Índice
O metaverso é um assunto muito recente que sempre acaba sendo pauta de uma notícia ou outra. A grande exploração desse novo universo virtual traz muita curiosidade às empresas e possíveis usuários. Pensando nos dados voltados à América Latina, hoje tivemos acesso ao Meta Summit Latam, evento da Meta — dona do Facebook, Instagram e WhatsApp — sobre como a criatividade e inovação estão invadindo o metaverso cada vez mais.
Evento voltado para a América Latina
O metaverso idealizado pela Meta é o lugar online onde várias pessoas, conhecidas ou não, se reúnem para conversar, comparecer a eventos e muitas outras coisas. E essas interações também envolvem áreas como educação, turismo e comércio.
De acordo com uma consultoria econômica realizada pela Analysis Group, se o metaverso fosse implementado hoje e tivesse o mesmo progresso que a telefonia móvel teve na América Latina, possivelmente essa tecnologia contribuiria pelo menos com 5% do PIB da região — cerca de US$ 320 bilhões — no ano de 2031. Algumas prévias sobre esses números pela região já podem ser vistos.
Por se tratar de um “summit“, então o que vimos foram pessoas do alto escalão da Meta falando sobre assuntos que relacionam a plataforma às novas ideias, sempre voltadas à nossa região. Entre eles estavam o vice-presidente de Experimentação de Novos Produtos, Ime Archibong; a vice-presidente regional para a América Latina, Maren Lau; a vice-presidente de Diversidade, Maxine Williams e o vice-presidente de Metaverso, Vishal Shah. Nos dias que virão outros participantes farão suas considerações e se você quer ficar por dentro, pode pesquisar pela hashtag #MetaSummitLatam.
Representatividade latina
A maneira de se relacionar no metaverso é através de Avatares, que são representações virtuais dos indivíduos, completamente customizáveis para que você expresse a si mesmo ou da maneira que desejar ser visto neste espaço virtual. E agora a Meta expandiu os Avatares 3D para diversos países latino-americanos, sendo eles o Brasil, Colômbia e Argentina. Eles serão inclusos nas semanas que estão por vir e será possível criar o seu avatar no Instagram e ainda poderá compartilhá-lo através do Messenger ou Facebook.
O seu avatar poderá ser utilizado como a foto de perfil no Facebook, como figurinhas nos comentários, bate-papo, stories e em vários outros lugares. Não só em aspectos latinos que a Meta pensou: a diversidade no metaverso vai atender também pessoas com deficiência, disponibilizando cadeiras de rodas, aparelhos auditivos — com variedade de cores — e implantes cocleares.
Área de negócios
Os Novos Produtos da Meta, também conhecido pela sigla NPE, possui um grupo de empreendedores que querem investir e testar novas experiências na Meta. O NPE está convidando startups que compreendem o tipo Seed, em toda a região da América Latina, para se inscreverem e conseguir capital do braço de investimentos, o NPE Ignite. O NPE foi construído para atender justamente comunidades que foram negligenciadas historicamente, assim oferecendo oportunidades para novas tecnologias sejam vistas pelo mundo.
Se você é um empreendedor que se interessou pela oferta da Meta, acesse o site NPE.fb.com e confira todas as informações!
Treinamento profissional do Meta
E finalizando os destaques do Meta Summit Latam, ainda foi exibida a parceria com a OEA, sigla para Organização dos Estados Americanos. A organização está oferecendo desenvolvimento de habilidade para criadores, proprietários de pequenas empresas e estudantes, bem como treinamento profissional, através de cursos gratuitos de RA (Realidade Aumentada) online, isso tudo em português e espanhol.
Outros colaboradores da Meta também estão atuando como parceiros educacionais como Platzi, no México, América Central e América Latina. Nos últimos 6 meses mais de 13 mil vagas de treinamento para aprendizagem imersiva sobre RA foram criadas.
Veja também
Mark Zuckerberg demonstra como será o novo Óculos VR/AR da Meta.
Fonte: Meta
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.