Quem me acompanha sabe que, como muitos, sou um ex-amante da Nokia e gostaria muito que ela estivesse fazendo dispositivos com Android. Diversos rumores já saíram indicando que a tão amada empresa está pensando em diversificar o portfólio, hoje focado no Windows Phone da Microsoft.
Eis que então, em uma entrevista para o o jornal espanhol El País, o chefão da Nokia, Stephen Elop respondeu o seguinte:
El País: Você descarta lançar um aparelho com Android no próximo ano?
Elop: Na atual guerra de ecossistemas nós estamos usando Windows Phone como arma. Mas estamos sempre pensando sobre o que virá depois, qual será a regra para HTML5, Android…. HTML5 pode ser a plataforma inteira Android, Windows Phone ou qualquer outro sistema operacional poderão ser irrelevantes no futuro, mas ainda é muito cedo para falar. Hoje estamos comprometidos e satisfeitos com a Microsoft, mas tudo é possível.
Os rumores sempre foram fortes, mas a Nokia sempre se esquivou e negou que um dia trabalharia com o sistema Android. Porém, no final de 2012 começou a contratar engenheiros de software focado nas linguagens usadas para desenvolver o Android (ok, não somente para Android). A notícia não confirma muito, mas foi a primeira vez que alguém da Nokia demonstra ao mercado uma possibilidade de usar outros sistemas operacionais para smartphones (se você não contar a brincadeira que a empresa fez no Twitter em setembro do ano passado).
Minha leitura sempre foi que as vendas do natal de 2012 seriam o termômetro para a Nokia, e que ali seria feita a decisão. Porém, com o Windows Phone com uma participação de mercado abaixo até mesmo do Bada da Samsung, a Nokia tendo que demitir funcionários, vender prédios e em queda livre no market share (perdeu para a Samsung em 2012), fica claro que a estratégia da Nokia realmente precisa mudar.
Continuo afirmado, acho que teremos um Android da Nokia anunciado ainda no Q1-2013. Será? Espero que sim. E vocês, gostariam de um Nokia com Android?
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.