Índice
E as novidades do Twitter durante esta fase no comando de Elon Musk não param. Dessa vez, a rede social anunciou a assinatura Blue for Business, que tem como foco empresas que querem ter uma presença mais notável no serviço de microblogging.
O que é o Twitter Blue for Business
Segundo o anúncio oficial da novidade, o Blue for Business permitirá que empresas conectem suas contas oficiais com a de seus funcionários, facilitando mostrar quem trabalha para elas na rede social.
A assinatura traz um selo quadrado com o logo da empresa para contas, localizado ao lado do famoso selo azul de verificados, mas que significa a confirmação que aquela conta em específica está relacionada com a empresa que ele diz trabalhar – exemplificado na conta de Esther Crawford, diretora de gerenciamento de produtos no Twitter, que já está exibindo a nova verificação. Além disso, a foto de perfil de quem assina o Blue for Business muda de formato – em vez de um círculo, ela é quadrada.
Por hora, a nova assinatura só está disponível em caráter de teste para algumas empresas específicas, como a Craft Ventures. Detalhes sobre quanto o Blue for Business custará, como as empresas podem ser elegíveis ao programa ou quando ele será disponibilizado para o público em geral ainda não foram divulgados, mas o anúncio oficial afirma que mais detalhes serão mostrados em 2023.
Além disso, o Twitter também afirma que é possível que as funções do Blue for Business tenham mudanças periódicas, com as novidades anunciadas neste momento talvez não sendo exatamente o que os usuários poderão encontrar na versão final da assinatura.
A confusão dos verificados do Twitter na era Musk
Desde que assumiu o Twitter, Elon Musk vem realizando várias mudanças na estrutura da rede social, tanto internamente, com cortes de funcionários, quanto para o público, com constantes alterações em sistemas antigos do serviço.
Em especial, a identificação de verificados é uma das frentes que mais sofreu alterações desde que Musk assumiu o comando do Twitter. Inicialmente, a primeira mudança foi a disponibilização do selo para quem assinasse o Twitter Blue, porém a situação acabou saindo do controle quando os novos verificados pela assinatura começaram a se passar por contas que tinham o selo por notoriedade, como o próprio bilionário CEO da plataforma.
Após o caos do Twitter Blue, a assinatura foi temporariamente desativada enquanto novos selos de verificados, como o branco, que identifica que um perfil é oficial, foram criados – mas ainda criando polêmicas para usuários em geral da rede social, que achavam o sistema antigo mais simples e efetivo para notoriedade na plataforma.
Por fim, o selo antigo parece ter retornado, embora a descrição tenha mudado – agora, quem tem a verificação azul antes do Twitter Blue “pode ou não ter notoriedade”, segundo o aviso oficial da plataforma. Um selo cinza, para organizações governamentais, também foi introduzido.
De qualquer forma, é possível que o Twitter Blue for Business ainda não seja a última mudança na rede social que aconteça antes do fim do ano – afinal, desde que Musk assumiu a rede, pouco menos de dois meses atrás, não há uma semana sem que algo mude na plataforma, seja na operação interna dela ou mesmo em sua usabilidade geral para o público.
Veja também
Twitter lança novo selo de contas verificadas para evitar fake news
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.