Índice
A Oracle do Brasil transformou o prédio da Bienal em um centro de inovação e tecnologia durante dois dias. Assim, o Oracle Open World 2018 foi marcado por workshops, desafios de programação e demonstrações interativas. Todos com o objetivo de trazer ao mundo real as tecnologias emergentes. Estas, prometem transformar as empresas e a vidas das pessoas nos próximos anos.
Um exemplo disso foi a Demo Area, espaço criado pela Oracle para dar exemplos práticos. Os exemplo focam em como as mais atuais soluções autônomas podem ser aplicadas em diversos setores da indústria.
Machine learning e inteligência artificial
Entre os diversos exemplos práticos divulgados, um dos mais peculiares foi uma Inteligência Artificial com chatbot e mobilidade. Esta, personificada no robô chamado NAO. Além disso, o robô apresnetou recursos quase humanos, conectado em um aplicativo de chat bot inteligente.
Já sobre Machine Learning com Analytics e Big Data, a Oracle apresentou a chamada Análise Preditiva. Esta possui as tecnologias e conceitos citados como base. Assim, o exemplo apresentado foi o do uso de Big Data em conjunto com Machine Learning. Este torna possível acompanhar diversas informações em tempo real. Assim, os placares dos jogos da Copa do Mundo 2018, em andamento durante o evento, puderam ser acompanhados em tempo real.
Além disso, é possível também pesquisar possíveis resultados. Junto a isso, analisar o impacto na previsão por meio de perguntas feitas por voz ao programa.
Blockchain e a Internet das Coisas
Não é exagero dizer que, atualmente o conceito de Blockchain é a menina dos olhos da indústria. Porém, a Oracle durante o Oracle Open World 2018 desmistificou o concieto de modo a demonstrar como essa tecnologia pode ajudar. Entre as possibilidades estão o auxílio para cadeias de suprimentos, documentando transações de forma transparente em registros descentralizados. Tudo conforme as alterações de propriedade de ativos.
Já sobre a Internet das Coisas, o Oracle Open World 2018 apresenta a simulação IoT Brewed Beer, que mostrou o que acontece por trás do processo de produção em uma micro cervejaria. O sistema coletou os dados de clientes em tempo real. Estes, podem votar nas melhores cervejas por meio de um aplicativo e de sensores durante a própria produção.
Realidade virtual em alta
Por fim, tivemos a boa e nada velha Realidade virtual. Na demonstração feita, um sistema identificava o perfil do consumidor e seus hábitos de compra. Assim, agilizando e personalizando o atendimento.
Dois exemplos foram apresentados por meio de óculos de realidade virtual. Primeiramente, em uma loja de roupas, o cliente pôde visualizar e customizar produtos de sua escolha antes da aquisição. No segundo exemplo, durante a compra de ingressos para um show, foi possível entender o comportamento digital do usuário. Além disso, o comprador pode fazer uma visita virtual ao setor desejado para o palco, facilitando ainda a seleção e entrega de ingressos.
Palestrantes do Oracle Open World 2018
Entre os diversos palestrantes que falaram durante os dois dias do Oracle Open World 2018, tivemos Mitch Lowe, CEO da Movie Pass. Junto a ele, Rony Meisler (CEO do Grupo Reserva), Dave Donatelli (Vice-presidente executivo do Cloud Business Group), e o docente da Singularity University, Tiago Mattos.
Já da própria Oracle, Steve Miranda fez parte do grupo de palestrantes. Este, para quem não sabe, é o vice-presidente executivo de desenvolvimento de produtos da Oracle Applications. Além disso, o vice-presidente executivo da Oracle Database Server Technologies, Andrew Mendelsohn, também falou. Isso junto com Robert K. Weiler, que é o Vice-Presidente Executivo da Oracle Global Business Units. Por fim, tivemos também Joe Fuster, Head Global de Customer Experience da Oracle.
“Queremos trazer para a realidade do público muitas das tecnologias que eles já ouviram falar. O Oracle OpenWorld é um momento para compartilhar ideias e mostrar inovações que vão transformar a forma como vivemos”, comentou Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil. “Queremos apresentar a revolução da tecnologia autônoma com exemplos práticos”, completa o presidente.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.