Índice
Após meses do anúncio oficial, a Apple disponibiliza ao longo desta segunda-feira (20) o novo iOS 15. A atualização do sistema operacional da empresa traz recursos inéditos e um novo visual para a interface dos iPhones. O iPadOS 15 também chega para os tablets da antiga e nova geração.
O principal efeito que os usuários poderão conferir com a nova versão do iOS 15 é a otimização de atividade. A Apple construiu este novo sistema para que o acesso aos aplicativos se tornasse mais versátil e descomplicado. Além disso, a atualização vem como agente para impulsionar o iPhone 13, que, após a pré-venda na última sexta, começará a ser distribuído nesta semana.
Quais são os modelos compatíveis?
A atualização da Apple contempla uma ampla gama de aparelhos, dos mais antigos iPads ao recente iPhone 13. Inclusive, a linha completa deste último já vira com o sistema embutido. O iPod Touch da 7ª geração também poderá ser atualizado. Abaixo, você confere quais os modelos de celulares e tablets suscetíveis ao update:
iPhones: iPhone SE (1ª e 2ª geração); iPhone 6s e 6s Plus; iPhone 7 e 7 Plus; iPhone 8 e 8 Plus; iPhone X; iPhone XR; iPhone XS e XS Max; iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max; iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max.
iPads: iPad (5ª a 8ª geração); iPad Mini (4ª e 5ª geração); iPad Air (2ª a 4ª geração); iPad Pro 9.7 (1ª geração); iPad Pro 10.5 (2ª geração); iPad Pro 11 (1ª a 3ª geração) e iPad Pro 12.9 (1ª a 5ª geração).
Quais são os novos recursos do iOS 15?
Alguns updates foram feitos para melhorar a experiência do usuário com o seu aparelho. A primeira atualização foi a tela inicial, que está com uma interface diferente, mais espaçosa e organizada. (https://www.voiceoverherald.com/) Ícones como o de clima e horário podem ficar dispostos em um tamanho maior. É possível personalizar a home e ajustar o novo modo Foco, voltado para quem precisa dormir, estudar ou realizar atividades que exigem atenção.
Nos iPads, foi acrescentado, além disso, o Split Screen (a função de tela dividida) e o Slide Over (a função de sobreposição de aplicativos em uso simultâneo). Com isso, dá para escolher quantos aplicativos vão rodar ao mesmo tempo e qual será prioriza em tela ou não.
Aplicativos já conhecidos pelos fãs da Apple também terão um belo update em suas funções. A começar pelo FaceTime, que finalmente vai disponibilizar ferramentas usadas em concorrentes, como visualização em grade, áudio espacial, isolamento de voz desfoque do fundo. A grande novidade é o SharePlay, que permite o compartilhamento simultâneo de conteúdos em áudio e vídeo, como músicas e filmes no streaming. É dito também que a Apple liberou o aplicativo para os usuários de Android.
O Mapas agora consegue projetar visualizações em 3D e cenários noturnos bem vívidos. Quem usar transporte público poderá ser avisado de quando descer no ponto certo. O aplicativo Clima permanece com um visual similar, mas agora é mais interativo, com mapas animados e planos de fundo que mudam conforme passa o dia.
Algumas das demais atualizações estão relacionadas ao Safari, que mudou bastante sua interface, com a barra de ferramentas e o link de pesquisa na parte inferior da tela; o aplicativo Notas, que agora suporta menções a partir de “@” e hashtags; e as notificações, que estão maiores e acompanhado de um ícone do app para identificação.
Quando e como baixar e instalar o iOS 15?
A nova atualização do sistema da Apple está sendo liberada gradualmente nos países ao redor do mundo. A base utilizada é o lançamento na Califórnia, nos EUA, sede da empresa. Lá, o iOS 15 já foi disponibilizado desde as 10h. Com base nisso, sabemos que aqui no Brasil o update se encontra aberto para download a partir das 14h, horário de Brasília. Lembre-se de deixar seu aparelho com, pelo menos, 5 GB livres para recebê-lo.
Tendo em vista as informações anteriores e preparado o seu iPhone/iPad para baixar o conteúdo, você precisa seguir os simples passos de instalação do sistema:
- Acesse as “Configurações” do aparelho (ícone de engrenagem);
- Selecione “Geral“;
- Em seguida, vá em “Atualização de software“. A atualização do iOS 15 deverá aparecer como disponível. Clique e faça o download.
Obs.: Caso não apareça disponível ainda, tente mais tarde. - Siga os passos até concluir a instalação e reinicie seu aparelho;
- Aproveite o iOS 15.
Uma vez baixado e executado, você poderá usufruir de todas as novidades acerca do sistema operacional da Apple. Quem adquiriu alguma versão do iPhone 13 poderá se aventurar em dobro: descobrir as funcionalidades do iOS 15 enquanto conhece o aparelho da nova geração — a mesma coisa se aplica ao novo iPad.
Após instalá-lo, conta pra gente aqui embaixo nos comentários o que você mais gostou do iOS 15!
Veja também
Acesse também outros conteúdos no Showmetech. Se você ainda não conferiu as últimas novidades da Apple, confira o nosso resumão sobre os lançamentos de seu ecossistema.
Fonte: Apple
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.