Índice
Qual a sua cor favorita? Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos para tentar conhecer alguém, afinal essa é uma das primeiras escolhas que fazemos na vida. Mas será que isso é realmente um identificador de personalidade? A psicologia das cores — campo que estuda o impacto que as cores têm em nossas emoções e comportamento — afirma que sim! Confira o que a sua cor favorita pode dizer sobre você!
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores é um estudo que busca compreender como o cérebro humano identifica e interpreta as cores existentes como sensações, sua intenção é prever os efeitos que cada cor gera nas emoções, sentimentos e desejos das pessoas. Esse conceito já é muito utilizado na área de marketing, onde cada detalhe tem o objetivo de causar certo impacto visual e estimular a compra de um determinado produto ou serviço.
Já reparou como as maiores redes de fast food — McDonald’s, Burguer King e Bob’s — utilizam amarelo e vermelho em suas composições? Há uma razão para isso! Enquanto o amarelo transmite sentimentos de conforto e confiabilidade e está ligada ao calor e a felicidade, o vermelho pode estar associado a sensação de fome, e há até mesmo um nome para a junção dessas cores. A chamada teoria do ketchup e da mostarda prevê que o cliente sentirá vontade de parar para comer algo. Funciona, não é mesmo?
Mas as cores não são usadas apenas para despertar o desejo de compra. A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nas pessoas: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, curiosidade e aceitação. Cada uma delas é representada por uma cor e gera uma influência no comportamento humano. Cores quentes, por exemplo, são ligadas a sensação de energia, ação e entusiasmo, já as cores frias estão ligadas a racionalidade, a serenidade e a funcionalidade.
Por que temos cores favoritas?
Desde criança nós adotamos uma cor preferida que pode ou não ser alterada ao longo da vida. Mas, por que nós desenvolvemos preferência por determinada cor? Segundo a Dra. Karen Schloss — professora assistente de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Madison e criadora da teoria da valência ecológica — isso ocorre porque damos as cores um significado especial em nossa mente e conforme as nossas experiências emocionais, involuntariamente, preferimos determinada cor.
Até mesmo a mídia pode ter relação com nossa cor preferida. É bem provável, por exemplo, que uma menina tenha o rosa como cor favorita durante a sua infância — principalmente aos 5 ou 6 anos —, afinal, essa é a cor culturalmente ligada ao gênero feminino e está presente na maioria dos brinquedos produzidos diretamente para garotas, como as bonecas. Enquanto isso, os meninos tendem a ter uma repulsão por essa cor, e é quase impossível encontrar um homem que afirme que rosa é sua cor favorita.
Também é possível desenvolver preferência por uma cor através de uma experiência emocional intensa. Isso ocorre porque as histórias subjetivas são responsáveis pela atração ou repulsão por determinada cor, e segundo a Dra. Schloss é por isso que a nossa predileção pelas cores pode ser alterada ao longo do tempo. Se a pessoa por quem você se apaixonou estava usando verde durante o seu primeiro encontro, por exemplo, há uma possibilidade de que esta se torne a sua nova cor preferida.
O que a minha cor favorita diz sobre mim?
Talvez você já tenha se perguntado: “por que azul é minha cor favorita?”. Afinal, a cor azul é a grande campeã há séculos nas pesquisas por preferência de cores. Isso ocorre porque, transculturalmente, a cor azul gera uma resposta positiva na maioria das pessoas por estar associada a sobrevivência e tranquilidade — estando presente nos ambientes aquáticos, como rios, lagos e mares e no céu em dias claros. Enquanto isso, a cor marrom costuma ser a menos preferida das cores, por estar associada a resíduos biológicos e alimentos em decomposição.
Mas, apesar de a cor azul ser a preferência da maioria das pessoas, existem ainda aqueles atraídos até mesmo pelos tons impopulares, como o laranja e o próprio marrom. A escolha das nossas cores preferidas produzem sensações que podem afetar nosso humor, influenciar nosso comportamento e até mesmo mudar nosso entendimento sobre algo. E então, será que a sua cor favorita combina com a sua personalidade? Confira!
Azul
E vamos começar pela queridinha cor azul! O azul é a cor da confiança, da harmonia e do equilíbrio, sendo, por isso, muito associada ao profissionalismo e a segurança. Pessoas que possuem o azul como cor predileta podem ser mais tranquilas, encantadoras, amigáveis e intuitivas, além de estarem mais ligadas a espiritualidade e aos dons artísticos. Sendo uma cor primária e fria, segundo a psicologia das cores, o azul também está relacionado a sentimentos como: concentração, lealdade, limpeza, frio e depressão.
Além disso, segundo dois estudos realizados no Japão, a utilização da luz azul pode afetar o estado de espírito das pessoas. Em 2013, uma pesquisa mostrou que a utilização de lâmpadas azuis nas estações de trem reduziram em 84% o índice de suicídio — apesar desse número ser estatisticamente instável —, e em 2017 outro estudo mostrou que pessoas que passaram por estresse psicológico relaxaram mais rapidamente quando submetidas a iluminação azul.
Vermelho
O vermelho é uma cor primária com resposta totalmente diferente do azul. Enquanto o azul comunica tranquilidade, o vermelho está associado a impetuosidade, a sedução e ao dinamismo. Pessoas com predileção pelo vermelho costumam ser inegavelmente apaixonadas, mas também positivas, determinadas e impulsivas — também chamadas de pavio-curto, mas que não param por nada na hora de seguir seus objetivos.
Sendo a cor do sangue, o vermelho é considerado a cor mais atrativa, estando ligado a essência da vida e a emoções de alta intensidade: não só a paixão e o amor, mas também a raiva, a agressividade e a sensações como ira, fúria, calor, perigo, violência e excitação. Segundo experiências, essa cor pode até mesmo provocar estímulos no corpo humano, como aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos.
Amarelo
Última cor primária na nossa lista, o amarelo é considerado a cor do otimismo, da felicidade e da energia. Se você tem o amarelo como cor favorita, é possível que você seja bem-humorado, ambicioso e empreendedor, podendo ser considerada uma pessoa iluminada. Essa cor também está ligada a sensações como sabedoria, alegria, inveja, doença, idealismo e covardia. Isso ocorre porque, segundo a psicologia das cores, o amarelo é uma cor ambígua, representado o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.
Laranja
Assim como o vermelho, o laranja é uma cor que transmite a sensação de movimento, ação e estímulo, só que com menor intensidade. No entanto, diferente do vermelho que pode também ser associado a agressividade, o laranja está ligado a criatividade e a comunicação. Pessoas com o laranja como cor favorita tendem a ser extremamente sociais, calorosas, convidativas e propensas a aventuras, podendo ser um pouco inconstantes. Outras sensações ligadas a essa cor são: humor, calor, extravagância e entusiasmo.
Verde
Não tem como pensar na cor verde sem associá-la a natureza, e é por isso que essa cor transmite bem-estar, vitalidade, liberdade e renovação. Quem tem o verde como cor favorita tende a ser uma pessoa calma, solidária, leal e espontânea. Essas pessoas são consideradas espíritos livres, bons amigos e são capazes de controlar pensamentos negativos. Essa cor também está ligada a sensações como perseverança, orgulho, boa sorte, juventude, generosidade, imaturidade e ciúme.
Rosa
Cor universal do amor e do romance, o rosa muitas vezes é associado a inocência e a feminilidade. Essa é a cor favorita de pessoas sensíveis, compassivas e amorosas. Mistura de vermelho e branco, segundo a psicologia das cores, o rosa pode ser associado também a sensualidade, devido aos tons de vermelho de sua composição, mas isso é amenizado pela inocência proveniente do branco. Uma curiosidade é que, apesar de ser preferência entre as meninas durante a infância, poucas mulheres adultas mantém o rosa como cor favorita.
Roxo
Roxo ou lilás? Você pode escolher como chamar essa cor, que está ligada a espiritualidade, criatividade e sabedoria. Por ser uma das cores mais difíceis e caras de se obter no passado, o roxo também ficou conhecido como um símbolo da realeza e do poder. Pessoas com o roxo como cor favorita costumam ser intrigantes, misteriosas, adoráveis e muito ligadas a fé. O roxo também está ligado a sensações como arrogância, sensibilidade, erotismo e intimidade.
Marrom
Sim, a cor menos preferida de todas também tem seus admiradores. O marrom é a cor da terra, e está associada a pessoas que tendem a ser práticas, trabalhadoras e realistas. Essa cor também está associada a bons valores, honestidade e família. Se o marrom é a sua cor favorita, é muito possível que você seja uma pessoa capaz de apreciar e encontrar felicidade nas coisas mais simples.
Preto
Que tal um pretinho nada básico? Cor da sombra, da noite e do desconhecido, a cor preta representa a ausência total de luz e a absorção de energias. Favorita de muitas pessoas, essa cor está ligada a elegância, ao mistério e ao poder. Pessoas com preferência pelo preto costumam ser introspectivas, silenciosas e confiantes. Além disso, costumam ser empreendedoras e possuem elevado espírito de liderança. Por estar ligada a morte, a cor preta também pode ser associada com a depressão, o pessimismo e a intimidação.
Branco
Cor internacional da paz, o branco representa também tranquilidade, harmonia e pureza. Diferente do preto, que representa a total ausência de luz, o branco é a luz pura — sem a presença de pigmentos — e está ligado ao otimismo, inovação e clareza. Geralmente, quem gosta muito de branco, tende a ser uma pessoa pacífica, honesta e paciente. De espírito leve, essas pessoas nunca ultrapassam seus limites morais e são abertos a aprenderem coisas novas.
Cinza
O cinza é uma cor peculiar que representa a neutralidade. Mistura do preto e do branco — duas cores poderosas —, o cinza comunica o desapego as emoções. Pessoas que possuem o cinza como cor favorita costumam ser introvertidas, maduras, pacíficas e distantes da realidade. Essas pessoas tentem a florescer em papéis de liderança por serem integras, honestas e transparentes, mas tendem a se manter em sua zona de conforto. O cinza também está ligado a sensações como indecisão, pessimismo e conservadorismo.
Mas atenção, as informações acima tratam-se apenas de hipóteses e especulações com base nas regras gerais das mensagens das cores e não devem ser tidas como verdades absolutas. Até porque a personalidade humana guarda variáveis desconhecidas, e a visão das cores é extremamente relacionada com a cultura de determinada região. Mas e aí, você concorda com o que sua cor favorita diz sobre você? Conte para gente nos comentários!
Veja também:
Anda muito estressado? Descubra finalmente: o estresse deixa mesmo o cabelo branco?
Fontes: BBC, Color Meanings, PubMed.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.