Índice
Um dos aspectos mais marcantes do iPhone 8 Plus da Apple talvez seja sua qualidade de câmera, mas não há como negar que um dos seus principais rivais nesse quesito seja exatamente o seu irmão mais recente, o iPhone X.
Mas será que a qualidade de câmera entre os aparelhos muda de forma muito drástica? Será que na prática essa mudança faz alguma diferença? O CNET fez uma comparação detalhada das câmeras dos aparelhos e mostramos aqui os resultados.
A comparação foi realizada durante um passeio pela Chinatown da cidade de São Francisco.
O que muda?
Ambos os iPhones contam com câmeras traseiras de lentes duplas de 12 megapixels, abertura de f/1.8 e estabilização óptica de imagem (OIS). Entretanto no iPhone X, as lentes telefoto são um pouco mais rápidas, com abertura de f/2.8 contra f/2.4 do iPhone 8 Plus. O modelo X também é o único que conta com estabilização óptica de imagem nas lentes telefoto.
Já em relação a câmera frontal, ambos contam com resolução de 7 megapixels, mas a câmera do iPhone X vem com algumas configurações e recursos não encontrados na do iPhone 8 Plus, como a configuração do TrueDepth camera. Isso inclui sensores infravermelhos e de luz, capazes de reconhecer profundidade e além do FaceID ela vem com um modo de efeito de retrato para as selfies.
Observações gerais
Os smartphones foram colocados lado a lado para que conseguissem um ângulo de foto o mais parecido possível mas uma vez que a configuração de posição das câmeras dos aparelhos são diferentes (no iPhone X ela é vertical e no iPhone 8 Plus horizontal), não foi completamente possível. Ainda assim o resultado é suficiente para a comparação.
Ao comparar as fotos, é possível notar que as tiradas pelo iPhone X parecem um pouco mais saturadas e vibrantes em relação as do iPhone 8 Plus, mas em geral, na maioria das situações, essa diferença não é tão notória e não faz tanta diferença. As imagens são similares em termos de cores e detalhes.
Retratos
Em relação a fotos de retrato, durante a comparação é possível notar que em tamanho normal ou reduzido elas são parecidas em termos de qualidade e não existem muitas diferenças notáveis. Mas quando é aplicado zoom aumentando o tamanho, os detalhes podem ser notados com mais facilidade, por exemplo detalhes de cabelos como mostrado na imagem abaixo.
Nas fotos que foram utilizadas o efeito de fundo desfocado, ambos também tiveram resultados parecidos, mas na comparação é possível notar que mesmo com o fundo desfocado, no iPhone X ele parece mais preciso e com contornos mais definidos. As cores também se mostram mais saturadas no iPhone X, um exemplo que podemos ver nas penas laranjas do chapéu na foto abaixo. As cores tanto nelas quanto no rosto do homem são mais vibrantes no X do que no 8 Plus.
Estabilização faz a diferença
Nas fotos tiradas durante o dia com as lentes telefoto como paisagens ou fotos de ruas, não existe nenhuma diferença notável entre elas. A diferença acontece caso tire fotos em movimento, já que a estabilização óptica presente no iPhone X garante uma melhor qualidade da foto tirada. Isso acontece tanto para fotos quanto para vídeos.
Pouca luz
As fotos tiradas em ambiente com pouca luz utilizando as câmeras principais traseiras também são bastante similares. No iPhone 8 Plus as fotos tiradas com muito brilho como no exemplo dos copos de vidro que refletem a luz na câmera parece diminuir um pouco mais o impacto, também por ter uma imagem menos saturada.
Já em relação a fotos em ambientes com pouca luminosidade tiradas pela câmera frontal, a diferença já é mais notória. No iPhone X a exposição tem mais brilho, contrastando melhor a imagem da pessoa e do fundo da foto. Já a mesma imagem no iPhone 8 Plus é mais escura e tem mais ruído.
Zoom em pouca luz
Quando se tira fotos aplicando o zoom em ambientes com pouca luz, a câmera do iPhone X se destaca, mesmo que sutilmente. Acontece que com o estabilizador óptico de imagens e uma abertura maior na segunda lente, ela permite que o obturador fique aberto por mais tempo para a entrada de luz e com isso resulte em fotos com contornos mais precisos, principalmente nas áreas com mais detalhes.
Em vídeos sendo gravados sem muita movimentação da parte de quem segura a câmera, mesmo com zoom, a qualidade não difere entre os dois modelos. O estabilizador ajuda a tornar a filmagem no iPhone X melhor e menos tremida com a aplicação do zoom, mas nenhum dos dois oferecem uma imagem verdadeiramente boa em gravações em ambientes de pouca luz.
Conclusão final
Não existem diferenças muito significativas entre a qualidade de imagens e vídeos feitos pelo iPhone X e o iPhone 8 Plus. O modelo mais recente, o iPhone X, oferece imagens com cores mais saturadas e contornos mais definidos, além do modo retrato na câmera frontal e melhores selfies em ambientes escuros.
Caso o usuário queira fazer uma comparação em termos apenas de câmera, a diferença entre ambas não vale a diferença de valor entre os aparelhos. Mas para quem quer conhecer mais sobre os diversos aspectos dos aparelhos, não deixe de conferir nossos reviews completos do iPhone X e dos iPhone 8 e 8 Plus.
Fonte: CNET
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.