Índice
Nos últimos meses, a Microsoft tem mostrado diversas novidades sobre a sua ferramenta inteligência artificial (AI) para o trabalho, o Microsoft 365 Copilot. Ele será em breve integrado a produtos como Word, Excel e PowerPoint e funcionará como um assistente para elaborar documentos, apresentações e planilhas com mais facilidade. Entenda quando essa novidade chegará aos usuários e o que esperar dela:
Quais são os recursos do Microsoft 365 Copilot?
A grande vantagem do Copilot é ajudar em tarefas comuns de escritório com apoio de IA, seja na parte administrativa, criando uma matriz SWOT (como na imagem), ou outras atividades comuns de trabalho, como elaboração de documentos, montagem de apresentações e organização de planilhas.
O funcionamento é similar ao encontrado no ChatGPT. Ou seja, você pode explicar com algumas palavras o que você quer produzir, e o assistente se encarrega de pesquisar e responder.
Mas ele também contará com a integração de dados e funções com outros serviços da Microsoft, como Outlook, Teams e aquivos salvos em pastas do OneDrive. Veja alguns exemplos:
- Outlook: será possível escrever e responder e-mails, com comandos dados ao assistente pessoal. Você poderá pedir que a AI responda de forma severa, calma, concisa ou detalhada, por exemplo, usando dados extraídos da cadeia de mensagens. E é possível transformar dados de e-mails recebidos em documentos, resumos e apresentações para o time.
- Word: o usuário poderá demandar que o assistente resuma documentos, extraia dados de outro arquivos e planilhas, insira imagens e corrija até a forma de escrita para soar mais formal, comunicativo ou alegre. Ao digitar um comando na caixa de diálogo do assistente pessoal, ele já fornece formatos, tópicos, pesquisas rápidas, indicações, entre outros modelos que podem reduzir o tempo gasto para produzir textos no programa.
- Excel: a análise de dados em planilhas ficará mais fácil com o Copilot, pelo que já foi divulgado pela empresa. Com a ferramenta, a busca por padrões e tendências em bases de dados será mais ágil, e ele também será prático na hora de criar visualizações;
- PowerPoint: precisa de ajuda para criar uma apresentação do zero? O copiloto AI do Office também consegue fornecer indicações sobre como criar uma sequência de slides, tanto a partir de comandos práticos, como a partir de informações encontradas em documentos;
- Microsoft Teams: reuniões com o time em videochamadas ou conversas nos canais de bate-papo poderão ser resumidas, automaticamente, em documentos informativos, pontos de trabalho (bullet points, em inglês) ou apresentações. A AI consegue entender o que cada usuário fala, seja por voz ou texto, para organizar as informações de forma simples e prática.
- Whiteboard: o app de quadros para reuniões (útil para rascunhar, desenhar esquemas, entre outros usos comuns de um quadro físico comum, de escritório) passa a ajudar na definição de ideias e planejamentos. Com a ferramenta AI, os participantes podem chegar a um slogan a partir de poucas palavras sugeridas ao Copilot, ou mesmo criar imagens a partir de poucas instruções;
- Semantic Index (Índex Semântico): esse é um ponto especial do Copilot, já que dá base às suas funções internas. Ou seja: graças ao índice, a ferramenta AI permite que uma simples busca de um arquivo já atenda a soluções que são previsíveis, como a busca de informações de uma planilha. Por meio do chat do assistente pessoal, você pode ir pedindo ao sistema mais ações com o arquivo requisitado;
- OneNote: precisa fazer anotações rápidas? O suporte do assistente Copilot também consegue servir para isso e outras tarefas, dando suporte em destaques de pontos importantes presentes em algum texto, indicando também ideias relacionadas ao conteúdo;
- Microsoft Loop: se está desenvolvendo algum projeto em conjunto, o Microsoft Loop pode dar uma ajuda em relação ao resumo do que está sendo desenvolvido. Inserindo-se nessa função, o Copilot também fornece outros detalhes, indica os contextos relevantes para entender o que foi produzido e criar uma lista de pontos essenciais (uma forma prática de mostrar como um projeto está sendo feito para algum membro da equipe);
- Microsoft Viva: já imaginou dispor de um diário de aprendizagem? O Copilot, aliado ao Viva, consegue ajudar a organizar uma rotina, dando uma maior precisão sobre o que consta no seu tempo disponível. Tarefas como coleções de aprendizado, organizadas por dias na sua agenda, ou compreensão de algum tópico específico, podem ser ajustadas nos seus horários com o apoio do assistente AI;
Quando o Microsoft 365 Copilot estará disponível?
Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial do Microsoft 365 Copilot. Por enquanto, a Microsoft está apenas disponibilizando uma versão de testes da ferramenta aos inscritos em seu Programa de Acesso Antecipado.
Quanto aos testes, a empresa chegou a informar que cerca de 600 pessoas estavam incluídas no grupo de experimentações do Copilot. Empresas como Chevron, Goodyear e General Motors estão participando e já indicam que a ferramenta é promissora em melhorar a rotina de trabalho, adaptando-se a atividades comuns e auxiliando em reuniões.
Enquanto esta matéria está sendo editada, o site de atualizações do Microsoft 365 indica que existem 527 atualizações em desenvolvimento. Mas acredita-se que o lançamento ocorra só em 2024.
Quanto custará o Microsoft 365 Copilot?
Há um mês, a Microsoft que o uso dos novos recursos exigirá a assinatura mensal de um plano de US$ 30 (aproximadamente R$ 150 em conversão direta).
A empresa também informou que o Copilot estará presente em diferentes pacotes dos programas do Microsoft 365, como o Business Standard e Business Premium.
Você assinaria o serviço do Copilot? Confira o copiloto em ação a seguir e conta pra gente, aqui no Showmetech!
Veja o vídeo de demonstração do Microsoft 365 Copilot
Veja também:
Fonte: Microsoft News (apresentação do Copilot) | Microsoft News (Programa de Acesso Antecipado) | The Verge | Roteiro de atualizações do Microsoft 365
Revisado por Glauco Vital em 18/8/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.