Índice
- A Conversação (1974)
- A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
- A Noite Americana (1973)
- A Vida de Brian (1979)
- Alien – O 8º Passageiro (1979)
- Apocalypse Now (1979)
- Banzé no Oeste (1974)
- Cabaret (1972)
- Carrie, a Estranha (1976)
- Carter, o Vingador (1971)
- Cenas de um Casamento (1973)
- Chinatown (1974)
- Coffy: Em Busca da Vingança (1973)
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
- Despertar dos Mortos (1978)
- Ensina-me a Viver (1971)
- Eraserhead (1977)
- Gritos e Sussurros (1972)
- Halloween – A Noite do Terror (1978)
- House (1977)
- Jeanne Dielman (1975)
- Klute, O Passado Condena (1971)
- Kramer vs. Kramer (1979)
- Lady Snowblood: Vingança na Neve (1973)
- Laranja Mecânica (1971)
- Loucuras de Verão (1973)
- Lua de Papel (1973)
- Lupin III: O Castelo de Cagliostro (1979)
- Mad Max (1979)
- Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
- O Conformista (1970)
- O Exorcista (1973)
- O Fantasma do Paraíso (1974)
- O Homem Que Caiu na Terra (1976)
- O Inquilino (1976)
- O Massacre da Serra Elétrica (1974)
- O Perigoso Adeus (1973)
- O Poderoso Chefão (1972)
- O Poderoso Chefão II (1974)
- O Show Deve Continuar (1979)
- O Vencedor (1979)
- Operação Dragão (1973)
- Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
- Pink Flamingos (1972)
- Planeta Fantástico (1973)
- Profissão: Repórter (1975)
- Rocky, um Lutador (1976)
- Solaris (1972)
- Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
- Superman: O Filme (1978)
- Suspiria (1977)
- Taxi Driver (1976)
- The Rocky Horror Picture Show (1975)
- Todos os Homens do Presidente (1976)
- Touki Bouki – A viagem da hiena (1973)
- Tubarão (1975)
- Um Dia de Cão (1975)
- Um Estranho no Ninho (1975)
Em tempos de discoteca, dramas elaborados e histórias envolvendo a máfia, confira os melhores filmes dos anos 70, década que lançou os maiores sucessos de bilheteria e colocou no mundo histórias que futuramente tornaram-se marcos na indústria cinematográfica. Estamos falando aqui de produções como Os Embalos de Sábado à Noite, Star Wars, Halloween, A Fantástica Fábrica de Chocolate, The Rocky Horror Picture Show, Laranja Mecânica e muito mais. Confira a lista completa!
A Conversação (1974)
Título original: The Conversation
97% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Apple TV
O especialista em escutas Harry Caul (Gene Hackman) é contratado para seguir um casal, gravando suas conversas. Ele passa então a acreditar que a conversa que gravou revela uma trama de um misterioso diretor de empresa que o contratou para assassinar o casal.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)
Título original: Willy Wonka & the Chocolate Factory
92% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Em um dos melhores filmes dos anos 70, um garoto pobre ganha o direito de visitar a fábrica de chocolates do excêntrico Willy Wonka (Gene Wilder). Acompanhado por seu avô e quatro crianças mimadas, ele vive aventuras inesquecíveis e aprende uma importante lição.
A Noite Americana (1973)
Título popular: Day for Night
Título original: La nuit américaine
98% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Um diretor tenta terminar seu filme ao mesmo tempo em que observa o drama nas vidas de seus atores. Severine (Valentina Cortese), ícone em decadência, esquece as falas quando bebe, enquanto a atriz britânica Julie (Jacqueline Bisset) acaba de se recuperar de um colapso nervoso.
A Vida de Brian (1979)
Título original: The Life of Brian
96% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Netflix, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes
Um dos clássicos dos anos 70 de comédia criado pelo grupo britânico Monty Python. Dessa vez, acompanhamos Brian Cohen (Graham Chapman), um judeu como outro qualquer, que, em uma série de eventos ridículos, foi confundido com o Messias desde que nasceu. Desde então, ele mantém essa fama e se torna líder de um movimento religioso.
Alien – O 8º Passageiro (1979)
Título original: Alien
93% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb
Onde ver: Star+
Não importa quantos filmes façam para a franquia de Alien, nenhum se compara ao primeiro de seu nome, isso é um fato. Ridley Scott uniu ficção científica e o mais puro terror em um filme só de uma forma única e original. Ellen Ripley (Sigourney Weaver) sempre será famosa!
Nele, depois que um navio mercante do espaço recebe uma transmissão desconhecida como uma chamada de socorro, a equipe encontra um dos tripulantes sendo atacado por uma misteriosa criatura, e logo percebem que a vida de todos está em perigo.
Apocalypse Now (1979)
97% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb
Onde ver: Telecine, Prime Video e YouTube
Durante a Guerra do Vietnã, em 1970, o capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de localizar e matar um antigo e promissor comandante das Forças Especiais, que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos. Sua viagem rio acima em busca de Kurtz (Marlon Brando) torna-se cada vez mais perigosa e alucinante à medida que Willard adentra cada vez mais o coração das trevas.
Banzé no Oeste (1974)
Título original: Blazing Saddles
89% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video
Com humor ácido, essa versão satírica dos faroestes acompanha Bart (Cleavon Little), o primeiro xerife negro de Rock Ridge que foi contratado por um especulador desonesto como intuito de expulsar cidadãos de uma cidade povoada apenas por pessoas brancas que fica no caminho de uma ferrovia.
Os moradores da cidade acabam se revoltando com o xerife e ele é forçado a pedir ajuda a um dos atiradores mais rápidos do velho Oeste.
Cabaret (1972)
92% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Ambientado em Berlim, no ano de 1931, a cantora de cabaré Sally Bowles (Liza Minnelli) conhece o acadêmico Brian Roberts (Michael York) enquanto ele ainda está terminando os estudos. Apesar de estar confuso com sua sexualidade, Brian se envolve com Sally. Mas a chegada de Maximilian von Heune (Helmut Griem) muda tudo de lugar.
Carrie, a Estranha (1976)
Título original: Carrie
93% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: Prime Video
O dia da sua formatura pode até ter sido ruim, mas duvido muito que tenha sido a nível de Carrie, a Estranha. É importante destacar que Sissy Spacek está entre os pouquíssimos artistas a ganhar uma indicação ao Oscar por estrelar um filme de terror.
A adaptação do romance de Stephen King, feita por Brian de Palma, é considerada uma saga de vingança bem justificada diante de uma adolescência traumatizante. Na trama, Carrie White (Spacek) é uma jovem tímida e solitária que desencadeia suas potências quando é humilhada por seus colegas do colégio.
Carter, o Vingador (1971)
Título original: Get Carter
87% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Prime Video e Apple TV
Após a morte do irmão sob circunstâncias misteriosas, o gângster Jack Carter (Michael Caine) viaja de Londres para Newcastle em busca da verdade. Com sede de vingança, ele revira o submundo da cidade até chegar ao líder da máfia pornográfica Cyril Kinner (John Osborne).
Cenas de um Casamento (1973)
Título popular: Scenes From a Marriage
Título original: Scener ur ett äktenskap
88% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
O filme Cenas de um Casamento, um dos clássicos dos anos 70, mostra o relacionamento conturbado de Marianne (Liv Ullmann) e Johan (Erland Josephson), o qual parecia perfeito. Entretanto, quando Johan abandona Marianne, eles começam a viver um inferno conjugal.
Chinatown (1974)
98% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video
O detetive particular Jake Gittes (Jack Nicholson) é contratado por uma mulher extremamente rica para investigar o marido, no que parece ser mais um caso de infidelidade conjugal. Gittes logo descobre que a mulher era uma impostora e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway), filha de um dos homens mais poderosos da cidade. O detetive se vê no meio de um perigoso jogo de poder, em uma trama surpreendente que envolve desvio de fornecimento de água, aquisições de terras e pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia.
Coffy: Em Busca da Vingança (1973)
Título original: Coffy
79% no Rotten Tomatoes | 6,8 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Depois de perder a irmã para as drogas, a enfermeira Coffy (Pam Grier) decide fazer justiça com as próprias mãos. Ela se disfarça de prostituta para se aproximar do mundo do crime e eliminar os chefes do tráfico.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Título original: Close Encounters of the Third Kind
94% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde ver: Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Em um dos melhores filmes dos anos 70, um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Roy Neary (Richard Dreyfuss) não apenas viu um objeto voador não identificado: ele tem uma marca de queimadura para provar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.
Despertar dos Mortos (1978)
Título original: Dawn of the Dead
91% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: YouTube
Os mortos retornam e atacam os vivos. Quatro sobreviventes do ataque se escondem em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zumbis e somam-se ao exército de criaturas.
Ensina-me a Viver (1971)
Título original: Harold and Maude
86% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Prime Video e Apple TV
Ensina-me a Viver é um filme um tanto curioso que une Harold (Bud Cort), um rapaz de 20 anos que tem a estranha obsessão pela morte – esse, inclusive, é o motivo pelo qual ele passa o tempo indo a funerais e simulando suicídios.
Um dia ele conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 que, ao contrário dele, é apaixonada pela vida. Eles começam a passar muito tempo juntos e acabam mudando a vida um do outro.
Eraserhead (1977)
89% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: MUBI e Prime Video
Na história de um dos melhores filmes da década de 70, Henry (Jack Nance) e Mary (Charlotte Stewart) têm um bebê que nasceu prematuro e é desumano. Quando a mãe os abandona por não conseguir suportar seu terrível aspecto, Henry deve se esforçar para cumprir seu papel de pai solteiro.
Gritos e Sussurros (1972)
Título popular: Cries and Whispers
Título original: Viskningar och rop
91% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Ainda que Agnes (Harriet Andersson) esteja morrendo lentamente de câncer, suas irmãs se encontram incapacitadas de dar suporte para ela por estarem profundamente imersas em suas próprias dores pessoais. Maria (Liv Ullmann) sente-se culpada pelo suicídio de seu marido, provocado pela descoberta de seu caso extraconjugal. A autodepreciativa e suicida Karin (Ingrid Thulin) parece enxergar sua irmã com repulsa. E apenas Anna (Kari Sylwan), a empregada religiosa que perdeu seu filho pequeno, parece capaz de oferecer consolo e empatia a Agnes.
Halloween – A Noite do Terror (1978)
Título original: Halloween
96% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Telecine, Prime Video e Apple TV
Halloween não inventou a fórmula do slasher mas definitivamente se destacou entre eles por John Carpenter ter encontrado uma fórmula perfeita para o gênero, fazendo com que o longa tenha se tornado um dos clássicos dos anos 70.
Quinze anos depois de assassinar a irmã de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) na noite de Halloween em 1963, Michael Myers (Nick Castle) escapa do hospício e retorna para a pequena cidade de Haddonfield para matar novamente. Com o rosto todo desfigurado e escondido atrás de uma máscara branca macabra, Myers persegue e esfaqueia todo mundo que vê pela frente durante o filme, provando ser imune a balas e golpes.
Embora Carpenter estivesse decidido a “matar” Myers em Halloween II: O Pesadelo Continua!, o personagem provou ser tão popular a ponto de ser ressuscitado. Desde então, Michael Myers ganhou uma franquia para chamar de sua e Laurie Strode demorou uma vida inteira para ter paz.
House (1977)
Título original: Hausu
91% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Uma jovem estudante e suas amigas vão para a casa de campo de sua tia doente, onde se deparam com acontecimentos sobrenaturais enquanto são devoradas uma a uma pela própria casa.
Jeanne Dielman (1975)
Título original: Jeanne Dielman, 23 Quai Du Commerce, 1080 Bruxelles
95% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Jeanne Dielman é o retrato de uma solitária viúva de meia-idade que mora com seu filho adolescente. Acompanhamos seus afazeres de mãe, dona de casa e também suas ações relacionadas à prostituição.
Klute, O Passado Condena (1971)
Título original: Klute
93% no Rotten Tomatoes | 7,1 no IMDb
Onde ver: Prime Video e Apple TV
Em Klute, O Passado Condena, um dos melhores filmes dos anos 70, Jane Fonda ganhou um Oscar no papel de uma prostituta neurótica de Manhattan que se envolve com um detetive que está investigando o assassinato de um magnata.
Kramer vs. Kramer (1979)
89% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: YouTube, Google Play Filmes, Prime Video e Apple TV
Em um dos clássicos dos anos 70, Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (Justin Henry), o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.
Lady Snowblood: Vingança na Neve (1973)
Título popular: Lady Snowblood
Título original: Shurayukihime
100% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Na história, Yuki (Meiko Kaji) nasce dentro de uma prisão, e, desde seu primeiro minuto de vida, herda um legado obsessivo de vingança dos quatro malfeitores que mataram seu pai e estupraram sua mãe. Desde cedo ela é treinada em artes marciais, já crescida, sai em sua missão de vingança, armada com uma lâmina escondida no seu guarda-chuva.
Laranja Mecânica (1971)
Título original: A Clockwork Orange
87% no Rotten Tomatoes | 8,3 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Em um dos maiores clássicos dos anos 70, no livro homônimo de Anthony Burgess, o jovem Alex DeLarge (Malcolm McDowell) passa as noites com uma gangue de amigos briguentos. Depois que é preso, se submete a uma técnica de modificação de comportamento para poder ganhar sua liberdade.
Loucuras de Verão (1973)
Título original: American Graffiti
95% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: YouTube, Google Play Filmes, Prime Video e Apple TV
No último dia das férias de verão em 1962, quatro adolescentes passeiam de carro e se divertem nas ruas de uma pequena cidade californiana ao som de muito rock ‘n’ roll. Eles curtem um momento final de inocência antes do chamado da vida adulta.
Lua de Papel (1973)
Título original: Paper Moon
90% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Prime Video e Apple TV
Em um dos melhores filmes da década de 70, durante a Grande Depressão, a órfã Addie Loggins (Tatum O’Neal) fica sob os cuidados de Moses Pray (Ryan O’Neal), um vigarista que viaja de cidade em cidade aplicando golpes em viúvas. Para sobreviverem, precisam formar uma verdadeira parceria.
Lupin III: O Castelo de Cagliostro (1979)
Título popular: The Castle of Cagliostro
Título original: Rupan sansei: Kariosutoro no shiro
95% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde ver: Max e Prime Video
Em um dos melhores filmes dos anos 70, o renomado ladrão internacional Lupin III chega ao pequeno ducado europeu de Cagliostro para investigar um dinheiro forjado de forma impecável, e se depara com uma conspiração nacional de centenas de anos.
Mad Max (1979)
89% no Rotten Tomatoes | 6,8 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes
Em um futuro distópico não muito distante, os recursos de óleo foram esgotados e o mundo está mergulhado em guerra, fome e caos financeiro. É quando o policial Mad Max (Mel Gibson), que não tem mais nada além de seus instintos de sobrevivência e retaliação, começa uma vingança contra a gangue que perseguiu e assassinou sua esposa e filhos.
Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)
Título original: Monty Python and the Holy Grail
96% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb
Onde ver: Netflix, YouTube e Google Play Filmes
Humor clássico e atemporal do grupo britânico de comédia Monty Python. Com humor ácido e inteligente, a trama do longa procura satirizar diversos feitos históricos ocorridos na Idade Média.
Na sinopse, o Rei Artur (Graham Chapman) vai a procura de cavaleiros que o acompanhem em uma jornada épica: a busca do Santo Graal. Para essa missão se candidatam Sir Lancelot (John Cleese), o Bravo; Sir Robin (Eric Idle), o Não-Tão-Bravo-Quanto-Sir-Lancelot; Sir Galahad (Michael Palin), o Puro, entre outros personagens surreais.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)
Título original: Annie Hall
97% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Na sinopse da comédia romântica, um dos clássicos dos anos 70, o comediante Alvy Singer (Woody Allen) examina a ascensão e queda de seu relacionamento com a cantora de boate Annie Hall (Diane Keaton). Falando diretamente ao público, Singer reflete brevemente sobre sua infância e seus primeiros anos de vida adulta antes de começar a contar a história de como ele e Annie se conheceram, se apaixonaram e lutaram contra os obstáculos do romance moderno, misturando sequências de fantasia surreal com pequenos momentos de drama emocional.
O Conformista (1970)
Título popular: The Conformist
Título original: Il conformista
98% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Prime Video
Na Itália de Mussolini, em um movimento de desespero, o reprimido Jean-Louis Trintignant (Marcello Clerici) tenta se livrar das memórias de um romance homoafetivo juvenil se unindo aos fascistas em uma tentativa de se encaixar. Então, ele foi encarregado de procurar um professor italiano que fugiu para a França e matá-lo.
O Exorcista (1973)
Título original: The Exorcist
78% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Se pudesse resumir esse filme a uma palavra, seria definitivamente “icônico”. Claro que, atualmente, se colocarmos a geração Z para assistir a esse clássico, o risco de ter gargalhadas de fundo é bem maior, considerando os efeitos visuais um tanto datados. Mas é inegável que O Exorcista, de William Friedkin, é uma baita referência na indústria do terror e continua sendo uma das obras audiovisuais mais assustadoras já feitas. Um dos maiores clássicos dos anos 70, por assim dizer.
Linda Blair deu o nome ao interpretar Regan MacNeil, uma adolescente que foi possuída por um espírito maligno. Sua mãe desesperadamente busca obter a ajuda de dois sacerdotes, apelando para Deus e o mundo pela alma da filha.
O maior terror nisso tudo está no fato de que não há reza que impeça Regan de girar a cabeça, vomitar horrores enquanto ri malignamente e profetiza as vulgaridades mais repugnantes que uma igreja poderia encarar. É a mensagem clara de que ninguém está a salvo que instala o horror – indo além do gráfico.
O Fantasma do Paraíso (1974)
Título original: The Phantom of the Paradise
82% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Depois que o produtor fonográfico Swan (Paul Williams) rouba a música do compositor Winslow Leach (William Finley) e o entrega para uma de suas bandas, Leach entra no escritório de Swan. Mas Swan pega Leach e o acusa de comercializar drogas, o que o leva à prisão. Leach foge e tenta novamente sabotar o império de Swan, mas um acidente desfigura sua face. Leach se transforma no “Fantasma” para arruinar Swan enquanto salva a cantora Phoenix (Jessica Harper) de uma terrível tragédia.
O Homem Que Caiu na Terra (1976)
Título original: The Man Who Fell to Earth
79% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Um alienígena humanoide aterrissa na Terra em busca de água para salvar seu planeta moribundo. Usando sua tecnologia avançada, ele patenteia várias invenções. Mas, enquanto aguarda a construção de uma nave espacial que o levará de volta para casa, o alienígena é vítima dos prazeres terrestres.
O Inquilino (1976)
Título popular: The Tenant
Título original: Le locataire
84% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Um polonês aluga um apartamento em um estranho edifício francês, onde passa a ser visto com desconfiança pelos seus vizinhos. Ao descobrir que a última inquilina do apartamento onde mora suicidou-se, ele aos poucos passa a ficar obcecado pela história.
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Título original: The Texas Chainsaw Massacre
89% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video
Slasher, aí vamos nós! Os anos 1970 foram fundamentais para a construção desse subgênero do terror e O Massacre da Serra Elétrica de Tobe Hooper foi, definitivamente, o catalisador.
Na história, um grupo de amigos se depara com uma casa perturbadora no Texas, habitada por uma família de canibais frenéticos liderada por um dos vilões mais icônicos da história, o Leatherface. Com uma máscara costurada de pele humana e a emblemática serra elétrica, o assassino é responsável por muitas cenas extremamente perturbadoras.
É neste filme também que temos nossa primeira “final girl” da história. Sally (Marilyn Burns) se torna a pioneira das poucas sobreviventes em histórias de slasher e se torna um ícone no gênero. A cena em que ela escapa na traseira de um carro, totalmente coberta de sangue, é inesquecível.
O Perigoso Adeus (1973)
Título original: The Long Goodbye
95% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Em um dos melhores filmes dos anos 70, o detetive Marlowe (Elliott Gould) dá carona ao amigo Terry (Jim Bouton) até o México. Ao voltar para casa, ele é interrogado pela polícia, pois a mulher do amigo é encontrada morta. Marlowe permanece como suspeito, até que fica sabendo que Terry cometeu suicídio.
O Poderoso Chefão (1972)
Título original: The Godfather
97% no Rotten Tomatoes | 9,2 no IMDb
Onde ver: Star+, Paramount+, Telecine e Prime Video
Em um dos melhores filmes dos anos 70, que, inclusive, já ganhou o Oscar, uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado e força os filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan) a assumir os negócios.
O Poderoso Chefão II (1974)
Título original: The Godfather Part II
96% no Rotten Tomatoes | 9,0 no IMDb
Onde ver: Star+, Paramount+, Telecine e Prime Video
Depois da máfia matar sua família, o jovem Vito (Robert De Niro) foge da sua cidade na Sicília e vai para os Estados Unidos. Lá, ele assassina Black Hand Fanucci (Gastone Moschin), que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poder de Vito cresce, mas sua família é o que mais importa para ele. Morando agora no Lago Tahoe, Michael (Al Pacino) planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana com negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth (Lee Strasberg) estão tentando matá-lo.
O Show Deve Continuar (1979)
Título original: All That Jazz
87% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Prime Video
Quando não está planejando seu novo musical ou trabalhando na produção de seu filme, o coreógrafo e diretor Joe Gideon (Roy Scheider) está tomando pílulas e dormindo com uma fila infinita de mulheres. O estresse mental e físico começa a afetar Joe, que agora tem que tomar uma decisão sobre o seu arriscado estilo de vida. O filme é uma semi-autobiografia escrita e dirigida pelo incrível Bob Fosse.
O Vencedor (1979)
Título original: Breaking Away
95% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
O filme conta a história de quatro adolescentes em Bloomington, Indiana que concluíram o ensino médio e não tem certeza o que eles querem fazer com suas vidas. É estrelado por Dennis Christopher, Dennis Quaid, Daniel Stern (o seu primeiro papel no cinema), Jackie Earle Haley, Barbara Barrie e Paul Dooley.
Operação Dragão (1973)
Título original: Enter the Dragon
88% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Onde ver: YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video
Na trama de Operação Dragão, um dos melhores filmes dos anos 70, o chefão chinês Han (Shih Kien) realiza um torneio de artes marciais em sua ilha-fortaleza, mas o evento serve apenas de desculpa para o recrutamento de novos distribuidores de ópio.
Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
Título original: Saturday Night Fever
82% no Rotten Tomatoes | 6,8 no IMDb
Onde ver: Telecine, Prime Video e Google Play Filmes
Em um dos clássicos dos anos 70, levando uma vida tranquila e ainda morando com os pais, Tony (John Travolta) trabalha em uma loja de tintas no Brooklyn. Nos fins de semana, ele se veste bem e vai com amigos à discoteca, onde se inscreve em concurso de danças prestes a começar.
Pink Flamingos (1972)
84% no Rotten Tomatoes | 6,0 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
O filme mais conhecido de John Waters explora o mundo dos personagens LGBTQIAP+ usando a cultura experimental do meio real. Nele, uma mulher excêntrica (Divine) e sua família desajustada competem com um casal de Baltimore (David Lochary, Mink Stole) pelo título de pessoas mais sujas e repugnantes, concedido por um jornal americano.
Planeta Fantástico (1973)
Título popular: Fantastic Planet
Título original: La planète sauvage
91% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Em Planeta Fantástico, um dos melhores filmes da década de 70, os Oms são criaturas humanas escravizadas no planeta Ygam. Lá, são tratados como brinquedos dos habitantes nativos azuis gigantes, os Draags.
Profissão: Repórter (1975)
Título popular: The Passenger
Título original: Professione: reporter
88% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Em um dos melhores filmes da década de 70, David Locke (Jack Nicholson), um repórter desiludido, é enviado em missão no Norte da África. Ao se deparar com o corpo de um homem, querendo recomeçar a vida, assume a identidade do cadáver. Ele logo descobre que o homem era um perigoso traficante de armas.
Rocky, um Lutador (1976)
Título original: Rocky
92% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes
Em um dos clássicos dos anos 70, Rocky Balboa (Sylvester Stallone) um boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed (Carl Weathers), quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill (Burgess Meredith), Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian (Talia Shire), a irmã de Paulie (Burt Young), seu amigo empacotador de carne.
Solaris (1972)
Título original: Solyaris
93% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
O psicólogo Kris Kelvin (Donatas Banjonis) viaja para a estação espacial Solaris para investigar um estranho fenômeno que atingiu a tripulação. Quando ele passa a experimentar os mesmos sintomas, ele mergulha nas profundezas escuras de sua própria consciência.
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
Título original: Star Wars
93% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb
Onde ver: Disney+
Um dos melhores filmes dos anos 70 e o começo de uma das maiores franquias do cinema, é o quarto filme na narrativa cronológica e foi posteriormente comercializado como Episódio IV.
Na história, Luke Skywalker (Mark Hamill) começa uma jornada que vai mudar a galáxia. Dezenove anos após a formação do Império, ele é empurrado para a luta da Aliança Rebelde quando conhece Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), que viveu por anos em reclusão no planeta deserto de Tatooine. Obi-Wan começa o treinamento Jedi de Luke enquanto se unem em uma ousada missão para resgatar a bela líder rebelde Princesa Leia (Carrie Fisher) das garras de Darth Vader (David Prowse) e do império do mal.
Superman: O Filme (1978)
Título original: Superman
94% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes
Pouco antes da destruição do planeta Krypton, o cientista Jor-El (Marlon Brando) envia seu pequeno filho Kal-El (Christopher Reeve) em uma nave espacial à Terra. Criado pelos agricultores Jonathan e Martha Kent, o jovem Clark descobre a fonte de seus poderes sobre-humanos e se muda para Metrópolis para combater o mal. Como Superman, ele luta contra o vilão Lex Luthor (Gene Hackman) e como repórter, Clark Kent, tenta conquistar Lois Lane (Margot Kidder).
Suspiria (1977)
94% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Prime Video
Uma dica é: não assista ao remake de 2018 sem antes passar por esse original de 1977. A estética abordada por Dario Argento faz toda a diferença para entender o propósito do filme e como ele é apenas um pedaço do todo que o diretor construiu em sua carreira.
Suspiria, um dos clássicos dos anos 70, é a primeira parte da trilogia de três mães, feita por Argento. Nela, uma americana recém-chegada a uma prestigiada academia de balé alemã percebe que a escola é uma fachada para algo sinistro no meio de uma série de assassinatos horripilantes. Com exceção do filme seguinte, “Inferno”, de 1980, o diretor nunca fez nada tão impressionante quanto “Suspiria”.
As cores deslumbrantes, a atuação exageradamente dramática com jogadas de câmera estratégicas, fornecem um toque de beleza para as cenas mais brutais e icônicas que se pode imaginar. É um cinema experimental que deu certo e mesmo que Luca Guadagnino tenha tentado replicar a fórmula, não teve tanto sucesso.
Taxi Driver (1976)
89% no Rotten Tomatoes | 8,2 no IMDb
Onde ver: Max, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes
Em um dos melhores filmes da década de 70, o motorista de táxi de Nova York Travis Bickle (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
The Rocky Horror Picture Show (1975)
80% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: Star+
Convenhamos que The Rocky Horror Picture Show não só é um dos melhores filmes dos anos 70 mas também de todos os tempos. Além do roteiro e do elenco, ele revolucionou a representatividade queer nas telas, sendo polêmico e, ao mesmo tempo, genial.
Neste clássico que se tornou cult com o tempo, os namorados Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Sarandon), presos na estrada com um pneu furado durante uma tempestade, decidem se refugiar na estranha mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um cientista travesti.
À medida que a inocência do casal se dissipa, eles encontram na mansão vários personagens peculiares, incluindo o motociclista Eddie (Meat Loaf) e Riff Raff, um mordomo assustador (Richard O’Brien). Por meio de danças bem coreografadas e canções que grudam na cabeça, Frank-N-Furter revela sua última criação: um homem musculoso de sunga dourada chamado “Rocky Horror” (Peter Hinwood).
Todos os Homens do Presidente (1976)
Título original: All the President’s Men
94% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Prime Video, YouTube, Google Play Filmes e Apple TV
Em um dos melhores filmes da década de 70, dois repórteres rivais que trabalham para o Washington Post, Bob Woodward (Robert Redford) e Carl Bernstein (Dustin Hoffman), pesquisam sobre o roubo de 1972 da Sede do Partido Democrático no condomínio Watergate. Com a ajuda de uma fonte misteriosa, os dois repórteres fazem uma conexão entre os ladrões e um funcionário da Casa Branca. Apesar das advertências sobre sua segurança, a dupla segue o dinheiro por todo o caminho até o topo.
Touki Bouki – A viagem da hiena (1973)
Título popular: Journey of The Hyena
Título original: Touki Bouki
88% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb
Onde ver: Indisponível no momento
Em um dos melhores filmes dos anos 70, Mory (Magaye Niang) é vaqueiro e motociclista, Anta (Miriam Niang) é universitária. Eles se conhecem em Dacar e sonham trocar o Senegal pela França. Touki Bouki, a viagem da hiena, o primeiro longa de Mambéty, fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes em 1973, onde recebeu o prêmio da crítica.
Tubarão (1975)
Título original: Jaws
97% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Telecine, Prime Video, YouTube e Google Play Filmes
Nessa realidade, os humanos pensam que conquistaram o mundo, mas não é bem assim. Enquanto estão focados na supremacia, a natureza vai se reorganizando para dar uma resposta a altura. Nesse blockbuster, um tubarão desencadeia o próprio caos numa praia e cabe a um xerife, um biólogo e um marinheiro a lutarem por suas vidas e pela população. Se prepare para muito sangue!
Um Dia de Cão (1975)
Título original: Dog Day Afternoon
96% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: YouTube, Google Play Filmes, Apple TV e Prime Video
Em um dos clássicos dos anos 70, quando o inexperiente criminoso Sonny Wortzik (Al Pacino) lidera um assalto a um banco em Brooklyn, tudo começa a dar errado e uma situação de refém surge. Sonny e seu cúmplice, Sal Naturile (John Cazale), tentam desesperadamente manter o controle, mas a mídia descobre o caso e o FBI chega, criando uma tensão ainda maior. Gradualmente, os verdadeiros motivos para o roubo são revelados.
Um Estranho no Ninho (1975)
Título original: One Flew Over the Cuckoo’s Nest
93% no Rotten Tomatoes | 8,7 no IMDb
Onde ver: YouTube, Apple TV e Google Play Filmes
Um dos melhores filmes dos anos 70 que, inclusive, já ganhou o Oscar, é ambientado em uma clínica psiquiátrica. O filme conta a história de Randle McMurphy (Jack Nicholson), um homem de espírito livre que termina no lugar por ter fugido da prisão e acaba então liderando os pacientes em uma rebelião contra a equipe opressiva, chefiada pela enfermeira Ratched (Louise Fletcher).
Veja também
Os melhores musicais de todos os tempos
Os 25 melhores filmes sobre espaço de todos os tempos
Fontes: Rolling Stone e Rotten Tomatoes
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Amei que adicionaram The Rocky Horror ❤️