No mercado de smartphones é cada vez mais comum os “clones” de modelos consagrados como o iPhone. Alguns desses aparelhos, já apresentam boa qualidade como o Oppo R9 e o Meizu Pro 6. Há algum tempo o mercado de games também começou a flertar com essa ideia com modelos como o Fun Station e o Polystation, que misturam o visual de consoles como o Playstation, rodando jogos com cartuchos de Nintendo 8 Bits.
Até então, as opções neste segmento eram basicamente de aparelhos curiosos e criativos, mas sem muita qualidade ou desempenho. Na última terça-feira (10), a fabricante chinesa Fuze Entertainment anunciou um interessante videogame Android de baixo custo chamado Fuze Tomahawk F1. O console é uma inusitada mistura de Playstation 4 com o Xbox One.
Com um design claramente “inspirado” no console da Sony, o Fuze Tomahawk F1 poderia enganar um jogador mais distraído. A única diferença fica por conta de uma linha diagonal lisa que passa pelo topo do console. A interface do usuário também é praticamente igual à da PlayStation Network. Soma-se a este conjunto, 2 joysticks muito parecidos com os do console da Microsoft.
As especificações do videogame incluem um processador de 4 GHz e 500 GB de armazenamento interno, sem maiores detalhes sobre outros componentes. O Fuze Tomahawk F1 deverá ser capaz de rodar a maioria dos tradicionais jogos para Android e ainda receberá títulos como Dynasty Warriors, Assassin’s Creed, Saint’s Row e outros.
O mercado de videogame na China tem características muito peculiares. Os consoles chegaram a ser banidos do país em 2000 e só puderam voltar a ser comercializados em julho do ano passado (2015), após o governo chinês criar regras específicas para empresas estrangeiras. Para venderem seus produtos na zona de comércio, os fabricantes devem receber a aprovação do Ministério da Cultura da China.
Este embargo fomentou o aparecimento de um mercado “paralelo” de aparelhos vindos do Japão e de Hong Kong. Além disso, os jogos online e para dispositivos móveis se tornaram muito populares, consagrando especialmente o modelo “freemium” — modelo de negócio em que um produto ou serviço é oferecido gratuitamente, mas dinheiro é cobrado a usuários premium por recursos adicionais. Dessa forma, os jogadores chineses estão acostumados com o mercado de games gratuitos.
Mesmo tendo concorrentes de peso como a Sony e a Microsoft, a Fuze — que é uma empresa formada por ex-funcionários da Tencent, Huawei e NVIDIA — acredita que o Fuze Tomahawk F1 tem boas chances de sucesso em função do preço. O início das vendas está previsto para o próximo mês de junho e o console tem preço sugerido de 899 yuan, ou 140 dólares (cerca de 500 reais). Aparentemente, um negócio da China!
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.