Índice
A cada dia que passa, parece que estamos vivendo um novo episódio da série Black Mirror. Na última semana, a comunidade internacional foi surpreendida com o anúncio da nova porta-voz da Ucrânia, gerada por inteligência artificial. Chamada Victoria Shi, ela é 100% digital e desempenhará o papel de representante do Ministério das Relações Exteriores para Assuntos Consulares. Quer saber mais sobre a inovação tecnológica do país? Então continue a leitura e entenda sobre a IA e suas atribuições diplomáticas.
Apresentando Victoria Shi
Desenvolvida com inteligência artificial pela equipe da ONG The Game Changers, e com o auxílio da ONG Nazovni Tech, Victoria Shi teve seu visual inspirado em uma mulher real: a influenciadora e cantora ucraniana Rosalie Nombre. De acordo com a nota oficial emitida pelo Ministério das Relações Exteriores do país, ela concordou em participar voluntariamente do projeto e servir de modelo para a criação do protótipo do avatar. No entanto, o governo salienta que elas são duas pessoas diferentes e que somente Victoria é representante oficial do Ministério, não Rosalie.
A apresentação de Victoria para o mundo aconteceu por meio de um vídeo de pouco mais de um minuto de duração publicado nas redes sociais, no qual ela mesma explica quem é. Dá só uma olhada (o vídeo está em ucraniano):
“Caros representantes dos meios de comunicação social e do público, felicito-vos . Meu nome é Victoria Shi. Fui criado pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia utilizando tecnologias de inteligência artificial para informar de forma rápida e qualitativa sobre questões consulares. Eu sou uma pessoa digital. Ou seja, o texto que você ouve não foi lido por uma pessoa real. A inteligência artificial fez isso.”
Victoria Shi, nova porta-voz da Ucrânia representante do Ministério das Relações Exteriores para Assuntos Consulares.
“Com minha aparência, você e eu estamos dando um passo em direção ao futuro. Ficarei feliz com nossa cooperação“, finaliza ela em seu primeiro pronunciamento oficial.
Ainda na nota divulgada pelo governo está a justificativa para a escolha do nome da porta-voz gerada por IA. “Meu nome simboliza nosso objetivo principal – a vitória da Ucrânia, e meu sobrenome – a inteligência artificial que me criou“, explica Victoria, mencionando a guerra que o país enfrenta contra a Rússia desde 2022.
Funções e atribuições
Segundo a própria porta-voz, suas funções dentro do Ministério das Relações Exteriores são: informar e transmitir informações operacionais e verificadas do serviço consular da pasta ao público, informar os jornalistas e a mídia a respeito do trabalho exercido pelos cônsules na proteção dos direitos e interesses dos cidadãos ucranianos internacionalmente, divulgar as respostas do Ministério sobre incidentes ou emergências no exterior, e ainda informar sobre outras questões importantes que lhe dizem respeito.
As declarações de Victoria Shi vão aparecer nos nos recursos oficiais do Ministério, em seu site e nos perfis das redes sociais da pasta. Além disso, eles também serão propagados via assessoria de imprensa para a mídia.
Protocolos de segurança e autenticidade
Em tempos onde a veracidade das informações está cada vez mais em risco no meio online, principalmente com o turbilhão de notícias falsas divulgadas diariamente nos quatro cantos da internet, o governo ucraniano estabeleceu rígidos protocolos de segurança e autenticidade que acompanharão os pronunciamentos de Victoria Shi.
Todos os vídeos publicados que contenham declarações da porta-voz vão ter um QR Code embutido, que por sua vez estará vinculado a um link ativo que vai levar o usuário ao site oficial do governo ucraniano, com o mesmo comentário em forma de texto. Caso não haja um código no vídeo, ou ele redirecione para um site não oficial do governo, o mesmo não será considerado autêntico.
Além disso, Victoria não irá substituir o porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, atualmente o diplomata Oleg Nikolenko.
Conclusão
Embora seja cedo para dizer se a inovação tecnológica promovida pelo governo da Ucrânia foi bem-sucedida ou não, uma vez que Victoria Shi começou a trabalhar há menos de um mês, este é um passo importante em direção ao futuro das relações internacionais. Segundo a nota oficial emitida pelo governo do país, a ação é parte de uma estratégia mais ampla para a implementação de novas tecnologias no campo da diplomacia.
“A utilização de uma pessoa digital gerada por inteligência artificial para comentários consulares é principalmente uma economia de tempo e recursos do Ministério das Relações Exteriores. Os verdadeiros diplomatas poderão ser mais eficazes e concentrar-se noutras tarefas de prestação de assistência aos cidadãos.”
declara Dmytro Kuleba, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.
“A diplomacia, não só na Ucrânia, mas em todo o mundo, sempre foi um campo conservador e o último a introduzir inovações. Estamos mudando isso. A diplomacia ucraniana está agora a reforçar as suas capacidades e a dar um salto tecnológico, que nenhum serviço diplomático no mundo fez ainda“, acrescenta Kuleba.
Será que em breve teremos representantes oficiais do governo brasileiro criados por inteligência artificial? Isso só o tempo dirá!
Veja também:
Fonte: Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, The Guardian e PC Mag.
Revisado por Glauco Vital em 7/5/24.