Índice
- O espaço e o cinema
- Viagem à Lua (1902)
- O Dia em que a Terra Parou (1951)
- Plano 9 do Espaço Sideral (1959)
- 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
- Planeta dos Macacos (1968)
- Solaris (1972)
- The Man Who Fell to Earth (1976)
- Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
- Alien (1979)
- Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
- Outland – Comando Titânio (1981)
- Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)
- Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983)
- Aliens, o Resgate (1986)
- O Globo de Prata (1988)
- O Vingador do Futuro (1990)
- Apollo 13, do Desastre ao Triunfo (1995)
- Independence Day (1996)
- Contato (1997)
- Gattaca – A Experiência Genética (1997)
- O Quinto Elemento (1997)
- Tropas Estelares (1997)
- MIB – Homens de Preto (1997)
- O Enigma do Horizonte (1997)
- Armageddon (1998)
- Zenon: A Garota do Século 21 (1999)
- O Céu de Outubro (1999)
- Heróis Fora de Órbita (1999)
- Eclipse Mortal (2000)
- Planeta do Tesouro (2002)
- O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)
- Serenity – A Luta Pelo Amanhã (2005)
- Wall-E (2008)
- Star Trek (2009)
- Lunar (2009)
- Avatar (2009)
- Prometheus (2012)
- Gravidade (2013)
- Guardiões da Galáxia (2014)
- Interestellar (2014)
- Perdido em Marte (2015)
- Estrelas Além do Tempo (2016)
- A Chegada (2016)
- Vida (2017)
- Blade Runner 2049 (2017)
- O Primeiro Homem (2018)
- High Life (2018)
- Uma Dobra no Tempo (2018)
- Riqueza Tóxica (2018)
- Apollo 11 (2019)
- Ad Astra – Rumo às Estrelas (2019)
- Lucy in the Sky (2019)
- I Am Mother (2019)
- A Jornada (2019)
- Duna (2021)
- Passageiro Acidental (2021)
Além de fronteira final, o espaço é um lugar onde ninguém pode ouvi-lo gritar e certamente um cenário sem limites que esmaga o ego de qualquer ser humano. Se uma história se desenrola no passado, no presente ou no futuro – em nossa própria galáxia ou em uma muito distante – o espaço é um ótimo cenário para o cinema. Por esse motivo, elaboramos uma lista que elege os 25 melhores filmes sobre espaço de toda a história do cinema.
O espaço e o cinema
Talvez um dos maiores atrativos do espaço como a temática mais forte do gênero da ficção científica seja a sua escala, que o torna uma vitrine natural de efeitos especiais. E o mais importante, o vazio desumano do espaço força os personagens a enfrentar seus medos e dúvidas pessoais, ao mesmo tempo em que inspira questões existenciais e epistemológicas que nos fascinam a todos. Não é de admirar que Hollywood nunca pare de fazer filmes espaciais.
Além disso, não é fácil fazer um filme com esse tipo de abordagem. Por mais que os efeitos especiais e a tecnologia auxiliem os roteiristas e diretores a transformar suas histórias em realidade é preciso habilidade para transmitir a mensagem correta ao público. Um filme recheado de visuais pode ser tão vazio em significado quanto é a vastidão do espaço.
Mas como selecionar os melhores títulos entre tantas obras? Os filmes escolhidos para essa lista levam em conta diversos fatores como bilheteria, impacto cultural, entre outros fatores. Não é uma tarefa de organização simples, mas esperamos ter feito um bom trabalho na seleção de filmes que você vai conferir a seguir.
Viagem à Lua (1902)
100% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Telecine
Nesse clássico no espaço, um grupo de homens viaja à Lua, sendo levados por uma cápsula lançada de um canhão gigante, mas acabam sendo capturados por homens-lua.
O Dia em que a Terra Parou (1951)
95% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Belas Artes à La Carte
Alienígena vem à Terra portando uma mensagem dos líderes do seu planeta. Inicialmente conversa com cientista, e quando deixa claro que deseja se encontrar com os governantes para alertá-los, passa a ser hostilizado e ameaçado pelos humanos.
Plano 9 do Espaço Sideral (1959)
66% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Prime Video
Moradores de uma região da Califórnia são atacados por discos voadores. Os alienígenas pretendem conquistar o planeta ressuscitando cadáveres. Transformados em zumbis e vampiros, eles perseguem humanos que visitam o cemitério.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
92% no Rotten Tomatoes | 8,3 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel), Apple TV (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Talvez essa seja não apenas a obra-prima do diretor Stanley Kubrick, mas também o melhor filme de ficção científica da história do cinema. Baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke, “2001” mistura temas como vida extraterrestre, exploração espacial e inteligência artificial em uma aventura no espaço que leva o espectador da aurora da humanidade até os confins do universo. Destaque para o computador HAL 9000, um dos robôs mais geniais e psicopatas que já passaram pela tela do cinema.
Planeta dos Macacos (1968)
87% no Rotten Tomatoes | 8,0 IMDb
Onde ver: Star+
Esqueça as continuações, os remakes ou reboots. Nenhuma outra adaptação para o cinema desse clássico de 1968 consegue superar o original. Planeta dos Macacos traz uma história inovadora ao inverter os papéis e colocar os macacos e outros símios como espécie dominante e os humanos sendo tratados como animais em um zoológico. A “cereja do bolo” dessa obra da ficção científica fica por conta do surpreendente final que traz uma mensagem importante sobre o futuro da humanidade e deixa você com um gosto amargo na boca depois de os créditos rolarem.
Solaris (1972)
92% no Rotten Tomatoes | 8,0 IMDb
Onde ver: Belas Artes à La Carte
O psicólogo Kris Kelvin (Donatas Banjonis) viaja para a estação espacial Solaris para investigar um estranho fenômeno que atingiu a tripulação. Quando ele passa a experimentar os mesmos sintomas, ele mergulha nas profundezas escuras de sua própria consciência.
The Man Who Fell to Earth (1976)
80% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb
Indisponível no momento.
Um alienígena humanoide aterrissa na Terra em busca de água para salvar seu planeta moribundo. Usando sua tecnologia avançada, ele patenteia várias invenções. Mas, enquanto aguarda a construção de uma nave espacial que o levará de volta para casa, o alienígena é vítima dos prazeres terrestres.
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
93% no Rotten Tomatoes | 8,6 no IMDb
Onde ver: Disney+
Não seria exagero dizer que o gênero da ficção científica e a temática especial no cinema pode ser separada como “antes de Star Wars” e “depois de Star Wars“. A saga criada por George Lucas teve sua estreia em 1977 com um estouro de bilheteria e com uma história e visuais que iriam inspirar futuros cineastas até hoje. O mundo parou para acompanhar as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo e a Princesa Leia contra o terrível vilão Darth Vader em batalhas épicas e uma trama que, apesar de simples na superfície, escondia uma mitologia que iria perdurar até a atualidade.
Alien (1979)
93% no Rotten Tomatoes | 8,5 no IMDb
Onde ver: Star+
“No espaço, ninguém consegue ouvir seu grito.” Com uma premissa simples em que um grupo de astronautas responde a um chamado de resgate, logo essa missão se torna um pesadelo tenebroso no espaço. O “Alien” do título faz um jogo assustador de gato-e-rato com os outros 7 tripulantes da nave Nostromo enquanto são atacados pela criatura. Criando uma atmosfera claustrofóbica em que não há para onde escapar, o diretor Ridley Scott mostrou que era possível criar um filme de terror com uma temática espacial.
Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
95% no Rotten Tomatoes | 8,7 no IMDb
Onde ver: Disney+
A segunda aventura da saga Star Wars a atingir a tela dos cinemas está para o filme original da mesma forma que “Aliens” está para “Alien”. Todas as características que fizeram um sucesso a jornada de Luke Skywalker e seus amigos contra o terrível Império Galático são levadas ao extremo nesse filme. “O Império Contra-Ataca” chegou para mostrar que a saga Star Wars era muito mais do que apenas um espetáculo de ficção científica, mas sim uma história intergalática que iria marcar gerações para sempre.
Outland – Comando Titânio (1981)
54% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel)
William O’Niel (Sean Connery) é um delegado espacial enviado a uma base de coleta de titânio. Ele investiga uma série de mortes misteriosas de mineradores e descobre que a produtividade dos trabalhadores está sendo estimulada por drogas perigosas.
Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)
89% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel)
No filme Blade Runner – O Caçador de Androides, Rick Deckard (Harrison Ford) é forçado pelo chefe da polícia Bryant (M. Emmet Walsh) a continuar seu antigo trabalho como Caçador de Replicantes. Sua missão: eliminar quatro Replicantes fugitivos das colônias que retornaram à Terra. Antes de começar o trabalho, Deckard vai para a Tyrell Corporation e conhece Rachel (Sean Young), uma garota Replicante por quem se apaixona.
Os Eleitos: Onde o Futuro Começa (1983)
96% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Apple TV (aluguel), Prime Video (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
A adaptação da obra não fictícia escrita por Tom Wolfe retrata os primeiros quinze anos do programa espacial americano. Os focos são as vidas dos astronautas, incluindo John Glenn e Alan Shepard, e a reconstrução dos perigos e frustrações vividas pelos envolvidos com a NASA. Os astronautas lutam contra a burocracia e problemas familiares para ganhar a corrida espacial em nome do seu país.
Aliens, o Resgate (1986)
98% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb
Onde ver: Star+
Aliens entrou para o disputado rol de “sequências que são tão boas ou até melhores que o original” – junto de filmes como “O Exterminador do Futuro 2” e “O Império Contra-Ataca”. Percebendo que James Cameron tinha um talento nato para o gênero da ficção-científica ao lançar o sucesso “O Exterminador do Futuro” em 1984, Ridley Scott decidiu que seria interessante ver como Cameron iria se sair ao continuar a história da tenente Ripley e os xenomorfos. O resultado é um dos melhores filmes de ação de todos os tempos que consegue intercalar emoção e terror de forma fantástica no vazio do espaço.
O Globo de Prata (1988)
100% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb
Indisponível no momento
Baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Żuławski, um dos melhores filmes no espaço acompanha um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização.
O Vingador do Futuro (1990)
82% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb
Onde ver: Prime Video e Telecine
Junte Arnold Schwarznegger, uma história recheada de ação e efeitos visuais de última geração para a época dos anos 1990. O que você tem? Simplesmente um dos melhores filmes de ação no espaço (em Marte, para ser mais exato) que consegue misturar elementos de ficção científica nessa mistura maluca de uma forma espetacular. O filme pode exagerar em vários momentos na “liberdade científica” dele, mas mesmo assim não deixa de ser uma aventura recheada de adrenalina do início ao fim.
Apollo 13, do Desastre ao Triunfo (1995)
96% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Telecine
Imagine um dos maiores desastres da história da viagem espacial mas que, graças a mente brilhantes da equipe da NASA e dos pilotos, resultou numa história com final feliz? “Apollo 13” conta de forma brilhante como uma das diversas missões americanas até a Lua sofreu um grave acidente e foi preciso muita coragem e agilidade para salvar a tripulação de astronautas. Imagine conseguir falar com calma “Houston, nós temos um problema” enquanto sua nave está com um sério defeito, na vastidão infinita do espaço.
Independence Day (1996)
68% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb
Onde ver: Star+
Talvez esse seja o filme definitivo sobre invasão alienígena dos anos 1990. “Independence Day” tem tudo que um fã do gênero da ficção-científica poderia esperar de um filme de ação com seres extraterrestres: mistério, batalhas, lutas pela sobrevivência, a boa e velha luta do bem contra o mal, etc. O filme revolucionou os efeitos especiais para a época por conta das cenas de destruição em escala interplanetária que os alienígenas promovem nas principais metrópoles do globo. Além de assustadoras, as sequências em que as cidades são destruídas são impressionantes ainda hoje.
Contato (1997)
68% no Rotten Tomatoes | 7,5 no IMDb
Onde ver: Youtube (aluguel), Apple TV (aluguel), Prime Video (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Essa adaptação do livro homônimo de Carl Sagan trouxe uma história fantástica sobre comunicação com raças inteligentes no espaço para as telas do cinema. Além de uma dose certa de ciência para que leigos pudessem compreender como a comunicação funciona no espaço e nas distâncias estelares, o filme tem ares de mistério, atuações ótimas de Jodie Foster e e Mathew McGonaugh e efeitos visuais incríveis. O melhor de tudo é o questionamento que o final do filme deixa em seus espectadores. Estamos realmente sozinhos no universo?
Gattaca – A Experiência Genética (1997)
82% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: Youtube (aluguel), Prime Video (aluguel), Apple TV (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
A engenharia genética é um ramo das ciências biológicas que estuda a manipulação do DNA, os blocos que constituem o mapa genético de cada ser vivo do planeta. Mas e se essa tecnologia fosse utilizada para criar humanos mais “perfeitos”? Essa é a ideia por trás de Gattaca. Tomando inspiração em clássicos da literatura como Admirável Mundo Novo, o filme mostra como seria uma sociedade em que cada humano pode ser “fabricado” e que somente os melhores de nossa raça recebem privilégios, como ir para o espaço, por exemplo.
O Quinto Elemento (1997)
71% no Rotten Tomatoes | 7,6 no IMDb
Indisponível no momento
Se você assistir O Quinto Elemento nos dias de hoje pode achar que o filme seja muito bobo ou cheio de clichês. Porém, esse é justamente o trunfo por detrás dessa obra: nunca se levar à sério demais. Contanto com efeitos visuais de ponta para a época, o filme é uma aventura espacial nos melhores moldes dos clássicos do gênero: uma mocinha alienígena, um pilantra anti-herói, uma força maléfica implacável e tudo isso empacotado com uma boa dose de ação e comédia para criar a velha e boa história do bem contra o mal.
Tropas Estelares (1997)
72% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Star+
Imagine um futuro em que o sonho de todo o jovem é entrar para o serviço militar. Parece um vida interessante, não é mesmo? O problema é quando os recém-formados soldados precisam encarar insetos especiais gigantes como sua primeira missão. Apesar de a crítica não gostar da obra, “Tropas Estelares” já se tornou um filme do gênero cult, adorado por uma legião de fãs. Se você procura um filme no espaço que você pode assistir e se divertir, sem ter que levar a sério, essa batalha contra besouros e outras criaturas gigantes é sua melhor escolha.
MIB – Homens de Preto (1997)
91% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: HBO Max
Os agentes K (Tommy Lee Jones) e J (Will Smith) são policiais futuristas que trabalham em um projeto super secreto do governo. Ele envolve a captura e deportação de seres espaciais não autorizados a ficarem na Terra.
O Enigma do Horizonte (1997)
6,6 no IMDb
Onde ver: Prime Video
Em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a Event Horizon, uma nave que desapareceu misteriosamente sete anos atrás, quando explorava os limites do sistema solar. Ao encontrá-la, os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca e que algo sinistro habita os corredores da nave.
Armageddon (1998)
6,7 no IMDb
Onde ver: Star+
No final do segundo milênio, Hollywood sofria uma inundação de filmes de “Fim do Mundo”, fossem eles de ficção científica como “Impacto Profundo” ou religiosos como “Fim dos Dias”. Dentre essa leva de produções, “Armageddon” se destaca por sua ação frenética, personagens cativantes e uma trama recheada de clichês que, quando não levados a sério, conseguem construir uma obra divertida e emocionante. Bruce Willis consegue criar o clima de adrenalina constante no filme que deixa o espectador na ponta de seu assento até o momento final em que a Terra é salva de uma ameaça espacial!
Zenon: A Garota do Século 21 (1999)
6,3 no IMDb
Onde ver: Disney+
Em 2049, Zenon (Kirsten Storms) arruma problemas com o dono da estação espacial onde vive com a família e, como castigo, é mandada para o pior lugar da galáxia: o planeta Terra. Agora, a garota terá que contar com a ajuda dos amigos terráqueos para voltar ao seu lar.
O Céu de Outubro (1999)
91% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Youtube (aluguel), Prime Video (aluguel), Apple TV (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Em O Céu de Outubro, John Hickam (Chris Cooper) é um mineiro que ama o seu trabalho e espera que seus filhos, Jim (Scott Thomas) e Homer (Jake Gyllenhaal), sigam os seus passos. Porém, Jim ganha uma bolsa de estudos para jogar futebol americano e Homer desperta o interesse em ciências ao saber que os russos colocaram um satélite em órbita. Com a ajuda de amigos e o apoio de uma professora, Homer dá início a um projeto que irá mudar sua vida para sempre.
Heróis Fora de Órbita (1999)
90% no Rotten Tomatoes | 7,4 no IMDb
Onde ver: Netflix
Você acredita que se o elenco de “Jornadas nas Estrelas” fosse chamado para uma missão especial de verdade eles seriam capazes de enfrentar os desafios do espaço? É mais ou menos isso que acontece em “Heróis Fora de Órbita”. Os integrantes de uma série de sucesso de ficção científica são confundidos por alienígenas como heróis de verdade e, a partir daí, uma sequência de ação e comédia une um elenco brilhante em um dos filmes com temática mais espacial mais engraçados dos últimos tempos.
Eclipse Mortal (2000)
59% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel) e Apple TV (aluguel)
Nesse filme no espaço, um acidente com uma espaçonave deixa os sobreviventes em um planeta até então inexplorado. A tripulação logo descobre que o planeta está povoado por criaturas carnívoras que hibernam nas cavernas locais, mas que vão sair para caçar em céu aberto com a chegada do próximo eclipse.
Os sobreviventes agora lutam contra os monstros, e sua única arma é a claridade, já que o planeta não possui eletricidade e as baterias de suas roupas estão acabando.
Planeta do Tesouro (2002)
69% no Rotten Tomatoes | 7,2 no IMDb
Onde ver: Disney+
Esse é um dos filmes mais subestimados e poucos conhecidos já feitos pelos estúdios Disney. Rendendo pouco na bilheteria e no lançamento em vídeo, Planeta do Tesouro é uma joia rara das antigas animações feitas à mão combinada com efeitos visuais computadorizados. O filme é uma adaptação da clássica história A Ilha do Tesouro, mas com um toque certo de ficção científica, ação e um elenco de personagens cativantes que constroem uma história excitante e emocionante de heróis e vilões em busca de um tesouro do tamanho de um planeta!
O Guia do Mochileiro das Galáxias (2005)
60% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb
Indisponível no momento
Em um dos melhores filmes no espaço, Arthur Dent (Martin Freeman) é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que Ford Prefect (Mos Def), seu melhor amigo, é um extraterrestre. Para completar, fica sabendo que a Terra está perto de ser destruída. Sem saída, Arthur pega carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.
Serenity – A Luta Pelo Amanhã (2005)
82% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Google Play Filmes
Nesse filme, o Capitão Malcolm Reynolds (Nathan Fillion) comanda um grupo de rebeldes intergalácticos na nave Serenity. Ao transportar o Dr. Simon Tam (Sean Maher) e sua misteriosa irmã telepata, eles são perseguidos por adversários que querem dominar o universo.
Wall-E (2008)
95% no Rotten Tomatoes | 8,4 no IMDb
Onde ver: Disney+
Tão importante quanto o carisma do pequeno robô Wall-E seja a mensagem que essa obra-prima da Pixar passa sobre o perigoso futuro que reserva a humanidade se continuarmos no nosso ritmo de consumismo e descaso com o meio ambiente. “Wall-E” possui poucas falas compreensíveis ao longo do filme, mas é incrível como fica fácil se apegar emocionalmente a esse robô que apenas quer apenas limpar tudo a sua volta e proteger sua companheira espacial, uma robô muito mais avançada chamada Eva.
Star Trek (2009)
94% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Netflix e Paramount+
Com uma base de fãs tão grande quanto a de Star Wars, Star Trek (mais conhecido como “Jornada nas estrelas” pelos brasileiros) aguardava um diretor que pudesse trazer para os tempos atuais toda a aventura especial cheia de surpresas e emoção que a série e filmes originais foram capazes de proporcionais. Foi assim que em 2009 J. J. Abrahams trouxe para as telas do cinema a história da nave Enterprise e sua tripulação que explorava os mistérios do universo com um show de ação e visuais de tirar o fôlego.
Lunar (2009)
90% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel), Apple TV (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Imagine que você é o único habitante de uma estação lunar e que precisa fazer a mesma rotina todo o dia porque, afinal de contas, é sua missão. À primeira vista a trama de Lunar pode parecer simplista e cheia de clichês até mesmo no robô que acompanha o protagonista para todos os lugares e é seu único companheiro (ao mesmo estilo de HAL 9000 de “2001”, só que sem a parte psicopata). O trunfo do filme fica no brilhante “plot twist” que ele guarda no final da trama e que deixa você com vários detalhes para ficar pensando.
O turno de três anos do astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) em uma mina lunar está finalmente terminando e ele está ansioso para seu reencontro com sua esposa e sua filha. De repente, a saúde de Sam acaba se deteriorando. Ele sofre dores de cabeça e alucinações e quase tem um acidente fatal. Ele conhece o que parece ser uma versão mais jovem de si mesmo, possivelmente um clone. Sam precisa resolver o mistério antes que a tripulação da empresa chegue.
Avatar (2009)
82% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Disney+
Esse filme marcou o retorno do diretor James Cameron às telas do cinema. Mesmo que a trama da obra não seja inovadora, Cameron trouxe diversas novidades em termos de efeitos especiais. O filme utilizou dispositivos de captura de movimentos de alta qualidade para época, além de lentes e câmeras especiais para criar um efeito 3D que proporcionou uma experiência imersiva para todos os espectadores que puderam conferir esse blockbuster nos cinemas. Visuais estonteantes, ação do começo ao fim e uma bela lição sobre preservar a natureza e respeitar outras culturas são apenas alguns dos elementos que compõe essa história espacial.
Prometheus (2012)
77% no Rotten Tomatoes | 7,0 no IMDb
Onde ver: Star+
Apesar de o filme gerar certa polêmica entre os fãs da franquia Alien por se tratar da primeira história da série, Prometheus levanta algumas questões filosóficas interessantes. Além de contar a origem da raça dos xenomorfos que causaram pesadelos a muitos espectadores décadas atrás, Prometheus explora as origens da humanidade. Talvez o filme não impressione tanto como outros dessa lista, mas ele certamente irá te deixar com algumas pulgas atrás da orelha depois de os créditos passarem pela tela.
Gravidade (2013)
96% no Rotten Tomatoes | 7,7 no IMDb
Onde ver: HBO Max
Quase todos nós já sonhamos ir para o espaço, não é mesmo? O problema é que a realidade é bem menos confortável do que poderíamos imaginar. Gravidade mostra o que aconteceria se um astronauta ficasse à deriva pela órbita da Terra. A personagem de Sandra Bullock precisa utilizar com sabedoria seu suprimento limitado de oxigênio e tentar se acalmar enquanto busca uma forma de retornar a um local seguro para, quem sabe, conseguir retornar ao planeta. Um filme para deixar seus nervos à flor da pele enquanto a astronauta não toca em solo firme.
Guardiões da Galáxia (2014)
92% no Rotten Tomatoes | 8,0 IMDb
Onde ver: Disney+
Este filme reúne o melhor que o universo Marvel nos cinemas conseguiu criar em suas obras: um elenco de ótimos personagens, uma história interessante, ação e efeitos visuais de primeira linha e, o melhor de tudo, uma trilha sonora escolhida a dedo! Quem diria que iríamos nos afeiçoar tanto por um time de heróis tão improváveis quanto um que fosse composto de uma árvore falante e um guaxinim louco por armas?
Interestellar (2014)
73% no Rotten Tomatoes | 8,7 no IMDb
Onde ver: HBO Max
Christopher Nolan é um diretor que sabe unir com maestria uma boa história com elementos de ficção científica sob um elenco que é dirigido de forma quase impecável. Interestellar é considerado por muitos o 2001 dos tempos atuais. Seja pelos seus visuais impressionantes (e cientificamente muito precisos) ou pela sua história profunda e emocionante, o filme conta a jornada da humanidade em busca de um novo lar depois que a Terra se torna insustentável. Tudo isso com direito a um robô com design inovador, um buraco-negro gigante, viagens no tempo e muito mais.
Perdido em Marte (2015)
91% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Star+
Você já assistiu ao filme O Náufrago, em que Tom Hanks fica preso em uma ilha deserta após a queda de seu avião? Se sim, saiba que o enredo de Perdido em Marte segue a mesma ideia, só que com nosso protagonista preso no planeta vermelho. O personagem de Matt Damon precisa utilizar todos seus conhecimentos em astrofísica e botânica para sobreviver em uma estação especial na superfície de Marte enquanto espera pelo resgate.
Estrelas Além do Tempo (2016)
93% no Rotten Tomatoes | 7,8 no IMDb
Onde ver: Disney+
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
A Chegada (2016)
94% no Rotten Tomatoes | 7,9 no IMDb
Onde ver: Netflix, Paramount+ e Prime Video
Naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.
Vida (2017)
68% no Rotten Tomatoes | 6,6 no IMDb
Onde ver: Netflix e Prime Video
Em Vida, uma equipe de seis astronautas da Estação Espacial Internacional descobre sinais de vida inteligente em Marte e a investigação do fato gera consequências inimagináveis.
Blade Runner 2049 (2017)
88% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: Netflix
Em Blade Runner 2049, após descobrir um segredo que ameaça o que resta da sociedade, um novo policial parte em busca de Rick Deckard (Harrison Ford), que está desaparecido há 30 anos.
O Primeiro Homem (2018)
87% no Rotten Tomatoes | 7,3 no IMDb
Onde ver: Star+
O astronauta norte-americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) embarca em uma jornada histórica para se tornar o primeiro homem a pisar na Lua, em 1969. Os sacrifícios e custos de toda uma nação durante uma das mais perigosas missões na história das viagens espaciais.
High Life (2018)
82% no Rotten Tomatoes | 5,8 no IMDb
Onde ver: Apple TV (aluguel) e Google Play Filmes (aluguel)
Um grupo de criminosos aceita trocar suas sentenças pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas no buraco negro mais próximo da Terra. Mas as coisas não saem como o esperado e os últimos sobreviventes, Monte (Robert Pattinson) e sua filha, devem lutar para sobreviver.
Uma Dobra no Tempo (2018)
43% no Rotten Tomatoes
Onde ver: Disney+
Meg Murry (Storm Reid) e seu irmãozinho, Charles Wallace (Deric McCabe), ficaram sem o seu pai cientista, há cinco anos, desde que ele descobriu um novo planeta e usou o conceito conhecido como tesseract para viajar para lá.
Aliado do colega de classe de Meg, Calvin O’Keefe (Levi Miller), e guiado pelos três misteriosos viajantes astrais conhecidos como sra. Whatsit (Reese Witherspoon), sra. Who (Mindy Kaling) e mrs. Which (Oprah Winfrey), as crianças iniciam uma perigosa jornada para um planeta que possui todo o mal no universo.
Riqueza Tóxica (2018)
89% no Rotten Tomatoes | 6,3 no IMDb
Indisponível no momento
Um pai e sua filha viajam para uma lua alienígena em busca de uma joia valiosa, mas são forçados a mudar seus planos quando um criminoso implacável se mete em seu caminho.
Apollo 11 (2019)
99% no Rotten Tomatoes | 8,1 no IMDb
Onde ver: Prime Video (aluguel)
Em Apollo 11 acompanhamos a missão mais famosa da NASA, que levou os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins até a Lua. O documentário apresenta imagens em alta resolução nunca antes vistas.
Ad Astra – Rumo às Estrelas (2019)
83% no Rotten Tomatoes | 6,5 no IMDb
Onde ver: Star+
Na história, um homem viaja pelo interior de um sistema solar sem lei para encontrar seu pai desaparecido, um cientista renegado que representa uma ameaça à humanidade.
Lucy in the Sky (2019)
5,0 no IMDb
Onde ver: Star+
Depois de participar de uma missão da NASA, a famosa astronauta Lucy Cola (Natalie Portman) se sente muito pequena na Terra diante da imensidão do espaço. Logo, se envolve em um triângulo amoroso imprudente que ameaça sua carreira e sanidade.
I Am Mother (2019)
89% no Rotten Tomatoes | 6,7 no IMDb
Onde ver: Netflix
A humanidade está à beira da extinção, mas uma robô cria uma garota em uma base remota para dar uma segunda chance à humanidade. Isso é o que a jovem acreditava até que outra humana chega no lugar e faz com que ela questione tudo o que acreditava.
A Jornada (2019)
84% no Rotten Tomatoes | 6,3 no IMDb
Onde ver: Prime Video
Uma astronauta francesa em treinamento é convocada para uma missão oficial. Ela precisa deixar sua filha de sete anos com o pai e seguir viagem para o espaço junto com outros dois homens, um americano e outro russo. Desde o anúncio de sua convocação até depois da partida, ela passa a lidar diariamente com as dificuldades de ser mulher em um mundo dominado por homens incapazes de compreender os sentimentos ligados à maternidade e ao íntimo feminino.
Duna (2021)
83% no Rotten Tomatoes | 8,0 no IMDb
Onde ver: HBO Max
Nessa releitura, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.
Passageiro Acidental (2021)
76% no Rotten Tomatoes | 5,7 no IMDb
Onde ver: Netflix
Na premissa de Stowaway, a tripulação de uma missão de dois anos para Marte enfrenta um dilema fatal depois que um passageiro inesperado coloca todos em risco.
Faltou algum filme nesta lista? Deixe nos comentários e ajude nossos leitores! E se você ainda não assistiu algum dos filmes citados nessa matéria, não perca tempo – são maravilhosos!
Veja também
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Esses filmes realmente são muito bons agora tem um filme de ficção que vi quando criança que adorei mesmo tratava-se de uma viagem com três exploradores dois homens e uma mulher e tinha uma linha de montagem de robôs eles tentavam sair da terra que estava se destruindo ele vijavam no tempo para sair dessa situação mais chegam sempre no mesmo ponto um lupem voltando sempre ao mesmo ponto, era incrível a linha montagem dos robôs os olhos piscavam antes de serem colocadas nos corpos dos robôs era impressionante, se vocês souberem por favor me informem tenho procurado esse filme a anos. Infelizmente não sei o título.
O Planeta Proibido
Achei uns filmes q tava procurando obrigado