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O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) atualizou a lista de estados que já podem oferecer a nova carteira de identidade. Agora, quase metade de todas as unidades federativas estão emitindo o documento em um novo modelo, que passa a se chamar Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além da mudança no nome, a nova carteira apresenta mais vantagens e possui uma versão digital. Veja aqui no Showmetech em que estados a CIN já está em emissão, as novidades sobre esse novo meio de identificação e as condições para poder obter a nova identidade pelo celular.
Quais estados já estão com emitindo a nova carteira de identidade?
Todas as regiões do país já estão com a emissão da nova carteira de identidade, mas as regiões Nordeste e Sul são as que possuem mais unidades federativas com essa disponibilidade. O MGI também informou que o estado do Amazonas foi a unidade que teve adesão mais recente a esses 12 estados para emissão da CIN. Confira a lista completa dos estados que estão emitindo a nova identidade:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Goiás
- Mato Grosso
- Minas Gerais
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
O ritmo de emissão está com números elevados: a pasta de gestão do governo federal relatou que 460 mil novas carteiras já foram emitidas até abril e que 330 mil CINs foram baixadas pela plataforma gov.br. Entre julho e dezembro de 2022, 105 mil carteiras já tinham sido fornecidas, com apenas seis estados com o serviço durante esse período inicial.
A nova identidade possui prazo de validade?
Sim, a nova documentação possui um esquema de validade, que segue uma escala conforme a idade, mas não tem um prazo definido para quem possui mais de 60 anos. Em outros casos, existe o prazo de 5 anos para renovação para crianças com 0 a 12 anos incompletos e de 10 anos, para pessoas com idade entre 12 a 60 anos incompletos.
As carteiras de identidade mais antigas contam com outro prazo de validade, mais extenso. Elas são válidas até 29 de fevereiro de 2032. Dessa forma, espera-se que haja uma transição gradual para adoção da CIN em todo o território nacional.
Mudanças na identidade: veja o que a nova CIN oferece
Uma variação em relação à carteira de identidade que já conhecemos, que possui o Registro Geral (RG) definido pelos Estados, é que a CIN vai passar a ter apenas o número do Cadastro Pessoas Físicas (CPF), com vigência nacional. Ou seja, a identidade nacional não vai mais contar com o RG, passando a ter apenas um único código para cada cidadão registrado. Além disso, a novidade principal, em termos de inovação, é que o documento nacional agora tem uma versão digital. No entanto, ela só pode ser emitida desde que a pessoa já tenha procurado obter a versão física da identificação.
A nova identificação inclui um QR code que pode dar mais autenticidade ao documento. Com o código, qualquer smartphone pode escanear o registro e verificar se a CIN foi furtada ou se foi alvo de alguma ação criminosa. Somado a essa tecnologia de verificação, o documento tem o código Machine Readable Zone (MRZ; zona legível por máquina, em tradução livre), que é reconhecido internacionalmente.
Dessa forma, a nova versão da carteira passa a ser aceita como documento de viagem. Ainda, a CIN tem diferentes tipos de emissão, com dois tipos de versão física, papel e policarbonato (plástico), ou de forma digital, que serve para ser apresentada em todo o país. Em relação à aceitação nacional, a mudança principal é a de que somente uma carteira será aceita, não sendo mais possível ter um RG em cada estado, já que o CPF passa a substituí-lo.
Como emitir a nova carteira de identificação nacional online?
Para facilitar o alcance e distribuição do novo documento, o governo disponibilizou a emissão pelo aplicativo Gov.br. Aqui, você vai conferir como funciona o processo para obter a identidade nacional em versão digital. Vale lembrar que você deve conferir se seu estado já emite a CIN na versão física. Confira um passo a passo sobre como baixar a identificação:
Passo 1: Faça o login no aplicativo Gov.br. Assim que você baixar o app, você vai encontrar uma barra horizontal azul com a frase “Entrar com gov.br”. Após clicá-la, o aplicativo vai levar você a uma tela de credenciais, como está abaixo:
Passo 2: Após o login, uma tela com uma lista de opções de serviço vai aparecer. Clique no botão onde se lê “Carteira de documentos”, como está na imagem:
Passo 3: Nessa seção, constam os documentos já colocados no aplicativo. Para adicionar a sua CIN, você deve clicar no botão “+”, no canto inferior direito da tela.
Passo 4: O app vai mostrar outras opções, relacionadas à identificação. Agora, você precisa clicar em “Carteira de identidade”:
Passo 5: Pronto! Você já pode ver a sua nova identidade: na nova tela, você já consegue ver todas as partes do seu novo documento, incluindo o QR code ligado a ele. Para ver outros detalhes, clique nos botões logo abaixo da imagem do documento, como estão na imagem:
Como está a situação para emitir a CIN no seu estado? Conte no Showmetech nos comentários sobre a situação na sua região!
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Fonte: Agência Brasil | Digital GOVBR (canal no YouTube)
Revisado por Glauco Vital em 2/5/23.
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