serem lançados, mas foi somente no fim dos anos 1990, com Final Fantasy Tactics, que o gênero deslanchou. Nos últimos anos, temos visto novamente uma ascensão do estilo, e a franquia Fire Emblem é com certeza uma das grandes responsáveis.

Em Fire Emblem Three Houses controlamos um professor de uma escola militar comandada pela Igreja de Seiros, no continente de Fódlan. A partir daí temos que fazer uma escolha, selecionar uma das três casas disponíveis e guiar seus alunos. Isso significa que temos 3 histórias ao todo para acompanhar.

O combate é extremamente simples, e cada personagem assume uma classe diferente, como guerreiro, arqueiro, mago e por aí vai. A movimentação acontece via grade de batalha, e cada unidade pode andar um número específico de casas. Quando atacamos ou somos atacados, é exibida uma cena com a luta propriamente dita, o que agrega ainda mais do que só ver número pulando na tela.

Por fim, nessa lista incluímos somente Fire Emblem Three House dos jogos de JRPG estratégicos. Mas vou incluir como menção honrosa o recém lançado The Diofield Chronicles, Tactics Ogre Reborn e muitos outros.

Fire Emblem Three Houses está disponível para Nintendo Switch

I am Setsuna e Lost Sphear

Nessa lista muitos jogos foram produzidos por algumas das várias subsidiárias da Square Enix, e essa é mais uma delas, a Tokyo RPG Factory. Essa empresa foi fundada, basicamente, com uma missão: resgatar os JRPGs de turnos. E para isso eles usaram como grande inspiração o primeiro título desta lista: Chrono Trigger. Os temas e histórias diferem bastante um do outro, e também da sua fonte de inspiração, mas coisas como o combate, sistema de evolução de personagem, gráficos e muitos outros lembram bastante.

Em I am Setsuna, começamos nossa jornada como um mercenário contratado para assassinar a protagonista do jogo, mas ele acaba não conseguindo cumprir sua missão. Após isso, a acompanha até o local onde será usada como um tributo para os demônios. A forma como a história se desenvolve, em conjunto ao combate, é um verdadeiro prato de nostalgia para os fãs de JRPGs de turnos.

Por outro lado, em Lost Sphear, o mundo começa a ficar “perdido”. Grandes pedaços de mapa desaparecem e Kanata, nosso protagonista, possui o poder de trazer de volta o que foi perdido. O combate e a exploração do mundo é similar a I am Setsuna, mas em certo ponto da jornada temos acesso aos Vulcosuits, uma espécie antiga de robô.

Os dois títulos são ótimos para aqueles jogadores que querem começar no mundo dos JRPGs de combate por turnos, mas não têm paciência para encarar títulos mais antigos, como os Final Fantasy Pixel Remaster. Como eles foram produzidos pelo mesmo grupo, ficará fácil de encará-los, independente da ordem que comprá-los.

I am Setsuna está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.

Lost Sphear está disponível para PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.

Tales of Vesperia

A série Tales of possui diversos títulos que poderiam estar nesta lista, como o recente Tales of Arise, ou o bom Tales of Berseria e sua envolvente história de vingança. Contudo, o remaster de Tales of Vesperia foi o selecionado.

O maior destaque do game é a história. Ela começa depois de um singelo roubo que acaba se tornando algo muito maior, envolvendo até civilizações do passado. Além disso, o protagonista, Yuri Lowell, é um dos mais carismáticos e divertidos dentre todos os Tales of. Só lembrando que cada um deles tem sua própria história, e somente alguns possuem ligações entre si.

Outra parte divertida do game é o combate. Podemos controlar somente um deles durante as lutas e apesar de elas acontecerem em uma arena redonda, só é possível andar para frente e para trás. Durante as lutas temos poderes especiais batizados de Ars, avassaladores de se usar.

Tales of Vesperia é uma baita porta de entrada não só para a franquia Tales of como também para os JRPGs de ação. O protagonista e seus companheiros são excelentes e o desenvolvimento de todos é feito de forma bastante orgânica. Por fim, no remaster foram adicionados dois novos personagens que não estavam disponíveis na versão original, entre outras novidades.

Tales of Vesperia está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Final Fantasy 9

Um dos melhores e mais esquecidos jogos da franquia Final Fantasy, mas ainda assim, considerado por muitos como um dos melhores. Depois das sétima e oitava entradas, substancialmente diferentes das suas origens, finalmente voltamos a ter uma história com cristais, princesas, heróis e muitos temas afins.

Para se ter uma ideia, Final Fantasy 9 é o jogo favorito do criador da série, Hironobu Sakaguchi, e também deste que vos escreve. Esse game foi o último a ser lançado no PlayStation 1, e por conta disso pôde extrair tudo o que o console era capaz de fazer, trazendo cenas em CGs extremamente lindas.

O combate, assim como nas versões anteriores, utiliza a famosa barra de ATB. Já a aquisição de habilidades é feita por meio dos equipamentos utilizados nos personagens, um sistema diferente em relação a outros jogos da franquia. As mecânicas citadas têm um brilho próprio, mas o que mais chama a atenção em Final Fantasy 9 é a excelente história, que traz diversos personagens, tanto os principais quanto os secundários. A versão disponível atualmente traz diversos facilitadores, como aumento de HP, modo de aceleração, desligar as batalhas aleatórias e outros.

Final Fantasy 9 é uma carta de amor para os amantes de JRPG, e caso esse seja seu primeiro título, saiba que eu vou ter muita inveja, já que adoraria apreciar pela primeira vez de novo essa joia.

Final Fantasy 9 está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Android e iOS.

Ys 8: Lacrimosa of Dana

Sou suspeito para falar sobre a franquia Ys, pois sou um grande fã. Ainda assim, posso afirmar com tranquilidade que Ys 8: Lacrimosa of Dana é um dos melhores e mais fáceis JRPGs de ação que já lançados na história.

A franquia nos mostra a vida e as façanhas de Adol Christin, que um pouco antes de partir para sua aventura final, escreveu 100 livros narrando sua jornada. Em Lacrimosa of Dana, ele está navegando pelos mares com seu fiel amigo Dogi quando acabam sendo tragados por um monstro mitológico e naufragando na perigosa Ilha de Seiren. Nosso herói então parte para buscar outros sobreviventes, construir um barco para fugir da ilha e lidar com estranhas visões. Ele passa a ver os conflitos e desafios de Dana, e precisa descobrir mais sobre seu passado e o que está acontecendo na Ilha de Seiren.

O desenrolar da história é bastante simples, já que a ilha é formada de diversas áreas que podem ser totalmente exploradas. Isso fica ainda mais fácil e divertido quando encontramos novos amigos, já que cada um deles possui habilidades diferentes, o que influencia diretamente no gameplay. Essa variação traz um frescor muito bom, já que evita ficarmos só apertando o botão de ataque, e podemos usar as habilidades especiais para causar ainda mais danos.

Ys já está entre nós há 35 anos, e essa entrada é a mais amigável e acessível para a série, que receberá seu décimo jogo ainda em 2023, pelo menos no Japão. Enfim, caso nunca tenha experimentado um JRPG de açao, Ys 8 é com certeza absoluta uma excelente entrada para esse amplo e vasto mundo.

Ys 8: Lacrimosa of Dana está disponível para PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch e PC.

Veja também:

Para ver outras histórias do mundo dos games, como as origens dos RPGs eletrônicos, e também ficar por dentro de tudo do universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Fontes: Superderek RPG, Eric Landon RPG, davidinc


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados