Índice
- 2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano (2005)
- A Vida Invisível (2019)
- Abril Despedaçado (2001)
- Aquarius (2016)
- Assalto ao Banco Central (2011)
- Bacurau (2019)
- Benjamim (2004)
- Benzinho (2018)
- Bicho de Sete Cabeças (2000)
- Bingo – O Rei das Manhãs (2017)
- Boa Sorte (2014)
- Boi Neon (2015)
- Bye Bye Brasil (1980)
- Carandiru (2003)
- Cazuza – O Tempo Não Pára (2004)
- Central do Brasil (1998)
- Cidade de Deus (2002)
- Como Nossos Pais (2017)
- Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
- Divino Amor (2019)
- Domésticas (2001)
- Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
- Eduardo e Mônica (2020)
- Eles não usam Black-Tie (1981)
- Estômago (2007)
- Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
- Lisbela e o Prisioneiro (2003)
- Madame Satã (2002)
- Marighella (2019)
- Medida Provisória (2020)
- Meu Nome Não é Johnny (2008)
- Meu Pé de Laranja Lima (2012)
- Minha Mãe é Uma Peça (2013)
- Nise – O Coração da Loucura (2015)
- Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou (2014)
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
- O Quatrilho (1995)
- O Que É Isso, Companheiro? (1997)
- O Auto da Compadecida (2000)
- O Bandido da Luz Vermelha (1968)
- O Beijo da Mulher Aranha (1985)
- O Céu de Suely (2006)
- O Homem do Futuro (2011)
- O Homem que Copiava (2003)
- O Lobo Atrás da Porta (2013)
- O Palhaço (2011)
- O Som ao Redor (2012)
- Olga (2004)
- Os Normais – O Filme (2003)
- Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
- Que Horas Ela Volta? (2015)
- Redentor (2004)
- Saneamento Básico, o Filme (2007)
- Se Eu Fosse Você (2006)
- Terra em Transe (1967)
- Todas as Mulheres do Mundo (1966)
- Tropa de Elite (2007)
- Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
- Última Parada 174 (2008)
Desde os clássicos da melhor comédia brasileira até os dramas mais cativantes, confira a lista de melhores filmes brasileiros de todos os tempos!
2 Filhos de Francisco: A História de Zezé di Camargo & Luciano (2005)
Onde ver: Globoplay e Paramount+
Essa cinebiografia entre os melhores filmes brasileiros conta a história de Francisco (Ângelo Antônio), um homem simples e pobre, cujo sonho era ver os dois filhos se tornarem estrelas da música sertaneja e que se esforçou ao máximo para que isso acontecesse.
A Vida Invisível (2019)
Onde ver: Paramount+
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, antigas cartas de sua irmã Guida (Julia Stockler), há muito desaparecida, surpreendem Eurídice (Carol Duarte e Fernanda Montenegro), uma senhora de 80 anos. No Rio de Janeiro dos anos 1950, Guida e Eurídice são cruelmente separadas, impedidas de viver os sonhos que alimentavam juntas ainda adolescentes. Invisíveis em uma sociedade paternalista e conservadora, elas se desdobram para seguir em frente.
Abril Despedaçado (2001)
Onde ver: YouTube
Nesse filme brasileiro ambientado em 1910, Tonho (Rodrigo Santoro) vive com sua família no sertão brasileiro. O seu pai tenta convencê-lo a vingar a morte do irmão mais velho, assassinado por uma família rival, mas sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa a questionar a lógica da violência e da tradição.
Aquarius (2016)
Onde ver: Netflix
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.
Assalto ao Banco Central (2011)
Onde ver: YouTube
Nesse filme brasileiro, acompanhado das pessoas certas, um homem conhecido como Barão (Milhem Cortaz) põe em prática o plano perfeito para assaltar o Banco Central e levar toneladas de dinheiro sem disparar nenhum alarme.
Bacurau (2019)
Onde ver: Globoplay
Um dos melhores filmes brasileiros aclamado na história do cinema nacional. Na história, os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade.
Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomás Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Benjamim (2004)
Onde ver: Globoplay
Baseado no livro homônimo de Chico Buarque de Holanda, esse filme nacional conta a história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos. Ao conhecer a jovem Ariela Masé (Cléo Pires), de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia (Paulo José) revive as delícias e os horrores da paixão. A “reencarnação” de sua amada, Castana Beatriz (Cléo Pires), morta nos anos 1960 pela ditadura militar, tem algo a mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.
Benzinho (2018)
Onde ver: Prime Video
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Irene (Karine Teles) é uma mãe de família que precisa lidar com a partida prematura de seu filho mais velho, Fernando (Konstantinos Sarris), que vai tentar a vida como jogador de handebol na Alemanha.
Bicho de Sete Cabeças (2000)
Onde ver: Netflix
Nesse filme nacional, o relacionamento entre Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) está cada vez pior. A situação entre os dois vai ficando próxima de um limite, e o pai decide internar o filho em um manicômio, local em que o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.
Bingo – O Rei das Manhãs (2017)
Onde ver: HBO Max
Baseado na história real de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço Bozo, o filme nacional Bingo – O Rei das Manhãs acompanha Augusto (Vladimir Brichta), um homem que sempre sonhou com o estrelato e finalmente tem sua chance ao se tornar Bingo, um palhaço apresentador de um programa infantil. Mas a cláusula no contrato não permite que a identidade do palhaço seja revelada, deixando Augusto com frustração de ser o homem anônimo mais famoso do Brasil.
Boa Sorte (2014)
Em um dos melhores filmes brasileiros, João (João Pedro Zappa) é um adolescente com vários problemas de comportamento. Depois de ser diagnosticado com depressão, sua família decide interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite (Deborah Secco), uma paciente portadora do vírus HIV, em fase terminal.
Os dois se apaixonam e vivem um intenso romance. Apesar de saber que Judite pode morrer a qualquer momento, João passa a ver a vida de outra forma, ao mesmo tempo que dá um novo sentido para a vida de sua amada.
Boi Neon (2015)
Onde ver: Netflix
No filme brasileiro Boi Neon, Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste trabalhando em vaquejadas. Seu maior sonho é largar tudo e começar uma nova carreira na moda como estilista no Polo de Confecções do Agreste.
Bye Bye Brasil (1980)
Onde ver: Globoplay
Em um dos melhores filmes brasileiros, Salomé, Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha (Príncipe Nabor) são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira, que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), em uma jornada da Amazônia até Brasília.
Carandiru (2003)
Onde ver: Netflix
Um dos maiores sucessos entre os filmes populares do cinema brasileiro, esse longa-metragem acompanha um médico sanitarista que se oferece para realizar o trabalho de prevenção ao vírus HIV no Carandiru, maior presídio da América Latina, durante a década de 1990.
Convivendo diariamente com a dura realidade dos detentos, ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos. Paradoxalmente, ele conhece o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.
Cazuza – O Tempo Não Pára (2004)
Onde ver: Paramount+
Esse filme nacional resgata a trajetória profissional e pessoal de Cazuza (Daniel de Oliveira), do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. O sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira mesmo debilitado pela AIDS.
Central do Brasil (1998)
Onde ver: Globoplay
Aclamado e grande patrimônio do cinema brasileiro, Central do Brasil acompanha Dora (Fernanda Montenegro), uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas.
Um dia, Josué (Vinícius de Oliveira), o filho de nove anos de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Cidade de Deus (2002)
Onde ver: Netflix
Em um dos filmes populares mais importantes do cinema nacional, Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio.
Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.
Como Nossos Pais (2017)
Onde ver: Prime Video
No filme brasileiro Como Nossos Pais, Rosa (Maria Ribeiro) é uma mulher que almeja a perfeição como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Filha de intelectuais e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Onde ver: Globoplay
Mais um patrimônio do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol acompanha Manuel (Geraldo Del Rey) que é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Antonio Pinto) e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães), juntando-se aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim de qualquer sofrimento.
Porém, ao presenciar a morte de uma criança, Rosa toma medidas drásticas. Enquanto isso, Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.
Divino Amor (2019)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme nacional, Joana (Dira Paes), uma escrivã de cartório, usa sua posição no trabalho para salvar casais que chegam para se divorciar. Ela faz de tudo para levar os clientes a participarem de uma terapia religiosa de reconciliação no grupo “Divino Amor”. Tudo é em nome de um projeto maior para a manutenção da família sagrada dentro da fé e da fidelidade conjugal.
Domésticas (2001)
Onde ver: AppleTV (aluguel), Youtube (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, empregadas domésticas contam suas desventuras em busca de um futuro melhor ou da patroa perfeita. Limpam casas e sonham com carreira de modelo, casamento, um marido melhor, estudos e por aí vai. Cinco delas têm expectativas diferentes, mas vivem a mesma realidade.
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Onde ver: Telecine
Nesse clássico entre os filmes populares do cinema brasileiro, durante o carnaval de 1943 na Bahia, Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente. Sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável, pois, apesar de ter vários defeitos, ele era um excelente amante.
Algum tempo depois, ela se casa com Teodoro Madureira (Mauro Mendonça), um farmacêutico que é o oposto do primeiro marido. Juntos, eles têm uma vida estável e tranquila, mas tediosa, até o dia em que o fantasma de Vadinho aparece na cama de Dona Flor.
Eduardo e Mônica (2020)
Onde ver: Globoplay
Baseado na famosa música do Legião Urbana de mesmo nome, em um dia atípico, uma série de coincidências levam Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga) em uma festa. Uma curiosidade é despertada entre os dois e, apesar de não serem parecidos, eles se apaixonam perdidamente. Em Brasília, na década de 1980, esse amor precisa amadurecer e aprender a superar as diferenças.
Eles não usam Black-Tie (1981)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme brasileiro, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri) é um militante sindical que organiza um movimento grevista para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, na qual seu filho Tião (Carlos Alberto Riccelli) também trabalha. Mas, com a namorada grávida, o jovem resiste à greve para não perder o emprego.
Estômago (2007)
Onde ver: Netflix
Em um dos filmes mais aclamados do cinema nacional, Raimundo Nonato (João Miguel) mudou-se para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Ele trabalha como faxineiro em um bar e descobre que seu talento é mesmo na cozinha.
Então, Raimundo faz do local um sucesso e acaba sendo contratado para trabalhar em um restaurante italiano da região como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que agora tem uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor, a prostituta Íria (Fabiula Nascimento). Mas rapidamente sua vida vira de cabeça para baixo.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Nesse filme brasileiro, Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fábio Audi) chega em seu colégio, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Lisbela e o Prisioneiro (2003)
Onde ver: YouTube
Em um dos melhores filmes populares do cinema nacional, a jovem Lisbela (Débora Falabella) demonstra adorar ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Já Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade da moça.
Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas Lisbela está de casamento marcado. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu.
Madame Satã (2002)
Onde ver: Globoplay
Nesse patrimônio do cinema nacional, ambientado nas favelas do Rio de Janeiro dos anos 1930, João Francisco dos Santos (Lázaro Ramos) é várias coisas – filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e patriarca de um bando de párias. João se expressa no palco de um cabaré como a travesti Madame Satã.
Marighella (2019)
Onde ver: Globoplay
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella (Seu Jorge) tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio (Bruno Gagliasso), policial que o rotula como inimigo público do país.
Medida Provisória (2020)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme brasileiro, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), além de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles.
Meu Nome Não é Johnny (2008)
Onde ver: Globoplay e Paramount+
Em um dos melhores filmes brasileiros, João Guilherme Estrella (Selton Mello) é um jovem da classe média que se torna o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. O rapaz inteligente e adorado pelos pais passa a ser investigado pela polícia e enfrenta a dura realidade de um criminoso.
Meu Pé de Laranja Lima (2012)
Onde ver: Netflix
Nesse filme brasileiro, Zezé (João Guilherme) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de seu pai estar desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo.
Minha Mãe é Uma Peça (2013)
Onde ver: Netflix
Um dos filmes populares que faz parte da melhor comédia brasileira e traz Paulo Gustavo em seu icônico papel de Dona Hermínia, uma senhora de meia-idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem.
Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Um dia, após descobrir que eles a consideram chata, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. Dona Hermínia decide visitar a querida tia Zélia (Suely Franco) para desabafar suas tristezas atuais e recordar os bons tempos que ficaram no passado.
Nise – O Coração da Loucura (2015)
Onde ver: Star+
Nesse filme brasileiro ambientado nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.
Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou (2014)
Onde ver: Netflix
Nesse filme brasileiro, Fernanda (Mônica Martelli), de 39 anos, trabalha organizando casamentos. A grande ironia é que ela é solteira. A produtora lida com os mais diversos tipos de homem e reserva grande parte do seu tempo à procura do par perfeito.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)
Onde ver: Google Play Filmes
Ambientado em 1970, acompanhamos neste filme nacional Mauro (Michel Joelsas), um garoto de 12 anos que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente quando seus pais saem de férias de forma inesperada.
Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes de esquerda perseguidos pela ditadura militar. O casal decide deixá-lo com o avô paterno, que falece justamente no mesmo dia em que o garoto chega em São Paulo. Assim, Mauro acaba ficando com Shlomo (Germano Haiut), um velho judeu solitário que é seu vizinho.
O Quatrilho (1995)
Onde ver: Globoplay
Em 1910, em uma comunidade rural de imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, dois casais dividem a mesma casa. O tempo faz com que uma das esposas se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar uma vida nova, deixando para trás seus parceiros.
O Que É Isso, Companheiro? (1997)
Onde ver: Globoplay
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, um jornalista e seu amigo abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 1960, após a publicação do AI-5. Os dois se alistam em um grupo guerrilheiro de esquerda e, em uma das ações do grupo militante, César (Selton Mello) é ferido e capturado pelos militares. Fernando (Pedro Cardoso) então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
O Auto da Compadecida (2000)
Onde ver: Globoplay
A melhor comédia brasileira de todos os tempos que, inclusive, tem um segundo filme em andamento.
Nesse filme nacional, acompanhamos as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini), que os persegue pela região.
O Bandido da Luz Vermelha (1968)
Onde ver: Prime Video
Em O Bandido da Luz Vermelha, um dos marcos do cinema brasileiro, o assaltante João Acácio Pereira da Costa (Paulo Villaça), conhecido como Bandido da Luz Vermelha, assalta residências, realiza fugas ousadas e gasta o dinheiro de forma extravagante. Porém, uma vez encurralado, recorre a medidas extremas.
O Beijo da Mulher Aranha (1985)
Onde ver: Globoplay
Nessa adaptação de O Beijo da Mulher Aranha para o cinema nacional, dois prisioneiros dividem a mesma cela e aprendem a conviver e a se respeitar. Um deles é homossexual e distrai, através das histórias que conta, seu companheiro de cela, um preso político que sofre por estar longe da mulher que ama.
O Céu de Suely (2006)
Onde ver: Netflix
Nesse filme aclamado do cinema nacional, Hermila (Hermila Guedes) é uma jovem de 21 anos que está de volta à sua cidade natal, a pequena Iguatu, no interior do Ceará. Ela retorna com seu filho, Mateuzinho, e aguarda a chegada de Mateus, pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes.
O tempo passa e Mateus simplesmente desaparece. Hermila quer deixar o lugar de qualquer forma e tem uma ideia inusitada: rifar seu próprio corpo para conseguir dinheiro suficiente para comprar passagens de ônibus para longe e iniciar nova vida.
O Homem do Futuro (2011)
Onde ver: Prime Video
Nesse filme brasileiro, Zero (Wagner Moura) é um cientista ridicularizado cuja última invenção o levou ao passado, lhe dando a chance de refazer sua vida. De volta à época de faculdade, ele reencontra Helena (Alinne Moraes), sua paixão, mas acaba interferindo em acontecimentos do futuro. Agora, Zero precisa consertar o futuro sem perder Helena de novo.
O Homem que Copiava (2003)
Onde ver: Globoplay e Paramount+
Em um dos filmes populares do cinema nacional, para se aproximar da garota que gosta, André (Lázaro Ramos) decide comprar algo na loja em que ela trabalha. Como seu salário não é suficiente, ele pensa em copiar uma nota de 50 reais.
O Lobo Atrás da Porta (2013)
Um dos melhores filmes brasileiros e definitivamente com uma das histórias mais densas do cinema brasileiro.
No filme nacional O Lobo Atrás da Porta, uma criança é sequestrada e seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), decidem ir até a delegacia. O delegado resolve interrogá-los separadamente e descobre que Bernardo tinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que também é levada ao local para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes.
O Palhaço (2011)
Nesse filme nacional, Benjamim (Selton Mello) e seu pai, Valdemar (Paulo José), formam a divertida dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue. Os dois trabalham em um circo mambembe, mas Benjamin decide abandonar a vida artística e mergulhar em uma nova aventura para realizar um grande sonho.
O Som ao Redor (2012)
Onde ver: Netflix
Em um dos melhores filmes brasileiros, a vida dos residentes de uma rua de classe média do Recife toma um rumo inesperado quando uma empresa de segurança particular é contratada para trazer paz aos moradores. Para alguns deles, a presença dos guardas cria mais tensão do que alívio.
Olga (2004)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme brasileiro, a militante comunista Olga Benário (Camila Morgado) é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Na capital russa, Olga faz treinamento militar e fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem.
Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de sete meses, ela é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstraße.
Os Normais – O Filme (2003)
Onde ver: Globoplay
No filme que compõe a melhor comédia brasileira, Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) estão prestes a se casar, com parceiros diferentes. Ambas as cerimônias estão marcadas para a mesma sacristia, e é aí que eles se conhecem e conversam pela primeira vez, dando início a uma série de confusões muito longe do normal.
Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980)
Em um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos, um menino menor abandonado de 11 anos vive na rua após a fuga de um reformatório, onde aprendeu bastante sobre o crime ao conviver com todos os tipos de delinquentes. Ele sobrevive no Rio de Janeiro atuando como traficante, assassino e, até, cafetão.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Onde ver: Netflix
Um dos melhores filmes brasileiros e marco no cinema nacional, Que Horas Ela Volta? acompanha a pernambucana Val (Regina Casé) que se mudou para São Paulo com o intuito de proporcionar melhores condições de vida para a filha, Jéssica (Camila Márdila).
Anos depois, a garota lhe telefona, dizendo que quer ir para a cidade prestar vestibular. Os patrões de Val recebem a menina de braços abertos, porém a diferença de realidades gera um desconforto na casa.
Redentor (2004)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme brasileiro, Célio (Pedro Cardoso) é um jornalista que vive uma crise familiar desde que seu pai adoeceu por não ter recebido as chaves de um apartamento, mesmo depois de pagar 17 anos de prestações à construtora do Dr. Sabóia (José Wilker), um empresário corrupto. Ele decide se vingar de Otávio (Miguel Falabella), filho do Dr. Sabóia e seu ex-amigo, provando suas falcatruas, mas acaba se envolvendo em ainda mais problemas. Tudo muda quando ele começa a ter visões divinas, acreditando que sua missão é fazer Otávio se arrepender e ajudar quem prejudicou.
Saneamento Básico, o Filme (2007)
Onde ver: Globoplay
Melhor comédia brasileira pouco vista. Com um elenco surreal de bom incluindo Fernanda Torres, Camila Pitanga, Wagner Moura, Lázaro Ramos e Bruno Garcia, em Saneamento Básico, o Filme, moradores batalham para conseguir tratamento de esgoto na pequena vila onde vivem, e descobrem que não há verbas para solucionar o problema. A única solução é gravar um vídeo de ficção para concorrer a uma verba do governo.
Se Eu Fosse Você (2006)
Onde ver: Prime Video
Se Eu Fosse Você com certeza é um dos filmes populares do cinema brasileiro que mais divertiram o público na época em que foi lançado.
Na história, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) são casados há muitos anos e enfrentam a rotina do casamento. Um dia eles são atingidos por um fenômeno inexplicável e trocam de corpos. Apavorados, eles tentam lidar com a situação até encontrar uma solução para reverter o acontecimento bizarro. Mas à medida que vão enfrentando obstáculos, eles passam a aprender e a entender mais sobre o outro.
Terra em Transe (1967)
Onde ver: Globoplay
Em um dos filmes mais importantes e aclamados do cinema brasileiro, um país fictício da América Latina, Eldorado, é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder.
Todas as Mulheres do Mundo (1966)
Onde ver: Globoplay
Nesse filme brasileiro, o romance com a professora Maria Alice (Leila Diniz) não sai da cabeça do bon vivant inveterado, Paulo (Paulo José). Depois de conquistá-la, o namoro passa por períodos de turbulências, que são compartilhados com o amigo Edu (Flávio Migliaccio).
Tropa de Elite (2007)
Onde ver: Netflix e Prime Video
Um dos filmes populares de mais sucesso do cinema nacional dos anos 2000.
Na história desse filme brasileiro, Nascimento (Wagner Moura), capitão da Tropa de Elite do Rio de Janeiro, é designado para chefiar uma das equipes que tem como missão apaziguar o Morro do Turano. Ele precisa cumprir as ordens enquanto procura por um substituto para ficar em seu lugar.
Em meio a um tiroteio, Nascimento e sua equipe resgatam Neto (Caio Junqueira) e Mathias (André Ramiro), dois aspirantes a oficiais da PM. Ansiosos para entrar em ação e impressionados com a eficiência de seus salvadores, os dois se candidatam ao curso de formação da Tropa de Elite.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)
Depois de uma operação fracassada, Nascimento (Wagner Moura) é afastado do Bope e agora trabalha como subsecretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. No novo cargo, o ex-capitão é arrastado para uma disputa política sangrenta que envolve funcionários do governo e grupos paramilitares.
Última Parada 174 (2008)
Baseado em fatos, o filme nacional é ambientado nos anos 2000. Nele, Sandro do Nascimento (Michel de Souza), sobrevivente da chacina da Candelária, sequestra um ônibus no Rio de Janeiro, mantendo uma mulher sob a mira do seu revólver.
Veja também
Melhores filmes e séries disponíveis na Netflix
Os melhores filmes de comédia romântica de todos os tempos
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Muita preciosidade aí.
Faltou “Eles não usam Black-Tie”.
Assistam.