Índice
Em um evento realizado nessa terça-feira (18/10), a NVIDIA anunciou oficialmente as placas de vídeo GTX 1050 e GTX 1050 Ti. Os novos modelos usam as tecnologias disponíveis em toda a série 10 de placas de vídeo da empresa, conhecida como Pascal. Assim como os modelos mais potentes, ambas são fabricadas em 16 nanômetros, e a grande novidade é que não precisam de um conector extra de energia na placa-mãe. Por usarem somente 75 watts, a alimentação da própria placa-mãe já é suficiente.
Ambas estão disponíveis no mercado brasileiro a partir do dia 25 de outubro. O foco da GTX 1050 e da GTX 1050 Ti oferecer um alto custo-benefício sem deixar de lado a boa experiência de uso.
Especificações
NVIDIA GTX 1050 (preço estimado: R$ 599)
- Cores CUDA: 640 processadores de fluxo
- Memória RAM: 2 GB de memória RAM GDDR5 (7 GHz) de 128 bits
- Processo de fabricação: 16 nanômetros FinFET
- PCI Express 3.0
- TDP: 75 watts
NVIDIA GTX 1050 Ti (preço estimado: R$ 749)
- Cores CUDA: 768 processadores de fluxo
- Memória RAM: 4 GB de memória RAM GDDR5 (7 GHz) de 128 bits
- Processo de fabricação: 16 nanômetros FinFETs
- PCI Express 3.0
- TDP: 75 watts
Entre as fabricantes que produzirão seus modelos da GTX 1050 e GTX 1050 Ti incluem:
- ASUS;
- Gigabyte;
- EVGA;
- GALAX
- ZOGIS
- MSI
- ZOTAC
A indústria de jogos
Atualmente, os jogos para PC representam 6% do total, com uma perspectiva de aumento de 6,6% ao ano. Juntando isso com a retração do PCs “comuns”, os modelos voltados para jogos representarão 14% do total, em especial considerando a mudança no ciclo de troca.
Segundo a Garnet, usuários trocarão de modelos dentro de 3 anos, em média, contra os 4-5 anos em média atualmente.
Os principais motivos para esse crescimento, ainda segundo a pesquisa, é a popularização de notebooks gamer, os eSports e realidade virtual (VR). Além de, claro, os jogos “AAA”, que estão chegando ao mercado com uma frequência cada vez maior e estão cada vez mais bem produzidos e a geração Pascal, que eliminou a diferença entre as placas de vídeo de desktops e notebooks.
Considerando os lançamentos de jogos, 52% deles estão concentrados no PC, com o PS4 e o Xbox One representando 28% e 23% do total, respectivamente. Certamente, é um estímulo e tanto para as empresas direcionarem seus novos produtos para a plataforma.
O mesmo vale para a NVIDIA, que tem seus produtos GeForce GTX em mais de 100 milhões de máquinas pelo mundo. Isso se traduz na preferência pela NVIDIA no Steam, Lan Houses e nos eSports.
Vale lembrar que alguns detalhes da GTX 1050 e GTX 1050 Ti quanto os preços são valores de referência. Dependendo da implementação do fabricante, eles podem variar, o que é bastante comum. Empresas como a ASUS e a Gigabyte costumam anunciar seus modelos com clocks superiores aos originais de fábrica.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.