O Instagram pode lançar um aplicativo especifíco para compras muito em breve. Provisoriamente nomeado como IG Shopping, o novo recurso facilitará as compras dos usuários na plataforma, permitindo que os compradores naveguem por catálogos de lojas e outros estabelecimentos comerciais e comprem os itens que lhe interessem no próprio app.
O investimento parece natural considerando que, de acordo com dados da empresa, mais de 25 milhões de negócios possuem contas na rede social, e que cerca de 2 milhões empresas investem em anúncios no aplicativo, utilizando o Instagram como uma espécie de vitrine online. Ao menos 4 entre cada 5 usuários segue pelo menos uma empresa em seus feeds.
A ideia de expandir os domínios da marca para o e-commerce é criar um lugar comum onde os comércios e marcas utilizem o Instagram não apenas como uma plataforma para trabalhar sua imagem, mas também para fechar negócios, aumentar os lucros e formalizar de vez uma prática recorrente no aplicativo.
Não é novidade para o Instagram
Embora a função de compras pareça distante do propósito inicial do Instagram, desde março deste ano, a rede social já permite que perfis ofertem produtos na plataforma. E não é a primeira vez que a plataforma lança novas ferramentas para incrementar a experiência de seus usuários.
Em junho, foi lançado o IGTV, a plataforma de vídeos verticais da marca, uma extensão dos stories e forte concorrente para o unanime Youtube. Já em dezembro do ano passado, os testes do Direct, recurso popular na rede social irmã, Facebook, facilitou o envio de vídeos e bate-papo privado no app.
Um e-commerce para chamar de seu
O objetivo da empresa é rivalizar com empresas de comércio eletrônico, como Shopify e a Four Sixty, que oferecem serviços baseadas na rede social ou de gerenciamento de perfis. O Instagram acredita que, ao criar a sua própria ferramenta de e-commerce, poderá clamar para si o público que utiliza essas funções de terceiros.
Outra aposta é lançar algo parecido com marketplaces como a Amazon ou vitrine mista como Ponto Frio e Walmart, algo que, ao menos, parece ser improvável. Apesar da divulgação dos rumores, o Instagram ainda está desenvolvendo o aplicativo e pode cancelar os seus planos a qualquer momento. Não há nenhuma previsão de quando ele será lançado.
Fonte: The Verge