Índice
Chegamos à terceira semana de Obi-Wan Kenobi com a parte IV da minissérie, que, na tentativa de homenagear o episódio IV da trilogia clássica dos cinemas, no qual o velho mestre Jedi conta com a ajuda de rebeldes para resgatar a princesa Leia do Império, entrega o pior episódio.
Embora seja uma homenagem interessante — assim como a parte III traz referências episódio III da trilogia prequela — a minissérie de Kenobi (Ewan McGregor) está chegando ao final e o direcionamento da trama, e do próprio personagem, parecem convergir para caminhos simples e, assim como citado no texto anterior, escondendo todo seu potencial.
Atenção! Este texto contém spoilers da série Obi-Wan Kenobi e do jogo Star Wars Jedi: Fallen Order.
Missão de assalto
Após ser humilhantemente derrotado por Darth Vader (Hayden Christensen), Obi-Wan saiu ferido de todas as formas do último combate. Não apenas por descobrir que seu aprendiz continuava vivo e matando tudo que encontrava pelo caminho, mas também por ter seu corpo quase queimado por completo. Uma vingança poética, por assim dizer. Porém, com o destino de Leia (Vivien Lyra Blair) ainda em risco, depois de ser capturada por Reva (Moses Ingram), ele tinha que assegurar a segurança da princesa.
Sendo assim, a quarta parte é totalmente focada na missão de resgate da garota, e conta com uma estrutura como a de filmes de assalto, em que um pequeno grupo se infiltra num local com muita segurança para roubar — nesse caso, resgatar — algo.
No episódio, Tala (Indira Varma) consegue utilizar todo seu poder de persuasão para se infiltrar na Fortaleza dos Inquisidores e ajudar Obi-Wan a entrar no local escondido. Curiosamente, o episódio focado no stealth é justamente o que mais tem momentos de ação até aqui.
E a Força?
Pois bem, ainda é cedo para falar sobre furos de roteiro, mas está cada vez mais complicado entender os rumos e decisões na minissérie até aqui. Afinal, se Obi-Wan não se afastou da Força e pode utilizá-la, por quê não utilizou seus truques mentais para fugir sigilosamente do planeta Daiyu, lá no segundo episódio?
Reva tentou entrar na mente da pequena Leia enquanto a interrogava, mas como Inquisidora, ela nunca notou que a criança era suscetível à Força?
Deborah Chow errou a mão
O papel de showrunner — diretor-geral, se preferir — é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma série. Isso porque a pessoa fica responsável por manter a coesão entre roteiro e direção de todos os episódios. É tanto trabalho, que normalmente o showrunner só dirige um ou dois episódios — geralmente o primeiro e o último —, mas em Obi-Wan Kenobi Deborah Chow decidiu dirigir todos os episódios do show. E por melhor diretora que seja — vide seu trabalho em O Mandaloriano —, sua direção na minissérie dá indícios de pressa e trabalho acumulado.
Parece que para cada cena boa, existe um contraponto negativo. A parte IV da série é o auge de péssimas decisões da diretora. Se temos um momento em que Kenobi visita tumbas expostas — como troféus — de Jedi mortos, logo depois vemos cenas dignas de Os Trapalhões no combate contra os momentos de ação dos stormtroopers. Eu ouso dizer que nunca o Império se mostrou tão incompetente em suas defesas. É sério, tem uma cena da Leia escondida num sobretudo, beirando a paródia.
Superando os traumas
Mas nem tudo foi ruim no episódio. Após a queda para Vader, vemos Obi-Wan começando a superar seus medos, assim como inspirando o grupo rebelde a invadir a base imperial, recuperando a auto-confiança da lenda que se tornou como general nas guerras clônicas.
Outro ponto interessante foi o diálogo entre Reva e Tela sobre ambas serem boas mentirosas, que levanta a teoria que a Terceira Irmã tenha um passado ligado à oposição do Império.
O que ainda esperar de Obi-Wan Kenobi?
Provavelmente está se encaminhando para a conclusão do arco de superação do trauma, que acontecerá após uma vitória pessoal contra Vader. A proposta é bem legal, uma pena que estamos acompanhando um desenvolvimento tão pobre.
Referências e easter eggs no episódio IV
As maiores referências da parte IV foram tiradas dos games, mais especificadamente do jogo Star Wars Jedi: Fallen Order. O jogo, que acontece apenas 4 anos antes dos acontecimentos da minissérie, ganhou duas grandes referências, além de mostrar personagens dos games em live-action.
- A base subaquática imperial é a mesma apresentada no game, local onde acontece o final da aventura de Cal Kestis em Fallen Order;
- Os Purge Troopers;
- Tanto jogo quanto série incluem sequências em que uma janela da fortaleza quebra e a água deve ser retida com o uso da Força.
- A cena em que Leia é interrogada por tela é outro claro espelhamento narrativo com o episódio IV da trilogia clássica, em que a mesma Leia é capturada pelo Império, mas Darth Vader é seu interrogador.
Os novos episódios de Obi-Wan Kenobi estarão disponíveis semanalmente, às quartas-feiras, a partir das 4 da manhã (horário de Brasília), exclusivamente no Disney+.
Veja também
Está curtindo Obi-Wan Kenobi? Acredita que terá um final interessante? Deixa seu comentário aí embaixo e confira nosso artigo com tudo que você precisa saber pra assistir à Obi-Wan Kenobi na Disney+ e nosso texto sobre a Parte III.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.