Índice
Prevista para acontecer entre os dias 26 e 29 de fevereiro, a MWC 2024 (Mobile World Congress) será o palco de diversas inovações que chegam ao mercado de tecnologia em breve. Uma delas será a apresentação do conceito de um notebook com tela transparente da Lenovo, que deve ser focado para quem precisa ver pessoas ou situações que geralmente exigiriam que a tampa fosse abaixada. Entenda os detalhes.
Novas possibilidades com a tela transparente
Um dos possíveis propósitos do notebook com tela transparente é o uso em funções de atendimento a público, como assistentes e recepcionistas. Imagine que não será mais necessário abaixar a tampa do notebook ou sair de frente da tela ao mesmo tempo que você checa as informações para liberar a entrada de um visitante.
A grande preocupação, no entanto, está na privacidade: pelas fotos vazadas, não é possível saber se quem está atrás da tela no notebook com tela transparente verá o que está na frente. A empresa pode investir em algum recurso que oculta o conteúdo na traseira, mas só saberemos disso no final do mês.
Computadores com telas transparentes são um conceito que de fato nunca chegaram ao mercado geral, e, para se ter ideia de quanto tempo se fala nisso, a Samsung apresentou um modelo com essa tecnologia durante sua passagem pela CES 2014.
Mas parece que em 2024, as empresas estão prontas para colocar dispositivos como estes no mercado. A Samsung apresentou um conceito de tela MicroLED transparente na CES 2024. A LG, principal concorrente da empresa coreana, também apresentou a OLED T, que deve chegar ao mercado ainda em 2024.
Possíveis especificações
Detalhes mais técnicos não foram especificados pelo leaker Evan Blass, mas, conforme os últimos lançamentos do mercado, é esperado que um dos processadores Intel Core Ultra, focados em AI, seja escolhido para rodar o sistema operacional do notebook com tela transparente.
O futuro notebook da Lenovo também deve rodar Windows 11 de fábrica e ter ao menos 8 GB de RAM, além de armazenamento SSD com ao menos 256 GB. O design segue o básico de outros modelos da empresa e se parece bastante com outros notebooks com duas telas, como o Zenbook Pro Duo da ASUS.
O modelo também deve ter com suporte para touchscreen e as fotos vazadas mostram uma caneta que deve ser utilizada para desenhos e assinaturas de documentos. Já o teclado seria virtual em vez de ser físico, mas ainda não se sabe se a Lenovo prepara um acessório para ser conectado ao aparelho.
Previsão de venda
Com um modelo praticamente pronto para chegar ao mercado, é esperado que a Lenovo coloque seu notebook com tela transparente à venda ainda em 2024, mas esta deve ser uma informação a ser confirmada apenas durante a passagem da empresa na MWC 2024.
Ao mesmo tempo, vale a pena abaixar as expectativas, pois a empresa chinesa tem o hábito de mostrar vários conceitos e nunca colocá-los para venda. Um exemplo é o notebook que conta com uma tela enrolável que aumenta de 12,7 polegadas para 15,3 polegadas, apresentado em 2023. Desde então, não ouvimos mais falar do aparelho (e aparentemente, nem vamos).
Você usaria um notebook com esta tela transparente? Diga pra gente nos comentários!
Veja também
Patente da Lenovo mostra notebook com tela que expande na horizontal
Com informações: Evan Blass l The Verge l Windows Report
Revisado por Glauco Vital em 15/2/24.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.