O que você não deve compartilhar com o chatgpt. A ia utiliza os dados fornecidos pelos usuários para melhorar seu aprendizado, podendo expor conteúdo sensível a outras pessoas na web. Saiba como proteger suas informações no chatgpt

O que você NÃO deve compartilhar com o ChatGPT

Avatar de lucas gomes
A IA utiliza os dados fornecidos pelos usuários para melhorar seu aprendizado, podendo expor conteúdo sensível a outras pessoas na web. Saiba como proteger suas informações no ChatGPT

Sensação do momento, o ChatGPT está sendo utilizados de diversas maneiras — desde entretenimento, passando por estudos, até o trabalho. Mas ainda estamos falando de uma tecnologia que faz pesquisas e armazena informações em um banco de dados, ou seja, ele pode estar — e acredite que está — guardando informações nas interações que você faz. Pensando nisso fica o questionamento: o que não seria legal compartilhar com o ChatGPT? Vamos apresentar aqui alguns motivos, inclusive citados pela própria OpenAI, criadora do ChatGPT, para evitar que dados sensíveis sejam indevidamente compartilhados e consequentemente utilizados.

Assista o vídeo no canal do Showmetech:

A melhor suposição é que qualquer pessoa no mundo pode ler qualquer coisa que você colocar na internet – e-mails, mídias sociais, blogs, LLMs – nunca poste nada que você não queira que outra pessoa leia.

Gary Smith Fletcher Jones, professor de Economia no Pomona College e autor da obra Distrust: Big Data, Data-Torturing, and the Assault on Science.

Cuidado com hackers

Apesar de ser uma dica mais geral, ainda é bom falar sobre isso: é possível que alguém invada os servidores do ChatGPT e roube seus dados. Sempre há esse risco de exposição de dados através de bugs e hackers ao usar um serviço online, e o ChatGPT não está de fora dessa lista. Em março de 2023, por exemplo, foi descoberto um bug no ChatGPT que expôs quais eram os títulos, a primeira mensagem dessas novas conversas e também informações de pagamento de usuários do ChatGPT Plus.

Seus dados online estão sujeitos a serem expostos, mesmo no chatgpt. Cuidado! Imagem: mashable
Seus dados online estão sujeitos a serem expostos, mesmo no ChatGPT. Cuidado! Imagem: Mashable

Nader Henein, vice presidente de pesquisa de privacidade do Gartner, empresa que conta com duas décadas de experiência em segurança cibernética corporativa e proteção de dados, afirma que todas essas informações que você está inserindo são altamente problemáticas, pois há uma boa chance de serem suscetíveis a ataques de aprendizado de máquina.

Chats são sempre salvos

Outra informação que é muito relevante: alguns funcionários da OpenAI têm acesso ao conteúdo dos usuários. Ao acessar a página de Perguntas Frequentes do ChatGPT, vemos a afirmativa da OpenAI dizendo que todo o conteúdo do usuário fica armazenado em seus sistemas e nos sistemas de outros “provedores de serviços confiáveis”, tudo isso situado nos Estados Unidos.

Todas as conversas feitas no chatgpt ficam salvas. Imagem: lifehacker
Todas as conversas feitas no ChatGPT ficam salvas. Imagem: Lifehacker

Embora a OpenAI remova informações pessoais identificáveis antes de torná-las ocultas, o conteúdo ainda existe em sua forma bruta — como chegou em sua origem — nestes servidores. Alguns funcionários autorizados da OpenAI têm acesso ao conteúdo do usuário por alguns motivos específicos de acordo com a empresa, sendo um deles o “ajuste fino” de seus modelos, a menos que os usuários prefiram que isso não aconteça.

Conversas são utilizadas pela IA

O ChatGPT funciona através de chats em que há conversas entre o usuário e a Inteligência Artificial, e estas interações são utilizadas para o aprendizado de máquina da IA. Conforme a política de uso da OpenAI, eles deixam claro que “possivelmente utilizarão informações oferecidas pelo usuário para o aperfeiçoamento de suas tecnologias”. Mas isso tudo só funciona se você permitir. Existe a possibilidade de acessar as configurações do chat e solicitar que nada disso ocorra.

O conteúdo compartilhado com a inteligência artificial se torna base de dados - se o usuário permitir. Imagem: data literacy
O conteúdo compartilhado com a Inteligência Artificial se torna base de dados – se o usuário permitir. Imagem: Data Literacy

Em outra ocasião os usuários só podiam optar por não compartilhar seus dados através de um formulário do Google que está vinculado na página de Perguntas Frequentes. Agora a OpenAI introduziu uma maneira mais clara e fácil de desativar o compartilhamento de dados, na forma de uma configuração dentro da sua conta do ChatGPT. Mesmo com esse novo “modo anônimo“, as conversas ainda assim são armazenadas nos servidores da OpenAI pelo período de 30 dias. E fica o alerta, pois a empresa tem poucas informações sobre como eles mantêm seus dados seguros.

Compartilhamos conteúdo com um grupo seleto de provedores de serviços confiáveis ​​que nos ajudam a fornecer nossos serviços. Compartilhamos a quantidade mínima de conteúdo necessária para atingir esse objetivo e nossos provedores de serviços estão sujeitos a obrigações estritas de confidencialidade e segurança. Não usamos ou compartilhamos o conteúdo do usuário para fins de marketing ou publicidade.

OpenAI sobre o compartilhamento de conteúdo com empresas terceirizadas

ChatGPT no trabalho

O ChatGPT e diversas outras inteligências artificiais generativas estão massivamente sendo utilizadas em todo o mundo, principalmente para aqueles em que o trabalho pode ter algum tipo de vantagem com a tecnologia. Mas não é todo mundo que gosta da novidade. A Samsung, por exemplo, proibiu seus funcionários de utilizarem o ChatGPT para fazerem a checagem de seus códigos — algo bem comum para a área — e a prática é passível de advertência.

Apesar de conveniente no trabalho, não são todas as empresas que permitem seu uso. Imagem: desktime
Apesar de conveniente no trabalho, não são todas as empresas que permitem seu uso. Imagem: DeskTime

Outras empresas financeiras também entraram nessa, como o Citigroup, Bank of America e o JPMorgan, pois infringem regulamentações sobre aplicativos mensageiros de terceiros. A Apple também fez esse tipo de proibição aos seus funcionários. Isso tudo mostra uma grande preocupação das grandes companhias com as consequências trazidas pela facilidade que essa Inteligência Artificial traz. Então antes de utilizar o ChatGPT no trabalho, avalie se o conteúdo que está inserindo ali não é sensível ou até mesmo ultra sensível.

ChatGPTerapia

Uma pesquisa realizada pela Tebra, empresa de tecnologia de saúde, revelou que um em cada quatro americanos tem uma certa tendência em conversar com um chatbot de inteligência artificial em vez de procurar um terapeuta. Como é uma tecnologia nova e poderosa, claro que já houveram casos de usuários utilizarem o ChatGPT como uma forma de terapia, ou ainda buscarem algum tipo de ajuda para vício em substâncias. Esses exemplos mostram casos de uso intenso, e como o ChatGPT pode ser um parceiro de conversa útil, imparcial e anônimo. Mas também vale lembrar que essas confissões mais profundas são armazenadas em algum servidor.

Lembrando que o chatgpt - e qualquer outra inteligência artificial - não substitui um profissional da área da saúde! Imagem: psycom. Net
Lembrando que o ChatGPT – e qualquer outra Inteligência Artificial – não substitui um profissional da área da saúde! Imagem: Psycom.net

Por mais que a tecnologia se apresente bastante inteligente, não podemos nos enganar, pois ainda assim permanece sendo apenas um robô treinado para dar respostas automáticas. Quando nos referimos à necessidade de ir à uma sessão de terapia, estamos falando de um paciente e um profissional qualificado para atendê-lo. Além do robô não suprir esse cenário, suas informações — novamente aqui, sensíveis –, estão sendo compartilhadas e armazenadas.

Como se proteger no ChatGPT

Há duas maneiras no próprio ChatGPT que te ajudam a evitar que as informações compartilhadas com a Inteligência Artificial se tornem ainda mais vulneráveis. A primeira é desligando a opção “Chat History & Training“. A descrição da ferramenta diz: “Salve novos chats neste navegador em seu histórico e permita que eles sejam usados ​​para melhorar nossos modelos. Os bate-papos não salvos serão excluídos de nossos sistemas em 30 dias. Esta configuração não sincroniza entre navegadores ou dispositivos.

Desative a possibilidade da inteligência artificial aprender com o conteúdo que você compartilha. Imagem: lucas gomes, smt
Desative a possibilidade da Inteligência Artificial aprender com o conteúdo que você compartilha. Imagem: Lucas Gomes, SMT

Ao desligar essa opção, suas conversas ainda serão salvas no período de 30 dias, mas não poderão ser utilizadas para treinar o modelo de linguagem. Para desativá-la clique no seu nome, que fica no canto inferior esquerdo do site, vá em “Settings“, escolha “Data controls” e desative a primeira opção, “Chat History & Training“. A outra alternativa é acessar a opção de cima, “General“, e clicar no botão “Clear” para excluir todos os chats existentes.

Dicas gerais

Há anos nós navegamos na internet e sabemos que devemos nos precaver ao máximo, principalmente com o que inserimos em sites e aplicativos. Aqui vai uma lista de conteúdos sensíveis e informações pessoais que devemos evitar compartilhar sem que tenhamos certeza de que é o lugar certo e seguro para isso:

  • Informações pessoais sensíveis;
  • Senhas e dados de login;
  • Números de cartão de crédito ou débito;
  • Detalhes de contas bancárias;
  • Informações confidenciais do trabalho ou da empresa;
  • Endereços residenciais ou de trabalho;
  • Fotos ou vídeos comprometedores;
  • Informações médicas privadas;
  • Segredos comerciais ou estratégias de negócios;
  • Conteúdo protegido por direitos autorais sem a devida permissão.

E você, o que achou dessas dicas? Já vai dar para utilizar a ferramenta com mais segurança? Diz pra gente nos comentários!

Veja também:

App ChatGPT para iPhone já está disponível. Veja como usá-lo!

Fonte: Mashable

Revisado por Glauco Vital em 30/5/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados