Índice
A NVIDIA finalmente trouxe sua nova placa de vídeo para o Brasil com a promessa de permitir que os usuários cheguem mais longe por meio de um bom desempenho gráfico. A GeForce RTX 4070 tem a promessa de rodar jogos mais recentes a 100 quadros por segundo com resolução 1440p.
Recursos de IA, acesso ao DLSS 3 e tecnologia para fazer transmissão ao vivo em qualidade 4K são outras novidades. Veja todos os detalhes agora mesmo.
Gráficos com qualidade 4K
Voltada para entusiastas que buscam o maior desempenho possível, a nova GPU da NVIDIA conta com a arquitetura Ada Lovelace e também chega ao mercado com o DLSS 3, a tecnologia de inteligência artificial criada pela multinacional NVIDIA com o intuito de incrementar o desempenho do seu computador, mesmo quando você executa configurações mais altas.
Na prática, esta funcionalidade consegue melhorar os gráficos sem a necessidade de exigir muito do computador. Já falamos mais sobre o DLSS em uma matéria especial, não deixe de conferir.
A NVIDIA confirma que sua nova placa de vídeo, além da nova geração do DLSS, também conta com suporte para Ray Tracing para melhor visualização de sombras e espaços escuros. A empresa sabe que este modelo é voltado para quem precisa/deseja de bom desempenho gráfico e um estudo mostrou que 79% deste tipo de público faz o uso do Ray Tracing e 83% usam o DLSS em partidas e/ou demais demandas de seu dia a dia.
Garantir que os jogos estejam ‘RTX ON’ com Ray Tracing e DLSS tornou-se uma prioridade para a maioria dos jogadores de PC. Com preços a partir de R$4.999, a RTX 4070 é uma atualização incrível para jogadores que ainda estão utilizando GPUs da geração anterior.
Matt Wuebbling, vice-presidente de marketing global GeForce da NVIDIA
Passando para os números que provam o bom desempenho, a NVIDIA confirma que títulos como Plague Tale: Requiem, Dying Light 2, Microsoft Flight Simulator, Warhammer 40.000: Darktide e demais jogos que exigem alta potência gráfica podem ser reproduzidos a mais de 100 quadros por segundo em qualidade 1440p (4K). Já os jogos que possuem suporte apenas para o DLSS 2 também podem ser rodados nesta mesma resolução e uma adaptação automática será feita assim que o título começar a ser rodado no computador.
A grande novidade do DLSS 3 em relação à sua geração anterior é que este recurso agora bebe da fonte da inteligência artificial para criar novos quadros de alta qualidade; isso entrega uma jogabilidade mais suave. Na prática, são renderizados sete de cada oito píxeis de uma cena. A empresa também confirma que, por meio do NVIDIA Reflex, conseguiu manter a baixa taxa de resposta entre monitor e computador. Confira este exemplo:
O Ray Tracing também foi aprimorado para esta nova GPU e agora, temos suporte para Shader Execution Reordering (SER), cutting-edge Opacity Micromap e Displaced Micro-Mesh Engines. Apesar dos nomes complexos, a NVIDIA confirma que será possível ter maior realismo e imersão nunca visto antes.
Os novos DLSS 3 e Ray Tracing de nova geração entregam, segundo a desenvolvedora, um salto de 16x nas operações nos últimos anos. Até o fechamento desta matéria, mais de 400 jogos já possuíam suporte para o DLSS 3; o número de implementação é sete vezes maior do que a segunda geração.
Alto desempenho para melhores resultados
A NVIDIA fez questão de usar os dados de placas de vídeo que já colocou no mercado para provar que a GeForce RTX 4070 realmente faz diferença no dia a dia. Em comparação com a RTX 2070 SUPER, o novo modelo é 2,3 mais rápido devido ao uso do DLSS 3. Já quando uma GeForce RTX 3070, o ganho de velocidade chega a 1,4x.
A empresa também confirma que os modelos com a arquitetura Ada Lovelace conseguem entregar bom desempenho para jogos que não possuem suporte para Ray Tracing. Quando colocada nestas situações, a nova GeForce RTX 4070 precisa apenas de metade da energia que uma GeForce RTX 3080 utilizaria, além de ter 2 GB adicionais de energia. Há também, 36 MB de cache L2 e 12 GB de memória GDDR6X de velocidade ultra-alta.
Ideal para criadores de conteúdo
A GeForce RTX 4070 está sendo anunciada como boa opção para quem cria conteúdo dos mais diversos tipos. Com suporte de ferramentas de IA como a plataforma NVIDIA Studio, a nova placa de vídeo já tem suporte para mais de 100 softwares criativos e demais opções da empresa, como o Omniverse, Canvas e Broadcast funcionam com total assertividade.
Em comparação com a GeForce 3070 Ti, modeladores 3D que renderizam cenas com qualidade 4K com o apoio do DLSS 3 podem esperar um desempenho 2,8 vezes melhor ao fazer o uso da nova placa de vídeo. Já quem usa o codificador de vídeo NVIDIA NVENC pode ter uma melhora de 40% ao fazer uso de tecnologias de suporte para AV1. As taxas de transmissão de vídeo terão sua taxa de bits aumentadas em 40%.
Por meio do encoder de vídeo NVIDIA, que atualmente está em sua oitava geração, editores de vídeo podem ter acesso a velocidades de exportação 20% maiores. A novidade está presente nas principais ferramentas de edição do mercado e pronta para ser utilizada com total assertividade.
Onde comprar?
Os modelos podem ser encontrados na internet em diversas lojas do ramo, mas a NVIDIA também conta com uma página apenas para promover sua nova placa de vídeo, com links diretos para os sites.
A empresa confirma que fechou parcerias com a ASUS, Colorful, Gainward, GALAX, GIGABYTE, INNO3D, KFA2, MSI, Palit, PNY e ZOTAC para popularizar sua nova GPU no Brasil.
Especificações técnicas
GeForce RTX 4070 Ti | GeForce RTX 4070 | |
NVIDIA CUDA Cores | 7680 | 5888 |
Boost Clock (GHz) | 2.61 | 2.48 |
Tamanho da Memória | 12 GB | 12 GB |
Tipo de Memória | GDDR6X | GDDR6X |
Resolução Máxima do Monitor | 4K a 240Hz ou 8K a 60Hz com DSC | 4K a240Hz ou 8K a 60Hz com DSC |
O que achou da nova placa de vídeo? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
NVIDIA anuncia lançamento de GPUs GeForce RTX Série 40 em notebooks
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.