Um programa de pesquisa desenvolvido na cidade de Oakland, na Califórnia, utilizou dois carros do Google Street View para mapear níveis de poluição da cidade. Localizada entre três grandes rodovias, a cidade sofre graves problemas de poluição do ar.
Com o objetivo de identificar as áreas mais poluídas e as mais limpas da cidade, um grupo de empresas e centros de pesquisa, incluindo o Google, iniciou esse projeto de mapas interativos.
A startup Aclima, o Google Earth Outreach Program e um fundo ligado à universidade do Texas lideraram o projeto. A Aclima trabalha com sensores e medidores de variáveis ambientais, e forneceu os equipamentos de monitoramento do ar instalados nos carros do Google Street View.
O trabalho de medição durou cerca de 1 ano. Segundo os pesquisadores, mais de 3 milhões de medições foram feitas ao longo de quase 25 mil quilômetros rodados. Os resultados foram uma série mapas interativos que mostram os níveis de poluição das ruas da cidade.
Mapas interativos de poluição
Os mapas interativos podem ser acessados no site da EDF (Environmental Defense Fund). Segundo o time de pesquisadores, trata-se do levantamento mais completo e detalhado sobre padrões de poluição em áreas urbanas já feito.
O projeto foi publicado na revista Environmental Science And Technology. Como mostrado na imagem abaixo, os mapas interativos consistem em imagens com linhas pontilhadas nas cores vermelho, amarelo e laranja. Os pontos vermelhos indicam os locais com níveis de poluição mais acentuados. Os mapas podem ser atualizados para mostrar as medições por dia, semana e mês, permitindo identificar como a poluição varia ao longo do tempo.
Vários padrões e correlações entre áreas menos desenvolvidas e mais desenvolvidas foram identificadas no trabalho. Os mapas estão à disposição gratuitamente para acesso de todos os moradores de Oakland e também das autoridades públicas.
Apesar de ser um projeto piloto na Califórnia, a equipe de pesquisa apontou que o projeto é facilmente escalável e pode ser replicado em qualquer outra cidade nos próximos anos. Grandes capitais com problemas de poluição podem usar os mapas interativos para otimizar as medidas de melhoria da qualidade de vida. Além disso, é uma informação valiosa para que os habitantes possam conhecer melhor a cidade na hora de comprar um imóvel ou escolher a escola dos filhos, por exemplo.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.