Malasya mh370 destaq smt

O que aconteceu com o voo Malaysia MH370? Veja teorias

Avatar de jefferson tafarel
Busca feita pelo Google Maps reacende o surgimento de mais hipóteses sobre o paradeiro do voo 370, que desapareceu há quase 10 anos. Entenda:

Ian Wilson, especialista em tecnologia britânico, afirmou ao jornal The Mirror em reportagem publicada no domingo (03) que conseguiu achar os destroços do voo Malaysia MH370. O avião desaparecido é, até hoje, considerado um dos maiores mistérios da aviação e diversas teorias da conspiração a respeito vem surgindo desde o sumiço da aeronave em 8 de março de 2014. Confira o que se especulou nos últimos nove anos:

Como Ian Wilson achou os destroços do MH370?

Malasya mh370 t alt 1205
Em julho de 2015, destroços do Malaysia MH370 foram encontrados em Réunion, ilha francesa (Imagem: Raymond W. Tion/European Press Photo Agency).

O método utilizado por Wilson para achar o avião do voo que desapareceu foi consultar o Google Maps. Ao explorar a região da Ásia, mais especificamente no Camboja, o profissional em tecnologia afirma que viu os destroços da aeronave numa floresta do país. Vale lembrar que, em 2014, o Malaysia MH370 saiu de Kuala Lumpur, na Malásia, para Pequim, na China, transportando ao todo 239 pessoas, sendo 12 delas da equipe da empresa responsável pela viagem (confira na imagem):

O voo 370 pode ter talt
O voo 370 pode ter parado em floresta no Camboja, que aparece em destaque, em vermelho (Imagem: Google Maps; sob intervenção).

Ao medir a observação no Google Maps, dá para ver [algo com] cerca de 69 metros, mas parece haver uma parte faltando, entre a cauda e a parte de trás do avião. É sutilmente maior, mas há um espaço que provavelmente corresponde a isso.

Ian Wilson, em reportagem ao The Mirror

Há nove anos, a aeronave deu sinal de que estava com problemas graves durante o trajeto entre a Malásia e o Vietnã. No momento, o transponder (equipamento que emite sinal de satélite, útil para localização dos aviões) deixou de se comunicar com os dispositivos que monitoram voos entre os países. Isso ajuda a dar algum nível de confiança ao que Wilson encontrou no Maps. “É possível ver onde o avião está: é literalmente na parte mais verde e escura onde dá para ver“, indica o especialista, como se pode ver na imagem:

Voo 370, segundo wilson 1253
O voo 370, segundo Wilson, sumiu deixando destroços em uma floresta no Camboja (Imagem: Google Maps/Reprodução).

Como forma de contestação sobre o que Wilson observou pelo Google Maps, o Bureau of Aircraft Investigations Archives (Escritório de Arquivos de Investigação sobre Aviação, em tradução livre) negou que a imagem mostrada pelo serviço de mapeamento virtual seja, de fato, parte do MH370.

Por que o Malaysia MH370 desapareceu?

Teorias da conspiração t alt 1207 malaysia mh370
Apesar do surgimento de diversas teorias da conspiração, muitas investigações robustas foram feitas sobre o desaparecimento; na imagem: conferência de imprensa, sobre o voo da Malásia (Imagem: Manan Vatsyayana/Getty).

A falta de informações sobre como o MH370 sumiu durante o voo deixam essa pergunta, ainda, sem respostas. Nem mesmo informações sobre o que aconteceu com os passageiros são suficientes para indicar o paradeiro das pessoas que estavam na aeronave. No entanto, a Malaysia Airlines publicou em um documento oficial, de 1500 páginas, que a rota do avião teve uma alteração manual quando passava pela Birmânia, em direção ao Mar Andaman.

Um radar militar também chegou a dar indícios de como o avião sumiu: ele pode ter voado para o Oceano Índico e, logo em seguida, para a Antártida, num intervalo de seis horas. Após esse trajeto, o combustível era insuficiente e o voo 370 ficou inviável. Ainda, especialistas da Flórida (EUA) falam que a temperatura dos destroços encontrados no mar, próximo a organismos do ambiente, pode ajudar na descoberta da trajetória.

Eu sei que a geoquímica das conchas [dos animais marinhos] pode fornecer indícios sobre a localização do acidente“, afirma Gregory Herbert, professor de biologia evolucionária da Universidade do Sul da Flórida, que ajudou na investigação sobre o voo, com fotos do avião obtidas dos restos encontrados na ilha Réunion, que fica próxima a Madagascar. Mesmo após a divulgação dessas informações, várias pessoas ainda criam teorias da conspiração sobre o fato. Veja a seguir um pouco sobre cada uma:

Abatimento do voo

Maior mistério da aviação t alt 45
Voo que saiu da Malásia em 2014 e sumiu é considerado o maior mistério da aviação (Imagem: Hand-out/Viasat).

Algumas pessoas especulam que uma carga poderia ter dado origem ao desaparecimento. O manifesto do voo, segundo especialistas, continha a indicação de um objeto desconhecido, pesando 90 quilos. Seu destino seria a China: dessa forma, a carga seria usada no país asiático e, hipoteticamente, os Estados Unidos teriam parado o voo para Pequim. Aqueles que acreditam nessa teoria dizem que caças do país norte-americano abateram o avião da Malaysia Airlines.

Abdução alienígena

Malasya airlines aliens
Malaysia Airlines e aliens: existe alguma ligação? (Imagem: HITC/Getty).

Onde a teoria que envolve extraterrestres surgiu? Se você pensou em Twitter, acertou. Em 2018, mensagens de texto e de voz em código morse compartilhadas pela rede, hoje chamada X por Elon Musk, mostravam uma possível localização na Indonésia. A partir disso, um veículo dos EUA acabou associando essas informações com uma abdução de alienígenas. Mais tarde, as mensagens publicadas há cinco anos foram investigadas e provou-se que era só um trote, criado com transmissão de voz por IP (conhecido como VOIP).

Explosão durante o voo

Malasya mh370 t alt 1211
Alguns afirmam que o avião do voo Malaysia MH370 pode ter sido explodido (Imagem: Emmanuel Dunnand/Getty).

Durante o voo, o avião Boeing 777-200 transportava baterias de lítio, que tinham, ao todo, 200 quilos. Alguns investigadores atestam, porém, que o peso era de 2 toneladas. O peso excessivo pode ter levado, de alguma forma, a uma sequência de explosões, causando despressurização no interior — todos os aviões precisam manter as condições de oxigênio similares ao solo, aplicando um processo chamado de pressurização: sem isso, não é viável respirar no avião.

Queda premeditada do MH370

Uma das teorias da conspiração indica que o voo pode ter caído de propósito t alt
Uma das teorias da conspiração indica que o voo pode ter caído de propósito (Imagem: Mohd Rasfan/Getty).

Zaharie Ahmad Shah, além de piloto do MH370, também é alvo da teoria da conspiração que envolve um acidente planejado. Especula-se que ele iria cometer suicídio e, ao mesmo tempo, mataria todos que estavam a bordo. Além disso, investigações posteriores apontaram que as mudanças de rota do avião e desativação dos controles aconteceram de forma manual. O governo da Malásia, entretanto, não enxerga que isso seja possível, já que segundo informações estatais, tanto o piloto como o copiloto não tinham nenhuma suspeita de comportamento inadequado.

Envolvimento da Rússia

Voo da malasya airlines pode ter sido alvo de ataque russo, por causa da guerra na ucrânia t alt
Outra especulação: o voo da Malaysia Airlines pode ter sido alvo de ataque russo, devido à guerra na Ucrânia (Imagem: Daily Express/Getty).

Ainda, a guerra na Ucrânia inspira outro possível nexo com o acidente do voo 370. A participação da Rússia nessa queda parte da premissa que militares russos desviaram a rota do avião que saiu da Malásia, como forma de tentar desviar a atenção da ocupação na Crimeia.

Quatro meses depois do sumiço do Malaysia MH370, outra aeronave da Malásia, o MH17, acabou abatida pela Rússia, quando passava sobre a Ucrânia: na época, 298 pessoas morreram, sendo 196 delas holandesas. Para buscar justiça sobre a morte das pessoas, o governo da Holanda acusou formalmente a Rússia no ano passado, por meio da Convenção Europeia de Direitos Humanos.

Documentário da Netflix tenta explicar maior mistério da aviação

Malasya airlines 1213
Netflix estreou um documentário sobre o voo da Malasya Airlines em março (Imagem: Netflix/Divulgação).

Eles estão mentindo para todo mundo“, diz uma das pessoas indignadas com a investigação sobre o Malaysia MH370, que aparece no documentário da Netflix. O longa, que estreou na plataforma de streaming em março deste ano, mira nas diversas teorias criadas sobre o voo 370, incluindo depoimentos de familiares, investigações e conferências de imprensa sobre o desaparecimento do avião.

Voo 370 1214
No documentário, é possível ver relatos de familiares e cenas que mostram as investigações sobre o voo 370 (Imagem: Netflix/Divulgação).

Disponível no Brasil sob o nome Voo 370: O avião que desapareceu (em inglês, MH370: The Plane That Disappeared), o documentário mostra como a investigação observou a possível trajetória do avião. Após perder contato com os radares já próximo à região de Vietnã, o avião seguiu para a direção sudoeste. As cenas focam nos destroços encontrados na ilha de Penang e no Mar de Andaman.

Em seguida, as teorias do ataque russo, da interferência estadunidense e do ataque do piloto são confrontadas com as diversas pistas que surgiram sobre o avião. “É o grande mistério da aviação de todos os tempos“, segundo a diretora do documentário, Louise Malkinson.

Estamos num mundo em que temos celulares, satélites e rastreamento, e continuar investigando durante esses nove anos… e ter quase nada é extraordinário.

Louise Malkinson

Voo 370: O Avião que Desapareceu – confira o trailer

Em qual teoria você mais acredita? Conta pra gente nos comentários do Showmetech!

Veja também:

Fonte: The Guardian | The Mirror | Não Voei | Express

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (05/09/23)


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados