Durante o NVIDIA SIGGRAPH, que aconteceu de forma virtual, a empresa desenvolvedora de GPUs apresentou três novidades que irão ajudar animadores e demais profissionais do mercado de animação. As novas ferramentas de IA permitirão um trabalho mais apurado com o apoio das placas de vídeo da empresa, que ficam alocadas em servidores e podem ter seu desempenho acessado de forma remota.
O principal anúncio do evento foi o lançamento de uma rede neural, mas a companhia também apresentou novidades para o Omniverse e metaverso. Veja todos os detalhes agora mesmo.
Primeira rede neural para área gráfica
Ao anunciar uma nova geração de DLSS voltada apenas para o mercado de artistas profissionais, a NVIDIA confirma que será possível realizar o desenvolvimento mais assertivo de objetos 3D por meio das placas gráficas da empresa. A nova ferramenta consiste em permitir que os artistas tenham uma prévia fiel e em terceira dimensão antes de ordenar que a fabricação seja feita, isso com foco na correção de erros e economia de matéria-prima.
Além disso, foi anunciado o lançamento de uma ferramenta que utiliza a voz do artista para criar expressões mais reais, que levou o nome de Audio2Face (que pode ser traduzido como “de áudio para rosto”). Este item em específico foi revelado durante a CES 2022 e agora finalmente pode ser utilizado pelos criadores de conteúdo em sua versão beta. Por meio do som da voz, as ferramentas de IA conseguirão criar personagens com uma aparência mais “real”, sem aquela aparência mais robótica.
A NVIDIA também anunciou a criação de um óculos holográfico 3D que, de acordo com a empresa, entrega uma experiência mais tranquila e sem luzes que podem causar tontura e pode ser utilizado por muito tempo. Ainda não se sabe como o uso acontecerá na prática, mas o objeto existe e tem uma proposta interessante.
O evento também contou com 16 projetos de pesquisas desenvolvidos utilizando a rede neural gráfica anunciada e ao final do NVIDIA SIGGRAPH, serão escolhidos os três melhores pelo público.
Investimento em USD
A Universe Scene Description (USD) é uma técnica inventada pela Pixar (sim, o estúdio de animação) em 2016 que permite que os artistas consigam gerar, armazenar e transmitir grandes quantidades de dados em 3D. Sendo um recurso de código-aberto, a NVIDIA anunciou o lançamento de kits de desenvolvimento apenas para quem trabalha com USD e espera que os artistas consigam realizar um melhor trabalho.
O grande foco deste investimento em USD é permitir que as placas de vídeo tenham um melhor uso, já que anteriormente, o alto desempenho era utilizado apenas para jogos. Uma nova suíte foi lançada e pode ser utilizada por artistas. O Workflows OmniLive permitirá que a colaboração em uso da técnica USD seja melhor, com maior velocidade e desempenho para vários workflows 3D de aplicações e permitindo workflows USD não destrutivos para tornar a colaboração entre artistas e desenvolvedores mais fácil do que nunca.
Se antes, este poder computacional era utilizado apenas para jogos, hoje estamos felizes em permitir que as empresas consigam usar isso para promover o bem da humanidade.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
É importante lembrar que para ter acesso a estes recursos, é necessário entrar em contato com a NVIDIA e solicitar um orçamento de acordo com as demandas do estúdio de animação ou qualquer outro tipo de produção de conteúdo.
Ficamos muito orgulhosos de lançar mais novidades nessa plataforma colaborativa que concede uma ampla variedade de ferramentas de criação de conteúdo. O metaverso será a base de muitos setores nos próximos anos e essa novidade demonstra isso ainda mais.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
Novidades para criação de avatars
O Omniverse é uma grande plataforma de computação escalável multi-GPU para construir mundos virtuais da NVIDIA que pode ser utilizada para a criação de avatares, projetos de arquitetura e demais itens que exigem alto desempenho gráfico. A empresa revelou que seu lançamento é utilizado hoje em ia por mais de 700 empresas líderes de diversos mercados.
Finalizando o evento online, a empresa anunciou o lançamento de oito softwares que estarão em um pacote que levou o nome de ACE (Avatar Cloud Engine: Deep Search). Esta novidade foi desenvolvida com base no Unified Compute Framework da NVIDIA, que “permite acesso a diversas ferramentas de software e APIs necessárias para aproveitar a ampla variedade de habilidades essenciais para avatares altamente realistas e totalmente interativos.”, de acordo com a empresa.
O maior propósito deste lançamento é evitar que os profissionais percam tempo procurando por aplicativos para entregar seus projetos, e quem for cliente da NVIDIA poderá ter acesso aos itens por meio da internet. A empresa confirmou o lançamento de uma rede neural em português para que os profissionais brasileiros possam fazer bom uso das tecnologias. Atualmente, é possível usar as redes neurais em inglês e espanhol.
Além do Audio2Face, um melhor uso de tecnologia de Digital Twins (que permite a simulação de um projeto para saber como o funcionamento na prática aconteceria) está aprimorada pelas ferramentas de IA anunciadas pela NVIDIA. A empresa espera permitir que os avatars sejam criados com uma maior facilidade para que o metaverso seja mais utilizado por profissionais de todos os mercados.
A empresa também começou a liberar o uso da NVIDIA Machinima. A tecnologia permite que os artistas criem cenas de jogos em alta resolução sem muito esforço, isso realizado com o apoio das placas de vídeo da empresa. A companhia ressalta que parcerias com outras empresas estão sendo feitas e as novidades serão anunciadas até o final de 2022.
Desde seu lançamento, o Omniverse se tornou um sucesso e buscamos meios de sempre aprimorá-lo. Com essas novidades, os setores podem explorar ainda mais seus frameworks, tornando o trabalho de qualidade e mais próximo do esperado.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
O Omniverse DeepSearch é uma ferramenta que permite melhor pesquisa em diversos bancos de imagem ao mesmo tempo para que os artistas não percam tempo realizando a procura pela imagem ideal em cada um deles. A NVIDIA espera que desenvolvedores de games ou estúdios de efeitos visuais consigam fazer um uso ainda mais aprimorado devido ao suporte para linguagem natural, como por exemplo, os artistas podem procurar por “barril enferrujado, vermelho” e ter acesso aos resultados assertivos.
O que achou das novidades apresentadas? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Saiba como melhorar áudio e vídeo em gravações, lives e videochamadas com o NVIDIA Broadcast
Fonte: NVIDIA