Instagram1

O Instagram está investindo em novo aplicativo para compras?

Avatar de thais ribeiro
Com o lançamento do IGTV em junho, a nova empreitada do Instagram envolve o comércio online.

O Instagram pode lançar um aplicativo especifíco para compras muito em breve. Provisoriamente nomeado como IG Shopping, o novo recurso facilitará as compras dos usuários na plataforma, permitindo que os compradores naveguem por catálogos de lojas e outros estabelecimentos comerciais e comprem os itens que lhe interessem no próprio app.

O investimento parece natural considerando que, de acordo com dados da empresa, mais de 25 milhões de negócios possuem contas na rede social, e que cerca de 2 milhões empresas investem em anúncios no aplicativo, utilizando o Instagram como uma espécie de vitrine online.  Ao menos 4 entre cada 5 usuários segue pelo menos uma empresa em seus feeds.

A ideia de expandir os domínios da marca para o e-commerce é criar um lugar comum onde os comércios e marcas utilizem o Instagram não apenas como uma plataforma para trabalhar sua imagem, mas também para fechar negócios, aumentar os lucros e formalizar de vez uma prática recorrente no aplicativo.

Não é novidade para o Instagram

O instagram está investindo em novo aplicativo para compras?. Com o lançamento do igtv em junho, a nova empreitada do instagram envolve o comércio online.
Em junho deste ano, a rede social lançou o IGTV, plataforma de vídeos verticais.

Embora a função de compras pareça distante do propósito inicial do Instagram, desde março deste ano, a rede social já permite que perfis ofertem produtos na plataforma. E não é a primeira vez que a plataforma lança novas ferramentas para incrementar a experiência de seus usuários.

Em junho, foi lançado o IGTV, a plataforma de vídeos verticais da marca, uma extensão dos stories e forte concorrente para o unanime Youtube. Já em dezembro do ano passado,  os testes do Direct, recurso popular na rede social irmã, Facebook, facilitou o envio de vídeos e bate-papo privado no app.

Um e-commerce para chamar de seu

O instagram está investindo em novo aplicativo para compras?. Com o lançamento do igtv em junho, a nova empreitada do instagram envolve o comércio online.
Com o novo aplicativo, o Instagram quer facilitar o processo de compra e competir com gigantes do comércio como Shopify e Amazon.

O objetivo da empresa é rivalizar com empresas de comércio eletrônico, como Shopify e a Four Sixty, que oferecem serviços baseadas na rede social ou de gerenciamento de perfis. O Instagram acredita que, ao criar a sua própria ferramenta de e-commerce, poderá clamar para si o público que utiliza essas funções de terceiros.

Outra aposta é lançar algo parecido com marketplaces como a Amazon ou vitrine mista como Ponto Frio e Walmart, algo que, ao menos, parece ser improvável. Apesar da divulgação dos rumores, o Instagram ainda está desenvolvendo o aplicativo e pode cancelar os seus planos a qualquer momento. Não há nenhuma previsão de quando ele será lançado.

Fonte: The Verge

Posts Relacionados