Marvel's spider-man 2

Os incríveis poderes e habilidades de Venom são destaque em Marvel’s Spider-Man 2 

Avatar de eduardo rebouças
Os novos poderes de simbionte, além do combate no jogo e outras funcionalidades do PlayStation 5 foram revelados pela Sony; veja aqui todos os detalhes

A Sony entrou em mais detalhe sobre algumas das novidades do novo jogo do Homem-Aranha, Marvel’s Spider-Man 2, que tem data de lançamento no próximo dia 20 de outubro. Dentre elas estão os novos poderes do simbionte Venom e algumas dicas sobre a história do jogo.

Uma impressionante demonstração

Marvel's spider-man 2
Marvel’s Spider-Man 2 é um dos carros-chefe da Sony na nova safra de jogos deste ano, exclusivos para o PlayStation 5. (Imagem: Sony/Marvel)

Pouco tempo após a apresentação State of Play que foi ao ar na última quinta-feira, dia 14, a Sony publicou uma postagem contendo mais informações sobre o vindouro Marvel’s Spider-Man 2, jogo produzido pela Insomniac Games, também conhecida pela série de jogos de plataforma Ratchet & Clank.

Três dos principais nomes do projeto participaram dessa conversa, Bryan Intahar, o diretor criativo sênior, o diretor de jogo sênior de Spider-Man 2, Ryan Smith e o diretor sênior de narrativa, Jon Paquette. A parte da aventura que foi comentada na matéria se passa a algumas horas do início do jogo, quando o escalador de paredes vestindo o traje do simbionte enfrenta Kraven, o caçador. ()

Esse embate, agora mostrado como destaque, serviu como o início do trailer que foi visto em outro trailer durante a Summer Games Fest, em junho, quando aconteceu a primeira exibição da jogabilidade de Spider-Man 2. Dentre o muito que foi mostrado, houve novas atividades relacionadas à invenção de asas de teia do herói, mais crimes urbanos para dar conta, sem falar algumas pontas relacionadas às lutas mais ferrenhas que o alter-ego de Parker terá que enfrentar de frente.

Marvel's spider-man 2
Tivemos mais alguns vislumbres no novo traje de simbionte do Homem-Aranha, durante seu embate contra o Lagarto. (Imagem: Sony/Marvel)

O autor da matéria, Gillen McAllister, mostrou-se impressionado com o que viu, baseando-se na sua experiência na demo quando comparada aos jogos anteriores, os quais ele testou poucos momentos antes, exatamente para comparar o que jogamos há três anos atrás com o que está por vir.

Antes de mais nada, cabe contar que haverá não só um Homem-Aranha, mas dois. Depois de cada um ter seu próprio jogo solo, Peter Parker e Miles Morales juntarão suas forças em uma aventura em dupla, e a jogabilidade é baseada na intercambialidade entre os dois, que ocorre em tempo real, graças à tecnologia SSD do PlayStation 5

Essa troca de personagem, promete a Insomniac, renderá momentos inusitados, o que nos faz lembrar de uma mecânica semelhante em Grand Theft Auto V, jogo que tinha três protagonistas distintos, os quais o jogador podia trocar a qualquer momento, gerando momentos cômicos muitas vezes. 

Não é surpresa afirmar que cada um dos Aranhas terá missões próprias para se jogar, sem falar das habilidades únicas de cada um, como a eletricidade e invisibilidade de Miles, e os apetrechos de Peter, que foram colocados ao teste em sua aventura anterior. Por outro lado, como os dois são Homens-Aranha, as habilidades de base continuam as mesmas, por isso não há de haver muito estranhamento em termos de controles de um personagem para o outro.

Uma história de duas aranhas

Como foi mostrado no trailer de revelação do jogo há dois anos, Parker terá acesso a muitas habilidades especiais, que antes eram ligadas a trajes diferentes no primeiro Marvel’s Spider-Man, mas que agora são algumas de muitas possibilidades de customização, como é o caso dos quatro braços mecânicos. Isso tudo, é claro, sem contar com os poderes únicos do traje do simbionte, que se manifestarão quando Peter entrar em contato com a entidade Venom durante a história.

Miles, por sua vez, terá poderes que evoluirão conforme o andar da aventura, segundo Intahar. E não haverá somente uma sequência de atualizações para essas habilidades, mas algumas, o que vale para os dois heróis. Um exemplo dado é um dos poderes que pode ser destravado perto do início do jogo, o choque do Aranha, que atira uma cascata elétrica que dá um choque em qualquer um pego na teia dos combatentes do crime. Para o bel prazer de McAllister, ele pode contar com a pancada na parede, em que Parker balança em sua teia com uma mão e arremessa com tudo um bandido contra a parede, nocauteando sua vítima com os dois pés.

Todas essas habilidades e poderes funcionarão para tornar o combate mais dinâmico e flexível, sem falar muito divertido de se jogar. Junto delas, os heróis contarão com muitas das invenções de Peter, que é um cientista durante seus momentos de folga, cujas capacidades ajudarão os Aranhas a manter o controle sobre os grupos de inimigos que eles enfrentarão, junto, claro, de seus atiradores de teia. O efeito é tão poderoso que até a tampa de um bueiro pode acabar vindo junto com os bandidos, o que aconteceu durante uma luta de McAllister na demo.

O simbionte selvagem

Marvel's spider-man 2
Peter contará com todo o poder e ferocidade de Venom no novo jogo. (Imagem: Sony/Marvel)

Sem dúvida, a principal atração de Marvel’s Spider-Man 2 será o simbionte, e durante a demonstração dada para a matéria da Sony, ele não deixou pedra sobre pedra, graças à sua ferocidade e agressividade. O traje sombrio de Parker confere a ele uma linha completamente única de habilidades a se destravar, colocadas ao teste contra os capangas de Kraven

Por exemplo, os braços do herói agora poderão se estender o quanto for necessário a fim de esmurrar inimigos, sem falar em trazê-los para mais perto, e para o espanto deles, descer com tudo no chão. Entre as habilidades únicas do simbionte, destaca-se também uma que envolve Parker em uma gosma que se joga para a frente, utilizando essa movimentação e espinhos nojentos para jogar os bandidos para longe.

Junto de habilidades como essas, o jogo contará com um sistema de áudio ainda mais espantoso que o primeiro game, sem falar nos visuais da geração atual e das funções de vibração háptica do controle Dual Sense. Todos esses aspectos da apresentação, em conjunto, aumentarão a imersão do jogador especialmente quando estiverem trajando o simbionte, o que tudo indica já se tornará disponível após a primeira missão da história, durante uma batalha do herói em um laboratório, sem dúvida relacionado ao seu arqui-inimigo, Norman Osborn.

Mas nem tudo é um mar de rosas para o simbionte, pois ele mantém as fraquezas apresentadas no quadrinho, a principal sendo sua hipersensibilidade a sons agudos, o que os caçadores de Kraven usarão e abusarão durante a aventura dos Aranhas. Uma cena digna de nota da demo, que ocorre em uma igreja, mostrou muito bem essa fraqueza, também comunicada ao jogador por meio das vibrações intensas do controle do PlayStation 5, quando o sino é tocado.

Transformações, tecnologia e outros perigos

.
A mobilidade no game não só se resumirá a balançar nas teias pelos céus de Nova York; agora pode-se planar até. (Imagem: Sony/Marvel)

Um aspecto muito marcante em ambos os jogos anteriores e a expansão The City That Never Sleeps, em que o Aranha enfrentou Cabeça-de-Martelo, é a presença de habilidades aumentadas por tecnologia. Os diretores do jogo fizeram questão de distanciar a nova aventura disso, para focar-se mais nas transformações biológicas trazidas para a história pelo simbionte mutante. Isso, afirmam eles, servirá para guiar Marvel’s Spider-Man 2 para uma direção de história distinta, dando ao vilão principal, Kraven, um alvo digno de sua grande caçada.

Mas nem toda caçada ocorrerá por parte da bandidagem, pois por meio de drones, por exemplo, os Aranhas poderão ter a iniciativa de ataque contra as forças de Kraven. Contanto também com seus reflexos super-humanos, ambos Morales e Parker serão capazes de desviar de ataques e contra-atacar com a mesma naturalidade de sempre. Bem como os jogos anteriores, ataques vindos na direção dos heróis são denominados por um brilho amarelo, e ao apertar o botão L1, acontece o bloqueio e revide. Mas lembre-se: nem todos os golpes inimigos poderão ser evitados assim, fazendo com que seja necessário desviar deles.   

E nem tudo no jogo será influenciado por quão bem você maneja os heróis durante as muitas lutas, mas também no território dos relacionamentos deles com amigos e familiares. Um dos grandes amigos de Peter, Harry, filho do vilão Osborn, fará sua triunfal estreia na história de Marvel’s Spider-Man 2; esta que ocorre nove meses depois dos eventos de Spider-Man: Miles Morales

Depois do final do primeiro jogo em que foi revelado que Harry não esteve fora de cena por estar viajando na Europa, e sim preso no laboratório do pai em busca de uma cura para uma doença não-revelada, outra porca é jogada no meio da amizade emaranhada dele com Parker: ele descobrirá a identidade secreta do amigo. Tal acontecimento torna a relação entre os dois um tanto quanto delicada, o que, pelo menos na demonstração comentada na matéria, é colocada à frente nas cenas entre os dois personagens.

Uma das partes que mais dividiu jogadores nos jogos anteriores estará de volta no novo jogo, os quebra-cabeças. Descritos na matéria da Sony sobre o jogo, haverá momentos em que a ação dará lugar a minigames, como um em que sequências de ADN precisam ser “zapeadas”, substituindo-as por outras saudáveis. Tais ações também são ligadas às vibrações do controle do PlayStation 5, o que a Insomniac promete acrescentar ainda mais tensão a esses momentos que muitas vezes irritaram jogadores – eu inclusive – durante os primeiros dois jogos.  

Uma boa dose de bom humor

Marvel's spider-man 2
A porrada come solta, mas isso não significa que ficaremos sem as piadinhas infames de nosso herói favorito. (Imagem: Sony/Marvel)

Marvel’s Spider-Man 2 não seria um produto relacionado ao Amigão da Vizinhança sem haver muito bom humor, com piadinhas inusitadas e contextualizadas com o que acontece na tela durante o jogo. Muitas delas, aparentemente, servirão para quebrar a forte tensão entre Peter e Harry, com os grandes amigos dividindo a tela com suas personalidades distintas.

Fora isso, diga-se de passagem, estará as atuações dos atores de voz que emprestarão seus timbres para os personagens do jogo, como Tony Todd, famoso pelos filmes Candyman, no papel da persona de Venom. McAllister mostrou-se emocionado com uma cena em particular em que Miles foi visitar o túmulo de seu pai e na arrogância de um garoto, dizer que pode de tudo como um Homem-Aranha, repetindo o mesmo erro de Peter com seu tio Ben.  

Conclusão

.
Não é mero exagero dizer que estamos muito ansiosos para jogar essa nova aventura do Aranha! (Imagem: Sony/Marvel)

Tudo indica que Marvel’s Spider-Man 2 será um jogo ainda mais ambicioso que as aventuras passadas do aracnídeo mais querido da Casa das Ideias. Com a digníssima presença de Kraven e os perigosos poderes de Venom, resta saber o que mais está reservado para tornar a vida tanto de Parker quanto de Miles um verdadeiro pesadelo, como aconteceu nos jogos anteriores.

Vista a gama de novas habilidades conferidas não só pelo simbionte quanto pela evolução nas mecânicas de jogo como um todo, a gente fica bastante animado com as possibilidades de combate e de navegação do mundo do jogo, que será ainda maior desta vez, englobando novos bairros de Nova York, como Queens, que ficou de fora da última vez.

Por sorte, não teremos que esperar muito tempo para saber por nós mesmos, pois Marvel’s Spider-Man 2 chegará às prateleiras mês que vem, no dia 20, para PlayStation 5. E você poderá conferir nosso review completo aqui mesmo, no Showmetech!

Não saia daí! Fique antenado com a gente pra saber de todas as novidades do universo dos videogames! 

Fonte: PlayStation Blog.

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (18/09/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados