O que a minha cor favorita diz sobre mim?

O que sua cor favorita diz sobre você?

Avatar de iris xavier
Descubra agora mesmo o que a sua cor favorita pode dizer sobre a sua personalidade!

Qual a sua cor favorita? Essa é uma das primeiras perguntas que fazemos para tentar conhecer alguém, afinal essa é uma das primeiras escolhas que fazemos na vida. Mas será que isso é realmente um identificador de personalidade? A psicologia das cores — campo que estuda o impacto que as cores têm em nossas emoções e comportamento — afirma que sim! Confira o que a sua cor favorita pode dizer sobre você!

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores  busca compreender como o cérebro humano identifica e interpreta as cores existentes como sensações (reprodução/alexander grey)
A psicologia das cores busca compreender como o cérebro humano identifica e interpreta as cores existentes como sensações (Reprodução/Alexander Grey)

A psicologia das cores é um estudo que busca compreender como o cérebro humano identifica e interpreta as cores existentes como sensações, sua intenção é prever os efeitos que cada cor gera nas emoções, sentimentos e desejos das pessoas. Esse conceito já é muito utilizado na área de marketing, onde cada detalhe tem o objetivo de causar certo impacto visual e estimular a compra de um determinado produto ou serviço.

Já reparou como as maiores redes de fast foodMcDonald’s, Burguer King e Bob’s — utilizam amarelo e vermelho em suas composições? Há uma razão para isso! Enquanto o amarelo transmite sentimentos de conforto e confiabilidade e está ligada ao calor e a felicidade, o vermelho pode estar associado a sensação de fome, e há até mesmo um nome para a junção dessas cores. A chamada teoria do ketchup e da mostarda prevê que o cliente sentirá vontade de parar para comer algo. Funciona, não é mesmo?

Mas as cores não são usadas apenas para despertar o desejo de compra. A psicologia das cores reconhece oito emoções primárias nas pessoas: alegria, tristeza, raiva, medo, nojo, surpresa, curiosidade e aceitação. Cada uma delas é representada por uma cor e gera uma influência no comportamento humano. Cores quentes, por exemplo, são ligadas a sensação de energia, ação e entusiasmo, já as cores frias estão ligadas a racionalidade, a serenidade e a funcionalidade.

Por que temos cores favoritas?

Escolhemos uma cor favorita porque as cores possuem um significado especial em nossa mente (reprodução/pixabay)
Escolhemos uma cor favorita porque as cores possuem um significado especial em nossa mente (Reprodução/Pixabay)

Desde criança nós adotamos uma cor preferida que pode ou não ser alterada ao longo da vida. Mas, por que nós desenvolvemos preferência por determinada cor? Segundo a Dra. Karen Schloss — professora assistente de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Madison e criadora da teoria da valência ecológica — isso ocorre porque damos as cores um significado especial em nossa mente e conforme as nossas experiências emocionais, involuntariamente, preferimos determinada cor.

Até mesmo a mídia pode ter relação com nossa cor preferida. É bem provável, por exemplo, que uma menina tenha o rosa como cor favorita durante a sua infância — principalmente aos 5 ou 6 anos —, afinal, essa é a cor culturalmente ligada ao gênero feminino e está presente na maioria dos brinquedos produzidos diretamente para garotas, como as bonecas. Enquanto isso, os meninos tendem a ter uma repulsão por essa cor, e é quase impossível encontrar um homem que afirme que rosa é sua cor favorita.

Também é possível desenvolver preferência por uma cor através de uma experiência emocional intensa. Isso ocorre porque as histórias subjetivas são responsáveis pela atração ou repulsão por determinada cor, e segundo a Dra. Schloss é por isso que a nossa predileção pelas cores pode ser alterada ao longo do tempo. Se a pessoa por quem você se apaixonou estava usando verde durante o seu primeiro encontro, por exemplo, há uma possibilidade de que esta se torne a sua nova cor preferida.

O que a minha cor favorita diz sobre mim?

Escolha da cor favorita e a personalidade
O azul é preferência da maioria das pessoas, mas existem aqueles atraídos até mesmo pelos tons impopulares (Reprodução/Alamy)

Talvez você já tenha se perguntado: “por que azul é minha cor favorita?”. Afinal, a cor azul é a grande campeã há séculos nas pesquisas por preferência de cores. Isso ocorre porque, transculturalmente, a cor azul gera uma resposta positiva na maioria das pessoas por estar associada a sobrevivência e tranquilidade — estando presente nos ambientes aquáticos, como rios, lagos e mares e no céu em dias claros. Enquanto isso, a cor marrom costuma ser a menos preferida das cores, por estar associada a resíduos biológicos e alimentos em decomposição.

Mas, apesar de a cor azul ser a preferência da maioria das pessoas, existem ainda aqueles atraídos até mesmo pelos tons impopulares, como o laranja e o próprio marrom. A escolha das nossas cores preferidas produzem sensações que podem afetar nosso humor, influenciar nosso comportamento e até mesmo mudar nosso entendimento sobre algo. E então, será que a sua cor favorita combina com a sua personalidade? Confira!

Azul

O azul é preferência da maioria das pessoas, mas existem aqueles atraídos até mesmo pelos tons impopulares (reprodução/alamy)
O azul é a cor da confiança, da harmonia e do equilíbrio (Reprodução/Clem Onojeghuo)

E vamos começar pela queridinha cor azul! O azul é a cor da confiança, da harmonia e do equilíbrio, sendo, por isso, muito associada ao profissionalismo e a segurança. Pessoas que possuem o azul como cor predileta podem ser mais tranquilas, encantadoras, amigáveis e intuitivas, além de estarem mais ligadas a espiritualidade e aos dons artísticos. Sendo uma cor primária e fria, segundo a psicologia das cores, o azul também está relacionado a sentimentos como: concentração, lealdade, limpeza, frio e depressão.

Além disso, segundo dois estudos realizados no Japão, a utilização da luz azul pode afetar o estado de espírito das pessoas. Em 2013, uma pesquisa mostrou que a utilização de lâmpadas azuis nas estações de trem reduziram em 84% o índice de suicídio — apesar desse número ser estatisticamente instável —, e em 2017 outro estudo mostrou que pessoas que passaram por estresse psicológico relaxaram mais rapidamente quando submetidas a iluminação azul.

Vermelho

. Pessoas com predileção pelo vermelho costumam ser inegavelmente apaixonadas (Reprodução/PicJumbo)
. Pessoas com predileção pelo vermelho costumam ser inegavelmente apaixonadas (Reprodução/PicJumbo)

O vermelho é uma cor primária com resposta totalmente diferente do azul. Enquanto o azul comunica tranquilidade, o vermelho está associado a impetuosidade, a sedução e ao dinamismo. Pessoas com predileção pelo vermelho costumam ser inegavelmente apaixonadas, mas também positivas, determinadas e impulsivas — também chamadas de pavio-curto, mas que não param por nada na hora de seguir seus objetivos.

Sendo a cor do sangue, o vermelho é considerado a cor mais atrativa, estando ligado a essência da vida e a emoções de alta intensidade: não só a paixão e o amor, mas também a raiva, a agressividade e a sensações como ira, fúria, calor, perigo, violência e excitação. Segundo experiências, essa cor pode até mesmo provocar estímulos no corpo humano, como aumento na pressão sanguínea e do número de batimentos cardíacos.

Amarelo

O amarelo é considerado a cor do otimismo, da felicidade e da energia (reprodução/susanne jutzeler)
O amarelo é considerado a cor do otimismo, da felicidade e da energia (Reprodução/Susanne Jutzeler)

Última cor primária na nossa lista, o amarelo é considerado a cor do otimismo, da felicidade e da energia. Se você tem o amarelo como cor favorita, é possível que você seja bem-humorado, ambicioso e empreendedor, podendo ser considerada uma pessoa iluminada. Essa cor também está ligada a sensações como sabedoria, alegria, inveja, doença, idealismo e covardia. Isso ocorre porque, segundo a psicologia das cores, o amarelo é uma cor ambígua, representado o bem e o mal, o otimismo e o ciúme, a compreensão e a traição.

Laranja

Laranja  transmite a sensação de movimento, ação e estímulo (reprodução/karolina grabowska)
Laranja transmite a sensação de movimento, ação e estímulo (Reprodução/Karolina Grabowska)

Assim como o vermelho, o laranja é uma cor que transmite a sensação de movimento, ação e estímulo, só que com menor intensidade. No entanto, diferente do vermelho que pode também ser associado a agressividade, o laranja está ligado a criatividade e a comunicação. Pessoas com o laranja como cor favorita tendem a ser extremamente sociais, calorosas, convidativas e propensas a aventuras, podendo ser um pouco inconstantes. Outras sensações ligadas a essa cor são: humor, calor, extravagância e entusiasmo.

Verde

O verde transmite bem-estar, vitalidade, liberdade e renovação (reprodução/hilary halliwell)
O verde transmite bem-estar, vitalidade, liberdade e renovação (Reprodução/Hilary Halliwell)

Não tem como pensar na cor verde sem associá-la a natureza, e é por isso que essa cor transmite bem-estar, vitalidade, liberdade e renovação. Quem tem o verde como cor favorita tende a ser uma pessoa calma, solidária, leal e espontânea. Essas pessoas são consideradas espíritos livres, bons amigos e são capazes de controlar pensamentos negativos. Essa cor também está ligada a sensações como perseverança, orgulho, boa sorte, juventude, generosidade, imaturidade e ciúme.

Rosa

Pessoas que gostam de rosa costumam ser sensíveis, compassivas e amorosas (reprodução/irina iriser)
Pessoas que gostam de rosa costumam ser sensíveis, compassivas e amorosas (Reprodução/Irina Iriser)

Cor universal do amor e do romance, o rosa muitas vezes é associado a inocência e a feminilidade. Essa é a cor favorita de pessoas sensíveis, compassivas e amorosas. Mistura de vermelho e branco, segundo a psicologia das cores, o rosa pode ser associado também a sensualidade, devido aos tons de vermelho de sua composição, mas isso é amenizado pela inocência proveniente do branco. Uma curiosidade é que, apesar de ser preferência entre as meninas durante a infância, poucas mulheres adultas mantém o rosa como cor favorita.

Roxo

O roxo está ligado a espiritualidade, a criatividade e a sabedoria (reprodução/jonny lew)
O roxo está ligado a espiritualidade, a criatividade e a sabedoria (Reprodução/Jonny Lew)

Roxo ou lilás? Você pode escolher como chamar essa cor, que está ligada a espiritualidade, criatividade e sabedoria. Por ser uma das cores mais difíceis e caras de se obter no passado, o roxo também ficou conhecido como um símbolo da realeza e do poder. Pessoas com o roxo como cor favorita costumam ser intrigantes, misteriosas, adoráveis e muito ligadas a fé. O roxo também está ligado a sensações como arrogância, sensibilidade, erotismo e intimidade.

Marrom

Pessoas que gostam de marrom pessoas que tendem a ser práticas, trabalhadoras e realistas (reprodução/rachel claire)
Pessoas que gostam de marrom pessoas que tendem a ser práticas, trabalhadoras e realistas (Reprodução/Rachel Claire)

Sim, a cor menos preferida de todas também tem seus admiradores. O marrom é a cor da terra, e está associada a pessoas que tendem a ser práticas, trabalhadoras e realistas. Essa cor também está associada a bons valores, honestidade e família. Se o marrom é a sua cor favorita, é muito possível que você seja uma pessoa capaz de apreciar e encontrar felicidade nas coisas mais simples.

Preto

A cor preta representa a ausência total de luz e a absorção de energias (reprodução/pixabay)
A cor preta representa a ausência total de luz e a absorção de energias (Reprodução/Pixabay)

Que tal um pretinho nada básico? Cor da sombra, da noite e do desconhecido, a cor preta representa a ausência total de luz e a absorção de energias. Favorita de muitas pessoas, essa cor está ligada a elegância, ao mistério e ao poder. Pessoas com preferência pelo preto costumam ser introspectivas, silenciosas e confiantes. Além disso, costumam ser empreendedoras e possuem elevado espírito de liderança. Por estar ligada a morte, a cor preta também pode ser associada com a depressão, o pessimismo e a intimidação.

Branco

O branco é a cor internacional da paz (reprodução/ylanite koppens)
O branco é a cor internacional da paz (Reprodução/Ylanite Koppens)

Cor internacional da paz, o branco representa também tranquilidade, harmonia e pureza. Diferente do preto, que representa a total ausência de luz, o branco é a luz pura — sem a presença de pigmentos — e está ligado ao otimismo, inovação e clareza. Geralmente, quem gosta muito de branco, tende a ser uma pessoa pacífica, honesta e paciente. De espírito leve, essas pessoas nunca ultrapassam seus limites morais e são abertos a aprenderem coisas novas.

Cinza

Cinza é uma cor peculiar que representa a neutralidade (reprodução/pixabay)
Cinza é uma cor peculiar que representa a neutralidade (Reprodução/Pixabay)

O cinza é uma cor peculiar que representa a neutralidade. Mistura do preto e do branco — duas cores poderosas —, o cinza comunica o desapego as emoções. Pessoas que possuem o cinza como cor favorita costumam ser introvertidas, maduras, pacíficas e distantes da realidade. Essas pessoas tentem a florescer em papéis de liderança por serem integras, honestas e transparentes, mas tendem a se manter em sua zona de conforto. O cinza também está ligado a sensações como indecisão, pessimismo e conservadorismo.

Mas atenção, as informações acima tratam-se apenas de hipóteses e especulações com base nas regras gerais das mensagens das cores e não devem ser tidas como verdades absolutas. Até porque a personalidade humana guarda variáveis desconhecidas, e a visão das cores é extremamente relacionada com a cultura de determinada região. Mas e aí, você concorda com o que sua cor favorita diz sobre você? Conte para gente nos comentários!

Veja também:

Anda muito estressado? Descubra finalmente: o estresse deixa mesmo o cabelo branco?

Fontes: BBC, Color Meanings, PubMed.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados