Nesta quarta-feira (20), a Amazon realiza o Alexa Live 2022, evento anual para desenvolvedores da plataforma onde é anunciada uma série de ferramentas e serviços para os criadores de skills e fabricantes de dispositivos. Dentre as novidades anunciadas hoje, estão melhorias no quesito acessibilidade, o que tornará a experiência com a Alexa ainda mais fácil para pessoas com deficiência visual, e também mudanças na vinculação de conta por meio de comandos de voz.
Segundo a Amazon, a ideia do Alexa Live 2022 é fazer um mergulho na ciência que vai impulsionar a próxima geração de inteligência artificial. No evento, que aconteceu de maneira totalmente online e gratuita, os desenvolvedores puderam conhecer melhor as ferramentas e recursos disponíveis para uso, para criar experiências de cliente de alta qualidade.
Durante a apresentação, diversos porta-vozes da companhia conversaram, entre outros assuntos, sobre a importância de se olhar para o futuro e de planejar soluções para um ambiente cada vez mais inteligente e integrado. Entre eles estavam Prem Natarajan, vice-presidente de IA para Alexa, e o vice-presidente da Amazon, Dave Limp.
Novidades anunciadas durante o Alexa Live 2022
Pensando em fabricantes de dispositivos, a Amazon anunciou algumas mudanças para que novas experiências multimodais sejam criadas com a Alexa. Dentre elas está o Alexa Voice Service (AVS) SDK 3.0, que permite combinar a Smart Screen Alexa e o dispositivo AVS SDK em uma única solução, oferecendo aos fabricantes de dispositivos ferramentas fundamentais para criarem experiências atraentes e envolventes de voz para Alexa em várias categorias de dispositivos. Ao oferecer SDK com configurações e modelos, a Amazon simplifica os processos de construção e atualização nos dispositivos habilitados para Alexa. Confira tudo o que foi revelado:
Vinculação de conta de encaminhamento de voz: permite que os clientes vinculem facilmente a conta que eles têm em seus aplicativos com sua conta Alexa, usando apenas comandos de voz. Anteriormente, os clientes precisavam usar o aplicativo Alexa para concluir a vinculação da conta. Mas, com esse novo recurso, o simples consentimento de voz pode ser usado para vincular contas.
Ferramenta de teste A/B: permite definir as experiências do controle e tratamento da skill e adicionando declarações condicionais ao seu código. Você pode determinar a porcentagem de clientes aleatórios que receberão o experimento. Este recurso permite que o desenvolvedor inclua novas funcionalidades na skill afetando apenas uma parte dos usuários com o objetivo de testar novas funcionalidades e validar seu experimento antes de disponibilizar para todos os usuários. Veja aqui a documentação técnica.
APLA templates: ajudam os desenvolvedores a criar rapidamente novos conceitos de APLA com amostras completas. Os modelos aparecerão na ferramenta de autoria quando um usuário clicar em “Criar resposta de áudio” e fornecerão 4 modelos com diferentes casos de uso.
Multimodal Response Builder: com este novo recurso, os desenvolvedores podem adicionar uma experiência multimodal à sua skill em 15 minutos ou menos.
Guia prático APL para desenvolvedores: fornece orientação sobre como criar modelos de APL com desempenho otimizado. Desenvolva uma compreensão da aparência de seus fluxos de usuário visuais e determine as melhores abordagens para dividir seu design em documentos de APL, layouts, páginas e exibições.
Guia de Acessibilidade APL ajuda a construir experiências acessíveis a clientes com deficiência visual. Veja aqui o documento técnico.
Skill Components são experiências “prontas para usar” que você pode adicionar facilmente às skills criadas usando Alexa Conversations (AC). Cada componente é uma coleção de funcionalidades iniciais, como diálogos e intenções da Interface de usuário de voz, documentos Alexa Presentation Language (APL), exemplos de código fonte e muito mais. Você pode importar esses componentes para sua skill existente, compilar e implantar. Inscreva-se para participar do programa Beta do desenvolvedor aqui.
Code Sandbox: fornece o recurso “mostre-me” para que os desenvolvedores visualizem e editem exemplos de APL ao vivo. Agora podem aprender na prática nos documentos técnicos sem sair da página. Veja a documentação técnica. A Amazon está fazendo grandes investimentos em IA conversacional e criando ferramentas para permitir a criação da próxima geração de computação ambiente.
Veja também:
Você ainda não tem um dispositivo com Alexa, mas está pensando em comprar um? O Showmetech preparou uma seleção especial de produtos com a assistente da Amazon para você não perder mais tempo. Vem conferir!
Fonte: Amazon