Índice
O Showmetech TRIO é um compilado com as notícias mais interessantes da semana. Hoje destacamos as previsões para o que podemos esperar na WWDC23, evento com novidades da Apple; passaremos pelo bloqueio no acesso ao ChatpGPT na Itália; e também vamos falar sobre um robô quadrúpede que é capaz de jogar futebol em áreas como grama, lama e areia.
Esse é o Showmetech TRIO, seu trio semanal de notícias, em vídeo ou texto, como você preferir!
ChatGPT bloqueado na Itália
Ferramentas de Inteligência Artificial são o maior fenômeno na internet atualmente. Mas enquanto muitos estão conhecendo AI agora, ela já está deixando alguns usuários na mão — na verdade, um país inteiro. Estamos falando da Itália, local onde o ChatGPT não está mais funcionando, pelo menos por enquanto.
A medida foi imposta pela autoridade de proteção local chamada Garante que nessa última sexta-feira, 31 de março, abriu uma investigação em relação ao ChatGPT sob suspeitas de que a ferramenta possa estar violando o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia.
A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, parece não ter informado sobre os dados online que são utilizados para treinar a tecnologia, como a coleta de informações em fóruns da Internet. Ela também não foi totalmente clara sobre os dados que estão em processamento com sua nova tecnologia, o GPT-4.
Embora os dados de treinamento usados possam ser públicos, por estarem disponíveis online, o GDPR — General Data Protection Regulation, equivalente europeu à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil — ainda trabalha com pilares de transparência. A contestação vem do princípio de que as pessoas cujos dados foram copiados deveriam ter sido informadas.
Todos os usuários que assinaram o serviço pago ChatGPT Plus serão reembolsados. Em nota, a OpenAI diz que está trabalhando para que o ChatGPT funcione conforme o Garante e, por saber que muitas pessoas utilizam a ferramenta diariamente para trabalho ou entretenimento, gostaria de resolver esse impasse quanto antes.
Robô quadrúpede que joga futebol
A RoboCup, fundada em 1996, é uma das maiores feiras de robótica do mundo. Os desafios para trazer sempre a melhor tecnologia da área se superam. Um desses desafios era o de construir um robô capaz de fazer dribles com uma bola de futebol, uma maneira simples, mas eficaz para treinar as habilidades motoras e de agilidade dessas máquinas.
O mais comum nesses robôs era vê-los como modelos bípedes em terrenos comuns. Mas o Dribblebot do MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, chega em um modelo quadrúpede, semelhante a um cachorro. Ele realiza seus movimentos nos mais variados terrenos, mesmo nos mais difíceis, passando por grama e lama e até mesmo neve e areia.
O professor do MIT, Pulkit Agrawal, explica que a maioria dos robôs criados utilizam rodas para locomoção, e a criação de um robô que se movimenta sem esse mecanismo diferente pode ser uma salvação em cenários específicos. O especialista também explicou que robôs desse tipo podem ajudar em operações de resgate em locais atingidos por terremotos e outros desastres naturais.
E é claro que o Dribblebot, assim como várias outras tecnologias, passa por uma longa série de treinamentos para chegar a esse nível de capacidade. Esse tipo de treinamento tem aplicações mais amplas e com projetos futuros em mente, ao invés de um simples aparelho capaz de jogar futebol. O trabalho contínuo permanece, pois assim como outros robôs, este aqui também possui suas limitações, como a capacidade reduzida de inclinação e subir escadas. Por enquanto!
O que podemos esperar da WWDC23?
E por fim, vamos falar um pouquinho também sobre a WWDC23, evento da Apple para desenvolvedores que revela as novidades do ano para o ecossistema da empresa entre os dias 5 a 9 de junho. As teorias já começaram com o convite do evento. Alguns especulam que essa imagem em arco-íris pode representar novidades relacionadas aos óculos de realidade mista da Apple. Por ser um evento focado em software, são baixas as chances de um aparelho ser exibido, mas já aconteceu da Apple divulgar um hardware na WWDC, então nada é impossível, não é mesmo?
Falando em lançamento de aparelhos na WWDC, é possível que a Apple também anuncie a sua versão do Mac Pro com processador Apple Silicon, uma vez que os Mac Pro atuais ainda contam com processadores Intel. Outras novidades que podem ser reveladas são um MacBook Pro de 13 polegadas, um MacBook Air de 15 polegadas ou ainda um iMac de 24 polegadas. Ah, lembrando que estes aparelhos podem vir acompanhados de um chip M3.
E justamente por ser um evento em que são apresentadas as novidades para os sistemas operacionais, aplicativos e outros recursos internos, é possível esperar o anúncio do iOS 17, iPadOS 17, tvOS 17, macOS 14, e do watchOS 10. A princípio, a Apple faz somente o anúncio das novidades que virão para esses sistemas operacionais. Na prática, os usuários poderão conferir o que mudou em seus aparelhos apenas em meados de setembro, quando serão lançados os novos aparelhos juntamente com essas atualizações.
Veja também:
Confira a nossa última edição do Showmetech TRIO! Como de costume falamos sobre diversos assuntos relacionados a games, tecnologia e cultura pop. Dá só uma olhada no que trouxemos:
- GPT-4 manipula humano para resolver CAPTCHA;
- Robô Digit agora com olhos;
- Gordon Moore, 1929 – 2023.
Fonte: TechCrunch [1] e [2] e YouTube.
Revisado por Glauco Vital em 3/4/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.