O mercado de smartphones dobráveis vem evoluindo pouco a pouco, com várias abordagens para as telas e em que pontos elas são flexíveis. Agora, a próxima geração de telas flexíveis da Samsung começa a aparecer, mostrando as tendências que a empresa prevê para o futuro de smartphones e outros dispositivos.
As novidades das telas flexíveis da Samsung
As novas telas da Samsung serão mostradas durante a Display Week 2021, que começou no domingo, 16 de maio, e vai até o dia 21, próximo domingo. No total, a empresa sul-coreana irá mostrar quatro novos conceitos de tela flexível durante o evento:
- Uma tela que se dobra em formato de Z;
- Uma tela enrolável;
- Uma tela dobrável de 17 polegadas;
- uma câmera que fica por baixo das telas para notebooks.
A tela que se dobra em Z, quando não dobrada, irá ter 7.2 polegadas, um tamanho enorme para um celular. Mas, como ela pode ser dobrada duas vezes, o tamanho pode ser diminuído para algo mais convencional. No lado esquerdo da tela, quando não dobrada, as câmeras e uma pequena área para segurar o celular ficam aparentes.
A tela enrolável é bem parecida com um conceito introduzido pela LG há algum tempo, mas que não vai se tornar produto devido à saída da empresa do mercado de smartphones. A tela se abre da direita para a esquerda, e pode ir apresentando mais informações do sistema para o usuário dependendo de quanto a tela está aparente.
Uma novidade é a grande tela de 17 polegadas, que pode estar preparando terreno para um eventual Galaxy Tab com tela flexível, ficando com uma proporção de tela 4:3 quando totalmente aberta.
E para finalizar, a Samsung também irá mostrar sua tecnologia de câmeras sob as telas, que irá permitir que notebooks não tenham mais aqueles pequenos orificios para as câmeras aparecerem, permitindo telas infinitas nos aparelhos também.
É bom notar que essas telas, embora sejam novidades na Samsung, já foram mostradas por outras empresas. A tela enrolável já está presente no Oppo X 2021, protótipo mostrado em novembro de 2020 pela Oppo que contava com uma tela de 6,7 polegadas que, quando totalmente aberta, passa para 7,4 polegadas. O conceito também foi mostrado pela LG, antes dela anunciar sua saída do mercado de smartphones.
A tela de 17 polegadas dobrável, embora seja a primeira tão grande a ser mostrada, tem semelhanças com o ThinkPad X1 Fold, que é um notebook com tela dobrável da Lenovo. Por fim, a câmera sob a tela já foi anunciada por outras empresas, mas focadas em smartphones, como é o caso da Xiaomi.
O que você achou da próxima geração de telas flexíveis da Samsung? Nos conte nos comentários.
Veja também
Fonte: Engadget
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.