Índice
A NVIDIA anunciou diversas novidades na Computex 2023, que ocorreu em Taipei, com destaque para a inteligência artificial. O CEO e Fundador da NVIDIA, Jensen Huang, iniciou a Computex com um keynote de abertura.
Entre os destaques do evento, estão o lançamento da GPU GeForce RTX 3080 Ti, uma placa de vídeo de alta performance para jogadores exigentes, capaz de oferecer gráficos incríveis e uma experiência de jogo imersiva.
A NVIDIA também apresentou sua plataforma de inteligência artificial NVIDIA AI Enterprise, que permite que empresas de todos os tamanhos implementem soluções de IA em seus negócios com facilidade e segurança.
Outra novidade apresentada durante o evento foi a solução de data center NVIDIA BlueField-3, que oferece uma plataforma completa para processamento de dados em nuvem, com recursos avançados de segurança e escalabilidade.
ACE for Games: a inteligência artificial em jogos anunciada na Computex 2023
A NVIDIA apresentou o NVIDIA Avatar Cloud Engine (ACE) for Games, um serviço de criação de modelo de IA personalizado que visa transformar jogos trazendo inteligência para personagens não jogáveis (NPCs) por meio de interações de linguagem natural alimentadas por IA. Os desenvolvedores de middleware, ferramentas e jogos podem usar o ACE for Games para criar e implantar modelos personalizados de IA de fala, conversa e animação em seus softwares e jogos.
Com o ACE for Games, os desenvolvedores podem criar NPCs (personagens não-jogáveis) altamente realistas e expressivos, que respondem de forma dinâmica às ações e emoções dos jogadores. A tecnologia utiliza uma rede neural para gerar animações em tempo real, com base em dados de movimento e expressão facial capturados por câmeras e sensores.
O NVIDIA ACE for Games é composto por três componentes principais:
- Rede neural: o ACE for Games utiliza uma rede neural generativa para criar as animações dos personagens virtuais. Essa rede é treinada com dados de movimento e expressão facial capturados por câmeras e sensores, o que permite que ela aprenda a gerar animações cada vez mais realistas e expressivas.
- Motor de animação: o motor de animação é responsável por aplicar as animações geradas pela rede neural nos personagens virtuais em tempo real. Ele utiliza algoritmos avançados para garantir que as animações sejam aplicadas de forma suave e natural.
- Biblioteca de movimentos: a biblioteca de movimentos é uma coleção de movimentos pré-gravados que podem ser utilizados pelos personagens virtuais. Esses movimentos são capturados por atores reais, garantindo uma maior variedade e realismo às animações.
Com esse recurso os NPCs podem ter personalidades que evoluem ao longo do tempo e animações faciais precisas e expressivas, além de interações de linguagem natural com o jogador. Esse avanço é possível graças às tecnologias de IA generativa, que permitem que os NPCs tenham conversas inteligentes e dinâmicas com o jogador, aumentando a imersão na experiência de jogo.
Entre os modelos de IA otimizados estão o NVIDIA NeMo, que oferece modelos de linguagem fundamentais e ferramentas de personalização de modelo, permitindo que os desenvolvedores ajustem os modelos segundo a personalidade dos personagens de seus jogos.
Além disso, o NVIDIA Riva oferece reconhecimento automático de fala e capacidades de conversão de texto em fala, permitindo conversas em tempo real com os NPCs. Já o NVIDIA Omniverse Audio2Face cria animações faciais expressivas para personagens de jogos a partir de fontes de áudio, tornando a animação facial ainda mais realista e expressiva.
A demo Kairos, criada em parceria com a Convai, empresa de startup da NVIDIA Inception, demonstra o poder do NVIDIA ACE for Games. A demo utilizou o NVIDIA Riva para reconhecimento de fala e conversão de texto em fala, o NVIDIA NeMo para alimentar a IA conversacional e o Audio2Face para animação facial a partir de entradas de voz.
Esses módulos foram integrados perfeitamente na plataforma de serviços da Convai e foram renderizados inteiramente no Unreal Engine 5, utilizando o NVIDIA RTX Direct Illumination (RTXDI) para iluminação e sombras em ray tracing e o DLSS para proporcionar a melhor qualidade de imagem e taxas de quadros mais altas.
A tecnologia NVIDIA ACE for Games já está sendo utilizada por empresas como a GSC Game World e a Fallen Leaf, que estão utilizando o Audio2Face em seus jogos S.T.A.L.K.E.R. 2 Heart of Chornobyl e Fort Solis, respectivamente. Além disso, a Charisma.ai está utilizando o Audio2Face para alimentar a animação em sua engine de conversação.
Novo GeForce Game Ready Driver para Diablo IV
A NVIDIA também anunciou o lançamento de um novo GeForce Game Ready Driver para o muito aguardado jogo Diablo IV, que será lançado em 6 de junho com suporte para DLSS 3 e NVIDIA Reflex. O driver também deixa o jogador NVIDIA pronto para o remake aprimorado de System Shock com DLSS 2.
Os drivers GeForce Game Ready oferecem a melhor experiência para seus jogos favoritos. Eles são ajustados em colaboração com os desenvolvedores e testados extensivamente em milhares de configurações de hardware para obter o máximo desempenho e confiabilidade. Os drivers também permitem que você otimize as configurações do jogo no GeForce Experience com um único clique e lhe dão acesso às últimas tecnologias da NVIDIA.
O driver GeForce Game Ready para Diablo IV já está disponível para download através da opção “drivers” do GeForce Experience ou do site GeForce.com.
Max-Q garantindo menor consumo de energia
A NVIDIA está prestes a apresentar uma nova capacidade de baixo consumo de energia Max-Q para tarefas de IA em notebooks RTX e estações de trabalho móveis.
Além disso, a empresa lançará novos modelos ultraportáteis de 14 polegadas (35,56 cm) com desempenho ultra, que prometem prolongar a vida útil da bateria ao otimizar o desempenho do Tensor Core, mantendo o consumo de energia da GPU o mais baixo possível. Isso resultará em um sistema frio e silencioso que pode escalar dinamicamente para desempenho máximo de IA quando a demanda exigir.
É importante destacar que a NVIDIA conta com o apoio de importantes parceiros, desde a Microsoft e a Adobe até os principais fabricantes de equipamentos originais do mercado. Essa colaboração é fundamental para a empresa poder continuar liderando o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e gráficos avançados, que se tornam cada vez mais relevantes em um mundo cada vez mais digital e conectado.
G-SYNC Ultra Low Motion Blur 2
Desde 2015, o Ultra Low Motion Blur (ULMB) oferece clareza de movimento extra para jogadores competitivos. Na Computex, a NVIDIA lançou o G-SYNC Ultra Low Motion Blur 2(ULMB 2), com mais de 1000 Hz de clareza de movimento efetiva para a melhor redução de desfoque de movimento para jogadores competitivos.
Comparado com o original, o ULMB 2 oferece estroboscópio de luz de fundo com taxa de atualização total, brilho quase 2 vezes maior e praticamente zero diafonia. O ULMB 2 já está disponível, gratuitamente para monitores compatíveis por meio de uma atualização de firmware com um único clique.
DLSS continua com tudo anunciando mais jogos
O DLSS é uma sigla que representa Deep Learning Super Sampling (Super Amostragem com Aprendizagem Profunda, em tradução livre), que se refere à capacidade do sistema de aplicar técnicas de upscaling em tempo real, aumentando a resolução dos quadros por meio de inteligência artificial e aprendizagem profunda.
A adoção do DLSS está mais rápida do que nunca e, após passar de 250 jogos e softwares lançados e suportados em janeiro, o suporte a jogos DLSS ultrapassou 300 cinco meses depois. Diablo IV será lançado oficialmente em 6 de junho com DLSS 3, embora os jogadores que adquiriram as versões Digital Deluxe e Ultimate Edition possam começar a jogar até quatro dias antes.
O DLSS 3 ajuda os jogadores da série GeForce RTX Série 40 a multiplicar o desempenho em uma média de 2,5X em 4K e a jogar a mais de 170 quadros por segundo a 2560 x 1440 na GeForce RTX4070.
Além de Diablo IV, outros jogos também receberão suporte ao DLSS, como System Shock, Honor of Kings: World, Ash Echoes, Legend of Ymir e Party Animals. O DLSS é uma tecnologia de inteligência artificial que utiliza a potência das GPUs da NVIDIA para melhorar a qualidade gráfica dos jogos, mantendo altas taxas de quadros por segundo.
NVIDIA Reflex: tornando os jogos mais responsivos
O NVIDIA Reflex é uma tecnologia que reduz a latência do sistema para as ações ocorrerem mais rapidamente, dando aos jogadores uma vantagem competitiva em partidas multiplayer e tornando os jogos single player mais responsivos e divertidos. Redfall, Returnal, The Lord of the Rings: Gollum, Diablo IV e Metal: Hellsinger são alguns dos jogos que recentemente adicionaram o NVIDIA Reflex.
O Reflex está disponível em muitos jogos single player, assim como nos jogos multiplayer de esports mais populares. É compatível com placas gráficas GeForce que datam desde a série 900 e leva apenas um único clique para ativar. O NVIDIA Reflex agora é usado por mais de 50 milhões de jogadores mensais, está disponível em 9 dos 10 principais jogos de tiro competitivos, incluindo o Counter-Strike 2 beta, sendo ativado por 90% dos jogadores GeForce em mais de 70 jogos suportados.
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA tem sido uma empresa pioneira, a invenção da GPU pela empresa em 1999 desencadeou o crescimento do mercado de jogos para PC, redefiniu a computação gráfica e iniciou a era da IA moderna. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com ofertas em escala de data center que estão reformulando o setor. Com todas essas novidades, a NVIDIA reforça sua posição como líder em tecnologia de gráficos e inteligência artificial.
Veja mais:
Fonte: NVIDIA, Computex, YouTube
Revisado por Glauco Vital em 31/5/23.