Índice
No quarto dia do evento de novidades da OpenAI, a empresa realizou o lançamento público de um recurso que estava sendo testado desde outubro deste ano. A funcionalidade Canvas (Lousa, em tradução) do ChatGPT chega para permitir que usuários de versão web consigam editar conteúdos e até mesmo digitar códigos de programação, bem como testá-los, antes de enviar para aprovação. Veja como usar.
O que o Canvas do ChatGPT pode fazer?
A ideia do Canvas é permitir que o usuário tenha uma janela lateral que altera os resultados enviados pelo ChatGPT, sem a necessidade de ter que dar um novo comando. Por exemplo, caso você queira mudar a entonação de um texto, basta digitar isso na janela do Canvas e o texto será alterado. Mas ele pode fazer mais que isso.
Escrita e revisão
A OpenAI sabe que muitas pessoas utilizam o ChatGPT para escrita e revisão, porém, com o Canvas, isso fica ainda mais fácil. Após abrir a janela da ferramenta em sua conta, você pode pedir para que uma redação completa seja escrita no ChatGPT em apenas alguns segundos.
Caso queira mudar alguma parte do conteúdo que acaba de receber, basta enviar o comando e a resposta será enviada sem a necessidade de reescrita. Entre os exemplos citados no quarto dia do evento de novidades da OpenAI, os desenvolvedores colocaram emojis em uma carta para o Papai Noel, realizaram a revisão de um grande texto e até mesmo solicitaram que uma carta para o bom velhinho fosse escrita do zero.
Programação
Assim que códigos de programação em Python são digitados no Canvas, a interface da janela é alterada para que os desenvolvedores trabalhem em uma área dedicada. Além de garantir autonomia para escrever códigos completos em alguns segundos com o apoio do modelo de linguagem GPT-4o, é possível usar o Canvas para a revisão de códigos que você escreveu.
O mais interessante está no botão Run: basicamente, ele coloca o código para ser testado ali mesmo naquela tela, oferecendo ao usuário dar os primeiros passos de programação no ChatGPT. Além de serem detectados erros, o ChatGPT consegue corrigir o que está errado com apenas um clique. Você pode verificar o código funcionando de forma completa logo em seguida.
Na apresentação, os desenvolvedores colocaram um código errado de propósito e, logo após identificar este problema, o ChatGPT conseguiu mostrar o resultado, que era a exibição de um gráfico para um site.
A ideia está pronta para ajudar desenvolvedores a trabalharem de uma forma mais completa e deve evitar que os códigos sejam digitados um a um.
Uso de GPTs (Agentes)
Outro bom uso do Canvas do ChatGPT é para conversar com agentes que podem ser treinados para realizar diversas tarefas. Aqui, é como se você ganhasse um chat de atendimento ao cliente. No exemplo mostrado na transmissão ao vivo, os desenvolvedores usaram um agente GPT do Papai Noel e pediram para ele avaliar se a lista de presentes seria atendida (ou não).
O bom uso do Canvas com agentes GPT é que eles podem lhe ajudar em assuntos específicos e em algumas situações, garantindo, assim, uma maior assertividade em comparação com o uso da janela tradicional do assistente pessoal. O Showmetech já fez uma matéria completa com os melhores GPTs, portanto, não deixe de consultar.
Quem pode usar?
Todas as pessoas com uma conta da OpenAI podem usar o Canvas, pois a ferramenta saiu da etapa de testes e está liberada aos usuários do ChatGPT. Dessa forma, basta apenas acessar o site oficial da IA e fazer o login em sua conta. A ferramenta está válida apenas para usuários de desktop.
Assinantes dos planos podem usar outros modelos de linguagem e até mesmo a inteligência artificial Sora, que cria vídeos com uma qualidade muito interessante. Confira nossas matérias sobre os assuntos para saber todos os detalhes e ficar por dentro de todas as novidades apresentadas nos dias anteriores.
Passo a passo
Usar a lousa do ChatGPT é bem simples. Através das capturas de tela abaixo, nós mostramos como fazer isso.
Passo 01: acesse o site oficial do ChatGPT.
Passo 02: faça login em sua conta ao clicar no botão Entrar ou crie uma conta do zero.
Passo 03: após fazer o login, volte à página inicial do ChatGPT e clique no ícone de Ferramentas, que fica localizado ao lado do clipe de papel.
Passo 04: clique em Lousa para começar a usar a ferramenta.
Passo 05: agora, basta digitar o comando para que a primeira resposta seja enviada pela inteligência artificial. Neste exemplo, vamos pedir para a IA criar uma lista de compras que tenha itens para todo um mês.
Passo 06: após receber a resposta, você também pode solicitar que ela seja alterada para um resultado mais próximo ao que deseja. Veja o primeiro resultado, já com a janela aberta, no lado direito da tela:
Agora, vamos pedir para que a lista seja repensada para uma casa em que mora apenas uma pessoa. Veja o resultado:
Como citado pela OpenAI, os usos são diversos e vale a pena deixar a inspiração correr solta na hora de usar o Canvas do ChatGPT.
E este foi o passo a passo de como usar o Canvas no ChatGPT. Agora, conte pra gente nos comentários: como você usaria a nova funcionalidade em seu dia a dia?
Assista ao vídeo
Veja também
Revisão feita por Jaime Ninice em 11/12/2024
Com informações: OpenAI (1 e 2)
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.