Índice
A Samsung lançou no dia 26 de julho sua mais recente linha de smartphones dobráveis, entre eles, o Galaxy Z Fold5, modelo multitarefa que funciona como tablet quando a tela é desdobrada, e o Galaxy Z Flip5, que dobra na vertical, em estilo “concha”, e é todo cheio de estilo e personalidade.
Durante o evento, realizado esse ano na Coreia do Sul, Roh Tae-moon (TM Roh), presidente e líder da divisão de experiências móveis da Samsung Electronics, falou sobre o futuro dos dobráveis e comentou os sucessos da linha Z. Veja a seguir:
O sucesso da linha Galaxy Z
O smartphone dobrável é um produto promissor. TM Roh confirmou que a empresa vendeu quase 10 milhões de unidades deles no ano passado, com o Galaxy Z Fold4 e Flip4, representando 40% e 60%, respectivamente. E para 2023, a Samsung espera vender 50% mais.
“Quando alcançarmos a marca das 100 milhões de unidades vendidas por ano cumulativamente, que é o previsto para até 2025, o smartphone dobrável terá se tornado um player de peso no segmento premium.”
TM Roh
O executivo explica que, até 2025, a Samsung alcançará a marca de 100 milhões de unidades vendidas por ano cumulativamente.
Isso representa um ganho de 15 milhões de dólares em vendas anuais, o que deve manter a Samsung como a líder do mercado de dobráveis. E a expectativa, segundo o IDC, é de que serão vendidos mais de 20 milhões de smartphones dobráveis em 2023, sendo que a linha Galaxy Z representará três quartos desse total (75% do market share).
Roh também prevê que os dobráveis da linha Z ultrapassarão a série Galaxy S até 2025. A empresa está, inclusive, priorizando ações para popularizar o formato, com expectativa de construir uma base de consumidores sólida nesse segmento. E isso é realmente possível, se o ritmo de crescimento se mantiver.
A aposta no Flip5
Quem acompanhou o mais recente Samsung UNPACKED deve ter notado uma tendência bem evidente: o foco no Galaxy Z Flip5. O “dobrável mais barato” da empresa foi o que ganhou melhorias mais evidentes, como a grande tela externa, e tem forte apelo no design, pensado para agradar quem vê no smartphone um ícone de estilo.
O modelo não é barato – custando atualmente R$ 7.199 – mas representa a porta de entrada para quem quer testar um smartphone dobrável da Samsung pela primeira vez. Esse ano, ele tem tela externa maior, bordas reduzidas, cantos aprimorados e uma nova dobradiça que o deixa totalmente fechado quando dobrado (sem folgas).
TM Rh espera que, neste ano, o Galaxy Z Flip5 aumentará ainda mais sua predominância sobre o Fold5, especialmente na Coreia do Sul.
“A venda dos smartphones dobráveis logo representará 20% de todos os modelos vendidos da linha premium Galaxy.”
TM Roh
Roh comenta que a expectativa é de que 1 em cada 3 smartphones premium da linha Galaxy vendidos na Coreia do Sul seja um Galaxy Z. No mercado global, “A venda dos smartphones dobráveis logo representará 20% de todos os modelos vendidos da linha premium Galaxy”, afirma o executivo.
Notebooks e Tablets dobráveis
Mas o futuro tem tudo para ficar ainda mais interessante. Durante a entrevista na Coreia do Sul, TM Roh afirmou que a Samsung já está desenvolvendo novos dispositivos dobráveis para aproveitar a tendência e praticidade desse tipo de tecnologia.
“Já estamos desenvolvendo novos dispositivos como notebooks e tablets dobráveis, e quando eles estiverem prontos para vir a mercado, nós anunciaremos.”
TM Roh
“Já estamos desenvolvendo novos dispositivos como notebooks e tablets dobráveis, e quando eles estiverem prontos para vir a mercado, nós anunciaremos”, afirmou Roh. A informação representa uma evolução do tema, já que a Samsung dedicou um espaço todo durante a CES 2023, realizada em janeiro deste ano, à demonstração de formatos de telas dobráveis que estará fabricando nos próximos anos.
No entanto, ainda não há data de lançamento definido para esses tipos de produtos. De todo modo, o uso da tela dobrável em dispositivos como tablets e notebooks pode facilitar o transporte de grandes telas, de forma mais segura e confortável.
Outras empresas, inclusive, já estão testando seus formatos. A Lenovo já tem um tablet dobrável – o Thinkpad X1 Fold – desde 2020, e a ASUS foi a primeira a desenvolver um notebook dobrável – o Zenbook 17 Fold, em 2022.
Espera-se que, com a chegada da Samsung, essa corrida no desenvolvimento de notebooks e tablets dobráveis se acelere ainda mais.
Veja o resumo do evento
Fontes: GSMArena, IDC, Sammobile.
Revisado por Glauco Vital em 7/8/23.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.