Índice
Lançado no começo deste mês, o novo Midjourney 5.1 chegou com maior capacidade de representação de imagens. A inteligência artificial (IA) generativa agora responde com uma precisão melhorada, com detalhes mais completos e com opções novas para os usuários para criar imagens com a plataforma. David Holz, chief executive officer (CEO) do serviço de criação imagético, reforçou as novas capacidades da versão atualizada recentemente, dizendo que o Midjourney é “mais persistente” nessa atualização. No Showmetech, você confere o que as novas modificações no serviço vão oferecer aos usuários e como o ramo de IA vem ganhando atenção e investimento. Veja a seguir:
Como outras empresas estão se aprimorando em tecnologia AI na criação de imagens
Lançado em 2020, o Midjourney vem recebendo atualizações constantes e, recentemente, chamou a atenção por conseguir atender aos usuários com imagens surpreendentes. Com muita atenção a esse potencial, tanto o Google como a Microsoft também estiveram na busca para oferecer serviços de artificial intelligence (AI; sigla para inteligência artificial) ainda melhores.
O evento Google I/O, no dia 10 de maio, mostrou que a empresa dona do maior pesquisador do mundo conta com tecnologias avançadas, quando o assunto são as IAs generativas de imagens. Entre as novidades que o seu serviço no ramo, Bard, vai oferecer, está a produção de imagens por meio de uma integração com o projeto Adobe Firefly.
Com ele, as pessoas que usarem o recurso vão poder gerar gravuras e, de quebra, poder editá-las, com fontes, modelos variados e outros recursos que a Abode fornece. Outras vantagens anunciadas incluem maior integração e facilidade para publicar imagens, além de uma vigilância maior na produção, para evitar usos que levem à desinformação e cópia de obras autênticas, por exemplo.
Por outro lado, a Microsoft também tem feito seus avanços em serviços AI. Em março deste ano, a empresa mostrou que seu buscador teria a habilidade de gerar imagens, funcionando como um chat. Inclusive, o novo recurso generativo surgiu a partir dos investimentos que a companhia realizou junto à OpenAI, devido aos resultados alcançados com outra tecnologia do tipo — o DALL∙E.
A empresa fornece uma experiência que reconhece contexto, localidade, ao mesmo tempo em que tem mais atenção ao estilo de arte que usuário pedir. Além disso, uma vantagem associada ao Bing com IA é que ele está presente no navegador oficial da Microsoft, o Edge.
Quais as novas funções presentes no novo Midjourney 5.1?
Em relação à versão 5, o Midjourney 5.1 se destaca por fazer uma compreensão mais robusta das imagens que apresenta aos usuários, como consta na imagem mais à direita, que consta na abertura deste tópico. O que impressiona, também, é como aspectos como brilho, cores e interação entre os elementos das imagens são mais bem representados. Quanto às inovações, a versão 5.1 traz uma maior coerência em relação aos pedidos dos usuários, além de uma precisão avançada em relação aos pedidos dos usuários.
Juntam-se a essas melhorias a redução de bordas indesejadas, fontes mais bem trabalhadas na criação de imagens e maior nitidez nos resultados. O Midjourney 5.1 parece dispor de uma precisão fotográfica, em que aspectos muito realistas saltam os olhos. Fica claro que o serviço AI consegue entregar aos usuários fotos com características semelhantes a produções que seguiram um processo de realização cuidadoso nessa nova atualização, com uma riqueza de detalhes e até mais claridade. A seguir, mais duas imagens, que comparam, respectivamente, o potencial de criação do Midjourney na versão 5 e na versão 5.1:
Como usar o Midjourney 5.1? Veja como experimentar as novidades
Os usuários que resolverem experimentar o Midjourney 5.1 podem até deixar de lado os novos recursos. Isso porque a atualização contém um novo botão que altera as funções da IA generativa de imagens, deixando-o no modo padrão, que se encontra na opção “RAW” (com o mesmo potencial da versão 5). Ao ativar essa opção, o resultado do pedido aparece de um jeito mais modesto. Ficou interessado? Então veja aqui como acessar e usar a versão mais atualizada do aplicativo:
Passo 1: ao acessar o servidor do Midjourney, vá em um dos canais, chamados de newbies. Todos do exemplo abaixo tem acesso ao serviço AI para gerar imagens.
Passo 2: antes de seguir para a criação, você pode conferir os modos de produção de imagem. Se você digitar o comando na caixa de diálogo (essa parte está em destaque no próximo passo) “/settings“, o bot vai mostrar a você a configuração padrão: lá vai constar tanto o Midjourney 5.1 como o RAW Mode, com diversos modos ativados (estilo, remix, etc.), como na imagem:
Passo 3: vá na caixa de diálogo, logo na parte inferior da tela do Midjourney e digite “/imagine“, seguido do seu pedido de criação
Agora, você confere um exemplo de pedido de criação com o serviço AI. A imagem é um resultado de um pedido digitado no prompt (como na imagem do passo 3, apontado pela seta), da seguinte forma: “Um balão colorido cheio de tinta acertando uma tela, resultando em uma explosão forte de cores, como em uma fotografia vibrante”. Os parâmetros digitados foram em inglês (idioma que recomendamos que você utilize no Midjourney), na versão nova, acompanhados das indicações --v 5.1 --style raw
. Mais abaixo, deixamos outra versão do mesmo pedido, mas com --v 5.1
apenas.
O que você acha dos novos recursos do novo Midjourney 5.1? Conta aqui nos comentários do Showmetech
Veja também:
Fonte: Engadget | Yahoo! Life | Photutorial | Bootcamp | Open Data Science | Simon Wilson | Microsoft (Blog) | Generative AI
Revisado por Glauco Vital em 12/5/23.