Busca do google foca em benefícios sociais e mais novidades. Agora a busca do google trará informações mais completas quando se busca, por exemplo, como se cadastrar no bolsa família. Confira agora!

Busca do Google foca em benefícios sociais e mais novidades

Avatar de lucas gomes Avatar de victor pacheco
Agora a Busca do Google trará informações mais completas quando se busca, por exemplo, como se cadastrar no Bolsa Família. Confira agora!

O evento Google For Brasil, que ocorreu na cidade de São Paulo hoje (27) e direcionado à imprensa brasileira, trouxe diversas novidades tecnológicas ao país. Hoje vamos falar sobre os destaques que chegarão na Busca do Google no Brasil, oferecendo melhoria nos resultados de pesquisas por programas sociais (como o Bolsa Família e seguro desemprego), acesso a endereços em áreas de difícil acesso, aulas com Inteligência Artificial e muito mais. Dá só uma olhada!

Programas sociais (Bolsa Família e Seguro Desemprego)

A partir de agora, ao realizar buscas sobre benefícios sociais do Bolsa Família e Seguro Desemprego, os usuários encontrarão no topo dos resultados da Busca do Google um painel contendo links para conteúdos oficiais do governo federal, além de informações relevantes, explicativas e confiáveis sobre a elegibilidade do cidadão para receber o benefício, bem como um guia passo a passo sobre como enviar uma solicitação.

Uma das pesquisa mais feitas no google, baseado no bolsa família, é a seguinte: "como se inscrever para bolsa família". Imagem: google
Uma das pesquisa mais feitas no Google, baseado no Bolsa Família, é a seguinte: “Como se inscrever para Bolsa Família”. Imagem: Google

Para acessar essa experiência, basta pesquisar por “Bolsa Família” ou “Seguro Desemprego”. Essa iniciativa conta com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD), que é responsável pela plataforma GOV.BR.

Bruno pôssas, vice-presidente de engenharia da busca, falando sobre as novidades na busca. Imagem: google
Bruno Pôssas, vice-presidente de engenharia da Busca, falando sobre as novidades na Busca. Imagem: Google

De acordo com dados do Google Trends, as buscas relacionadas à plataforma GOV.BR registraram um aumento de 90% no Brasil ao longo dos últimos cinco anos. No mesmo período, as buscas por “Bolsa Família” — que também engloba o Auxílio Brasil — triplicaram, com um crescimento de mais de 250%. As perguntas mais frequentes sobre o tema são “Quem tem direito ao Bolsa Família?”, “Como se cadastrar?” e “Como saber se fui aprovado?”.

Por meio desse recurso, o Google quer ajudar os brasileiros a ter acesso às informações essenciais sobre benefícios importantes para sua renda e, dessa forma, estimular o acesso à informação e maior adesão aos programas sociais.

Bruno Pôssas, vice-presidente de engenharia da Busca

Parceria oferece endereços digitais para localidades de difícil acesso

Outra parceria fechada com o Google foi com a ONG Gerando Falcões e a logtech naPorta com o objetivo de mapear e criar endereços digitais em mais de 20 favelas brasileiras até o final de 2023. Essa iniciativa terá início nas favelas Cidade de Deus, em Ferraz de Vasconcelos, e Tubulação, em Poá, ambas localizadas na região de São Paulo. Os endereços digitais serão gerados por meio do uso da tecnologia aberta e gratuita chamada Plus Codes, desenvolvida pelo Google.

Exemplo de endereço gerado pelo naporta. Imagem: google
Exemplo de endereço gerado pelo naPorta. Imagem: Google

Os Plus Codes são códigos curtos semelhantes a códigos postais, que oferecem uma forma alternativa de identificar locais no Google Maps. Essa tecnologia de código aberto é gratuita e está totalmente integrada ao Google Maps. Por meio dos Plus Codes, é possível localizar endereços utilizando coordenadas de latitude e longitude. Essas coordenadas são convertidas em códigos alfanuméricos, permitindo uma forma simples e precisa de representar a localização geográfica de um lugar.

Colaborador do naporta fixando uma placa com plus codes na favela dos sonhos. Imagem: google
Colaborador do naPorta fixando uma placa com Plus Codes na Favela dos Sonhos. Imagem: Google

O processo de coleta de dados em campo, assim como a confecção e fixação de placas com os novos endereços, bem como a entrega de encomendas aos moradores, serão realizados pela ONG naPorta. Enquanto isso a Gerando Falcões desempenha um papel na sensibilização das comunidades e na conscientização sobre a tecnologia dos Plus Codes. A organização trabalha para promover o engajamento dos moradores, incentivando a adoção dos Plus Codes em seu dia a dia.

Estamos muito felizes em expandir essa iniciativa para mais regiões do Brasil. Uma vez em posse de seus endereços digitais, os moradores das favelas dessas novas regiões mapeadas poderão compartilhá-los com outras pessoas e utilizá-los em qualquer serviço que seja compatível com a tecnologia.

Wilson Rodrigues, gerente de parcerias para Google Maps

Busca de pontos de reciclagem com O Boticário

O Google e O Boticário também anunciaram uma parceria inovadora durante o evento. Essa colaboração tem como objetivo mobilizar os brasileiros em prol da economia circular. A iniciativa visa facilitar o acesso à informação sobre pontos de coleta de materiais recicláveis próximos, por meio do Google Maps. Além de fornecer a localização desses pontos, também serão disponibilizadas informações sobre os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles. Os cidadãos poderão encontrar facilmente locais onde podem descartar diversos resíduos presentes em suas residências, como garrafas plásticas, eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

Exemplo sobre como identificar pontos de reciclagem no google. Imagem: google
Exemplo sobre como identificar pontos de reciclagem no Google. Imagem: Google

A parceria entre as empresas adicionará cerca de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps nas próximas semanas, com base em dados coletados pela plataforma eCycle. Esses pontos serão identificados com um atributo de reciclagem no Google Maps, contando com o apoio de O Boticário. A expectativa é que o número de pontos de reciclagem seja duplicado nos próximos meses, chegando a 10 mil ao longo dos dois anos de parceria entre as empresas.

O boti recicla transforma embalagens vazias e as reutiliza em outros setores do boticário e em iniciativas espalhadas por todo o brasil. Imagem: o boticário
O Boti Recicla transforma embalagens vazias e as reutiliza em outros setores do Boticário e em iniciativas espalhadas por todo o Brasil. Imagem: O Boticário

Ao realizar uma pesquisa na Busca do Google ou no Google Maps usando termos como “reciclagem de baterias perto de mim”, “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros, os usuários brasileiros poderão encontrar facilmente os locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização.

Educação com Inteligência Artificial

Houve também o anúncio da chegada do Série de Exercícios para o Google Sala de Aula no país. Prevista para o segundo semestre de 2023, essa ferramenta utiliza Inteligência Artificial para oferecer aos educadores uma plataforma digital de tutoria projetada para apoiá-los. O Série de Exercícios proporciona opções interativas e personalizadas para aprimorar o ensino dos conteúdos educacionais, além de oferecer suporte individualizado para cada aluno.

Com o auxílio da IA, os educadores poderão criar atividades e tarefas mais dinâmicas e envolventes, adaptando-as às necessidades e ao ritmo de aprendizado de cada estudante. Com o Série de Exercícios para o Google Sala de Aula, os professores terão a possibilidade de automatizar os processos de avaliação, permitindo que dediquem mais tempo ao ensino em si e menos tempo à correção de trabalhos. A ferramenta ajudará os professores a identificar conceitos que precisam ser revisados e fornecerá aos estudantes dicas e recursos integrados para apoiá-los durante as tarefas.

O série de exercícios já é projetado para que as áreas de perguntas e respostas sejam definidas pelos professores à medida que eles criam o conteúdo. Imagem: google
O Série de Exercícios já é projetado para que as áreas de perguntas e respostas sejam definidas pelos professores à medida que eles criam o conteúdo. Imagem: Google

Os alunos, por sua vez, receberão um retorno imediato e incentivo para mantê-los engajados nas atividades. Eles terão acesso a dicas e recursos incorporados para ajudá-los quando encontrarem dificuldades. O Série de Exercícios permitirá uma visão detalhada dos trabalhos realizados, registrando cada tentativa feita pelos alunos. Também fornecerá um resumo do desempenho de toda a turma, facilitando a identificação rápida dos conceitos que precisam ser revisados.

Acreditamos que a IA transformará o ensino e liberará o potencial dos alunos e estamos comprometidos em ajudar a desenvolvê-la com responsabilidade. Ao olharmos para o futuro da educação, imaginamos a IA desempenhando um papel fundamental na construção de uma sala de aula onde o aprendizado é pessoal e os professores possuam o tempo de que precisam para fazer o que fazem de melhor – ensinar.

Head do Google for Education para a América do Sul, Alessandro Leal.

Combate à desinformação

O Google está empenhado em construir uma comunidade colaborativa de notícias e enfrentar um dos maiores desafios da atualidade: a desinformação. Para combater esse problema, a empresa investe em projetos pioneiros de checagem de fatos, como o Comprova. Em 2023, comemora-se o quinto aniversário dessa iniciativa, que se destaca como o maior e mais longo projeto de jornalismo colaborativo.

O Comprova reúne 41 veículos jornalísticos de todo o Brasil, que se unem em uma parceria para verificar informações e divulgar notícias precisas e confiáveis. Ao longo desses cinco anos, já foram publicadas mais de 1.100 reportagens colaborativas, resultando em cerca de 13,5 mil publicações de checagens em temas como política, eleições presidenciais e a pandemia de COVID-19.

Dados de investimentos realizados pelo gni até o momento. Imagem: google
Dados de investimentos realizados pelo GNI até o momento. Imagem: Google

Em 2020, a GNI (Google News Initiative) lançou o Startups Lab, um projeto pioneiro no Brasil com o objetivo de acelerar startups jornalísticas. Essa iniciativa tem como foco estimular o crescimento e a sustentabilidade das empresas emergentes do setor online. Ao longo de duas edições, o Startups Lab da Google News Initiative acelerou um total de 26 startups de jornalismo no Brasil, fornecendo suporte financeiro, mentoria, treinamento e workshops.

Agora em 2023, a Google News Initiative anuncia uma nova edição do programa, porém com uma abordagem um pouco diferente. Nessa próxima edição, serão selecionadas startups em estágio inicial que apresentem ideias de negócio inovadoras no campo do jornalismo. Serão escolhidos até 12 participantes para receber mentoria e treinamento ao longo de 8 semanas intensivas.

E você, o que achou das novidades? Já está ansioso para utilizar alguns destes novos recursos? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Google Maps recebe visualização 3D de pontos turísticos no Brasil

Revisado por Glauco Vital em 27/6/23.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados