Os fones Bluetooth estão ficando cada vez mais populares, acessíveis e diversos. Mirando neste mercado, a Qualcomm acaba de anunciar o QCC5100, um chip para transmissão Bluetooth com baixíssimo consumo energético e que, na promessa da fabricante, dará uma autonomia de até 12 horas para o uso de fones sem fio.
Além de ser econômico, o QCC5100 tem suporte ao Bluetooth 5.0 e uma série de outras tecnologias, como o cancelamento híbrido de ruídos externos e assistentes virtuais. Os fones equipados com ele, por exemplo, poderão embarcar leitores biométricos, como os de frequência cardíaca e de impressões digitais, além de suportarem comandos para a Siri e Google Assistant.
Como nem tudo são apenas sonhos, a Qualcomm explica que, embora tais recursos não sejam exatamente inéditos, o uso destas funções consumirá menos energia. Ainda assim, caso o uso destas funcionalidades seja frequente, a autonomia do fone em si deve cair para 3 ou 4 horas.
Ainda segundo a fabricante, os primeiros fones Bluetooth com o novo processador devem chegar em breve.
Qualcomm Smart Audio
Embora tenha falado muito sobre redes 5G e o seu novo processador para fones Bluetooth, o maior destaque da Qualcomm foi a sua nova plataforma de áudio. Segundo a empresa, a proposta é permitir que diversas fabricantes de alto-falantes, além de demais soluções do gênero, trabalhem juntas criando produtos realmente inteligentes.
Criando uma única plataforma de áudio inteligente, a Qualcomm espera unificar as soluções disponíveis no mercado. A empresa percebeu que, com o surgimento dos assistentes domésticos, como o Google Home e o Amazon Echo, diversas fabricantes estão procurando meios próprios de criar seus próprios ‘smart audio devices’. Dispositivos de áudio conectados e inteligentes.
CES 2018: Aibo, o cão robô da Sony está prestes a ser lançado
Para nós, simples usuários, essa estratégia pode parecer um tanto abstrata, já que nenhum desses mercados é tão importante atualmente quanto o de smartphones. Por outro lado, a onda dos eletrônicos conectados só cresce – e alguém, neste caso a Qualcomm, precisa fabricar os chips.
Chamada de Qualcomm Smart Audio, a plataforma estará disponível já no primeiro semestre de 2018.
Fonte: Qualcomm
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.