Índice
O ano de 2024 está em sua segunda semana, mas não há como negar que o mercado de realidade virtual/aumentada será destaque após os avanços de inteligência artificial. De olho nisso, o novo óculos VR da Sony, que lembra filmes como Homem de Ferro e Tron – O Legado, foi anunciado. Confira detalhes sobre o uso e quando isso chega ao mercado.
Óculos é focado no desenvolvimento de objetos 3D
É interessante notar que o aparelho ainda não tem um nome para o mercado, o que prova que a Sony está nas primeiras fases de seu desenvolvimento; mas a vontade de disponibilizar isso para os profissionais realmente existe. Na prática, será possível ver o projeto em terceira dimensão e fazer as edições ao mesmo tempo em que o óculos VR da Sony for utilizado.
Apesar de parecer bastante com o óculos de realidade mista da Apple, a ideia da Sony não será voltada para entretenimento. A empresa apresentou seu novo protótipo como uma alternativa para quem trabalha no desenvolvimento de objetos 3D dos mais diversos tipos e está chamando ele de “um sistema imersivo de criação de conteúdo espacial“.
Equipado com um processador Snapdragon XR2+ Gen 2 e duas telas microLED desenvolvidas pela empresa, será possível ver os projetos em formato tridimensional com resolução 4K em cada olho. A ideia parece ainda mais avançada ao olharmos para os acessórios: além do famoso controlador de opções, o óculos VR da Sony também tem um anel que ajuda na criação dos protótipos. Veja abaixo:
A concorrência para o Vision Pro
O mercado de realidade virtual/mista voltará a ser aquecido com a chegada da Apple e seu Vision Pro e claro que sim, a ideia da empresa de Cupertino poderá ser utilizada para o desenvolvimento de produtos 3D, mas este não deve ser o foco da Apple neste primeiro momento.
Conforme a apresentação do óculos VR da Apple em junho, ele foi exibido como um produto de entretenimento e conversação. Inclusive, a empresa focou bastante em mostrar como ele pode ser um bom aparelho de lazer e descanso após um grande dia de trabalho.
Seu sistema, que levou o nome de visionOS, é seu maior ponto positivo: ele tem integração com o Disney+, recursos para videochamadas e também detecta a presença de outras pessoas para que a visão seja liberada sem a necessidade do usuário remover o aparelho.
O preço também pode ser um ponto a se comparar entre o óculos VR da Sony: o Vision Pro será vendido por US$ 3.499 (algo em torno de R$ 17.089 mil em conversão direta) e chega ao mercado no dia 2 de fevereiro. Mas isso acontece apenas nos EUA, sem previsão de venda para os demais países.
Disponibilidade de novo óculos VR da Sony
Sem dar muitos detalhes sobre armazenamento, a Sony apenas cita em seu comunicado de imprensa que o aparelho será lançado “ainda em 2024”, sem uma data específica mencionada. Valores também não foram especificados, mas é esperado que ele não custe menos de US$ 3.500 quando chegar ao mercado.
A Sony não diz quando, mas confirma que ele será lançado em várias regiões do mundo quando estiver pronto para venda. Como parece estar pronto, são esperadas mais notícias sobre o novo óculos VR da empresa que também criou o PlayStation até o fim do primeiro semestre de 2024.
Você tem interesse em usar um modelo como este? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Apple Vision Pro ganha data de lançamento para 02 de fevereiro
Com informações: CNET l The Verge l Sony
Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.