Índice
Quem faz lives na internet sabe bem a importância de ficar sempre olhando para a câmera – uma das formas mais importantes de mostrar para uma audiência que ela é o foco da comunicação. Porém, por motivos óbvios, não é tão simples ficar sempre com o olhar para webcam– mas a NVIDIA está trabalhando em uma forma de mitigar essa questão através de IA dentro do NVIDIA Broadcast, sua ferramenta para streamers.
A solução da NVIDIA Broadcast com IA para streamers olharem sempre para a câmera
A solução com IA foi implementada ao NVIDIA Broadcast, solução da empresa focada em auxiliar streamers durante a live. A ferramenta, batizada Eye Contact (contato visual, em tradução livre) está disponível a partir da versão 1.4 do programa, e substitui os olhos na imagem por simulações que sempre estão alinhadas a câmera.
No anúncio da novidade, a NVIDIA explica que o foco da função é auxiliar criadores de conteúdo que precisam gravar algo com roteiro, por exemplo, e em vez de decorar ou mostrar o olhar saindo da câmera, a ferramenta deixa tudo alinhado sempre – com até mesmo a cor dos olhos simulados, segundo a empresa, copiando os reais, e o video se desconectando caso o usuário saia da área de atuação da modificação.
O The Verge postou um pequeno vídeo mostrando como a ferramenta funciona, que compartilhamos acima. No conteúdo, uma parte da tela está sem o Eye Contact ativo, enquanto a outra já está testando a nova função – com ela até parecendo funcionar bem, embora um certo tom de Vale da Estranheza no conteúdo seja inescapável, pelo menos na aplicação atual.
Como utilizar o Contato Visual no NVIDIA Broadcast
Utilizar o Contato Visual é fácil — com o primeiro passo sendo baixar o NVIDIA Broadcast no site oficial da solução.
Após baixar e instalar o NVIDIA Broadcast, basta abrir a aplicação, e então no menu principal dela, que fica ao lado da prévia da imagem da câmera, escolher no último menu dropdown a opção Contato Visual (Beta) e começar a utilizar a solução.
Dilemas e mais dilemas com o NVIDIA Broadcast e IA
Ao mesmo tempo em que a NVIDIA vende a função como algo que deve ser usado para gravações e afins, é inegável que o Eye Contact também será utilizado por usuários para diversas outras situações – e essas podem criar certos dilemas e adicionar mais camadas as discussões sobre aplicações da tecnologia no nosso dia a dia.
Por exemplo, um funcionário pode fingir estar prestando atenção em uma reunião de trabalho virtual através da ferramenta, com seus olhos para os demais participantes sempre parecendo focados na tela enquanto ele, na realidade, está lendo ou fazendo qualquer outra coisa no computador – e caso a situação de corrigir o olhar seja descoberta, quais são as consequências empregatícias?
Porém, no nível atual da tecnologia, talvez esse dilema não seja ainda tão existente – conforme podemos ver na demonstração do The Verge acima, por mais que o resultado seja impressionante e o fato da possibilidade de usar essa ferramenta ser algo que mostra bem os avanços no campo de IA, ainda existe uma certa estranheza no resultado que mostra aos espectadores do vídeo que aquilo não é natural.
Além disso, ainda usando como base a demonstração, é possível notar que a detecção do rosto do usuário ainda não é 100% precisa – em diversos momentos, o “filtro” sumia por conta de um movimento mais brusco da cabeça do repórter, então ainda parece distante pensar que o Eye Contact do NVIDIA Broadcast tenha muita adesão nesse seu estado inicial.
Mas o futuro, como sempre, é imprevisível, então quem não garante que em futuras atualizações a NVIDIA não melhore ainda mais a ferramenta, chegando ao ponto de ser díficil discernir os olhos naturais dos olhos criados pela IA da ferramenta – por hora, só podemos esperar sentados enquanto a tecnologia continua evoluindo e observar as formas de fixar o olhar.
Fonte: , The Verge
Veja também
O que esperar da economia de criadores em 2023
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.