Índice
- Grand Theft Auto V
- Call of Duty: Black Ops
- Call of Duty: Black Ops II
- Call of Duty: Modern Warfare 3
- Call of Duty: Black Ops III
- Call of Duty: Ghosts
- Red Dead Redemption II
- Call of Duty: WWII
- Call of Duty: Black Ops 4
- Minecraft
- Call of Duty: Advanced Warfare
- Call of Duty: Modern Warfare
- Elder Scrolls V: Skyrim
- Mario Kart 8
- Call of Duty: Infinite Warfare
- Battlefield 1
- Battlefield 4
- Destiny
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- Star Wars Battlefront
Você imagina quais foram os games que mais venderam na década passada? Pode parecer exagero, mas acredite: dos 20 títulos da lista, 10 são da franquia Call of Duty, mostrando uma superioridade tremenda em gêneros de ação.
As vendas referentes aos jogos são contadas principalmente levando em consideração o mercado norte-americano, mas também representam o sucesso mundial dos mesmos. A lista está em forma decrescente, ou seja, do mais vendido ao menos:
Grand Theft Auto V
Sendo um dos jogos mais bem-sucedidos não só da década de 2010, mas de toda a indústria de videogames, o Grand Theft Auto V foi lançado originalmente em 2013 e já vendeu mais de 100 milhões de cópias.
Com o feito, o GTA V se tornou a mídia mais lucrativa de todos os tempos segundo o Game Industry, levando em consideração filmes, livros e outros produtos de entretenimento. Seus lucros chegam “na casa” dos 6 bilhões de dólares.
Call of Duty: Black Ops
Os jogos da série Call of Duty são os que mais aparecerão nessa lista, praticamente monopolizando em número de vendas dos jogos da década de 2010. Black Ops, lançado originalmente em 2010 para Xbox 360, PS3 e PC e vendeu cerca de 30 milhões de cópias em um período de 3 anos. Mesmo não sendo considerado dos melhores FPS lançados, o game é competente e demonstra a “força” que a série tem.
Call of Duty: Black Ops II
Com o primeiro Black Ops vindo em segundo lugar como o mais bem-sucedido da década passada, não é uma grande surpresa que este apareça em terceiro lugar. Os últimos números coletados para essa matéria apontam que ele vendeu cerca de 29 milhões de cópias.
Black Ops II se passa entre 1980 e 2025, durante o final da Guerra Fria e em uma fictícia segunda guerra fria. Com bons gráficos e uma boa jogabilidade, o consenso entre os críticos é de que Black Ops II é um exemplo de como pegar os pontos do jogo anterior e melhorá-los para uma experiência mais imersiva.
Call of Duty: Modern Warfare 3
Chamado na época de seu lançamento como o “melhor Call of Duty já lançado”, o Modern Warfare 3 fez um sucesso estrondoso e chega a impressionar os fãs da franquia ao aparecer apenas em quarto entre os games que mais fizeram sucesso na década passada.
O game vendeu cerca de 29 milhões de cópias, sendo praticamente o mesmo que o Black Ops II. Além disso, ganhou vários prêmios e é, até hoje, um dos favoritos dos fãs.
Call of Duty: Black Ops III
Lançado em 2015, o Call of Duty: Black Ops III trouxe uma história um pouco mais densa quando comparado aos outros, mas em termos de gameplay trouxe a boa e velha mecânica que os fãs amam.
Sem dados oficiais divulgados das vendas totais, a Activision apenas emitiu um comunicado dizendo que este foi um dos games mais bem sucedidos comercialmente da oitava geração de videogames, além de que ele vendeu na primeira semana cerca de 7 milhões de cópias. Uma verdadeira mina de ouro para a publisher! No entanto, a estimativa é que o game tenha vendido cerca de 26 milhões de cópias.
Call of Duty: Ghosts
Mais um game da série na lista, o Ghosts te coloca na pele de Logan Walker e de Elias Walker, sendo este último o primeiro personagem não-humano a ser jogável em um Call of Duty.
O modo multiplayer trouxe novas mecânicas, trazendo mais áreas para serem destruídas. No entanto, o game recebeu notas mistas para positivas da mídia, em geral, criticando a pouca inovação do título em relação ao modo single player.
Red Dead Redemption II
Saindo um pouco da “maratona” Call of Duty, o Red Dead Redemption II é mais um game desenvolvido pela Rockstar.
Lançado em 2018, pouco menos de dois anos foram necessários para ele entrar nessa lista, chegando a casa de 25 milhões em apenas um ano. Mais recentemente foi lançada também uma versão para PC, “turbinando” ainda mais as vendas do game.
Call of Duty: WWII
Voltando para os vários Call of Dutys, o World War II retorna as origens da franquia e coloca o jogador batalhando no cenário europeu.
Com boas histórias e um modo multiplayer bastante frenético, o Call of Duty World War II é mais um game da série que entra para lista dos mais bem sucedidos comercialmente da década passada, com a estimativa de 20 milhões de cópias.
Call of Duty: Black Ops 4
Sendo o primeiro jogo da série a não ter uma campanha single-player, Black Ops 4 ficou famoso pelo modo multiplayer ser bastante completo e é bastante elogiado nesse sentido. O game chegou a render cerca de 1 bilhão de dólares pouco mais de um mês após seu lançamento.
Minecraft
Não surpreendendo ninguém, Minecraft é um fenômeno principalmente entre as crianças, sendo uma espécie de “Lego virtual” onde as pessoas montam suas construções com blocos. Seu lançamento original foi em 2009.
Call of Duty: Advanced Warfare
Voltando aos (vários) Call of Dutys, o Advanced Warfare é mais um COD onde os jogadores entram nas batalhas com roupas futuristas dentro do cenário da segunda guerra mundial. Apesar de apresentar poucas novidades para a fórmula da série, ele é mais um game que rendeu baita sucesso comercial.
Call of Duty: Modern Warfare
O primeiro Modern Warfare foi lançado em 2007 e mesmo 13 anos depois ele continua sendo muito popular. Em 2019 houve um novo game com o mesmo nome, mas não sendo necessariamente remake, e sim um “soft reboot” com elementos do game original, mas indo em uma “nova direção”.
Elder Scrolls V: Skyrim
Lançado em 2011, Skyrim ficou conhecido pela quantidade bem absurda de side-quests, que são as missões alternativas desnecessárias para completar o modo principal. Muitos jogam o game por meses ou até mesmo anos, e não conseguem completar tudo que o título oferece. Além disso, sua popularidade fez com que o game aparecesse em diversos dispositivos e foi lançado para as mais variadas plataformas.
Mario Kart 8
O lendário bigodudo da Nintendo é uma verdadeira “mina de ouro” para a Big N e o Mario Kart 8 lançado para o Nintendo Switch entra para um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente da década.
Mantendo a excelência da série, este é um dos games mais populares do Nintendo Wii U (onde originalmente foi lançado), sendo o mais vendido de todo o console, e também “não fez feio” no Switch.
Call of Duty: Infinite Warfare
Infinite Warfare recebeu boas críticas da mídia, apesar de não estar entre os games mais bem sucedidos da série nesse quesito. O consenso é que há uma excelente campanha para o modo de um jogador, enquanto o multiplayer já foi visto com menos entusiasmo por ser um pouco “mais do mesmo”. Apesar disso, ele é mais um game que “vendeu feito água” e está entre os mais bem-sucedidos da década passada.
Battlefield 1
E um outro FPS bastante popular (finalmente!) aparece na lista. O Battlefield 1 se passa durante a primeira guerra mundial e foi bem aclamado pelo público e a mídia, sendo considerado uma grande evolução perante os games anteriores da série, tanto no modo para um jogador quanto no multiplayer. Rendendo grande sucesso comercial, o game vendeu cerca de 15 milhões de cópias.
Battlefield 4
Battlefield 4 é mais um jogo da série que tem todos os elementos do sucesso: aviões, tanques, helicópteros e “pancadaria generalizada”, além de um excelente modo single player e outro multiplayer também.
Destiny
Outro game da Activision, o Destiny entra para a lista como um dos jogos mais bem sucedidos comercialmente da geração passada. Lançado em 2014, a publisher disse que este foi o lançamento mais bem-sucedido de uma nova franquia de toda a história da empresa. Recebendo boas notas também da mídia, o game acabou recebendo uma sequência que melhorava ainda mais os pontos do game original.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild
Revolucionando a franquia Zelda, que seguia mais ou menos a mesma fórmula desde Ocarina of Time do Nintendo 64, o Breath of the Wild é um dos jogos mais bem sucedidos do Nintendo Switch e Wii U. Foram cerca de 15 milhões de cópias vendidas, se tornando o Zelda mais rentável da história.
Star Wars Battlefront
Um dos games mais aguardados de 2015 também rendeu um grande sucesso comercial e entra para essa lista dos 20 jogos mais bem-sucedidos da década de 2010. Apesar disso, Star Wars Battlefront recebeu críticas negativas pela falta de conteúdo, já que a ideia dos desenvolvedores era focar nos jogadores casuais.
Impressionante o feito do Call of Duty, não é? Deixe nos comentários qual jogo da franquia você já jogou.
Fonte: Pocket-Lint
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.