Quem costuma navegar na internet despreocupadamente deve ficar atento. A empresa de segurança McAfee lançou um alerta para a vulnerabilidade dos PCs, os computadores pessoais. Segundo levantamento da companhia, 15,5% dos computadores no Brasil não têm antivírus. O país está em 17º lugar no ranking elaborado pelos técnicos da McAfee.
Sem a proteção do antivírus, os computadores podem ser acessados remotamente pelos bandidos virtuais. Além de ter o caminho livre para o roubo de dados pessoais e financeiros, os cibercriminosos usam a máquina desprotegida para formar as chamadas “botnets”, redes fantasma de máquinas que são usadas para ataques a outros sites. É como se o computador virasse soldado do exército inimigo.
Como exemplo de segurança virtual, a McAfee apontou a Finlândia, onde 90,33% das máquinas têm antivírus. O país mais vulnerável é Cingapura, que tem 21,75% dos PCs vulneráveis. Os Estados Unidos também integram a lista (19,32%), mas porque é onde há o maior número de usuários de PCs.
Do Metro | [email protected]
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.