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Se no Ocidente, aplicativos como o Instagram e o Pinterest fazem um enorme sucesso, é possível que as duas redes sociais ganhem um competidor: o Lemon8. O app desenvolvido pela ByteDance, companhia responsável pelo TikTok, chegou aos Estados Unidos e algumas regiões da Europa e já recebeu certa atenção do público geral e de influenciadores.
Na App Store, o aplicativo teve uma expressiva quantidade de downloads no último mês de março, o que fez com que se tornasse um dos produtos mais baixados da loja da Apple nos últimos 30 dias, nos EUA. A novidade da ByteDance, inclusive, já estava presente no Japão há cerca de três anos, o que ajudou o Lemon8 a acumular milhões de usuários só no continente asiático.
Como o Lemon8 funciona?
Com um feed dividido ao meio no estilo do Pinterest, o Lemon8 é um aplicativo majoritariamente de fotos, focado na criação de conteúdo com esse tipo de mídia. Contudo, por se tratar de uma nova rede social advinda dos criadores do TikTok, os vídeos curtos também aparecem nela, só que com menor expressividade se comparado ao app das danças. O Lemon8 é feito para quem gosta de timelines direcionadas para a fotografia.
O app conta com dois tipos de feed, “seguindo” e “para você” (“for you”), que já é algo comumente adotado por outras redes. Como de costume, os algoritmos selecionam conteúdos específicos ou recomendados aos usuários. Há um espaço maior para as legendas dos posts, se comparado ao TikTok. Ele também possui as funções de criar carrosséis com várias fotos, um sistema de hashtags e comentários, e carrega uma variedade de filtros e opções de edição.
Que tipo de conteúdo é postado no Lemon8?
A rede social é focada em assuntos relacionados a estilo de vida: moda, viagens, comidas, dicas para o lar e mais. Além disso, na versão para o desktop, é possível ver essa divisão de timeline — apesar do aplicativo ainda não estar disponível no Brasil para criação de contas.
“Looks do dia”, receitas, tutoriais de maquiagens inspiradas em famosos, guias de viagens para cidades e outras pautas do tipo estão lá. Dessa forma, a rede social não traz uma grande novidade dentre os conteúdos postados na internet hoje; mas o app da ByteDance parece buscar o público que já consome esse tipo de produção, e quem acompanha influenciadores desses nichos. Vale dizer que criação da Byte possui similaridade com o RED, ou Xiaohongshu, outra popular rede da China focada em fotos e venda de produtos de lojas online.
Influenciadores estão sendo pagos para promover o app
Inclusive, a ByteDance buscou fazer parcerias com influencers para produzir vídeos e fotos e atrair novos usuários, conforme dito em matéria da Forbes. Os criadores de conteúdo ensinam como utilizar a rede, e também podem ganhar comissão com links de produtos afiliados que estão divulgando em suas contas.
Segundo a Forbes, jornalistas do The New York Times descobriram que a parceria do Lemon8 com influenciadores inclui certas atividades, como a criação de dez posts mensais, e carrosséis que contenham de três a dez fotos. Coincidência ou não, a hashtag do aplicativo no próprio TikTok já ultrapassou dois bilhões de visualizações, com vídeos a respeito da novidade nos EUA, e cerca de 16 milhões de downloads do app já foram feitos no mundo todo.
Para quais dispositivos a nova rede social está disponível?
Em sua atualização mais recente, o aplicativo pode ser acessado no iPhone e iPad a partir do iOS 11, e em dispositivos com Android 6.0 ou posterior. Até agora, o Lemon8 recebe suporte em países como Japão, Indonésia, Filipinas e Vietnã, além dos já citados Estados Unidos. Ele também pode ser baixado no Reino Unido, por exemplo.
Até o momento, não há informações sobre a chegada da rede social ao Brasil, ou quando isso pode acontecer. Apesar disso, talvez não leve tanto tempo para ela ficar disponível em terras nacionais, visto o aumento de sua popularidade em outros países e o trabalho da ByteDance em fechar parcerias com influenciadores dispostos a propagandear o app.
A criação da Byte ascende no mercado em meio às investigações sobre uso de dados e privacidade dos usuários com o TikTok, ao que o governo do presidente Joe Biden propôs duas alternativas para a companhia: vender o aplicativo de vídeos curtos ou um possível banimento nos Estados Unidos. Oposta à venda, a ByteDance defendeu seu projeto mais rentável e disse que os dados dos usuários no país são protegidos de qualquer interferência de outras nações.
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Revisado por Glauco Vital em 10/04/23.
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