Índice
Nesta quinta-feira, (14), durante a GDC 2024, a NVIDIA anunciou novas atualizações para games utilizando sua tecnologia de ponta RTX. Os recursos que utilizam inteligência artificial e o máximo de potência das placas da empresa, como DLSS e RTX, conseguem aprimorar significativamente o desempenho e os gráficos de mais de 500 jogos no PC e, durante o evento deste ano, a NVIDIA revelou que novos jogos estão recebendo esses upgrades. Dentre esses jogos incluem games já lançados como Diablo IV e Portal, mas também futuros lançamentos como Star Wars Outlaws e The First Berserker: Khazan.
Confira a seguir as novidades da NVIDIA na GDC 2024.
O que é NVIDIA DLSS e Ray Tracing?
Amplamente discutido no cenário gamer e reconhecido como uma inovação no quesito desempenho gráfico dos jogos contemporâneos, o NVIDIA DLSS é uma tecnologia exclusiva das placas NVIDIA que revoluciona a renderização por meio de inteligência artificial. Essa tecnologia utiliza processadores dedicados de IA, os Tensor Cores presentes nas GPUs GeForce RTX, para elevar o nível gráfico tanto em jogos quanto em aplicativos. Em jogos compatíveis, todos os usuários de GeForce RTX têm acesso ao DLSS 2 Super Resolução, uma funcionalidade que utiliza uma rede neural de deep learning para aumentar as taxas de quadros e produzir imagens de alta qualidade e mais nítidas.
Os proprietários de placas de vídeo e laptops da série GeForce RTX 40 podem multiplicar as taxas de quadros usando o NVIDIA DLSS 3. Em cada jogo ou aplicativo suportado, o desempenho é acelerado ainda mais pela DLSS Frame Generation, contornando gargalos de CPU e outras limitações para impulsionar o desempenho em até 4 vezes nos títulos mais exigentes.
Além da tecnologia DLSS, games atuais estão tendo a capacidade de contar com recursos como o Ray Tracing, graças ao alto desempenho das placas de vídeo RTX. Por sua vez, essa tecnologia é uma técnica avançada de renderização de gráficos para simular o comportamento realista da luz em um ambiente virtual. Em vez de simular apenas a aparência superficial dos objetos, o Ray Tracing simula como a luz interage com os objetos e o ambiente, levando em conta reflexões, refrações, sombras e outras propriedades ópticas.
Na prática, o Ray Tracing funciona seguindo o trajeto dos raios de luz à medida que eles interagem com os objetos em cena. Isso envolve calcular como cada raio de luz se comportaria ao ser emitido de uma fonte de luz, se propagar pelo ambiente, interagir com os objetos e, eventualmente, alcançar a câmera ou os olhos do observador. Esse processo em games de última geração resulta em imagens altamente realistas, com iluminação natural e detalhes impressionantes.
Black Myth: Wukong e Naraka: Bladepoint com Ray Tracing e DLSS 3.5
Dentre os jogos que já foram lançados e estão recebendo novas atualizações com recursos Ray Tracing e DLSS, Black Myth: Wukong e Naraka: Bladepoint tiveram um destaque dentre os anúncios da NVIDIA nesta GDC 2024. Desenvolvido pela Game Science, Black Myth: Wukong mergulha nas profundezas da mitologia do Rei Macaco e do romance clássico Jornada ao Oeste, trazendo à vida um mundo impulsionado pela poderosa Unreal Engine 5.
O jogo está recebendo uma colaboração da NVIDIA para implementar o Full Ray Tracing e o NVIDIA DLSS 3.5 em breve. Essa parceria promete oferecer aos jogadores que utilizam GeForce RTX uma jornada visualmente ainda mais impressionante, onde cada detalhe é aprimorado por esses novos recursos. O Full Ray Tracing, também conhecido como Path Tracing, permite renderizar com precisão os efeitos de luz em todas as cenas, enquanto o DLSS 3.5 utiliza a reconstrução de imagem para aprimorar ainda mais a qualidade dos gráficos na tela.
Não menos impressionante, Naraka: Bladepoint, desenvolvido pela 24 Entertainment, que está conquistando fãs com sua abordagem no gênero de Battle Royale, está recebendo a mesma atualização em breve. Além de incorporar o Full Ray Tracing para aprimorar os efeitos visuais, o jogo também receberá o DLSS 3.5.
Com esses avanços tecnológicos, tanto Black Myth: Wukong quanto Naraka: Bladepoint prometem ter uma experiência otimizada para o PC. Os jogadores que utilizam GeForce RTX poderão mergulhar em mundos mais imersivos do que nunca, enquanto desfrutam de experiências visuais de alta qualidade, fornecidas pela parceria entre os desenvolvedores de jogos e a NVIDIA.
Star Wars Outlaws lança este ano com DLSS 3 e mais
Além disso, até mesmo jogos que ainda nem foram lançados já prometem contar com a tecnologia DLSS 3 em sua estreia. O novo Star Wars Outlaws está sendo desenvolvido pela Massive Entertainment e será lançado ainda em 2024 contando uma nova história no universo da franquia com uma aventura que se situa entre Star Wars: O Império Contra-Ataca e Star Wars: O Retorno de Jedi. Neste novo game, enquanto o Império Galáctico persegue implacavelmente a derrota final da Aliança Rebelde, o submundo criminoso prospera e os jogadores irão controlar a Kay Vess e seu leal companheiro Nix, enquanto tentam realizar um dos maiores assaltos que a galáxia já viu.
O DLSS 3 nos proporciona a margem de desempenho necessária para dar vida à nossa visão do jogo e suportar recursos adicionais de ray tracing, ajudando os jogadores a se imergirem completamente nas aventuras de Kay Vess e Nix.
Tobias Carlsson, Diretor Técnico da Massive Entertainment.
Em Star Wars Outlaws, os jogadores que utilizam as placas GeForce RTX terão acesso desde o lançamento ao DLSS 3 nas placas da Série 40 e com Super Resolução DLSS nas demais GPUs RTX, o que promete melhorias significativas no desempenho do jogo. Além disso, foi anunciado também que todos os usuários poderão ativar o recurso NVIDIA Reflex, reduzindo a latência do sistema em Star Wars Outlaws, sendo assim, quanto menor a latência, mais ágil será o gameplay e mais fluido será a experiência do usuário.
Por último, também foi apresentado que o jogo receberá NVIDIA RTX Direct Illumination. Essa nova tecnologia utiliza ray tracing para calcular sombras fisicamente precisas em tempo real em jogos, permitindo uma iluminação global mais realista e imersiva. Isso significa que cada fonte de luz no jogo pode projetar sombras de forma mais precisa, melhorando significativamente a qualidade visual e a experiência do jogador em cada canto da galáxia.
Diablo IV terá atualização com Ray Tracing em março
Outro anúncio da NVIDIA durante a GDC 2024 foi que no dia 26 de março Diablo IV receberá uma atualização para melhorar sua qualidade visual com a inclusão de dois efeitos de ray tracing. Elementos como armaduras, água, janelas e outras superfícies reflexivas serão aprimorados com reflexões ray-traced mais precisas e realistas, proporcionando uma experiência visual mais autêntica aos jogadores.
Além disso, as sombras serão aprimoradas, acrescentando mais detalhes às cenas do jogo. Essas melhorias visuais visam enriquecer o ambiente do jogo e aprofundar a imersão dos jogadores no mundo sombrio de Diablo IV.
Desde o lançamento do jogo em junho de 2023, os jogadores que utilizam GeForce RTX têm experimentado um aumento médio de desempenho de 2,5 vezes em resolução 4K, graças à inclusão do DLSS 3. Com a adição do NVIDIA Reflex, a latência do sistema também foi reduzida em até 67%, proporcionando uma jogabilidade mais suave e responsiva.
Mais jogos com atualizações
Outros jogos também receberam atualizações com as novas tecnologias da NVIDIA. Confira a seguir:
Portal
O clássico jogo da Valve, Portal, está levando a experiência do jogo a um novo patamar com suas últimas atualizações com RTX. Ao adotar o full ray tracing, o jogo recria de forma precisa as propriedades da luz no mundo real, resultando em iluminação, sombras, reflexos e refrações mais realistas em todas as superfícies e objetos.
Além disso, o jogo contará com a implementação do NVIDIA DLSS 3.5, aproveitando a tecnologia de reconstrução de imagens alimentada por IA para melhorar ainda mais a fidelidade do ray tracing e a responsividade dos efeitos de iluminação dinâmica em seus quebra-cabeças. Essa atualização promete uma experiência visual ainda mais impressionante, com detalhes e uma jogabilidade mais fluida.
Sengoku Dynasty
Sengoku Dynasty é uma mistura de RPG de mundo aberto, construção de cidades e simulação de vida ambientada no Japão feudal e está constantemente se aprimorando para oferecer uma experiência ainda mais imersiva aos jogadores graças ao DLSS e RTX.
Na atualização Kintsugi de Sengoku Dynasty, lançada recentemente, foi adicionado o DLSS 3 ao jogo, possibilitando que todos os jogadores com GeForce RTX melhorem o desempenho e permitindo que quem possui a GeForce RTX da Série 40 melhorem ainda mais com o Frame Generation.
Ao jogar em resolução 4K com todas as configurações no máximo, o DLSS 3 dobra, em média, a taxa de quadros, permitindo que a GeForce RTX 4070 atinja facilmente mais de 60 FPS. Em GPUs mais poderosas, como a GeForce RTX 4090, o desempenho pode até mesmo ultrapassar os 100 FPS, chegando a incríveis 160 FPS.
Em uma resolução de 2560×1440, o DLSS 3 oferece um aumento de desempenho de 1,7 vezes, garantindo que todas as GPUs da Série 40 da GeForce RTX rodem o jogo a mais de 60 FPS com todas as configurações no máximo. Para as GPUs mais avançadas, como a GeForce RTX 4070 SUPER e superiores, as taxas de quadros podem exceder 120 FPS, atingindo até 200 FPS na GeForce RTX 4090.
Com esses aprimoramentos de desempenho, os jogadores podem se aprofundar ainda mais no mundo desafiador de Sengoku Dynasty, explorando e expandindo sua própria dinastia durante os tumultuados períodos do Japão feudal.
The First Berserker: Khazan
The First Berserker: Khazan também apareceu dentre os anúncios da NVIDIA na GDC 2024. O jogo é um próximo RPG de ação hardcore single player, desenvolvido pela NEXON e Neople, ambientado no vasto universo de Dungeon & Fighter (DNF) e promete atrair milhares de jogadores em todo o mundo. Reconhecido por seu estilo de arte, além de seu sistema de combate único, a série DNF combina a ação acelerada dos jogos de luta clássicos com elementos tradicionais de RPG, conquistando uma base de fãs global fiel.
Com o lançamento de The First Berserker: Khazan, os jogadores que possuem GPUs GeForce RTX da Série 40 poderão melhorar instantaneamente o desempenho do jogo graças à inclusão do NVIDIA DLSS 3 desde o primeiro dia. Assim como nos jogos citados anteriormente, essa tecnologia vai permitir que os jogadores experimentem o jogo em resoluções mais altas e com detalhes aprimorados.
Fonte: NVIDIA.
Veja mais
Revisado por Glauco Vital em 14/3/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.