Cena do filme moonrise kingdom - melhores filmes sobre amadurecimento (coming of age)

Melhores filmes sobre amadurecimento (coming of age)

Avatar de vitta
Confira a lista completa que inclui desde os clássicos dos anos 80 como Clube dos Cinco até os títulos mais atuais como Fora de Série e Lady Bird

Os filmes sobre amadurecimento têm o poder de nos transportar para momentos de nossas vidas em que sentimentos como o primeiro amor, o conceito de amizade verdadeira e as experiências únicas da juventude nos preenchiam de forma intensa. Essas histórias, com suas tramas universais de busca por identidade e descobertas, continuam a cativar o público, seja no ápice da adolescência ou quando já estamos mais velhos, com um olhar nostálgico. Então, para viver ou reviver, confira a seguir, os melhores filmes sobre amadurecimento de todos os tempos! 

A Mentira (2010) 

Título original: Easy A

85% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

Influenciada por sua popular melhor amiga a contar detalhes sobre seu fim de semana monótono, Olive (Emma Stone), uma adolescente certinha, decide exagerar um pouco e inventa uma história sobre a perda de sua virgindade. Quando uma colega fofoqueira escuta a conversa e espalha pelo campus, Olive se torna repentinamente o centro das atenções, mas por razões completamente erradas.

A Primeira Noite de um Homem (1967) 

Título original: The Graduate

87% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Após se formar na universidade, Benjamin (Dustin Hoffman) retorna para casa e é seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma mulher atraente de meia-idade e amiga de seus pais. O romance de verão entre eles se prolonga, até que Benjamin se apaixona por Elaine (Katharine Ross), a bela filha de sua amante. Agora dividido entre as duas mulheres, ele enfrenta um conflito de sentimentos e escolhas.

A Viagem de Chihiro (2001) 

Título popular: Spirited Away

Título original: Sen to Chihiro no kamikakushi

96% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb

Onde ver: Netflix

Chihiro e seus pais estão a caminho de sua nova casa quando, no trajeto, o pai decide pegar um atalho. No caminho, eles encontram uma mesa cheia de comida, mas não há ninguém por perto. Embora Chihiro sinta que algo está errado, seus pais começam a se servir. Ao cair da noite, eles se transformam em porcos. Agora, Chihiro é a única que pode resgatar seus pais dessa terrível transformação.

Anos 90 (2018) 

Título original: Mid90s

81% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

Anos 90, um dos melhores filmes sobre amadurecimento, segue Stevie (Sunny Suljic), um garoto de 13 anos que mora em Los Angeles. Durante o verão, ele enfrenta os desafios de uma vida familiar conturbada enquanto começa a se envolver com um novo grupo de amigos. Esses amigos, que ele conhece em uma loja de skate na Motor Avenue, lhe oferecem uma nova perspectiva sobre a vida.

Appropriate Behaviour (2014) 

97% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Em Appropriate Behaviour, Shirin (Desiree Akhavan) é uma jovem descolada e bissexual de origem persa que vive no Brooklyn. Após o término com sua namorada, ela se vê isolada e perdida, sem apoio da família ou amigos. Enfrentando a solidão e a dificuldade de lidar com seu próprio coração partido, Shirin tenta se reerguer. A jornada de autodescoberta e superação não será fácil.

As Vantagens de Ser Invisível (2012) 

Título original: The Perks Of Being A Wallflower

85% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Nesse sucesso literário adaptado para as telas, Charlie (Logan Lerman), um adolescente introvertido, vive em um mundo recluso, evitando interações sociais e carregando as cicatrizes de um passado doloroso. Sua vida começa a mudar quando conhece os irmãos Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que o introduzem a novas experiências e amizades. Com eles, Charlie vivencia a liberdade, o amor e a superação de seus medos, mas não consegue deixar para trás as lembranças de uma trágica revelação familiar.

Bottoms (2023) 

91% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

No último ano do ensino médio, as alunas nada populares PJ (Rachel Sennott) e Josie (Ayo Edebiri) decidem formar um clube da luta com o objetivo de impressionar as líderes de torcida e ganhar popularidade. Embora a ideia tenha surgido como uma forma de conquistar a atenção das alunas mais populares e bonitas da escola, o clube logo se torna uma maneira de se apoiarem mutuamente em meio às dificuldades da adolescência. A situação começa a sair de controle, e as duas enfrentam as consequências inesperadas de suas escolhas.

Boyhood: Da Infância à Juventude (2014) 

Título original: Boyhood

97% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde ver: Prime Video

O filme Boyhood: Da Infância à Juventude acompanha a vida de Mason (Ellar Coltrane) ao longo de 12 anos, desde sua infância até a juventude. O filme explora suas relações com os pais, as descobertas que fazem parte do crescimento e os desafios típicos dessa fase da vida. Com o tempo, Mason enfrenta mudanças em sua família e em si mesmo, vivendo experiências que o moldam para a vida adulta.

Clube dos Cinco (1985) 

Título original: The Breakfast Club

89% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde ver: Youtube

Nesse clássico coming of age, cinco estudantes do ensino médio, cada um de um grupo social diferente, são punidos por pequenos delitos e forçados a passar um sábado inteiro na biblioteca da escola. Durante o dia, eles devem escrever uma redação sobre o que pensam de si mesmos, mas ao longo da jornada, começam a se abrir uns com os outros.

Com Amor, Simon (2018) 

Título original: Love, Simon

92% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde ver: Disney+

Na trama, Simon Spier (Nick Robinson), um adolescente de 17 anos, leva uma vida aparentemente normal, mas esconde um grande segredo: ele ainda não contou a ninguém, nem à sua família nem aos amigos, que é gay. Sua vida se complica ainda mais quando se apaixona por um colega de classe, com quem começa a trocar mensagens anônimas pela internet. Agora, Simon precisa lidar com os desafios de sua identidade, o medo de se expor e a busca por uma conexão verdadeira.

Conta Comigo (1986) 

Título original: Stand By Me

92% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde ver: Netflix

No verão de 1959, os amigos Gordie (Wil Wheaton), Vern (Jerry O’Connell), Chris (River Phoenix) e Teddy (Corey Feldman) ficam sabendo que um garoto foi morto acidentalmente perto de sua cidade natal, Castle Rock. Decididos a encontrar o corpo, eles embarcam em uma jornada pela área rural, enfrentando desafios e perigos enquanto se aprofundam na amizade e nos próprios sentimentos. O que começa como uma simples busca se transforma em uma experiência marcante de amadurecimento e autoconhecimento.

Crescendo Juntas (2023) 

Título original: Are You There God? It’s Me, Margaret

99% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Em Crescendo Juntas, Margaret (Abby Ryder Fortson), uma garota de 11 anos, se muda para uma nova cidade e começa a explorar os mistérios da vida, da amizade e da adolescência. Ela conta com o apoio incondicional de sua mãe, Bárbara (Rachel McAdams), e com a presença de sua avó, Sylvia (Kathy Bates), que busca redescobrir a felicidade em uma nova fase da vida.

Curtindo a Vida Adoidado (1986) 

Título original: Ferris Bueller’s Day Off

83% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde ver: Mercado Play e Telecine

Nesse clássico, o rebelde Ferris Bueller (Matthew Broderick) decide escapar da rotina escolar e finge estar doente para matar aula. Ele convence sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara) e seu melhor amigo Cameron Frye (Alan Ruck) a acompanhá-lo em um dia de aventuras por Chicago, usando a Ferrari da família do amigo sem permissão. Enquanto se divertem pela cidade, o diretor da escola, desconfiado de que Ferris está mentindo, parte em uma missão para pegá-lo em flagrante. O dia de folga se transforma em uma perseguição caótica e divertida.

Digam o que Quiserem (1989) 

Título original: Say Anything…

98% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

Em Digam o que Quiserem, Lloyd Dobler (John Cusack), um jovem romântico e otimista, se apaixona por Diane Court (Ione Skye), uma das garotas mais inteligentes e atraentes da escola. Depois de conquistá-la, eles iniciam um namoro, mas enfrentam a oposição do pai superprotetor de Diane, que fará de tudo para separar o casal.

E Sua Mãe Também (2001) 

Título original: Y Tu Mamá También

90% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb

Onde ver: Netflix

Na história de um dos melhores filmes sobre amadurecimento, Julio (Gael García Bernal) e Tenoch (Diego Luna), dois adolescentes, convidam Luisa (Maribel Verdú), uma mulher mais velha, para acompanhá-los em uma viagem até uma praia paradisíaca no México. Durante o trajeto, enquanto exploram paisagens e se aprofundam nas descobertas da juventude, os três acabam se envolvendo de maneiras inesperadas. Ao longo da jornada, todos enfrentam revelações sobre si mesmos e suas relações, descobrindo o que realmente significa crescer e se conectar com o outro.

Educação (2009) 

Título original: An Education

93% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Onde ver: Max

Na história de Educação, Jenny (Carey Mulligan), uma adolescente de 16 anos que vive no subúrbio londrino, é inteligente e bonita, mas sente o tédio típico da juventude e anseia pela vida adulta. Enquanto seus pais alimentam o sonho de que ela estude em Oxford, tudo muda quando conhece David (Peter Sarsgaard), um homem cosmopolita e encantador, mais de dez anos mais velho. Através dele, Jenny é introduzida a um mundo de música clássica, arte e novas experiências, enfrentando um dilema entre a educação formal e as lições que a vida tem a oferecer.

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (2015) 

Título original: Me and Earl and the Dying Girl

81% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb

Onde ver: Disney+

Nessa história, acompanhamos Greg (Thomas Mann), um jovem que tenta passar seu último ano do ensino médio de forma discreta, evitando ao máximo qualquer interação social, enquanto, secretamente, cria filmes excêntricos com seu único amigo, Earl (RJ Cyler). Porém, seu mundo isolado começa a mudar quando a mãe de Greg o obriga a se aproximar de Rachel (Olivia Cooke), uma colega de classe que está lutando contra a leucemia, forçando-o a enfrentar novos desafios em sua vida e em suas amizades.

Fora de Série (2019) 

Título original: Booksmart

96% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

Na véspera de sua formatura, duas alunas excepcionais percebem que passaram os últimos anos se dedicando demais aos estudos e pouco à diversão. Sentindo que perderam a chance de viver a adolescência como seus colegas, elas resolvem fazer tudo o que não viveram em uma única noite. Então, determinadas a aproveitar ao máximo, embarcam em uma missão para se divertir e compensar o tempo perdido.

Gatinhas e Gatões (1984) 

Título original: Sixteen Candles

81% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb

Onde ver: Prime Video e AppleTV+

A vida de Samantha (Molly Ringwald) está se tornando cada vez mais confusa. Ela é apaixonada por Jake (Michael Schoeffling), o garoto mais popular da escola, mas é o nerd da turma quem tem sentimentos por ela. Para complicar ainda mais, sua irmã está prestes a se casar, e todas as atenções da família estão voltadas para o evento. A adolescente então se vê dividida entre suas emoções e o caos ao seu redor.

Girlhood (2014) 

Título original: Bande de filles

96% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Na história, Marieme (Karidja Touré), sentindo-se oprimida por sua vida familiar, encontra uma nova perspectiva ao conhecer três garotas aparentemente confiantes e felizes. Ela decide mudar seu nome e seu estilo, acreditando que essa transformação será sua chance de liberdade e autodescoberta. 

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993) 

Título original: Dazed and Confused

93% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Onde ver: Youtube

Nesse clássico coming of age ambientado na década de 1970, um grupo de veteranos de uma escola no Texas se dedica a pregar peças nos calouros enquanto aproveitam ao máximo sua juventude. Em um cenário de festas enlouquecedoras, carros rápidos e muita rebeldia, a diversão sem limites domina as noites e os dias.

Juventude Transviada (1955) 

Título original: Rebel Without a Cause

93% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Onde ver: AppleTV+, Prime Video e Youtube

Ambientada em Los Angeles no ano de 1955, acompanhamos Jim Stark (James Dean), que é um jovem problemático que acaba sendo preso por vandalismo. Ao se envolver com outros adolescentes de famílias desestruturadas, semelhantes à sua, ele começa a viver intensas amizades, rivalidades e conflitos, tanto territoriais quanto amorosos. A convivência com esses jovens, que também lidam com as angústias de pais irresponsáveis, leva a uma série de acontecimentos que culminam em uma tragédia.

Lady Bird: A Hora de Voar (2017) 

Título original: Lady Bird

99% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Prime Video e AppleTV+

Nesse famoso filme coming of age, Christine McPherson (Saoirse Ronan), conhecida como Lady Bird, está no último ano do ensino médio em Sacramento, Califórnia, e sonha em ir para a faculdade longe de sua cidade. Porém, sua mãe desaprova seus planos e prefere que ela permaneça mais próxima. Determinada a seguir seu caminho, Lady Bird encara uma série de desafios enquanto tenta conquistar sua independência. Entre o primeiro namoro, as responsabilidades da escola católica e os conflitos constantes com sua mãe, ela vive os altos e baixos da adolescência, em uma busca pelo seu lugar no mundo.

Loucuras de Verão (1973) 

Título original: American Graffiti

95% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Youtube

Em Loucuras de Verão, no último dia das férias de verão de 1962, quatro adolescentes aproveitam o dia dirigindo pelas ruas de uma pequena cidade da Califórnia, curtindo a liberdade e o rock ‘n’ roll. Em meio a risadas e aventuras, eles vivem um momento de pura inocência, sabendo que em breve terão que encarar as responsabilidades da vida adulta.

Meus Encontros com Amber (2020) 

Título original: Dating Amber

94% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb

Onde ver: Max

Na Irlanda dos anos 1990, Eddie (Fionn O’Shea) e Amber (Lola Petticrew), dois adolescentes, decidem iniciar um relacionamento falso para evitar suspeitas sobre suas orientações sexuais em um contexto de forte homofobia. Amber planeja viver abertamente como lésbica em um ambiente mais liberal, e está economizando para se mudar. Eddie, por outro lado, ainda está em dúvida sobre sua sexualidade e tenta se encaixar nos moldes de seu pai, um homem rígido que serve no exército irlandês. Juntos, eles enfrentam os desafios de sua identidade em um país marcado por preconceito e repressão.

Minha Mãe é uma Sereia (1990) 

Título original: Mermaids

71% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Nesta trama, Charlotte Flax (Winona Ryder), uma adolescente de 15 anos, está cansada da constante mudança de sua família, sempre que sua mãe falha em um novo relacionamento. Quando elas se mudam para uma cidade tranquila em Massachusetts e a Sra. Flax (Cher) começa a namorar um dono de loja local, Charlotte e sua irmã mais nova, Kate (Christina Ricci), esperam que, finalmente, possam encontrar estabilidade e sossego. No entanto, os desafios familiares e os dilemas pessoais de Charlotte continuam a surgir, enquanto ela tenta entender seu lugar nesse novo ambiente.

Mommy (2014) 

89% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

O filme Mommy, premiado drama canadense dirigido por Xavier Dolan, acompanha a luta de Diane Després (Anne Dorval), uma viúva recente que enfrenta o desafio de criar seu filho, Steve (Antoine Olivier Pilon), um adolescente com transtorno de déficit de atenção e comportamento imprevisível. Em momentos de crise, Steve pode se tornar agressivo, mas conta com o amor incondicional de sua mãe e a ajuda de sua nova e enigmática vizinha, Kyla (Suzanne Clément).

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) 

Título original: Moonlight

98% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

O longa-metragem Moonlight: Sob a Luz do Luar, além de vencedor do Oscar, é considerado um dos melhores filmes sobre amadurecimento e acompanha a vida de Chiron (Ashton Sanders), um jovem negro que cresce em um bairro violento de Miami. O filme narra três fases cruciais de sua vida: infância, adolescência e idade adulta, enquanto luta para entender sua identidade e orientação sexual em meio a dificuldades familiares e sociais. À medida que o rapaz se depara com a solidão, o preconceito e a busca por aceitação, ele vive momentos de autodescoberta que moldam seu futuro.

Moonrise Kingdom (2012) 

93% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde ver: Netflix

O longa-metragem Moonrise Kingdom, considerado um dos melhores filmes coming of age, se passa em 1965, em uma ilha isolada onde os residentes vivem longe das preocupações do mundo exterior. Quando os adolescentes Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) se apaixonam, eles decidem fugir juntos, antes da chegada de uma tempestade violenta que ameaça a região. Tal fuga desencadeia uma série de eventos que envolvem a comunidade local e revelam os desejos e desafios da adolescência.

Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta (2021) 

Título original: Moxie

70% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb

Onde ver: Netflix

Em Moxie: Quando as Garotas Vão à Luta, uma adolescente tímida se inspira na coragem de uma nova amiga e nas histórias de sua mãe, que teve um passado rebelde. Motivada por essas influências, ela começa a espalhar textos anônimos desafiando o sexismo presente em sua escola. Ao criar o movimento Moxie, ela dá início a uma revolução silenciosa que empodera suas colegas e provoca mudanças significativas no ambiente escolar.

Mulheres do Século 20 (2016) 

Título original: 20th Century Women

88% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: Netflix

O filme Mulheres do Século 20 se passa na Califórnia dos anos 1970, onde Dorothea (Annette Bening), uma mãe solteira, tenta cuidar de seu filho e da sua casa da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, ela se vê buscando respostas sobre as vidas de duas jovens amigas: uma fotógrafa apaixonada pela cultura punk e a amiga de seu filho, que compartilha com ela experiências e desafios próprios da adolescência.

Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre (2020) 

Título original: Never Rarely Sometimes Always

99% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Youtube e Prime Video

Em Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre, uma jovem de um pequeno município rural na Pensilvânia descobre que está grávida e, sem o apoio da família, decide buscar ajuda médica em Nova York. Com a ajuda de sua prima, ela embarca em uma jornada difícil e solitária para encontrar a assistência de que precisa.

O Maravilhoso Agora (2013) 

Título original: The Spectacular Now

92% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb

Onde ver: Disney+

Na trama, Sutter Keely (Miles Teller) é um jovem que vive de maneira leve e sem preocupações, sem se importar muito com os estudos, preferindo festas e trocando de namorada com frequência. No entanto, sua vida vira de cabeça para baixo quando acorda ao lado de Aimee Finicky (Shailene Woodley), uma garota introvertida, fã de quadrinhos e com uma visão de vida bem diferente da dele. A relação com a jovem começa a transformar Sutter, que passa a repensar suas escolhas e sua maneira de encarar o futuro. Juntos, eles enfrentam os altos e baixos da adolescência e do primeiro amor.

O Verão da Minha Vida (2013) 

Título original: The Way Way Back

83% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb

Onde ver: Prime Video e AppleTV+

Na história de O Verão da Minha Vida, Duncan (Liam James) é um adolescente tímido e desajeitado que passa o verão na casa de praia de sua mãe, acompanhada do namorado dela, Trent (Steve Carell), e da filha insuportável deste. Com Trent sempre o incomodando, o garoto encontra uma fuga ao visitar o parque aquático local, onde consegue um emprego temporário. Lá, ele começa a encontrar novas maneiras de se distrair e até de se descobrir. 

Oitava Série (2018) 

Título original: Eighth Grade

99% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: Youtube

Oitava Série, um dos melhores filmes sobre amadurecimento, acompanha Kayla (Elsie Fisher), uma garota de 13 anos lidando com os altos e baixos da adolescência. Ela se sente sobrecarregada pelas emoções enquanto enfrenta a transição para o ensino médio, com todas as inseguranças que surgem nesse período. Além de ter que lidar com novas responsabilidades e as mudanças no corpo, a jovem precisa encontrar seu lugar em um novo ambiente escolar.

Os Donos da Rua (1991) 

Título original: Boyz n the Hood

96% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Tre (Cuba Gooding Jr.) é enviado para morar com seu pai, Furious Styles (Laurence Fishburne), em uma das áreas mais perigosas do centro-sul de Los Angeles. Enquanto Furious, com seu jeito firme, ensina a Tre valores e respeito, e sua namorada Brandi (Nia Long) o orienta sobre a fé, os amigos do jovem, Doughboy (Ice Cube) e Ricky (Morris Chestnut), não têm o mesmo tipo de apoio. Eles são constantemente atraídos para a violência das gangues e o tráfico de drogas que dominam o bairro.

Os Fabelmans (2022) 

Título original: The Fabelmans

92% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman (Gabriel LaBelle) se apaixona pelo cinema após assistir a The Greatest Show on Earth com seus pais. Com uma câmera em mãos, ele começa a criar seus próprios filmes em casa, experimentando a magia da sétima arte. Sua mãe, sempre solidária, apoia suas produções e incentiva sua paixão. À medida que cresce, Sammy começa a entender a complexidade de sua família e da vida.

Pariah (2011) 

95% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

O longa-metragem Pariah, considerado um dos melhores filmes coming of age, acompanha o drama de Alike (Adepero Oduye), uma adolescente que luta para aceitar sua sexualidade enquanto amadurece. Ela se vê dividida entre ser quem realmente é e seguir os planos que seus pais idealizaram para ela. Em meio ao processo de autodescoberta, a jovem enfrenta os desafios de viver em uma sociedade que não a aceita plenamente.

Persepolis (2007) 

96% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

Em Persepolis, uma jovem iraniana sonha em se tornar vidente enquanto observa de perto a queda do regime do Xá e a ascensão dos rebeldes. No entanto, ela logo se revolta contra as imposições do regime fundamentalista, que impõe severas restrições, especialmente às mulheres. A busca por liberdade e identidade a leva a questionar sua cultura e o papel que se espera dela.

Quase 18 (2016) 

Título original: The Edge of Seventeen

94% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: Netflix

Quase 18, um dos melhores filmes sobre amadurecimento, acompanha Nadine (Hailee Steinfeld), uma adolescente que enfrenta um momento difícil ao ver sua melhor amiga, Krista (Haley Lu Richardson), namorando seu irmão mais velho, Darian (Blake Jenner). Sentindo-se mais sozinha do que nunca, Nadine encontra um novo alicerce em uma amizade com um jovem sensível. Juntos, eles enfrentam as dificuldades da adolescência, enquanto Nadine lida com seus sentimentos de insegurança e a busca por seu lugar no mundo.

Quase Famosos (2000) 

Título original: Almost Famous

91% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde ver: Prime Video

Na década de 1970, William Miller (Patrick Fugit), um adolescente de 15 anos apaixonado por música, tem a oportunidade de realizar seu sonho quando é convidado a acompanhar a turnê da banda Stillwater como jornalista. Durante essa jornada, ele se envolve no mundo do rock’n’roll, conhecendo os altos e baixos da fama, os bastidores da indústria musical e o estilo de vida turbulento dos músicos. Ao mesmo tempo, ele se conecta com Penny Lane (Kate Hudson), uma das groupies da banda, e começa a lidar com questões de identidade, amor e amadurecimento.

Quatro Amigas e um Jeans Viajante (2005) 

Título original: Sisterhood of the Traveling Pants

82% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb

Onde ver: Prime Video e AppleTV+

Bridget (Blake Lively), Carmen (America Ferrera), Lena (Alexis Bledel) e Tibby (Amber Tamblyn) são amigas inseparáveis que cresceram em Maryland. Após passarem muitos verões juntas, as quatro agora seguirão destinos distintos: Bridget viajará para o México, Lena visitará sua família na Grécia, enquanto Carmen e Tibby ficarão por perto. Porém, independente da distância, o laço entre elas permanece firme, simbolizado por uma calça jeans que serve em todas, representando a amizade e o vínculo que nunca se rompe.

Quero Ser Grande (1988) 

Título original: Big

98% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

Quero Ser Grande, um dos melhores filmes coming of age, conta a história de Josh Baskin (Tom Hanks), um garoto de 12 anos que, após fazer um desejo, se vê transformado em um homem de 30 anos. Em Nova York, ele começa a trabalhar em uma loja de brinquedos, onde é promovido para testar novos produtos. Enquanto uma colega de trabalho, Susan Lawrence (Elizabeth Perkins), se apaixona por Josh, a pressão de viver como um adulto começa a pesar sobre ele. Dividido entre a vida adulta e seu desejo de voltar a ser criança, Josh luta para encontrar seu equilíbrio.

Red: Crescer é uma Fera (2022)  

Título original: Turning Red

95% no Rotten Tomatoes | 6,9 no IMDb

Onde ver: Disney+

Red: Crescer é uma Fera, um dos melhores filmes sobre amadurecimento, segue Mei Lee (Rosalie Chiang), uma garota de 13 anos enfrentando os desafios da adolescência. Entre lidar com a mãe superprotetora, as transformações no seu corpo e nas suas relações, Mei enfrenta um problema extra: sempre que suas emoções ficam intensas, ela se transforma em um gigantesco panda-vermelho.

Sing Street: Música e Sonho (2016) 

Título original: Sing Street

95% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb

Onde ver: Prime Video e Youtube

Em um dos melhores filmes coming of age, Conor (Ferdia Walsh Peelo) vê uma luz de esperança em sua rotina sem graça ao conhecer a enigmática Raphina (Lucy Boynton). Para conquistar seu coração, ele a convida para ser a protagonista do clipe de sua banda, mas há um detalhe: ele ainda nem faz parte do grupo.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989) 

Título original: Dead Poets Society

85% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb

Onde ver: Disney+

Quando o professor John Keating (Robin Williams) chega à rígida Welton Academy, seus métodos de ensino inovadores e inspiradores despertam nos alunos uma nova visão sobre a vida e a poesia. Ele os encoraja a questionar as normas e a formar a “Sociedade dos Poetas Mortos”, um clube secreto de liberdade criativa. No entanto, suas ideias entram em conflito com a administração conservadora da escola. Após uma tragédia inesperada, Keating enfrenta as consequências de suas abordagens pouco convencionais.

Submarino (2010) 

Título original: Submarine

88% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

Em um dos melhores filmes sobre amadurecimento, com uma trilha sonora original de Alex Turner (Arctic Monkeys e The Last Shadow Puppets), Oliver (Craig Roberts), de 15 anos, enfrenta a timidez comum à sua idade enquanto tenta conquistar sua colega de escola, Jordana (Yasmin Paige). Porém, ele tem um objetivo ainda maior: salvar o casamento dos seus pais. Com a ajuda de Jordana, ele decide sabotar um envolvimento amoroso da mãe e recorrer às suas habilidades como escritor de cartas de amor.

Sussurros do Coração (2006) 

Título popular: Whisper Of The Heart

Título original: Mimi wo sumaseba

95% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb

Onde ver: Netflix

Nesse anime sobre amadurecimento, Shizuku (Yōko Honna), uma jovem estudante com o sonho de se tornar escritora, estabelece como meta ler vinte livros durante as férias de verão. No entanto, ela descobre que todos os livros que escolheu na biblioteca já haviam sido lidos por uma pessoa misteriosa chamada Seiji Amasawa (Issei Takahashi).

Três é Demais (1998) 

Título original: Rushmore

90% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb

Onde ver: Disney+

No melhor filme coming of age, Max Fischer (Jason Schwartzman), um adolescente, se encanta pela nova professora da primeira série de sua escola. Determinado a conquistá-la, ele busca a ajuda de um milionário excêntrico, pai de seus amigos. No entanto, a situação se complica quando um novo amigo de Max também se interessa pela professora, dando início a uma verdadeira disputa entre os dois pela atenção de sua adorada professora.

Unpregnant (2020) 

92% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb

Onde ver: indisponível no momento

Veronica (Haley Lu Richardson), uma jovem de 17 anos, nunca imaginou que desejaria um resultado negativo em um teste, até se deparar com uma tira de plástico exibindo um sinal positivo em azul. Com seu futuro universitário agora ameaçado, ela se vê diante de uma escolha difícil e inesperada, algo que jamais pensou que teria que enfrentar.

Qual foi o filme coming of age que mais te marcou? Conte para a gente nos comentários!

Veja também

Fontes: Empire, Collider e Forbes

Revisado por Tiago Rodrigues em 12/02/2025


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados