O que esperar do meta quest 3?

O que esperar do Meta Quest 3

Avatar de daniel coutinho
Novo Meta Quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada

A evolução constante da tecnologia de realidade virtual continua a surpreender entusiastas e consumidores, e o Meta Quest 3 promete ser um marco importante nesse avanço. Com sua série de dispositivos antes denominada Oculus, a Meta tem sido uma das líderes no mercado de realidade virtual, oferecendo experiências imersivas e com uma boa disponibilidade de jogos e apps na plataforma.

Com o lançamento do Meta Quest 3 e a aproximação do Meta Connect deste ano, evento que ocorrerá dia 27 de setembro e será responsável por revelar novas informações do aparelho, levanta-se a questão: o que podemos esperar dessa próxima geração de hardware e software? Neste texto, exploraremos as expectativas em torno do novo aparelho, desde suas especificações técnicas, jogos confirmados para a plataforma e até as inovações que ele pode trazer para o mundo da realidade virtual.

Data de lançamento e preço

Ainda sem uma definição precisa até o momento da elaboração desse texto sobre o lançamento do novo Meta Quest 3, é possível para os interessados se inscreverem para receber atualizações constantes sobre novidades relacionadas ao novo aparelho. Anunciado em 1 de junho de 2023, ainda não é possível comprar o óculos de RV, mas a empresa por trás do Facebook revelou que a janela de lançamento será durante a primavera desse ano, ou seja, nas próximas semanas.

Recentemente houve um vazamento através da Amazon do Canadá, que listou o novo óculos com data de lançamento para 10 de outubro de 2023 e, logo após, a informação foi retirada do ar. Outra informação que parece fazer com que outubro seja um palpite sólido para o lançamento do novo Quest 3 é de que a AmazeVR anunciou um concerto ao vivo em realidade virtual que ocorrerá em 27 de outubro e toda a plateia estará equipada com o novo lançamento da Meta. Dessa forma, temos quase que a certeza de que o novo aparelho será lançado antes dessa data.

A empresa revelou que haverá diversas opções de armazenamento disponíveis para o Meta Quest 3. No entanto, os detalhes de preço foram divulgados apenas para o modelo base, que possui 128GB de armazenamento e custará $499,99 (R$ 2.483,65, convertendo para reais). Esse valor representa um aumento de $200 em relação ao preço de lançamento do Quest 2. De acordo com informações de entrevistas anteriores, sabíamos que a Meta tinha como objetivo um preço situado entre $300 e $500, mas acabou optando pelo extremo superior desse intervalo.

Em entrevista ao site The Verge, Mark Rabkin revelou que a empresa está desenvolvendo dois novos óculos além do Meta Quest 3. A confirmação é de que um deles seja uma versão mais acessível do aparelho que será lançado em breve e é conhecido internamente como Ventura. Ou seja, caso você esteja achando o preço do novo óculos de VR caro demais, talvez seja uma boa aguardar por mais informações dessa nova versão, que tem lançamento previsto para 2024.

Especificações

O que esperar do meta quest 3. Novo meta quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada
Com novo processador, a promessa é de uma performance aprimorada e mais agradável. (Imagem: Meta)

Ainda sem especificações confirmadas sobre o Meta Quest 3, a empresa forneceu descrições sem entrar em detalhes informando que o aparelho terá a maior resolução de tela que já fizeram e será equipado com um chipset Snapdragon da próxima geração, entregando um desempenho alto. Rumores apontam que esse novo chip será o Snapdragon XR2 Gen 2, baseado no Snapdragon 8 Gen 2 utilizado em muitos smartphones. A mudança representa uma melhoria considerável, já que o Quest 2 utiliza um XR2 Gen 1 baseado no Snapdragon 865, que por sua vez, é o processador do Samsung Galaxy S20 de 2020.

De acordo com a Meta, o novo sistema entregará o dobro de performance gráfica em relação ao seu antecessor graças ao seu novo chip. O jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, especificou que o brilho da tela do novo Meta Quest será similar, entretanto entregará muito mais poder de processamento, representando uma melhoria tanto ao abrir jogos mais rapidamente, um sistema de navegação mais ágil e um gameplay melhorado.

Outras características confirmadas são de que o aparelho terá lentes 40% mais finas e seus controles terão recurso TruTouch, ou seja, o controle contará com sensores nos gatilhos com um apoio para o polegar e aderência para proporcionar um feedback tátil muito mais realista nessa nova geração. Nesse caso, será possível detectar flexão ou deslizamento até mesmo dos dedos.

O que esperar do meta quest 3. Novo meta quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada
Com novas lentes e sensor de profundidade, Meta Quest 3 evolui no quesito imersão em relação ao antecessor. (Imagem: Meta)

Em julho desse ano, os controles Touch Plus receberam aprovação dos órgãos regulamentadores e foram listados com a confirmação de que cada um utilizará uma pilha AA para manter a sua carga. Além disso, foi comprovado que os novos controles utilizarão conexão wireless na faixa de 2,4GHz, igualmente ao seu antecessor. Além disso, o Meta Quest 3 possuirá suporte para Wi-Fi 6E, o que ajudará significativamente a sua conexão, impedindo interferência de outros dispositivos próximos.

Sobre a tela do aparelho, há especulações de que a resolução do Quest 3 possa ser de 4.128 x 2.208 pixels, equivalente a 2.064 x 2.208 pixels em cada uma das lentes. Caso isso se confirme, significaria um avanço de 30% em relação aos 1.920 x 1.832 pixels por olho do Quest 2. Além disso, existem indícios de que a Meta esteja considerando a utilização de displays OLED, embora também haja rumores apontando para a possibilidade de optarem por tecnologia mini-LED. Além disso, essas telas poderiam oferecer uma taxa de atualização de 120Hz, algo que foi incorporado ao Quest 2 em 2021 e é essencial quando falamos de jogar em realidade virtual sem dores de cabeça ou enjoo.

Por último, há uma confirmação de que o modelo chegará aos mercados com armazenamento interno de 128GB, porém existem rumores que indicam um outro modelo com 512GB.

Design

Pelas imagens que foram vazadas até o momento, é visível que o Meta Quest 3 é mais fino e notavelmente mais leve, o que se torna uma característica importante para um dispositivo que é usado na cabeça. Diferentemente do Quest 2, o novo aparelho apresenta uma alteração adicional: um disco colocado na parte inferior. Esse disco foi projetado para funcionar como um ajuste de distância interpupilar (DIP), conforme ilustrado nas imagens divulgadas pelo YouTuber SadlyItsBradley.

O que esperar do meta quest 3. Novo meta quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada
Novo design do óculos promete um aparelho mais leve que poderá ser usado por mais horas seguidas sem incômodos. (Imagem: SadlyItsBradley)

Adicionalmente, o headset ainda possui uma configuração de quatro câmeras, sendo duas delas posicionadas nas laterais para rastreamento e acompanhadas por um sensor de profundidade. O fato de que o rastreamento ocular e facial não está presente no Quest 3 é um tanto surpreendente, considerando o destaque que Zuckerberg deu a essa tecnologia durante a apresentação principal da Meta na Connect 2022.

O que esperar do meta quest 3. Novo meta quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada
Novos controles foram remodelados e prometem trazer uma imersão maior nos movimentos do usuário. (Imagem: Meta)

Além disso, as atualizações não se limitaram apenas ao headset. A Meta também realizou uma sutil remodelação dos controladores com o Touch Plus para o Quest 3, que não possuem mais os anéis utilizados para rastreamento e, em vez disso, eles confiam no rastreamento das mãos no ar. A empresa alega que avanços na tecnologia de rastreamento permitiram a eliminação dos anéis, tornando os controladores mais compactos e ergonomicamente confortáveis.

Realidade mista

Citado anteriormente, o sensor de profundidade do novo Meta Quest 3 tem uma função muito importante de entregar uma experiência de realidade mista aprimorada com suas câmeras. Parte dessa melhoria tem como responsável um novo modo chamado Guardian, que permitirá que o usuário veja o ambiente ao redor enquanto usa o headset com cores de alta fidelidade, através de aprendizado de máquina e compreensão espacial. Será possível interagir com objetos virtuais e físicos e promete adicionar uma nova gama de possibilidades às novas aplicações que serão desenvolvidas para o aparelho.

Uma ilustração da recente tecnologia de passagem de imagem foi exibida em um vídeo que mostrava o funcionamento de uma plataforma de colaboração em realidade aumentada denominada Campfire. O usuário Luna, que compartilhou o vídeo no Twitter, comentou que isso proporciona um vislumbre adicional da qualidade da transmissão de imagem que podemos aguardar.

Jogos e apps confirmados

O que esperar do meta quest 3. Novo meta quest 3 está próximo de seu lançamento e promete aprimorar a experiência da realidade virtual e realidade aumentada
Jogos de ritmo e dança sempre tiveram uma experiência aprimorada com controles de movimento e óculos de RV. (Imagem: SEGA)

Durante a Summer Game Fest de 2023, tivemos a confirmação de alguns jogos que chegarão para o Meta Quest 3 nos próximos meses. Dentre eles estão confirmados até o momento os seguintes jogos:

  • Arizona Sunshine 2
  • Attack on Titan VR: Unbreakable
  • Bulletstorm
  • Death Game Hotel
  • Demeo Battles
  • Dungeons of Eternity
  • Ghost Signal: A Stellaris Game Fleet Expansion
  • Ghostbusters: Rise of the Ghost Lord
  • I Expect You To Die 3: Cog in the Machine
  • Little Cities — Sandbox Update
  • NFL PRO ERA update
  • No More Rainbows
  • Onward
  • PowerWash Simulator VR
  • Racket Club
  • Samba de Amigo
  • The 7th Guest
  • UNDERDOGS
  • Walkabout Mini Golf
  • We Are One

Foi confirmado também que 41 novos aplicativos e jogos estarão disponíveis na data de lançamento do aparelho, sendo alguns desenvolvidos pelo Oculus Studios. Além disso, foi confirmado que a Meta está trabalhando em parceria com a Rockstar Games para uma versão de Grand Theft Auto: San Andreas em realidade virtual.

Outra informação importante é de que toda a biblioteca do Meta Quest 2 estará disponível para o Quest 3, ou seja, jogos como Beat Saber e Super Hot VR estarão disponíveis para os usuários do novo modelo.

Até o momento, foi confirmado que o Meta Quest 3 estará disponível em 23 países incluindo Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos. Não há uma previsão para o lançamento do aparelho no Brasil, até o momento.

Fonte: Android Authority

Veja mais

Todos os jogos que ainda chegarão ao Xbox Series em 2023

Revisado por Glauco Vital em 26/9/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados