A divisão de dispositivos móveis da Nokia foi comprada pela Microsoft, mas a empresa finlandesa continuou operando de forma independente em outros setores. Um deles é o de inovação, que apresentou a Ozo, uma câmera esférica voltada para a produção de conteúdo de realidade virtual.
A novidade foi revelada durante um evento para a indústria de entretenimento que aconteceu em Los Angeles. A Ozo será capaz de capturar vídeos em 360 graus, assim como a 360fly. Porém, ao contrário da 360fly, a Ozo tem como alvo a produção profissional e provavelmente custará uma fortuna.
A Nokia afirma que sua câmera é o dispositivo mais avançado de realidade virtual apresentado até agora. Ela se parece com uma bola de futebol e pesa quase 3 quilos, possui oito sensores de imagem e oito microfones, que capturam o áudio em três dimensões.
A Ozo tem como destaque a visualização em tempo real da produção. Diretores podem ver a gravação em tempo real e podem reproduzir rapidamente o conteúdo captado. Até então, as gravações de realidade virtual precisavam ser processadas para se juntarem, o que chega levar horas. De acordo com a companhia, a Ozo consegue renderizar o vídeo em baixa resolução para reproduzi-lo dentro de alguns minutos.
Outras companhia também trabalham no desenvolvimentos de dispositivos semelhantes. Além da já citada 360fly, a GoPro anunciou que está desenvolvendo uma câmera esférica e o Google anunciou o projeto “Jump”.
A Ozo ainda está em processo de desenvolvimento e um lançamento formal, junto com o anúncio do preço oficial é esperado para o outono do hemisfério norte (entre setembro e dezembro).