Índice
As Olimpíadas de Paris estão chegando e com elas, o forte sentimento de excitação com o esporte. Porém, quando pensamos em assistir esportes, é provável que a imagem de um jogo de futebol televisionado venha à mente. Talvez em um dia de domingo, assistindo na sala com a família sentada no sofá. Esse é um retrato mais tradicional do consumo de esportes no Brasil, mas o cenário mudou nos últimos anos.
Ainda que essa lembrança seja nostálgica, esse não é o único formato de consumir esportes ultimamente. E foi pensando nesse novo modelo que o YouTube pensou em inovar a transmissão das Olimpíadas de Paris, juntando influenciadores de diversos nichos para atuar na cobertura do maior evento esportivo do mundo em uma programação 100% online.
YouTube comemora primeira transmissão online das Olimpíadas
A história da cobertura esportiva ao vivo pelo YouTube começou com o Paulistão em 2022, e seguiu em crescimento exponencial com a CazéTV transmitindo a Copa do Mundo no mesmo ano. Além disso, o YouTube foi o único destino que transmitiu todos os jogos da copa feminina.
Após as Olimpíadas de Tóquio serem transmitidas em 2021 em plena pandemia e isolamento social, a transmissão do evento em 2024 marca a democratização do acesso ao esporte aos diferentes nichos e perfis de usuários.
Em uma ação inovadora em termos de esporte e entretenimento, o YouTube usará o sistema multiview com 4 quadros simultâneos transmitindo canais de diferentes fontes ao mesmo tempo. Esse formato contribui para as visualizações dos creators e para o próprio desempenho de informação do usuário.
Além disso, a função multiview facilitará na hora de escolher onde assistir às Olimpíadas de Paris 2024, já que a apresentação simultânea trará diversos canais para o destaque da plataforma.
Conteúdos focados em informar e descontrair
De acordo com uma pesquisa feita pela Think With Google, 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube apresentou novas formas de consumir o esporte. Isso significa que além de assistir à transmissão do jogo, ou partida, o usuário também procura assuntos relacionados ao evento, como rodas de discussão, melhores momentos, memes… O assunto se estende até englobar moda, lifestyle e vida particular dos atletas.
O formato de transmissão será uma mescla de conteúdo informativo com entretenimento para todos. Seja especialista em alguma modalidade de esporte, ou não, o time de creators é diverso, e de diferentes categorias: humor, podcasts, críticas esportivas, entretenimento generalizado e até jornalistas renomados. Se espera que essa seja a Olimpíada mais democrática em termos de transmissão e representatividade de nichos.
Consumir um conteúdo especializado faz com que os interessados pelo esporte consumam o assunto com mais qualidade, ao invés de simplesmente fechar o YouTube depois de uma transmissão do jogo preferido e pronto. E sim que perpetuem o interesse como um estilo de vida que engloba seus dias.
Inclusive, na mesma pesquisa, os resultados também mostraram que 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube ajuda a transformar esporte em estilo de vida. E isso se mostrará ainda mais real durante as Olimpíadas de Paris no YouTube, ao mostrar nichos de diferentes tipos de esporte, dos mais convencionais até os mais diferentes. Isso permite que qualquer indivíduo crie sua comunidade a partir de seu interesse por esportes.
Participações especiais
O primeiro grande nome do time é a jornalista renomada Fátima Bernardes, que em conjunto com o podcast PodPah, terá um programa especial para cobertura das Olimpíadas de Paris.
Outros grandes nomes incluem o influenciador Matheus Costa, que viralizou durante a pandemia com esquetes humorísticos com o pai, as meninas do Passa a Bola e a influenciadora Ellen Valias do Atleta de Peso. Todos farão cobertura especial diretamente de Paris, cada um com programação única voltada para seu nicho da internet.
Onde assistir
Os conteúdos e Vlogs acontecerão em múltiplos canais, confira os canais dos influenciadores que citamos:
Para as transmissões ao vivo, se inscreva nos canais:
Conclusão
A democratização do consumo de esportes veio para ficar. Seja para aqueles que adoram os bastidores dos jogos, ou os que adoram rir dos memes mais engraçados da temporada, com certeza terá um canal do YouTube pronto para transmitir o conteúdo com máxima qualidade e dedicação.
Não se esqueça de se inscrever nos canais que mencionamos, e fale com a gente nas redes sociais sobre qual esporte você está mais ansioso para acompanhar no YouTube!
Veja também
Olimpíadas do Doping dariam certo?
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.