Índice
- Entendendo o vazamento de dados do Google
- Principais lições
- Identifique claramente os autores de conteúdo
- Organização com títulos, tamanho e datas em tópicos são fundamentais
- Página inicial confiável
- Palavras-chave focadas na intenção do usuário
- Priorize informações relevantes no início do texto
- Comportamento de navegação, CTAs criativos e imagens instigantes
- Seja paciente ao construir reputação para seu site
- Preze por credibilidade, originalidade e profundidade
- Construção de autoridade
- Incorpore links de qualidade ao conteúdo
- O reconhecimento vem aos poucos
- Mantenha seu site o mais atualizado possível
- Cuidado com alterações constantes nos conteúdos
- Whitelists para conteúdos de saúde, política e viagens
- Google Chrome influencia no algoritmo
- Sites de vídeos podem ganhar destaque
- Sites pessoais podem ser promovidos
- Otimize a acessibilidade móvel e prefira qualidade a quantidade
- Relevância de textos âncoras
- Como melhorar o SEO
- O que ficar atento em SEO
- Então, como gerar um tráfego orgânico?
Como alcançar o topo do maior mecanismo de busca da internet? A “pergunta de milhões” talvez tenha sido respondida finalmente. O recente vazamento do algoritmo do Google, uma das partes mais sigilosas e essenciais da internet atualmente, expôs pela primeira vez informações cruciais sobre como o SEO (Search Engine Optimization) influencia o posicionamento das páginas nos resultados de pesquisa. Por décadas, a empresa manteve essas informações em segredo, alegando preocupações com o abuso por parte de atores maliciosos. No entanto, esse episódio agora oferece uma oportunidade única para a comunidade online aprender diversas lições fundamentais sobre como gerar um tráfego mais orgânico dentro dos padrões técnicos estabelecidos.
Com base no que foi revelado do vazamento, reunimos e simplificamos todas as maiores dicas e recomendações para o seu site se destacar nos resultados de busca da forma mais autêntica e eficaz possível. Confira:
Entendendo o vazamento de dados do Google
O vazamento de uma extensa documentação sobre o funcionamento do algoritmo do Google, com quase 2,6 mil páginas de detalhamento técnico, é um dos assuntos que mais agitaram — e ainda continuam agitando — a internet nos últimos dias. O ocorrido acabou por fornecer um grande debate entre as pessoas e não apenas de forma acadêmica, até porque acaba afetando diretamente milhões de páginas da web que dependem de uma boa posição nos resultados de busca para sobreviverem e prosperarem.
Com isso, enquanto a empresa tenta minimizar o impacto desse episódio, argumentando que os dados não podem ser interpretados de forma conclusiva, a comunidade de especialistas em SEO segue mergulhada em uma análise bem minuciosa, buscando entender as implicações e ajustar suas estratégias diante dessa revelação.
Nós deixamos um alerta sobre fazer suposições imprecisas sobre a Pesquisa [do Google] com base em informações fora de contexto, desatualizadas ou incompletas. Nós compartilhamos informações extensas sobre como a Pesquisa funciona e os tipos de fatores que nossos sistemas pesam, ao mesmo tempo em que trabalhamos para proteger a integridade de nossos resultados contra manipulação.
David Thompson, porta-voz do Google
Como funciona o algoritmo de busca
Informações de todos os tipos foram vazadas, desde relação com componentes do YouTube, livros, pesquisa de vídeo, links, infraestrutura de rastreamento, documentos da web, até um sistema de calendário interno e a interface de programação com acesso de dados das pessoas. A partir disso foi visto que, embora muitas das informações sejam novidades, algumas são comprovações do que a própria empresa negava ao ser questionada sobre o funcionamento do buscador.
A arquitetura dos sistemas de classificação do Google é complexa, composta por microsserviços interconectados que abrangem desde o rastreamento de páginas até a exibição dos resultados. Diferentes sistemas, como Trawler para rastreamento e Mustang para classificação, desempenham funções específicas em etapas como indexação, processamento e apresentação. Esses componentes trabalham em conjunto para fornecer resultados precisos e relevantes, adaptando-se dinamicamente às necessidades dos usuários e às mudanças na internet. Mas como ocorre exatamente?
É sabido que o Google Panda é um algoritmo de classificação utilizado pela empresa para avaliar a qualidade do conteúdo em páginas digitais. Seu objetivo nada mais é do que melhorar a experiência do usuário e garantir que os resultados da busca exibam conteúdo relevante e útil — mas até então ninguém sabia como ele operava de fato. Com os dados vazados, concluiu-se que ele usa um modificador de pontuação baseado em sinais como comportamento do usuário e links externos, podendo ser aplicado a todo um domínio, subdomínios ou subdiretórios específicos — o NavBoost, que teve sua existência confirmada durante os depoimentos de executivos do Google no Congresso dos EUA. Então, para melhorar seu ranking, é crucial gerar mais cliques bem-sucedidos em uma variedade de consultas e obter uma diversidade maior de links.
Além disso, é válido dizer que existem ainda os avaliadores de qualidade que, embora muitos acreditem que sejam máquinas, são humanos. Os documentos revelam que o Google confia bastante em humanos para aprimorar seus algoritmos, e esses avaliadores fornecem insights valiosos que ajudam a aprimorar a busca, garantindo que os resultados correspondam aos altos padrões de qualidade desejados pelos usuários.
Principais lições
Aqui você irá conferir todos os 24 ensinamentos que tiramos dos dados do Google. Mais abaixo, você ainda terá a oportunidade de compreender melhor o funcionamento detalhado do algoritmo e entender o propósito por trás de cada uma dessas lições:
Identifique claramente os autores de conteúdo
A Busca do Google consegue identificar autores de conteúdo, tratando-os como entidades únicas, e identificá-los adequadamente no conteúdo dos sites ajuda a promover transparência e credibilidade, com benefícios tanto ao autor quanto ao website. Parece que não, mas é um ponto que impacta no rankeamento.
Organização com títulos, tamanho e datas em tópicos são fundamentais
Quando acessamos uma página, é importante que o título seja de fácil entendimento, assim como saber a data de publicação da matéria e o tamanho para leitura. Estruturar o conteúdo de forma clara e organizada facilita a compreensão e a navegação dos usuários, além de conquistar melhor desenvolvimento na classificação do Google.
Página inicial confiável
A classificação das páginas individuais do seu site depende da confiança que o Google percebe na página inicial. Pudera: essa é a vitrine do seu site, e ter links de qualidade e relevância é mais importante do que volume para aumentar a sua reputação nas buscas.
Palavras-chave focadas na intenção do usuário
A escolha de palavras-chave relevantes e alinhadas com a intenção de busca dos usuários aumenta a eficácia do seu conteúdo. Evite ser genérico e aprenda a ser mais específico, preferindo estratégias de palavras-chaves de cauda longa para o seu conteúdo. Dessa forma, você conseguirá atrair mais engajamento para o seu site.
Priorize informações relevantes no início do texto
A introdução dos textos é o primeiro ponto de contato da matéria, que vai instigar o leitor a continuar sua leitura. E com o Google não é diferente: ele considera relevantes as informações no começo da matéria, ajudando no rankeamento. O algoritmo possui um limite de palavras consideradas e, por isso, faz cortes para análise de conteúdo.
Comportamento de navegação, CTAs criativos e imagens instigantes
Esses elementos não só possuem relevância para o engajamento, mas ajudam a crescer no rankeamento do Google devido ao algoritmo focado em número de cliques.
Seja paciente ao construir reputação para seu site
Se você for um novo entrante no mundo de sites, saiba que será necessário tempo e paciência para construção de reputação. Você vai entrar em uma competição onde já existem diversos outros websites bem estabelecidos, com anos de experiência, e o Google vai precisar conhecer o seu conteúdo e compreender que é de qualidade antes de recomendá-lo aos seus usuários. Para fins de segurança e confiança, o Google demora a te alavancar na classificação.
Preze por credibilidade, originalidade e profundidade
O Google procura entregar aos seus usuários o melhor conteúdo possível, e estes fatores são fundamentais para um melhor rankeamento. A busca de informações em fontes confiáveis tem um bom peso na avaliação da página, bem como a originalidade — um conteúdo não original, copiado, não será bem-visto pela busca.
A qualidade do conteúdo é fundamental para ganhar a confiança dos usuários e se destacar nos resultados de busca, e os Twiddlers verificam todos esses aspectos.
Construção de autoridade
O Google reiterou diversas vezes que não utiliza a métrica de “domínio de autoridade”, termo cunhado pela empresa de análise de SEO Moz. Entretanto, a documentação revelou que existe, sim, uma métrica chamada “siteAuthority”, ainda que não fique claro seu funcionamento.
De qualquer forma, entende-se que o mecanismo de busca avalia historicamente os domínios de sites da internet para rankear a autoridade, que se entende medir o quanto aquele site domina em relação aos temas que aborda.
Incorpore links de qualidade ao conteúdo
Links possuem uma relevância muito grande, uma vez que existem regras muito minuciosas para garantir crescimento com o Google. A partir deles, o mecanismo de busca vai compreender as relações entre websites e poderá beneficiar ou punir o rankeamento, conforme a avaliação de qualidade dos links. Saiba usá-los com cuidado e priorize alta qualidade.
O reconhecimento vem aos poucos
O reconhecimento do seu website como uma fonte confiável é construído pouco a pouco, e leva-se tempo até que o Google entenda que o seu conteúdo é de qualidade. Não esqueça: quanto mais antigo, maior o peso na web.
Mantenha seu site o mais atualizado possível
Os sites devem manter seus artigos sempre atualizados, para oferecer aos leitores aquilo que há de mais recente, impactando diretamente em um melhor rankeamento. Se você cria listas de produtos, por exemplo, é essencial que as recomendações reflitam os produtos mais recentes do mercado. Manter o conteúdo em dia demonstra comprometimento com a qualidade e relevância do seu site.
Cuidado com alterações constantes nos conteúdos
AInda que o conteúdo deva estar atualizado, alterar páginas com frequência pode ser lido como um sinal negativo para o Google, que pode entender que uma versão inicial do conteúdo foi criada para rankear nas pesquisas e, posteriormente, foi modificado para outras intenções, podendo afetar a indexação e a classificação nos resultados de busca.
Whitelists para conteúdos de saúde, política e viagens
A documentação vazada mostrou que o módulo “Good Quality Travel Sites” e funções como “isCovidLocalAuthority” e “isElectionAuthority” sinalizam que o Google identifica sites que sejam referências nestes assuntos, colocando-os em whitelists para pesquisas altamente controversas e potencialmente problemáticas. Isto significa que, se um website não for reconhecido pelo mecanismo de busca como referência nestes assuntos, o rankeamento será prejudicado.
Google Chrome influencia no algoritmo
A documentação sugere que o Google calcula diversas métricas utilizando dados de navagação do navegador Chrome. Especialistas apontam que o mecanismo de busca usa o número de cliques em uma página — quando utilizado o Chrome — para compreender quais as URLS mais populares em um domínio, influenciando nas respostas de pesquisas.
Sites de vídeos podem ganhar destaque
A documentação mostra que há uma função que determina se um site é dedicado a vídeos, considerando se os vídeos não estão hospedados em sites de hospedagem de vídeos (como YouTube e Vimeo) e mais de 50% do seu conteúdo é em vídeo. Neste caso, o conteúdo do site vai aparecer nas buscas ao lado dos resultados de YouTube, Dailymotion e similares.
Sites pessoais podem ser promovidos
Um marcador específico chamado “smallPersonalSite” indica que o Google pode promover a presença de pequenos sites pessoais, ainda que não haja uma definição clara para este enquadramento. Entretanto, não há uma indicação clara de que este marcador tenha sido utilizado como fator de rankeamento.
Otimize a acessibilidade móvel e prefira qualidade a quantidade
Garantir que seu site seja acessível em celulares pode aumentar a chance de crescer na classificação, uma vez que o Google procura por versões web e mobile das páginas. As plataformas de conteúdo, como o WordPress, têm à disposição temas com design responsivo, que atendem aos tipos distintos de dispositivos. Se preocupar com qualidade do conteúdo também ajuda, uma vez que o algoritmo limita número de páginas para indexação.
Relevância de textos âncoras
A escolha de textos âncoras descritivos serve para otimizar a navegação interna e a autoridade das páginas. O Google confere compatibilidade dele com o link, além da qualidade do site de destino. Âncoras de baixa qualidade, como “clique aqui” ou “neste link”, prejudicam o rankeamento.
Desperte interesse do usuário para engajamento
O interesse do usuário em uma página pode ser medido, dentre outros fatores, pelo tempo de permanência no conteúdo. Garanta que tanto seu conteúdo como a interface do site sejam atraentes para reter o usuario por mais tempo e gerar engajamento e evitar rebaixamento na classificação dos resultados de pesquisa.
Garanta uma boa experiência do usuário nas configurações do site
Uma navegação ágil e fluida é essencial para satisfazer o usuário, e isso se reflete nos resultados de pesquisa do Google. O mecanismo avalia um conjunto de métricas chamado Core Web Vitals, que analisam o comportamento de uma página do ponto de vista da experiência do usuario. Estas métricas são impactadas diretamente pelas configurações do site, como velocidade do servidor e o próprio código das páginas, que devem ser sempre reavaliadas para otimização.
Evite reviews de produtos de baixa qualidade
A busca por reviews de produtos na internet é de grande relevância, pois as pessoas buscam avaliações de alto nível sobre produtos, serviços e obras artísticas. Entretanto, reviews que sejam de baixa qualidade não agregam valor e podem enganar possíveis consumidores, logo sites que façam avaliações de baixa qualidade são penalizados. O Google prioriza autenticidade e detalhes para aumentar o alcance.
Visibilidade local importa
Se a sua marca tem um alcance mais regional ou local, buscar visibilidade global é uma tarefa que não trará frutos. Prefira direcionar seus esforços para o público local, segmentando suas palavras-chaves e conteúdo para atingir o público que está ao seu alcance.
Evite promoção de conteúdo impróprio
O resultado de pesquisas do Google é muito impulsionado pela reputação, que falamos diversas vezes durante esta matéria. A reputação também está relacionada à associação do seu site com conteúdos apropriados, que podem ser vistos por todos os públicos e não encaminham seus usuários para conteúdos duvidosos, como sites de aposta e conteúdo adulto.
Manter um conteúdo adequado ao seu público é fundamental para construir uma reputação online positiva.
Como melhorar o SEO
Confira todos os pontos listados pelos documentos vazados do Google e saiba como melhorar o SEO para alcançar resultados satisfatórios para a sua plataforma:
Autoria
Autores são extremamente válidos, especialmente porque o Google os reconhece para fins de credibilidade. Aqui, podemos falar de EEAT, assunto que já foi bastante debatido quando se trata de SEO, afinal, ele é um conjunto de diretrizes que a empresa considera:
- Ter uma expertise clara no assunto abordado;
- Demonstrar autoridade sobre o tema;
- Transmitir confiabilidade
A grande dúvida de muitos especialistas era se esse quesito realmente poderia ser relevante, uma vez que há a crença de como é complicado pontuar experiência e autoridade. Porém, para esclarecer, os dados revelaram que o Google armazena os autores associados a um documento/texto. Além disso, o sistema também verifica se a pessoa ou organização mencionada na página é realmente o autor do conteúdo.
Títulos, tópicos e datas
Esse também é outro assunto muito discutido, especialmente pois faz parte das regras de SEO. Assim como o conteúdo, é essencial se importar com a organização de todo o texto. O tamanho dos títulos precisam estar em destaque, e o algoritmo faz o rastreamento. Além do mais, enquanto aqueles mais curtos e diretos tendem a ser mais atraentes e gerar mais cliques, os títulos mais detalhados e descritivos podem ajudar a página a ser melhor indexada e ranqueada pelos motores de busca.
Já a parte das datas, a importância vem justamente porque o Google é focado em novos resultados e tenta associá-las à páginas. Recomenda-se especificar uma data e usá-la de forma consistente em títulos e sitemaps XML (arquivo com a lista de todas as páginas do site). Ter datas na URL que diferem das datas em outros locais, pode resultar em um desempenho fraco.
Vale dizer que toda essa regra também se aplica para texto âncora, aquele visível e clicável em um link, usado para descrever o conteúdo da página de redirecionamento.
Página inicial
Não há muito mistério, afinal, a página inicial é uma espécie de capa para o conteúdo. O Google irá valorizar um link com base no quanto essa página parece ser confiável e de alta qualidade. Ou seja, ela funciona como uma vitrine e isso significa que a reputação percebida do site pode influenciar a classificação nos resultados de busca.
Segundo os documentos, acredita-se que o Google use a pontuação do PageRank (algoritmo de medição de relevância) da página inicial para novas páginas, até que essas obtenham própria pontuação.
Palavras-chave
Palavras-chave são o que vêm à mente quando falamos de SEO, mas o que foi revelado com o vazamento, pode ajudar a ter uma melhor clareza sobre o que é realmente necessário relevar no conteúdo com o uso delas.
O título ainda continua sendo importante nessa parte, especialmente quando se trata da principal palavra-chave. Colocá-la à mostra dessa forma, em primeiro lugar, ainda é crucial. Mas além dessa informação, é importante abordar duas métricas que o Google utiliza e é necessário estar atento:
- Keyword Stuffing Score: medida que avalia o uso excessivo de palavras-chave em uma página. Por exemplo, se uma página sobre “receitas de bolo” repetir constantemente essa frase em todo o conteúdo, ela pode ter um alto Keyword Stuffing Score. Isso indica uma tentativa de manipular os resultados de pesquisa, o que pode resultar em penalidades pelos mecanismos de busca. Em outras palavras, ela é uma pontuação de spam de preenchimento.
- Title Match Score: medida que avalia o quanto o título de uma página corresponde ao seu conteúdo. Por exemplo, se o título de uma página é “Melhores Receitas de Bolo” e o conteúdo da página realmente fornece uma lista de receitas de bolo de alta qualidade, o Title Match Score será alto. Isso indica uma boa correspondência entre o título e o conteúdo da página, o que é positivo para o SEO e pode ajudar na classificação nos resultados de pesquisa. Em outras palavras, se refere a pontuação para relevância do título e correspondência com a consulta do usuário.
Mas algo que deve ser primordial passar a levar em consideração é o fato de que a intenção do usuário também pode afetar e muito o rankeamento do Google. Embora se utilize a palavra-chave ideal para um conteúdo e o algoritmo leve o site para o topo do buscador, ainda assim, se um concorrente estabelecido nas páginas seguintes tiver o conteúdo com a palavra-chave que muitos usuários procuram, o sistema reconhecerá que seu conteúdo não é tão relevante quanto e te diminuirá na classificação. Isso ocorre porque o algoritmo foi projetado para promover sites com base em cliques, portanto, independe se o seu concorrente tem um conteúdo mais inferior.
Vale dizer também que, por mais que pareça óbvio, palavras-chave utilizadas em domínio também são vistas como formas de manipulação para melhorar o ranking. Por exemplo, um site chamado “BuyFastShoes.com” está claramente tentando atrair pessoas que buscam “buy fast shoes” (comprar sapatos rápidos). O Google penaliza essa prática.
Originalidade e truncamentos
Por que criatividade e objetividade nos resumos ou início do conteúdo pode ser importante? O Google procura fazer cortes, e apesar dessa informação já ser de conhecimento de muitos, é algo que o vazamento provou ter influência na classificação.
Existe um sistema de tokens (palavras) que mede a originalidade do conteúdo. Basicamente, ele analisa o número de tokens e o compara com o número total de palavras da página. Se o seu conteúdo exceder esse limite, qualquer outra palavra adicional não será considerada. O Mustang, um componente do algoritmo, tem esse limite máximo de palavras consideradas, por isso é importante colocar o conteúdo mais relevante sempre no começo do texto.
Já o OriginalContentScore, pontuação que ajuda a determinar se o conteúdo é único e diferenciado do material duplicado ou de baixa qualidade, indica que conteúdos curtos são avaliados pela sua originalidade.
NavBoost e dados de cliques
Essa informação pode parecer algo surpreendente para uns, mas nem tanto para outros. A velocidade e a duração de clique não só ajudam na análise de desempenho do seu site, mas também impactam significativamente no algoritmo do Google. Através de métricas como o CTR, ele monitora e avalia dados de cliques e o comportamento dos usuários para determinar a qualidade das páginas. Mas o mais curioso é que isso também funciona com a parte das imagens do buscador. Quanto mais cliques e interação houverem em uma foto, o sistema reconhecerá relevância e qualidade nela.
O NavBoost é o principal sistema responsável aqui, ajudando a ajustar a pontuação de sites com base nos registros de cliques. Estamos falando de algo parecido com o que já conhecemos quando pensamos em redes sociais, pois nelas, o algoritmo detecta o tempo de exibição de vídeo ou até o tempo em que você permanece visualizando alguma imagem na tela do celular.
Sandbox
Para quem não sabe, o Sandbox se refere a uma teoria segundo a qual novos sites são temporariamente mantidos em uma espécie de “zona de quarentena” nos resultados de busca. Isso significa que, mesmo com um bom conteúdo e práticas de SEO, um novo site pode não obter uma classificação alta imediatamente. A ideia é que o Google usaria esse período para avaliar a qualidade e a relevância do novo site antes de permitir que ele apareça em posições mais altas nos resultados de busca.
Durante muito tempo, especialistas acreditavam que ele existia, embora a empresa tivesse negado. Os documentos vazados mostraram que, de fato, ele é real.
Twiddlers nos resultados de pesquisa
Twiddlers são componentes dentro do algoritmo de classificação do Google que ajustam as classificações das páginas com base em critérios específicos. Eles são extremamente importantes, pois se resumem no sistema geral de rankeamento.
Cada twiddler pode focar em um aspecto diferente do conteúdo. Por exemplo, se o Google determina que a velocidade de carregamento da página deve ter peso na classificação, o twiddler específico pode ser modificado para aumentar sua influência. Se trata de um mecanismo que proporciona flexibilidade na otimização do algoritmo, justamente para assegurar resultados mais pertinentes. Alguns dos pontos que podem ser ajustados por twiddlers, são qualidade de conteúdo, experiência e interação do usuário, autoridade e credibilidade.
Eles operam como os filtros e ações do WordPress, onde o que é exibido é ajustado logo antes de ser apresentado ao usuário. Não são elementos desconhecidos na comunidade de SEO, até porque qualquer especialista deve ter esse tipo de conhecimento para entender o status e tudo mais que ocorre dentro de um site. É através deles que se tem a noção do engajamento e o quanto o conteúdo está funcionando. Portanto, apesar de essa ser uma informação não tão surpreendente, ainda é válida para conhecimento sobre o Google.
Domínio
Entenda melhor como funciona o processo de registro de site sob a visão e algoritmo do Google, assim como sua métrica de classificação para todo o domínio:
Registro
Já tem um bom tempo em que existe uma teoria de que o status do Google como registrador, influencia seu algoritmo de busca. Agora, temos evidências que confirmam essa suspeita. O Google coleta e armazena todas as suas informações ao registrar um domínio, em um nível detalhado de documento. Em outras palavras, o Google tem o histórico de propriedades de domínio associados aos proprietários, o que permite rastrear e reconhecer quem são os donos de cada site.
Não se tem muita certeza da razão, mas provavelmente possui relevância ao determinar o sandbox, bem como aplicá-lo a um domínio que mudou de proprietário, por exemplo. Aparentemente, essa prática ganhou mais peso recentemente com a introdução da política de spam para domínios expirados, que visa combater o abuso relacionado à reutilização de domínios antigos.
Métrica de autoridade
Outro ponto que gerou certa controvérsia foi a existência de uma métrica interna de “autoridade do site” no Google. Essa foi outra informação negada pela empresa, afirmando continuamente que não havia um fator de classificação desse porte em todo o site, mas que acabou aparecendo nos documentos vazados.
A métrica utilizada se chama siteAuthority, servindo para auxiliar na classificação das páginas. Ela é calculada com base em diversos fatores, incluindo a qualidade dos backlinks, a reputação do site em setores específicos e o comportamento dos usuários de maneira global. Além disso, métricas como siteFocusScore e siteRadius são empregadas para avaliar a autoridade do tópico, destacando a importância de manter um foco claro no assunto abordado pelo site. Com isso, se compreende que o Google valoriza páginas com conteúdo relevante e de qualidade, que mantêm consistência em seu tópico principal.
Links
Saiba como incorporar qualquer tipo de link da maneira certa e mais benéfica no seu site:
PageRank
O PageRank foi o pioneiro do Google, transformando o mercado das buscas online. Mas o que ele é exatamente? É um tipo de algoritmo que atribui uma pontuação numérica a cada página da internet com base na quantidade e na qualidade dos links que apontam para ela. Em termos simples, ele é uma medida da importância ou da relevância de uma página, determinada pela sua popularidade e pela sua conexão com outras páginas por meio de links. Quanto mais links de alta qualidade uma página recebe, maior tende a ser o seu PageRank, o que pode influenciar sua posição nos resultados de busca.
Nos documentos vazados, são mencionados sete tipos, demonstrando que o Google emprega métodos variados e ainda mais específicos para sua avaliação e classificação. Mesmo com avanços, o PageRank continua a ser um elemento vital na classificação.
Valor
O Google avalia a importância de uma página com base em onde ela está armazenada no seu índice. Páginas em níveis mais altos, especialmente aquelas atualizadas com frequência, são consideradas mais valiosas. Portanto, se você criar um link de uma página com pouco tráfego, isso não terá impacto no seu site, podendo até ser ignorado pelo algoritmo; no entanto, se o link vier de uma página com muito tráfego, pode beneficiar o seu posicionamento nos resultados de busca.
Além disso, vale dizer que links em páginas mais recentes, têm mais valor do que aqueles em conteúdo mais antigo, sugerindo que, embora edições específicas possam ser úteis, os links recém-adicionados têm um impacto muito mais significativo.
Velocidade
O Google também avalia a velocidade com que um site obtém backlinks, ou seja, um link que aponta de uma página para outra. Já vimos acima sobre a importância do valor do link, mas aqui também é contado o quanto de cliques esse link criado vai ter. Se essa velocidade é positiva, indica que esse site está ganhando relevância no mercado e, por consequência, sua página também ganha confiança por isso. Por outro lado, se for negativa, sugere que ele está estável e perdendo importância, o que afeta sua página negativamente.
Penalidades e ajustes
O Google possui alguns mecanismos para identificar páginas que utilizam estratégias de spam de links ou links “tóxicos”, o que é mais comum do que parece. Isso significa que, se houver sinais de spam, alguns links que apontam para uma página específica serão ignorados. Em situações até mais extremas e de excessividade, como quando uma página é inundada com links de baixa qualidade, há a possibilidade de que até mesmo links que normalmente seriam considerados de alta qualidade sejam desconsiderados.
O recurso phraseAnchorSpamDays também permite ao Google medir a velocidade com que o spam é vinculado a um site. Isso é muito útil para identificar e neutralizar ataques negativos de SEO, por exemplo, o que permite comparar a descoberta de links ao longo do tempo e deixar de considerar links suspeitos. São medidas que visam manter a integridade dos resultados de busca.
Links internos
Esse é um ponto a se considerar. Segundo os dados, é sugerido que alguns links internos, aqueles usados para efeito de recomendação de conteúdos dentro do próprio site, não são contabilizados e, portanto, não têm relevância para a classificação do Google. Isso pode ocorrer por várias razões, como links que foram removidos ou desativados, não sendo mais considerados ao avaliar a relevância e a autoridade do site.
Seed sites e fontes de qualidade
O que são seed sites? São sites de alta qualidade e confiáveis que servem como pontos de partida ou referência inicial para os motores de busca ao indexar a web, como por exemplo, a Wikipedia, BBC, O Globo, etc. Esses sites são considerados como fontes confiáveis de informações e ajudam a determinar a relevância e a qualidade de outros sites ao qual eles estão vinculados. Justamente por isso, são eles que costumam ficar no topo do Google, devido, também, ao hostAge. Essa é uma métrica que mostra que quanto mais antigo for o período de hospedagem de um domínio, mais peso ele pode ter em sua autoridade e classificação nos resultados de pesquisa.
Aqui também vale dizer que todos os links compartilhados e provindos de seed sites, também imperam e são, automaticamente, considerados de relevância para o algoritmo do Google. À princípio, talvez esse seja considerado um empecilho para páginas que ainda não possuem tanto destaque.
Alterações
Quanto mais algo é alterado em um site, mais isso é afetado dentro do rankeamento. O índice do Google armazena várias versões de páginas da internet ao longo do tempo e, de acordo com os documentos vazados, ele mantém um histórico completo de tudo o que indexa. Isso significa que ao redirecionar uma página para outra, a transferência total da autoridade do link não é automática, pois o Google considera o contexto e a relevância da página original. Além disso, o sistema consideraria apenas as últimas 20 versões de uma página, ou seja, para recomeçar sua página do zero no Google, você teria que fazer mudanças significativas e submetê-la para indexação mais de 20 vezes.
Atualizações
Quanto mais atualizado, melhor. Isso já era algo reconhecido quando se trata do Google, e para aqueles que ainda poderiam ter alguma dúvida, o vazamento se tornou uma comprovação. Existem diversas métricas projetadas para rastrear o quão novo o conteúdo de um site é, com análise de datas de criação de página e URL.
Observações especiais
Confira algumas especificidades consideradas e que valem a pena tomar nota sobre o algoritmo do buscador do Google:
Listas brancas
Essa é uma parte do algoritmo destinada à assuntos específicos. Durante a época da COVID-19 e as eleições, foi visto que o Google coletou dados de tudo o que envolviam esses assuntos. Essas são as “listas brancas”, que podem englobar conteúdos como viagem e política, além de outros sensíveis como saúde e segurança (geralmente das áreas médica, jurídica ou financeira). Nada é muito claro sobre isso, apenas que são agrupados. O Google possui critérios mais rígidos de rankeamento sobre eles.
Uso do Google Chrome
Pode não parecer uma surpresa, mas o uso do navegador Google Chrome também pode ser usado para coletar dados em prol da classificação. Basicamente, ele é como um lugar para fins de pesquisa e qualidade ao rastrear a navegação dos usuários. No entanto, não apenas isso, ele também é usado para verificar visualizações no nível do site.
Há teorias de que o navegador foi criado exclusivamente para esse objetivo.
Sites com vídeos
O que se soube é que sites focados em vídeos são tratados de forma diferente e é necessário que mais de 50% das páginas contenha um conteúdo com vídeo para se encaixar nesse perfil. No entanto, quaisquer outras informações sobre relevância em relação a isso, segue em mistério.
Sites pessoais
Blogs, páginas de perfil, portfólios de trabalho, páginas de hobby, entre outros, também possuem uma pontuação de promoção. Isso significa que o Google, muito provavelmente, possui uma parte em seu algoritmo que ajuda a divulgar sites pessoais. Ainda assim, não há nenhuma informação adicional sobre.
Limite de indexação
O número de páginas ou postagens de um site também têm relevância. Ao que parece, existe um limite de indexação, o que nos faz lembrar do fator “atualização”. O Google preza pelo que está em dia e é novo, portanto, em termos de classificação, as páginas mais recentes de um site devem ser priorizadas.
Além do mais, com o hábito contínuo de uso de smartphones, o Google também se preocupou em mudar as configurações para melhora de SEO. Sites que não são otimizados para celulares, agora são excluídos dos resultados de busca, resultando em uma menor indexação. Isso não quer dizer que seu site não carregará em dispositivos se ele não tiver compatibilidade, mas simplesmente não terá efeito nenhum para ajudar no rankeamento.
O que ficar atento em SEO
Embora o vazamento de dados tenha auxiliado em relação a como se adequar ao algoritmo do mecanismo de pesquisa do Google, é importante não negligenciar outros aspectos cruciais que contribuem para o sucesso de classificação de um site. Além dessas diretrizes, há outros elementos essenciais que o buscador considera como prioridade:
Texto âncora
O texto âncora é um dos pequenos detalhes que se deve prestar atenção, afinal, caso ele esteja errado, pode afetar todo o site em termos de rebaixamento.
Como já mencionado anteriormente, ele é nada mais do que as palavras usadas para descrever o destino de um link. Semelhante a um CTA, seu papel principal é redirecionamento de página e, por isso, destacado em azul e sublinhado. À princípio, acredita-se que o Google usa desse texto para entender o site que o link é apontado, mas agora se sabe que o algoritmo não apenas faz isso, mas também verifica se a página redirecionada é realmente relevante para o texto âncora. Se não houver uma precisão na descrição do site de destino, sua página pode sofrer rebaixamento nos resultados de pesquisa.
Além disso, nessa parte também existe um rastreamento de todos os tipos de sinais de spam. Se um site abusa de textos âncora repetitivos ou irrelevantes, o Google pode considerar isso como uma tentativa de manipular os rankings de busca, o que pode resultar em penalizações. Fora isso, vale se atentar ao tamanho da fonte do texto âncora, uma vez que também é relevante para o rastreamento.
Baixo engajamento
A importância de gerar cliques dos usuários de maneira geral, é algo que o Google também fica de olho. Se uma página mostrar sinais de que não há nenhum tipo de interação dos usuários, sejam curtidas, comentários, tempo de visualização e qualquer outro elemento de audiência, ela pode ser rapidamente rebaixada na classificação.
Experiência de página
Não tão diferente da parte de engajamento, páginas com navegação ruim ou péssima experiência do usuário, também são afetadas pelo algoritmo. Isso inclui carregamento lento, layout confuso, um design não responsivo ou excesso de anúncios, por exemplo.
Resenha de produtos
Avaliações de produtos de baixa qualidade, frequentemente encontradas em sites de e-commerce, são rapidamente identificadas e penalizadas pelo algoritmo do Google. Essas resenhas costumam ser superficiais, copiadas de outras fontes, ou repletas de conteúdo genérico e pouco informativo. O Google prioriza avaliações que forneçam análises mais profundas, comparações com produtos semelhantes, prós e contras detalhados e experiências de uso autênticas.
Localização
Páginas que não são direcionadas a uma localização específica podem ter seu ranking diminuído, já que o Google prefere mostrar aos usuários, resultados com conteúdo relevante para sua área geográfica. Por exemplo, uma página sobre restaurantes em geral pode ter um ranking inferior a uma página que especificamente lista restaurantes em São Paulo (caso o usuário esteja na cidade).
Pornografia
Conteúdos impróprios são classificados como inferior no rankeamento.
Então, como gerar um tráfego orgânico?
Com base nas informações reveladas, fica claro que o tráfego orgânico ainda é uma peça fundamental para o sucesso online. Enquanto o Google continua a refinar seus algoritmos e a valorizar a relevância e a qualidade do conteúdo, profissionais de marketing digital e especialistas de SEO precisam focar em estratégias sólidas, link building e PR digital. Isso significa criar conteúdo de alta qualidade e original, otimizado para os padrões de busca atuais, além de buscar links de sites relevantes e confiáveis.
Ao entender essas nuances do algoritmo e se adaptar continuamente às mudanças, é possível aumentar o tráfego de uma forma bastante consistente e sustentável para subir cada vez mais na classificação do Google Search.
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Fontes: iPullRank, SparkToro, Search Engine Land, Search Logistics
Revisado por Glauco Vital em 14/6/24.
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