O Lumia 520 é a aposta da Nokia para concorrer com os smartphones Android de entrada, responsáveis pela retirada da Nokia do topo em vendas de celulares no mundo recentemente. Mas será que ele cumpre o que promete? O Lumia 520 consegue fazer frente aos populares e baratos smartphones Android?
Primeiramente é preciso ter em mente que este smartphone tem como foco atingir o usuário iniciante no mundo dos telefones inteligentes e, por isso, tem uma configuração de hardware básica, compatível com o baixo custo do aparelho (em média R$ 550,00 no plano pré-pago desbloqueado).
Pontos Positivos
- Preço
- Bom acabamento
- Resistente
- Bom Desempenho
- Duração da bateria
Pontos Negativos
- Câmera sem Flash
- Tampa da bateria de difícil remoção
- Poucos aplicativos comparando com Android e iOS
Hardware
A primeira coisa que se nota no primeiro contato com o Lumia 520 é seu material, que apesar de ser de plástico aparenta robustez e um excelente acabamento, o que é incomum de se ver em smartphones com essa faixa de preço.
Mas é no primeiro contato que se observa também o primeiro ponto negativo do equipamento, que é a forma pouco intuitiva, difícil e chata de remover a tampa traseira para inserção do chip da operadora, cartão de memória e bateria. Ainda que seja mais fácil que nos Lumias 820 e 620, pode melhorar.
Na parte Frontal do aparelho, encontra-se o já tradicional botões touch voltar (também acesso a multi-tarefa), Windows e o botão de pesquisa do Bing.
Já na parte superior do smartphone, temos o conector para fone de ouvidos. E, por fim, na lateral, existem os botões de volume, bloqueio de tela/liga/desliga e botão de disparo da câmera.
Armazenamento é um destaque do smartphone, pois conta com capacidade de armazenamento interno de 8 GB e ainda possibilidade de inserção de cartão SD de até 64 GB. Além disso, o Lumia 520 conta com mais o espaço disponível na nuvem através do Skydrive, possibilitando ao usuário mais básico levar no aparelho todos os arquivos que necessita.
Tela
O Lumia 520 conta com uma tela LCD/IPS de 4 polegadas com tecnologia super sensível ao toque. Segundo a Nokia, é possível utilizá-la até mesmo com luvas.
Apesar da resolução não ser das melhores (480×800) possuí uma ótima qualidade de imagens e um bom nível de brilho, o que garante uma boa visibilidade até em ambientes com muita iluminação.
Sistema Operacional
Falamos muito sobre o Windows Phone 8 aqui no Showmetech, através dos reviews do Lumia 620 e do Lumia 820, além do polêmico artigo “Os 7 erros do Windows Phone 8”. Portanto é “chover no molhado” comentar novamente sobre o sistema operacional, visto que continua o mesmo dos outros aparelhos.
Porém, não posso deixar de falar do perfeito casamento entre Hardware e Sistema Operacional. A fluidez e desempenho dos aplicativos e jogos é de fazer inveja em qualquer Android low-end. É inevitável concluir que o Windows Phone é um sistema que se adapta perfeitamente a aparelhos de baixo custo.
Outro ponto muito interessante do sistema e que ouço poucos comentários a respeito, é sobre o seu teclado e sua ótima correção ortográfica. Ela apresenta ótimos resultados e é pouco intrusiva.
A experiência de usar o Office, que já vem instalado nativamente no Windows Phone 8, é tão prazerosa que boa parte desse texto foi escrito diretamente do Windows Phone.
Câmera
A Câmera, com seu botão de disparo típico do Windows Phone, atende bem aos fotógrafos caseiros, principalmente diurnos. O Lumia 520 não possuí flash, o que na minha é uma pena, já que a adição de um led de flash por mais simples que seja, não iria encarecer tanto o produto e seria muito bem vinda.
Abaixo algumas fotos tiradas com o aparelho:
Bateria
A bateria não deixa a desejar, aguenta firme um dia inteiro longe da tomada com a utilização de e-mails, redes sociais e conectividade 3G. Obviamente ao utilizar o smartphone para jogos e vídeos o desempenho da bateria caí rapidamente. Porém, o Windows Phone possuí um bom sistema de economia de energia que pode ser ativado, deixando a bateria do Lumia 520 ainda mais econômica.
Conclusão
Sem duvidas, o Lumia 520 é um concorrente de respeito aos Android de baixo custo. O usuário que quer ter sua primeira experiência com smartphones encontra no Lumia 520 um sistema fluído, sem travamentos e com bons aplicativos básicos disponíveis na Windows Phone Store.