Índice
O Xtrike V9 é um gabinete voltado para usuários entusiastas, gamers e profssionais que demandam espaço, robustez e design. Recebemos uma unidade do modelo e testamos para vocês.
Antes de tudo, confira as especificações técnicas:
Tam. do Corpo (em mm) | (C) 430 x (L) 185 x (A) 450 |
Tam. do Gabinete (em mm) | (C) 475 x (L) 185 x (A) 485 |
Tam. da Caixa (em mm) | (C) 545 x (L) 250 x (A) 538 |
Material / Cor / Espessura | Aço / Preto / 0.5mm |
Peso L/B | 5.25kg / 6.45kg |
Placa Mãe Suportada | ATX / Micro ATX |
Baias | 5.25″ ODD x 1, 3.5″ HDD x3, 2.5 SSD x3 |
Slots Para Expansão | 7 |
Ventoinhas | Frontal: 120mm LED x 2 (incluída) Superior: 120mm LED x 2 (opcional) Traseiro: 120mm x 1 (incluída) Lateral: 120mm LED x 1 (opcional) Inferior: 120mm x 1 (opcional) |
O kit inclui o gabinete, todos os parafusos necessários para a montagem, algumas abraçadeiras para organização dos cabos e acessórios adicionais para melhor acomodação de componentes na máquina.
Agora chega de falar e vamos as nossas impressões!
Tampas laterais
As tampas são extremamente fáceis de se remover, principalmente pelos parafusos com um tipo de grip / rosca que acompanham o kit e dispensam chaves para desprendê-los da tampa. A tampa esquerda possuiu um corte, que é preenchido por um plástico acrílico fumê. A transparência é parcial, porém é possível ver sem muito esforço os componentes dentro do gabinete.
Fonte
Seguindo a tendência dos gabinetes modernos, o espaço reservado para a fonte fica na parte inferior da estrutura. Isso é muito bom, já que fontes suspensas na parte superior podem entortar o gabinete com o tempo (especialmente se você utilizar uma fonte de tamanho avantajado). A fonte fica sobre pequenos círculos de material emborrachado, evitando o contato direto com o metal. Embaixo dessas borrachinhas, o metal é furado, fornecendo uma saída de calor extra para fontes modernas com cooler na parte inferior. Só não se esqueça que o gabinete não vem com a fonte, ok?
Placa Mãe
Aqui, o padrão é parecido com o de outros gabinetes da categoria. Basta parafusá-la. O destaque fica por conta das chapas laterais que servem como saída dos componentes PCI Express ou do gênero. Temos o mesmo padrão de parafusos com rosca das tampas laterais, facilitando a remoção e inserção de componentes. Ao contrário de muitos gabinetes (principalmente os mais simples) que exigem a quebra e remoção permanente das chapas, o X Trike V9 permite que você as remova e recoloque quando quiser, evitando assim, buracos na parte traseira da máquina caso seja necessária a remoção de alguma peça.
HDs e Drives
O gabinete oferece um sistema de travas, dispensando o parafusamento comum. Mas após algumas tentativas (sem sucesso) de travar o HD na baia, acabei desistindo e parafusei. Entramos em contato com a assessoria da empresa solicitando instruções adicionais. Atualizarei o post quando obtiver a resposta.
Ainda há, na parte inferior três baias adicionais em formato de “carrinho”, que permite a fácil inserção e remoção de HDs e SSDs. Espaço para colocar discos rígidos não faltam no V9.
Fans e LEDs
Um dos trunfos do V9. O gabinete acompanha três fans: o primeiro, verde fosco, fica na parte traseira e não possui qualquer tipo de controle de velocidade ou intensidade. Os outros dois são transparentes – levemente espelhados – e ficam localizados na parte frontal. Esses, possuem uma bela iluminação por LEDs (na cor verde) que dão todo um charme ao gabinete (especialmente ao reduzir a luz ambiente). Não bastasse essa adição, ainda há um botão físico na parte frontal que serve para controlar a intensidade de rotação: rápida ou devagar. Para quem busca um gabinete com visual diferenciado (e bem ventilado), o V9 é definitivamente uma opção interessante.
O gabinete ainda suporta mais quatro ventoinhas adicionais – sendo duas na parte superior, uma na parte lateral esquerda e uma na parte inferior. Totalizando 7 ventoinhas.
Conexões Frontais / Botões
O gabinete dispõe na parte superior frontal, duas entras USB 2.0 (sendo uma delas também compatível com USB 3.0) e entradas para fone de ouvido e microfone. As entradas são bem posicionadas e possuem uma borracha de proteção, evitando que fiquem expostas à poeira. Já os botões são o liga/desliga, reset, eject (para abrir a bandeja do drive de DVD) e o já citado botão de controle de velocidade dos coolers. Achei todos bastante confortáveis.
Espaço Interno
Montei um kit com componentes de tamanho padrão e tudo funcionou bem. O maior componente, a placa de vídeo Radeon R9 270x, ficou razoavelmente justa no gabinete, sem deixar muito espaço sobrando. Apesar disso, os demais componentes e fios ficaram bem dispostos. Se sua configuração tiver componentes muito grandes, vale a pena olhar as especificações de comprimento e largura.
Visual / Design
O visual geral do gabinete é bem satisfatório. Usuários que gostam de visuais agressivos (cof cof gamers cof cof) vão gostar bastante do desenho do V9. Além, claro, dos LEDs e da lateral fumê. Mesmo assim, a máquina mantém um ar de sobriedade – o que cria certo equilíbrio e pode agradar até mesmo aqueles que gostam de gabinetes mais discretos.
Resistência
O V9 não aparenta ser frágil. A construção é firme e não dá a impressão de que vai entortar com o tempo. Os “pés” o mantém bem estável sobre a mesa e reduz a absorção de impactos aplicados sobre ele (por exemplo, durante uma digitação frenética no teclado). A estabilidade ao meu ver, é um grande diferencial – algo que ficou ainda mais evidente devido aos problemas que tive com meu antigo gabinete (que balançava o tempo todo).
Veredito
Se você quer montar uma máquina robusta, com visual arrojado, o Xtrike V9 é uma das melhores opções na categoria “gabinetes até R$300”. A quantidade de recursos, facilidade de manuseio da torre para manutenções futuras e o espaço interno valem muito a pena.
Com o preço sugerido de R$280, é possível adquiri-lo em lojas físicas e online.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.