Gregg Homer, da empresa Stroma Medical, afirma ter desenvolvido uma técnica cirúrgica que remove a cor castanha dos olhos e os deixa azuis.
Homer, que é advogado (isso mesmo, ele não é médico), criou um procedimento a laser, batizado como Tecnologia Lumineyes. A técnica remove a camada de melanina que dá a cor castanha aos olhos, revelando o azul que se encontra logo abaixo. O procedimento leva cerca de 20 minutos e o resultado aparece em duas ou três semanas.
Olhos castanhos são o resultado de altas concentrações de melanina na região em torno da íris. Com a retirada da melanina, aparece a cor azul. A mudança é feita com o uso de um laser especial. Calibrado numa freqüência específica, ele destrói os pigmentos castanhos. A técnica para mudança da cor do olho é irreversível segundo Gregg Homer.
O oftalmologista Elmer Tu, professor da Universidade de Illinois em Chicago (EUA) e porta-voz da American College of Ophthalmology, afirma que “teoricamente é possível remover o pigmento que dá a cor castanha aos olhos com o uso de um laser”. Porém, o médico alerta que não existem estudos que comprovem que este pigmento é eliminado do corpo. O uso desta técnica poderia acelarar o aparecimento do glaucoma pigmentar que pode causar cegueira nos pacientes.
Segundo a Stroma Medical, atualmente dezenove milhões de pessoas usam lentes de contato coloridas para modificar a cor dos olhos. A ideia é conseguir recursos para ampliar a pesquisa e desenvolver uma técnica segura que elimine a necessidade de lentes.
A estimativa atual é que a operação para os dois olhos custe em torno de R$ 18.000,00 (US$ 10.000,00). A empresa espera começar o uso comercial da nova técnica daqui a 2 anos.