Índice
Nesta segunda-feira (25) o mundo foi surpreendido pela compra do gigante da internet Yahoo! pela operadora americana Verizon, por U$4,8 bilhões. Mas, muita gente se pergunta o que a operadora ganhará com a jogada. Entenda logo abaixo.
É inegável que o Yahoo! é um dos “fundadores” da internet como ela é hoje, e foi por muitos anos a porta de entrada para ela. Muitos usuários aproveitaram seus primeiros dias de navegação online através dos serviços da empresa, como o site, o buscador – em que era necessário registrar o site para ele estar presente – e até o serviço de e-mails, o Yahoo! Mail.
Mas, ao longo dos anos, em empresa deixou-se ultrapassar por novos players do mercado. E, no campo das fusões e aquisições, o Yahoo! é um exemplo do desastre. Veja abaixo alguns destes erros históricos:
Conheça os erros históricos do Yahoo!
Em 1998, o Google ainda engatinhava e sonhava em ser o Yahoo! (quanta ironia). Nesta época, surgiu a possibilidade de venda do então jovem buscador de Larry Page e Sergey Brin por modestos US$ 1 bilhão. Sim, o então gigante Yahoo! recusou a oferta do que poderia ter sido a compra mais acertada da história.
Já em 2002, percebendo o o grande erro, o Yahoo! voltou à mesa de negociações e ofereceu US$ 3 bilhões pelo Google. O Google respondeu com uma contraproposta “Nos paguem U$ 5 bilhões“. Ainda seria “preço de banana” se considerarmos o que o Google vale hoje, mas o Yahoo! recusou e desistiu da compra.
Em 2006, o Yahoo! decidiu lançar uma oferta de compra para uma nova rede social, no valor de U$1 bilhão. Estamos falando do Facebook, que estava em plena ascensão. Seu fundador, Mark Zuckerberg, recusou. Mas aqui podemos dizer que trata-se de uma decisão muito mais acertada de Zuckerberg, do que de erro do Yahoo!, já que o fundador da rede social se tornou um dos 10 homens mais ricos do mundo, com uma fortuna que ultrapassa os US$ 40 bilhões de dólares.
No seu auge, lá em 2008, a Microsoft ofereceu US$ 44,6 bilhões para ser dona do Yahoo!, mas o buscador negou a oferta. Hoje, a empresa foi vendida por pouco mais de 10% do valor oferecido pela Microsoft, apenas US$ 4,8 bilhões.
Ok, nem tudo são desastres na vida da Yahoo!. A empresa conseguiu comprar o Flickr em 2005 e o Tumblr em 2013, além de alguns serviços e apps.
Mas o que a Verizon tem a ganhar com isso?
Com o negócio, a operadora norte americana pretende fundir as operações do Yahoo! e AOL, outra gigante da internet comprada por ela ano passado. A idéia é criar uma organização capaz de competir com o Google e Facebook.
Em teoria, a companhia poderá unir páginas muito acessadas (o site do Yahoo! ainda é o quinto mais visto dos Estados Unidos), com os dados dos clientes, mais de 1 bilhão de usuários, para fornecer anúncios segmentados à eles através do celular.
Para Marisa Mayer, atual CEO da companhia o “Yahoo! e AOL popularizaram a internet, o e-mail, a busca e a mídia em tempo real. É poético juntar forças ao AOL e a Verizon, à medida que entramos nesse novo capítulo focados em atingir escala e mobilidade”.
Apesar de seu papel importante na internet, a empresa vem perdendo valor nesses últimos 10 anos. Será que agora ela conseguirá retornar a brilhar como em seus tempos áureos?
Fonte: nymag.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.